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Painel
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titleSumário

1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões de Usuário
3.2 Centro de Custos
3.3 Empresas
3.4 Motivos de Movimentação
4 Funcionalidades
4.1 Lançamento de Contas
4.2 Lançar Notas Fiscais de Terceiros
4.3 Sistemas de Terceiros - ViaSoft
5 Relatórios

Índice


Âncora
conceito
conceito
1 Conceito

As rotinas de Centros de Custo foram desenvolvidas para possibilitar o vínculo dos centros de custos nos lançamentos contábeis. Nos lançamentos em conta o sistema identificará o vínculo configurado ou não nos motivos de movimentação, passível de alteração dos centros ou rateio, mediante permissão de usuário. Esta implementação facilitará o rateio e dividirá o mesmo entre os devidos centros de custos indicando-se o percentual do item em relação ao valor da nota.

Âncora
requisitos
requisitos
2 Requisitos

Para utilizar as rotinas que envolvem os centros de custos será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.

Âncora
configuracoes
configuracoes
3 Configurações

Para executar as rotinas que envolvem os centros de custos será necessário realizar algumas configurações no sistema, conforme descrito nos capítulos a seguir.

Âncora
permissoes
permissoes
3.1 Permissões de Usuário

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

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Conforme exemplo a seguir:Image Removed

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Âncora
centro
centro
3.2 Centro de Custos

Assim como o plano de contas, no Linx Postos AutoSystem® a estrutura dos centros de custos será hierárquica, e será possível criar centro de custos pai e seus filhos nos níveis abaixo. Para cadastrá-los, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Centros de cCusto > Centro de Custo. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os botões:

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Ao clicar no botão Novo e selecionar o nível, a tela a seguir será exibida:


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Esta tela possui os campos:

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Após preencher os campos, clicar no botão Salvar  F5. A tela a seguir será exibida:


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3.3 Empresas 

Será necessário vincular um grupo de centros de custo às empresas. Para isto acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas. Na tela exibida, acessar a aba Configurações, conforme imagem a seguir: 


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A guia Configurações Adicionais possui o campo:

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Somente será possível selecionar centros de custo pai. Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


Âncora

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Será possível vincular os centros de custo aos motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Na tela exibida, acessar a aba Centros de Custo, conforme imagem a seguir:

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Esta aba possui a opção:

  • Centro de custo obrigatório nos lançamentos relacionados a este motivo de movimentação: tornará obrigatório informar o centro de custos ao utilizar o motivo de movimentação selecionado. 

No campo Empresa será possível vincular a empresa ao centro de custos.

A guia Relação de centros de custo possui os botões:

  • Image RemovedAdicionar: permitirá adicionar centros de custos cadastrados no sistema;
  • Image RemovedExcluir: permitirá excluir centros de custos da relação.

Ao clicar no botão Adicionar, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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Selecionar o centro de custo e clicar no botão Confirmar.

Será possível editar a coluna Rateio (%) e informar a porcentagem do rateio. Porém, a somatória dos rateios deverá ser igual a 100%, conforme imagem a seguir:   

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Após realizar as configurações clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

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funcionalidades
funcionalidades
4 Funcionalidades

As rotinas impactadas por esta implementação serão descritas nos próximos capítulos.

Âncora
lancamento
lancamento
4.1 Lançamento de Contas

Para realizar o lançamento de despesas acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de Contas ou através do botão Contas. A tela a seguir será exibida:


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Esta tela possui os filtros:

  • Conta informa:r informar uma conta despesa;
  • Período: informar o período;
  • Turno: informar o turno;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo: informar o grupo de pessoas; 
  • Documento: informar o número do documento;
  • Placa: informar a placa do veículo;
  • Lote inf:ormar informar o lote;
  • Vencto.: informar o vencimento;
  • Período baixa: informar o período de baixa;
  • Valor: informar o valor;
  • Obs.: informar uma observação.

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Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela a seguir:


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Esta tela possui os botões:

  • Filtrar: exibirá a tela Filtrar Lançamentos para redefinir os filtros;
  • Atualizar: permitirá atualizar as informações;
  • Novo: permitirá realizar lançamentos financeiros;
  • Editar: permitirá editar lançamentos;
  • Excluir: permitirá excluir lançamentos;
  • Rastrear: exibirá detalhes do lançamento selecionado;
  • Imprimir: permitirá realizar impressão dos lançamentos;
  • Fechar: permitirá fechar a tela de lançamentos financeiros.

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Ao clicar no botão botão Novo a  a tela a seguir será exibida:

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Esta tela possui os botões:

  • Confirmar: permitirá confirmar as informações ;Cent. Custo: exibirá a tela Centros de custoRateio, conforme imagem a seguir:

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  • e apresentará uma tela, neste é possível consultar o centro de custo:

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Nesta tela serão exibidos os centros de custos de nível mais baixo, ou seja, que não possuem filhos.

Esta tela possui os botões:Image Removed

  • Adicionar: permitirá adicionar centros de custos cadastrados no sistema;

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  • Excluir: permitirá excluir centros de custos da relação.

Após definir os centros de custos, clicar no botão Confirmar F5.

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 Após informar o centro de custos, clicar no botão Confirmar, para registrar as alterações.

Âncora
lancar
lancar
4.2 Lançar Notas Fiscais de Terceiros

Para realizar o lançamento de notas fiscais de terceiros, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Lançamento de Notas Fiscais. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Selecionar a opção Terceiro (Nota Fiscal emitida por terceiros). Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


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Para informações referentes ao preenchimento da nota fiscal, acessar o Manual Notas Fiscais.

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Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image RemovedClicar no botão Sim para lançar a nota no contas a pagar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Data movto.: informar a data da movimentação;
  • Turno informar o turno;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação;
  • Débito: informar a conta a debitar;
  • Crédito informar a conta a creditar;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Vencimento informar a data de vencimento;
  • Valor: informar o valor;   
  • Parcelar: permitirá que o valor seja parcelado;
  • Observações: informar observações;
  • Marcador: informar o marcador.

Esta tela possui os botões:

  • Confirmar permitirá confirmar as informações;
  • Cent. Custo: permitirá selecionar o centro de custos;
  • Log: exibirá o log de operações;
  • Cancelar: permitirá cancelar a operação.

Ao clicar no botão Cent. Custo será exibida a tela conforme imagem a seguir:

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Nesta tela serão exibidos os centros de custo de nível mais baixo, ou seja, que não possuem filhos. Esta tela possui os botões:

  • Image RemovedAdicionar: permitirá adicionar centros de custos cadastrados no sistema;
  • Image RemovedExcluir: permitirá excluir centros de custos da relação.


Após definir os centros de custo, clicar no botão Confirmar F5 e na tela de Lançamento de movimentação financeira clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
sistemas
sistemas
4.3 Sistemas de Terceiros - ViaSoft

Para vincular os centros de custos e visualizá-los na exportação dos arquivos da integração com o sistema da ViaSoft, será necessário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Integrações de Software > Sistemas de Terceiros. A tela a seguir será exibida:


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Selecionar o sistema ViaSoft Contábil e clicar no botão Configurar. Na tela exibida, selecionar a aba Centros de Custo, conforme imagem a seguir:


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Esta tela possui os campos:

  • Image RemovedAdicionar: permitirá adicionar centros de custos cadastrados no sistema;
  • Image RemovedExcluir: permitirá excluir centros de custos da relação.

Após definir os centros de custo, preencher a coluna Código Viasoft com o código referente ao centro de custos selecionado. Clicar no botão Salvar para confirmar as alterações.

A tela a seguir será exibida:

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Após, na   
Na tela Integração com Sistemas de Terceiros, clicar no botão Executar. A tela a seguir será exibida:


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Esta tela possui os campos:

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Após preencher os campos, clicar no botão Exportar para exportar os dados para o diretório informado. O relatório será exibido conforme imagem a seguir:


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Na segunda coluna serão exibidos os centros de custos vinculados a estes dados.   

Âncora
relatorios
relatorios
5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui um relatório que auxiliará no controle de status dos centros de custos e exibirá a hierarquia dos mesmos. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Relatórios > Centros de custo.

A tela a seguir será exibida:


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No 1.1No campo Grupo informar o grupo de centros de custo. Clicar no botão Visualizar, o relatório será exibido conforme imagem a seguir: 


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