Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações

Essa integração está disponível a partir da versão 3.23.0.0.

O License Server ou Linx App Licensing, é um sistema em nuvem criado para controlar se uma aplicação pode ser usada por um cliente através de um controle de liberação de licenças.

As respectivas licenças de acesso podem ter características diferentes de controle para cada aplicação, permitindo que um produto possa ter acesso controlado por Loja, Terminal, Módulo, Transação, etc.

Através da integração com a API do License Server será possível Gerenciar as permissões de uso dos sistemas do Grupo Linx através de um mecanismo de licenças.

Dica

O License Server passou a incorporar as APIs da régua de cobrança para facilitar e centralizar os recursos em um único lugar.

Agora as aplicações Linx quando consumirem API de validação/ativação de licença passará a receber também as informações da régua de cobrança do mesmo cliente, permitindo maior controle de decisão na liberação/bloqueio e comunicação com o cliente. Agora o Linx Big Farma passa a utilizar a solução de integração License Server no controle de licenças de uso prevista para o Grupo Linx.

Este novo modelo terá as possibilidades de:

  • Dar condições ao usuário do sistema de acompanhar a situação de sua licença;
  • Controlar o acesso (para usuários e/ou grupo de usuários) à liberação de licença extra;
  • Garantir acesso ao PDV para realização de vendas, enquanto regulariza a situação cadastral após o bloqueio parcial;
  • Garantir acesso ao retaguarda ou vendas para regularizar a situação cadastral após o bloqueio total;

Permissão 

Âncora
perm
perm

Expandir

É possível controlar o grupo de usuários que terá condições de solicitar o desbloqueio e obter licença extra.

Para isso vá ao menu  Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários, selecione o usuário e clique na aba Edição (F2)

Na seção Geral, localize e marque a opção "Permite solicitar desbloqueio de licença".


Figura 01 - Grupo de Usuários

Integração com API License Server + Régua de Cobrança no Linx Big Farma

...


Image Added

Telas de Notificações
Âncora
regua
regua

Não haverá uma forma de desbloqueio do sistema além da consulta da Licença na API License Server

As telas de notificações deverão ser exibidas de acordo com o status da licença de uso do cliente.

Os possíveis cenários, de acordo com a situação da licença do cliente, são:

Liberado 

Expandir

A régua de cobrança é uma ferramenta da área de cobrança para comunicar, bloquear, liberar/desbloquear e desbloquear em confiança (liberação temporária), a fim de validar a situação financeira do cliente junto à Linx, com o objetivo de recuperar débitos e evitar/reduzir o PDD.

Através da API são identificados os títulos em aberto e aplicados os filtros parametrizados pela área de cobrança.

Aviso
Âncora
liberado
liberado
Expandir

Quando o retorno obtido for Liberado, o sistema irá acessar normalmente, pois não existe nenhuma pendência e a licença é valida.

Caso seja acessado o menu Ajuda > Licença de uso, será mostrada a imagem abaixo, garantindo a liberação do Sistema:


Figura 02 - Acesso Liberado 


Caso haja alguma pendência de valores em atraso, mesmo com a licença liberada, será mostrada a mensagem conforme a figura abaixo:


Figura 03 - Acesso Liberado com Pendências

Integração com API License Server + Régua de Cobrança no Linx Big Farma


Image Added

Bloqueio Parcial 
Âncora
parcial
parcial

que permitem efetuar a venda, as demais funcionalidades estão bloqueadas.


Figura 04 - Bloqueio Parcial


É possível solicitar ajuda do Suporte através do botão .

Ao clicar no botão , será aberta uma nova tela para obter uma licença extra (desbloqueio em confiança, Figura 06), caso tenha o parâmetro habilitado conforme a Figura 01. 

O botão pode ser utilizado para atualizar a consulta de licença, caso já tenha sido realizado o pagamento da licença.

Expandir
Expandir
titleFuncionalidades disponíveis com o bloqueio parcial
  • 900 - Menu Caixa;
  • 901 - Controle de Entregas;
  • 925 - Vendas Perdidas;
  • 997 - Telemarketing;
  • 998 - Manutenção NFC-e/MFe/Sat;
  • 913 - Pagamentos via QR Linx;
  • Cartões de Crédito e Débito;
  • Recarga Celular e TV Pré- Paga;
  • Registro de Documentos fiscais Emitidos Manualmente;
  • Imprimir Etiqueta com Dados do Comprador;
  • Inutilização de NFC-e;
  • Contas a receber;
  • Cadastro de produtos;
  • Cadastro de clientes;
  • Cadastro de cliente resumido;
  • Vendas NF-e;
  • Entregas;

Quando o retorno for Bloqueio Parcial, será demonstrado em tela mensagem ao usuário informando haver a possibilidade de acesso ao sistema, porém apenas às funcionalidades do PDV (Caixa, Balcão e Vendas NF-e) .

Dica
Nota

A comunicação com a Régua de Cobrança será realizada em todo acesso ao sistema e, caso ocorra liberação do CNPJ no decorrer do dia, a situação do sistema será ajustada automaticamente.


Integração com API License Server + Régua de Cobrança no Linx Big FarmaImage Added

Bloqueio Total 
Âncora
total
total

Expandir

Se Caso haja alguma pendência e o retorno obtido for de de Bloqueio Total, será demonstrada a mensagem ao usuário informando que o sistema está bloqueado por conta da não identificação do pagamento da licença. Assim, todo o acesso ao retaguarda ou ao PDV estarão bloqueados.


Figura 05 - Bloqueio Total


É possível solicitar ajuda do Suporte através do botão .

Ao clicar no botão , será aberta uma nova tela para obter uma licença extra (desbloqueio em confiança, Figura 06), caso tenha o parâmetro habilitado conforme a Figura 01. 

O botão pode ser utilizado para atualizar a consulta de licença, caso já tenha sido realizado o pagamento da licença.

Nota

A comunicação com a Régua de Cobrança será realizada em todo é efetuada de forma automática e sempre que for realizado acesso ao sistema e, caso ocorra liberação do CNPJ no decorrer do dia, a situação do sistema será ajustada automaticamente.


Integração com API License Server + Régua de Cobrança no Linx Big FarmaImage Added

Desbloqueio em Confiança 
Âncora
confianca
confianca

Expandir

O objetivo deste item é lidar com a solicitação do desbloqueio em confiança solicitado pelo usuário para obter o uso da licença do sistema por um tempo até que seja regularizado a situação financeira da loja. 

Nota

Para solicitar o desbloqueio em confiança, é necessário habilitar o parâmetro no grupo de usuário (Figura 01).


Figura 06 - Obter Desbloqueio em Confiança


Quando Assim que é retornado ao CNPJ as situações de Bloqueio Parcial e Bloqueio Total, haverá a possibilidade de solicitar junto à Linx o Desbloqueio em Confiança, o qual retornará de imediato se possibilita a Liberação Total ao sistema por mais alguns dias, até que haja a regularização financeira ou um novo bloqueio através do botão .

  • Quando solicitado o Desbloqueio em Confiança no PDV (Balcão/Caixa), o sistema irá solicitar usuário e senha com a permissão liberada no grupo de usuário;
  • Quando solicitado o Desbloqueio em Confiança no Retaguarda, apenas será validado se o usuário tem permissão do grupo de usuário liberada para a realização do desbloqueio;
  • O retorno de Desbloqueio em Confiança pode ser de "Desbloqueio Realizado", permitindo o acesso ao sistema em seguida, ou pode ser "Desbloqueio Não Realizado", devido às regras existentes para uso;
Nota

Ao realizar o Desbloqueio em Confiança com sucesso, o cliente poderá regularizar a situação em até 4 dias, conforme comunicado na imagem abaixo:


Figura 07 - Desbloqueio Realizado

Integração com API License Server + Régua de Cobrança no Linx Big Farma

...


Essa obtenção de desbloqueio em confiança somente será possível uma única vez, e exige que o usuário tenha permissão liberada no grupo de usuário.

Ao obter essa licença extra, espera-se que a situação financeira seja regularizada, a licença então terá um prazo de X dias para esta regularização.

O sistema continuará fazendo a verificação a todo acesso do sistema para liberação dessa licença, não sendo necessário que haja nenhum tipo de intervenção.


Image Added


Image Added