Essa integração está disponível a partir da versão 3.23.0.0.

Agora o Linx Big Farma passa a utilizar a solução de integração License Server no controle de licenças de uso prevista para o Grupo Linx.

Este novo modelo terá as possibilidades de:

  • Dar condições ao usuário do sistema de acompanhar a situação de sua licença;
  • Controlar o acesso (para usuários e/ou grupo de usuários) à liberação de licença extra;
  • Garantir acesso ao PDV para realização de vendas, enquanto regulariza a situação cadastral após o bloqueio parcial;
  • Garantir acesso ao retaguarda ou vendas para regularizar a situação cadastral após o bloqueio total;

Permissão 

É possível controlar o grupo de usuários que terá condições de solicitar o desbloqueio e obter licença extra.

Para isso vá ao menu  Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários, selecione o usuário e clique na aba Edição (F2)

Na seção Geral, localize e marque a opção "Permite solicitar desbloqueio de licença".


Figura 01 - Grupo de Usuários


Telas de Notificações

As telas de notificações deverão ser exibidas de acordo com o status da licença de uso do cliente.

Os possíveis cenários, de acordo com a situação da licença do cliente, são:

Liberado 

Quando o retorno obtido for Liberado, o sistema irá acessar normalmente, pois não existe nenhuma pendência e a licença é valida.

Caso seja acessado o menu Ajuda > Licença de uso, será mostrada a imagem abaixo, garantindo a liberação do Sistema:


Figura 02 - Acesso Liberado 


Caso haja alguma pendência de valores em atraso, mesmo com a licença liberada, será mostrada a mensagem conforme a figura abaixo:


Figura 03 - Acesso Liberado com Pendências


Bloqueio Parcial 

Quando o retorno for Bloqueio Parcial, será demonstrado em tela mensagem ao usuário informando haver a possibilidade de acesso ao sistema, porém apenas às funcionalidades do PDV (Caixa, Balcão e Vendas NF-e) que permitem efetuar a venda, as demais funcionalidades estão bloqueadas.


Figura 04 - Bloqueio Parcial


É possível solicitar ajuda do Suporte através do botão .

Ao clicar no botão , será aberta uma nova tela para obter uma licença extra (desbloqueio em confiança, Figura 06), caso tenha o parâmetro habilitado conforme a Figura 01. 

O botão pode ser utilizado para atualizar a consulta de licença, caso já tenha sido realizado o pagamento da licença.

A comunicação com a Régua de Cobrança será realizada em todo acesso ao sistema e, caso ocorra liberação do CNPJ no decorrer do dia, a situação do sistema será ajustada automaticamente.


Bloqueio Total 

Caso haja alguma pendência e o retorno obtido for de Bloqueio Total, será demonstrada a mensagem ao usuário informando que o sistema está bloqueado por conta da não identificação do pagamento da licença. Assim, todo o acesso ao retaguarda ou ao PDV estarão bloqueados.


Figura 05 - Bloqueio Total


É possível solicitar ajuda do Suporte através do botão .

Ao clicar no botão , será aberta uma nova tela para obter uma licença extra (desbloqueio em confiança, Figura 06), caso tenha o parâmetro habilitado conforme a Figura 01. 

O botão pode ser utilizado para atualizar a consulta de licença, caso já tenha sido realizado o pagamento da licença.

A comunicação é efetuada de forma automática e sempre que for realizado acesso ao sistema e, caso ocorra liberação do CNPJ no decorrer do dia, a situação do sistema será ajustada automaticamente.


Desbloqueio em Confiança 

O objetivo deste item é lidar com a solicitação do desbloqueio em confiança solicitado pelo usuário para obter o uso da licença do sistema por um tempo até que seja regularizado a situação financeira da loja. 

Para solicitar o desbloqueio em confiança, é necessário habilitar o parâmetro no grupo de usuário (Figura 01).

Figura 06 - Obter Desbloqueio em Confiança

Assim que é retornado ao CNPJ as situações de Bloqueio Parcial e Bloqueio Total, haverá a possibilidade de solicitar junto à Linx o Desbloqueio em Confiança, o qual retornará de imediato se possibilita a Liberação Total ao sistema por mais alguns dias, até que haja a regularização financeira ou um novo bloqueio através do botão .

  • Quando solicitado o Desbloqueio em Confiança no PDV (Balcão/Caixa), o sistema irá solicitar usuário e senha com a permissão liberada no grupo de usuário;
  • Quando solicitado o Desbloqueio em Confiança no Retaguarda, apenas será validado se o usuário tem permissão do grupo de usuário liberada para a realização do desbloqueio;
  • O retorno de Desbloqueio em Confiança pode ser de "Desbloqueio Realizado", permitindo o acesso ao sistema em seguida, ou pode ser "Desbloqueio Não Realizado", devido às regras existentes para uso;

Ao realizar o Desbloqueio em Confiança com sucesso, o cliente poderá regularizar a situação em até 4 dias, conforme comunicado na imagem abaixo:


Figura 07 - Desbloqueio Realizado


Essa obtenção de desbloqueio em confiança somente será possível uma única vez, e exige que o usuário tenha permissão liberada no grupo de usuário.

Ao obter essa licença extra, espera-se que a situação financeira seja regularizada, a licença então terá um prazo de X dias para esta regularização.

O sistema continuará fazendo a verificação a todo acesso do sistema para liberação dessa licença, não sendo necessário que haja nenhum tipo de intervenção.