Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Essa integração permite que o parceiro crie um pedido a ser pago diretamente para um POS integrado.

Nesse fluxo, o POS fica em espera, aguardando a criação de uma cobrança direcionada a ele. Ao receber um pedido, o POS entra automaticamente na tela de pagamento para realizar a transação.

Nota
  • Para utilizar a funcionalidade no Linx Big Farma, é necessário entrar em contato com o nosso time comercial.
  • Cada Stonecode/CNPJ pode utilizar apenas um dos fluxos: Listagem de Pedidos ou Pagamento DiretoEssa configuração é realizada no ambiente Stone pela equipe Comercial.

Permissões

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Âncora

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Informações

A partir da versão 3.210.0 -  o Linx Big Farma passou a ter o tipo de integração de Pagamento Direto(PDV) no POS Connect (Stone).

Esse artigo tem como finalidade demonstrar o funcionamento do POS Connect no Linx Big Farma.

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Aviso

Não é possível trabalhar com os dois formatos de pagamento (Pagamento Direto(PDV) e Listagem de pedidos) no mesmo estabelecimento, cliente precisa escolher o modelo que melhor atende o seu negócio.

Pagamento Direto 

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Painel
bgColor#240239

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Painel
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borderWidth2

Essa tecnologia transmite automaticamente os dados dos pedidos de venda do seu PDV Linx para o POS Stone. Com a solução POS Connect 2.0 POS, seu PDV Linx estará integrado a uma POS Stone, garantindo mais segurança, e evitando diferença de caixa, erros sistêmicos e até mesmo fraudes financeiras. 

Dica

Cada Stonecode/CNPJ pode utilizar apenas um dos fluxos. Escolha o que melhor atende ao seu negócio (piscar o olho)

Listagem de Pedidos: Maquininha recebe até 30 pedidos que podem ser selecionados e finalizados com pagamento. Ideal para operação de Delivery.

Pagamento Direto: Maquininha aguarda o pedido, similar ao Pinpad. O terminal fica aguardando o pedido enviado pelo PDV.




Painel
titleColor#ffffff
titleBGColor#2c004b
titleRealize o fechamento do seu caixa de forma ágil, segura e automatizada.

(seleção)  Redução no tempo para finalizar o pagamento 

(seleção)  Maior agilidade no fechamento do caixa

(seleção)  Diminuição de filas nos caixas 

(seleção)  Conciliação automática da venda na POS para o PDV

(seleção)  Diminuição no número de erros operacionais 

(seleção)  Redução de preenchimento manual na POS



Painel
titleColor#ffffff
titleBGColor#2c004b
titlePrincipais benefícios: 

(seleção)  Menor custo de solução de software 

(seleção)  Menos risco de fraudes e erros operacionais 

(seleção)  POS armazena até 30 pedidos no modelo Lista 

(seleção)  Operação de pagamento delivery com integração 

(seleção)  Integração light com PDV 

(seleção)  Integração com conciliador Equals  




Veja abaixo como realizar vendas com o POS Connect no Linx Big Farma:




Pré-requisitos para realizar vendas com o POS Connect


Aviso
titleAtenção:

Para seguir com os passos abaixo, você deve ser um parceiro Stone!


Aviso
titleAh, cliente, fique atento!

(aviso) Caso você possua o seu PDV de caixa no Windows 7, faça a atualização do seu sistema operacional para uma melhor performance! 


Aviso
titleImportante!
  • Caso não possua uma credenciadora Stone cadastrada, efetue o cadastro da credenciadora Stone. Se houver dúvidas quanto ao cadastro, Image Addedclique aqui.
  • Para realizar o cadastro da maquineta

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  • POS, será necessário liberar a permissão no cadastro de grupo de usuários.

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  • Para isso, acesse no Retaguarda o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários.Image Added Clique na

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  • aba Módulos.

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  • No campo de pesquisa

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  • digite POS

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  • e serão localizadas as

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Image Removed

Figura 01 - Cadastro Grupo de Usuários

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Integração POS Connect - Pagamento Direto (PDV) no Linx Big Farma

Cadastros

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Com a permissão liberada, vá até o menu Configurações > Cadastro de Maquineta (POS).

Para incluir um novo POS, basta Image Removed clicar no botão Image Removed e inserir as informações solicitadas na tela.

CadastroMaquinetaPOS.pngImage Removed

Figura 02 - Cadastro de Maquineta POS

  • Número de Série: O número de série é encontrado em uma etiqueta no POS ou em suas configurações;
  • Descrição: Texto livre para identificação da maquineta ;

O botão Image Removed seleciona uma cor específica para o cadastro, facilitando assim no momento de seleção da maquineta.

O campo "Este POS é capaz de se comunicar com o Validador Fiscal é restrito à lojas localizadas na UF do Ceará (CE), para comunicação com o MF-e.

A situação mostra se o cadastro está ativo ou não.

Dica

Se houver dúvidas sobre o cadastro de credenciadoras, acesse o artigo Novo Cadastro de Credenciadora de Cartões.

Integração POS Connect - Pagamento Direto (PDV) no Linx Big Farma

Configurações

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Após realizar o cadastro das maquinetas, e ter o serviço liberado, basta ir ao menu Configurações > Filiais > Integrações na aba POS Connect (Invoice Layer - Stone) para realizar a configuração da integração.

Image Removed

Figura 03 - Configuração Filiais - Integração POS Connect

Dentro dessa aba foram criados os seguintes campos:

  • Habilitar a Integração: Por padrão virá desabilitada e vai ter como funcionalidade habilitar a integração junto ao POS Connect, ativando o serviço;
  • Image Removed: Interrogação azul para que se acesse essa página de artigo do share referente à integração do POS Connect;
  • Chave Privada: Essa chave privada é passada pela Pagar.me (Stone);
  • URL de Comunicação: Esse campo virá preenchido com o URL padrão que é https://api.pagar.me;
  • ID da Conta: Esse campo tem como funcionalidade fazer a comunicação com o webhook, que é um recebimento automático, tal informação é passada também pelo pagar.me (Stone);
  • Tipo Integração: Virá com as opções de Listagem de Pedido e Venda Direta no PDV, o campo já vai estar pronto para ser selecionado. selecione a opção Venda Direta no PDV;
  • Image Removed - Esse botão testa a comunicação com a URL junto ao WS, esse botão só estará disponível após a integração estar habilitada e salva;

Selecionando o tipo de integração Pagamento direto(PDV), a opção Permitir quantidade máxima de parcelas é habilitada, essa opção define o limite de parcelas que será permitido para o cliente efetuar o pagamento quando for utilizado o POS Connect, o limite máximo permitido pela Stone é em 12 parcelas.

Abaixo dessas configurações, foram incluídas três sub-abas chamadas de Terminais POSTipos de Pagamento e Bandeiras Image Removed.

Terminais POS

Essa aba abriga os POS cadastrados e ativos que podem ser utilizados na integração com o POS Connect.

Pode ser localizado através do filtro na grade por descrição e também através do botão Image Removed, acessando o cadastro de POS (Maquineta).

Abaixo do filtro e botão, existe a grade que possui três colunas que são elas:

  • Descrição do Terminal POS: Será exibida exatamente a descrição que está no cadastro;
  • Número de Série: Será exibida exatamente o numero de série que está no cadastro;
  • Situação: Será exibido o status de ativo por padrão. Só serão exibidos POS ativos. 

É permitido marcar mais de um POS a ser utilizado através do botão de atalho Ctrl + F5.

Aviso

É obrigatório marcar pelos menos um registro na grade para salvar as informações de integração.

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Figura 04 - Aba Tipos de Pagamento

Essa aba Tipos de Pagamento não é aplicado quando a modalidade de integração for Pagamento direto(PDV).

Informações

Nessa aba Tipos de Pagamento não é preciso realizar nenhum tipo de configuração.

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ConfiguracoesFiliaisIntegracoesPOSConectBandeira.pngImage Removed

Figura 05 - Aba Bandeiras

Essa aba tem a finalidade de permitir que seja feita a associação de bandeiras que o POS Connect aceita com as bandeiras que estão cadastradas no ERP Linx Big Farma, que já virão pré-cadastradas e prontas para uso de acordo com a tabela a seguir:

Bandeira (POS)

Código (Big) 

Bandeira (BIG)

Alelo 99Outros
AmericanExpress AMEX
AvanCard 99Outros
BanesCard22 BANESCARD
Ben 188 BEN
Biq 123BIQ
Cabal11CABAL
CooperCard 99Outros
DinersClub 4DINERS
Discover 87DISCOVER
Elo3OLE
FortBrasil99Outros
GreenCard 64 GREENCARD
Hipercard 5HIPERCARD
JCB 15JBC
MasterCard 1MASTERCARD
NutriCard 86NUTRICARD
Senff31SENFF
Sodexo99Outros
SoroCred 10SOROCRED
Ticket 19TICKET
UnionPay 99Outros
UpBrasil 99Outros 
ValeCard 34 VALECARD
VerdeCard46VERDE CARD
VeroCard99Outros
Visa 2VISA
VR104VR

Na grade será possível adicionar novas bandeiras através do botão Image Removed e também excluí-las. 

Não será permitido a inclusão de bandeiras POS com a mesma descrição. 

Após preencher as informações necessárias e obrigatórias, salve as informações dessa aba para que dê início à integração.

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A partir dessas configurações as informações capturadas pelo POS (NSU, Bandeira, ID Transação...) poderão visualizadas na Conferência de Lançamento de Cartão ou no Módulo Financeiro, para usuários que utilizam esse recurso.

Para saber mais sobre a conferência de lançamento de cartão, acesse o artigo Credenciadoras de Cartões.

Integração POS Connect - Pagamento Direto (PDV) no Linx Big Farma

Pagamento Direto(PDV)

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Tela de Vendas (NFC-e / NF-e / Sat / MF-e) 

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Aviso

Importante!
Essa funcionalidade não está disponível para venda ECF.

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Figura 06 - Terminal Caixa

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Figura 07 -

  • Saiba o que é POS Connect - mesmo que o usuário não tenha a integração com o POS Connect essa opção será exibida e Image Removed clicando nela é direcionada para os artigos explicando sobre o POS Connect.
  • Terminal POS Padrão - ao acessar essa tela é exibido todos os terminais POS que a filial possui, de onde é possível vincular esses POS Connect ao caixa, deixando assim mais fácil a seleção do POS (essa opção somente é exibida se a integração estiver habilitada).
  • Gerenciador POS Connect - exibi a tela do gerenciador POS Connect (essa opção somente é exibida se a integração estiver habilitada).

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Figura 09 - Pagamento com cartões

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Figura 11 - Seleção do POS

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Será preciso informar o cliente para inserir o cartão na maquineta para finalizar a venda.

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Figura 13 - Maquineta

Após realizar esse processo o pagamento é finalizado.

Para finalizar o pagamento tem um prazo de 180 segundos, após esse prazo o pagamento é excluido.

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Figura 14 - Pagamento Não Efetuado

Pagar.Me

...

Alguns dados de configuração fornecidos pela Stone podem ser encontrados no Dash da Pagar.me em: Desenvolvimento > Chaves.

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Figura 15 - Pagar.Me - Chaves

Fluxo: Pagamento Direto (PDV)

Quando os dados para pagamento são enviados ao POS na tela de vendas, é criado um pedido como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos.

  • Caso seja "Cancelado o Pagamento" na tela de vendas, esse pedido é atualizado para Cancelado.
  • Caso seja realizado o recebimento no POS e a tela de vendas recebe essas informações o pedido é atualizado para Pago.

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Figura 16 - Pagar.Me - Pedidos

Quando um pagamento é realizado no POS é registrado uma Cobrança no Dash da Pagar.me como Pago em: Pagamentos > Cobranças.

Caso o pagamento seja estornado, será apresentado como Cancelado.

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Figura 17 - Pagar.Me - Cobranças

Para o funcionamento correto do recebimento automático das informações dos Terminais POS no Linx Softpharma, é necessário que haja a configuração do Webhook no Dash da Pagar.me em: Configurações > Webhooks.

A URL do Proxy para uso no Linx Softpharma deve ser https://dev-proxypagarme.azurewebsites.net/hook 

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...

  • opções de Cadastro de POS(Maquineta) e Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone) e na coluna Liberado? troque o N por S, para realizar a liberação do grupo de usuários.
  • É necessário realizar o cadastro da maquineta POS para que depois seja possível vincular o POS nas configurações. Se houver dúvidas quanto ao cadastro, Image Addedclique aqui.
  • Após, realizado o cadastro do POS, verifique se existem estes tipos de pagamentos cadastrados abaixo, pois serão necessários para que seja possível depois salvar nas configurações do POS.

    • Cartão de crédito - para este tipo de pagamento é necessário que esteja configurado como cartão.
    • Cartão de débito - para este tipo de pagamento é necessário que esteja configurado como cartão.
    • PIX - para este tipo é necessário a configuração do Tipo de Pagto (SAT/NFC-e/NFe) seja igual Pagamento Instantâneo (PIX)
  • Fique atento às versões do seu ERP Linx Big para utilizar a Integração POS Connect:
    • O fluxo Pagamento Direto está disponível a partir da versão 3.21.0.0

Como realizar as vendas com POS Connect através do fluxo Pagamento Direto


Aviso
titleImportante!

A funcionalidade do POS Connect não está disponível para vendas ECF.

Nos terminais Caixa, defina um cliente, entre com o usuário, informe a empresa e o cliente relacionado ou apenas o nome do cliente. Dessa forma o nome da empresa será preenchido automaticamente.

Informe os produtos e feche a venda Image Added clicando na tecla Esc. Por fim, selecione a opção Image Added.


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Figura 01 - Finalizar Venda

Em seguida, confirme a forma de pagamento entre as opções créditodébito ou pix. 


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Figura 02 - Pagamento da Venda


Com os valores corretos, a tela pode ser fechada Image Added clicando no botão Image Added ou pela tecla de atalho F3.

Caso o POS não esteja configurado, será aberta a tela de Seleção de POS (Maquineta) onde serão listados todos os POS disponíveis para a filial. 


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Figura 03 - Seleção do POS


Selecione o POS que deseja realizar a venda e Image Added clique em Image Added.
Após esse processo, será mostrada a tela para confirmar o valor total a ser pago.


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Figura 04 - Total a Pagar

Selecione a tecla F2 para aplicar o valor total a pagar e Image Added clique no botão Image Added.

O sistema irá aguardar o processo de pagamento ser finalizado.


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Figura 05 - Aguardando Processo de Pagamento


Aviso
titleAtenção!

É estipulado um prazo de 180 segundos para a realização do pagamento. Após esse prazo, o pagamento é excluído, gerando a seguinte mensagem: 

Problema ao concluir o pagamento: Não foi possível concluir o pagamento.

Caso a mensagem apareça em tela, basta Image Added clicar em OK e recomeçar o processo de pagamento.

 Nesse momento, informe o cliente para inserir o cartão na maquineta. Abaixo descrevemos o fluxo de venda direta no PDV:

  1. O parceiro cria um pedido a ser pago diretamente para um POS integrado que fica em espera, aguardando a criação de uma cobrança direcionada a ele.
  2. Ao receber um pedido, o POS entra automaticamente na tela de pagamento para realizar a transação.
  3. Realiza o processo informando a forma da pagamento, o valor e senha.
  4. Processa o pagamento.
  5. E efetua o pagamento ou cancelamento a transação.

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Figura 06 - Pagamento através da Maquineta


Após o cliente realizar o pagamento na maquineta, o processo é finalizado e é retornada a confirmação no sistema.


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Figura 07 - Pagamento Realizado

Gerenciador POS Connect 

É possível acompanhar as suas vendas que estão pendentes ou que foram finalizadas ou canceladas através do Gerenciador. O mesmo pode ser acessado pela tela de Controle de entregas pelo atalho Ctrl + M no Controle de entregas ou pelo Retaguarda através do menu Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone).


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Figura 16 - Gerenciador 


Na parte superior dessa tela existem três campos mostrando as informações de:

  • Total a receber: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
  • Total recebido: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
  • Marcado (Registros selecionados): Exibe a totalização dos registros marcados em grade;


Opções de Pesquisa

Por padrão pode ser pesquisado o registro da transação pelo numero da nota.

Ao lado da barra de pesquisa também existe o botão Image Added que vai permitir fazer a pesquisa por Situação, Terminal POS vinculado, Data de Envio, Cliente e Filial.

Nota

O filtro de Filial não vai aparecer quando o Gerenciador POS for aberto diretamente pela loja, esse filtro vai aparecer somente quando o usuário estiver utilizando o Retaguarda no ambiente do Escritório. 

O botão Image Added permite configurar o período de análise. Virá como padrão configurado para 7 dias e tem como funcionalidade minimizar o número de registros em tela.


Legendas

Nesse informativo de legendas aparecem os atalhos para fazer marcações na grade, que são:

  • (F5) Marcar;
  • (F6) Marcar todos;
  • (F7) Desmarcar todos;

Também é exibida a legenda com os ícones da situação, sendo elas:

  • Image Added - Pendente;
  • Image Added - Recebido;
  • Image Added - Cancelado;
  • Image Added - Recebido com Divergência;
  • Image Added - Baixado;
  • Image Added - Entrega Vinculada;


Abaixo da grade de detalhes, existem os botões:

  • Image Added: O botão só tem funcionalidade quando o registro estiver com a situação Pendente. Ao selecionar esse botão será feito a atualização da situação das transações;
  • Image Added: O botão tem funcionalidade para transações que estão com a situação Pendentes, Recebidos e Recebido com divergência;
  • Image Added: O botão tem a funcionalidade de vincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect para uma transação de entrega existente na tela do controle de entregas; 
  • Image Added: O botão tem a funcionalidade de desvincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect de uma transação de entregas existentes na tela do controle de entregas;
  • Image Added: O botão tem a funcionalidade de fazer a troca do Terminal POS, caso o POS escolhido esteja ocupado;


Por Exemplo

Foi enviada uma entrega para o POS X, mas o POS X já está com entregador ocupado em rota. Portanto, é possível selecionar o botão Image Added e trocar a venda com o status Pendente para outra maquineta POS.


  • Image Added: O botão possibilita exportar para Excel as informações das entregas exibidas no Gerenciador;

Como realizar baixa e cancelamento de entregas no Gerenciador POS Connect

Para realizar a baixa ou o cancelamento de alguma entrega, basta selecionar a opção Baixar / Cancelar no Gerenciador POS Connect.


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Figura 17 - Baixar/Cancelar


Quando acionada, o sistema verifica:

  1. Se há registros marcados;

  2. Se, entre os marcados, há registros com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a Entregas.
    1. Se não houver registros marcados, o Linx Big deverá notificar o usuário com a mensagem a seguir e então a operação será cancelada:

"Marque os registros das transações cujo POS deseja baixar e/ou cancelar".


Na sequência, o Linx Big verifica se entre os registros marcados há transações cuja Situação POS esteja definida como Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas à Entregas.

Se não houver, o sistema notificará o usuário com a mensagem a seguir e então a operação será cancelada:

"Esta operação apenas pode ser realizada para transações com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a uma Entrega".


E, se dentre os registros marcados, houver transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou igual a Recebido e que estejam vinculadas a uma Entrega, o Linx Big vai desmarcar os registros que estão nesta condição e notificar o usuário com esta mensagem:

"Foram selecionadas transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou que estão na Situação de Recebido mas estão vinculadas a uma Entrega.

Elas não suportam a baixa ou cancelamento e, portanto, serão desmarcadas".

Dica

As transações com Situação POS igual a Recebido ou Recebido com divergências e que estão vinculadas a uma entrega podem ser baixadas pela opção Finalizar entregas do próprio Controle de entregas.


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