002006 - Produtos Acabados
São denominados Produtos Acabados no Linx ERP os produtos finalizados prontos para serem comercializados. Na tela 002006 - Produtos Acabados será possível cadastrar os produtos para revenda ou produzidos pela empresa.
Relatórios
▪ (A) Relatório de Produtos Acabados
▪ (B) Produtos Acabados Reduzidos
▪ (C) Produtos Acabados Reduzidos com Cores
▪ (E) Produtos por Material Principal - com Cores
▪ (F) Relatório Packs por Produto
▪ (G) Lista de Códigos de Barra
Módulo que exibe a tela 002006Produto Acabado
Pré-requisitos
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Para que o código dos produtos seja atribuído automaticamente pelo sistema deve-se configurar o parâmetro PRODUTOS_SEQUENCIAL com Sim. Caso contrário, o código do produto deverá ser atribuído pelo usuário.
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Atributos
Os atributos são definidos de acordo com as necessidades gerenciais das empresas. Classificam os produtos e podem ser utilizados como filtros nas consultas.
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Procedimentos da tela
Produto Acabado (para bloco K)
Detalhamento da tela Produto Acabado
Aba Produto
title | Detalhamento da Aba Produtos e Sub Abas |
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Na guia Produto são informados os atributos do produto e suas descrições.
Sub abas
Dados
title | Aba Dados do Produto |
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Por meio desta sub aba, será possível informar as características do produto acabado.
Veja abaixo a descrição de alguns campos:
Campo
Descrição
Informe o tipo de grupo no qual o produto pertence.
Exemplo
Camiseta
Informe o tipo de subgrupo no qual o produto pertence.
Exemplo
Manga curta
É parametrizada de acordo com a estratégia de venda da loja.
Exemplo
Primavera - Verão
Para informar se há produto em processo ou não, selecione uma das seguintes opções:
• Sim
• Não
Complementos
Por meio dessa sub aba, será possível indicar o controle de atualizações.
Na implantação do sistema são configuradas as informações sobre tributação e contas contábeis para os produtos. O usuário que cadastra o produto deve se atentar aos dados dos seguintes campos:
Campo
Descrição
Em razão da Nota Técnica 2015/003, foi implementado o CEST - Código Especificador da Substituição Tributária, que estabelece a regularização, uniformização e identificação das mercadorias e bens passíveis de sujeição aos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS. O CEST validará o NCM, trazendo apenas o código do NCM informado.
As informações deste campo serão utilizadas em datas futuras.
Neste campo deve ser informada a quantidade de dias parametrizada para acertar o consignado.
1. Ao incluir um produto com indicador CFOP 61 no campo Caract. Contábil, na guia REF. Fornecedor será necessário informar um fornecedor.
2. Depois, no campo Dias Acerto Consignação (guia Complementos), parametrize os dias de acerto de consignação.
3. Na sequência, na tela 001016 - Fornecedores, guia Compl. 2, habilite a opção Indica Markdown na Consignação.
4. Na guia REF. Fornecedor da tela 002006, habilite a coluna Indica Markdown.]
Caract. Contábeis / Tribut. Origem por Filiais
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Caso as informações tributárias e contábeis sejam diferenciadas por filiais, devem ser indicadas nesta guia. |
Cores do Produto
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A seleção de cores cadastradas é feita por meio do campo Código cor base. Os campos Tinturaria Lavagem e Troca Variante/Cor serão utilizados nos processos de produção. |
Observação
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Nesta tela será possível inserir observações relacionadas ao produto inserido. Campo para preenchimento livre. |
ICMS / NVE
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Nesta tela é possível informar a alíquota do imposto para o produto, para os casos em que um mesmo produto seja entregue em localidades diferentes. |
REF. Fornecedor
Nesta guia inclua o fornecedor inclua o forncedor e vincule ao produto, por meio da coluna Código de Barra.
Demais Abas da tela.
title | Detalhamento e descrição das demais abas da tela |
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Ctrl. Custo
Nesta guia deve ser informado o custo do produto, bem como seu preço de venda.
Cód. Barras
Nesta guia, insira ou gere os códigos de barras. Para isso, para que as tags no XML cEan e cEanTrib sejam preenchidas na tela 002006, o campo Tipo Cód. Barras deve, obrigatoriamente, estar preenchido com o código GTIN.
O GTIN é um identificador para itens comerciais. São atribuidos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias-primas até produtos acabados.
Foto
Associar fotos ao produto. (Inserir e utilizar o botão direito do mouse para indicar o arquivo da foto).
Tab. de Preços
Inclusão das tabelas e seus respectivos preços.
No momento de cadastrar os preços, o sistema habilitará a quantidade de campos de acordo com a variação de tamanho dos produtos.
Packs
Para utilização do pack, é preciso cadastrá-lo junto à grade de tamanhos nas tabelas de apoio.
Kit/Mont./2º Qualid.
O parâmetro DESMEMBRA_KIT determina se os produtos serão desmembrados na venda ou não.
Extrair |
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Kit de Venda (Ex.: kit de meias, kit de cuecas)O cadastro do kit possui as seguintes características além dos atributos já vistos: ▪ Grade com tamanho único; ▪ Ao menos uma cor; O campo Tipo Montagem Kit possui várias opções e uma delas é a Semi- Acabado que permite a inclusão de produto para geração de ordem de produção de transformação. |
nopanel | true |
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MRP
Manufacturing Resources Planning – (Planejamento de Necessidades de Materiais) Conceito específico de produção.
Status Log/Fluxo
Consulta às alterações do status do produto.
Forma Pagto.
Por meio desta guia, é possível informar a forma de pagamento por produto, além do período que esta forma de pagamento estará vigente.
Âncora
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O objetivo deste bloqueio é garantir a integridade dos dados de estoque, impedindo que produtos acabados com movimentação já registrada tenham suas grades ou tamanhos alterados. Isso evita inconsistências, como discrepâncias entre o histórico de movimentação e o cadastro atual do produto, preservando a confiabilidade dos registros de inventário e evitando problemas operacionais e fiscais que poderiam surgir devido à modificação de dados fundamentais de itens que já passaram por movimentações logísticas. |
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Relatórios
▪ (A) Relatório de Produtos Acabados
▪ (B) Produtos Acabados Reduzidos
▪ (C) Produtos Acabados Reduzidos com Cores
▪ (E) Produtos por Material Principal - com Cores
▪ (F) Relatório Packs por Produto
▪ (G) Lista de Códigos de Barra
Produto Acabado
Pré-requisitos
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Para que o código dos produtos seja atribuído automaticamente pelo sistema deve-se configurar o parâmetro PRODUTOS_SEQUENCIAL com Sim. Caso contrário, o código do produto deverá ser atribuído pelo usuário.
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Atributos
Os atributos são definidos de acordo com as necessidades gerenciais das empresas. Classificam os produtos e podem ser utilizados como filtros nas consultas.
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Procedimentos da tela
Produto Acabado (para bloco K)
Unidade tributável e Quantidade tributável Convertida
Detalhamento da tela Produto Acabado
Aba Produto
Âncora RFID RFID
Dica | ||
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Liberado neste pacote a criação do campo USA_RFID. Esta Flag indicará se o produto usa RFID (Radio Frequency Identification). |
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Na guia Produto são informados os atributos do produto e suas descrições. Sub abasDados 1 e Dados 2
Complementos
Caract. Contábeis / Tribut. Origem por Filiais
Cores do Produto
Observação
ICMS / NVE
REF. Fornecedor
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Demais Abas da tela.
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Ctrl. CustoNesta guia deve ser informado o custo do produto, bem como seu preço de venda. Cód. BarrasNesta guia, insira ou gere os códigos de barras. Para isso, para que as tags no XML cEan e cEanTrib sejam preenchidas na tela 002006, o campo Tipo Cód. Barras deve, obrigatoriamente, estar preenchido com o código GTIN. O GTIN é um identificador para itens comerciais. São atribuidos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias-primas até produtos acabados. FotoAssociar fotos ao produto. (Inserir e utilizar o botão direito do mouse para indicar o arquivo da foto). Foto por Cor e TamanhoA partir do pacote ERP 8.01 Service Pack 01.25 Hotfix 040, Criamos os campos TAMANHO e URL_FOTO, para armazenar URL de foto/video por Cor. Tab. de PreçosInclusão das tabelas e seus respectivos preços. No momento de cadastrar os preços, o sistema habilitará a quantidade de campos de acordo com a variação de tamanho dos produtos. PacksPara utilização do pack, é preciso cadastrá-lo junto à grade de tamanhos nas tabelas de apoio.
Âncora |
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PRODUTO KIT | COR_PRODUTO_KIT | PRODUTO DO KIT | COR PRODUTO KIT | TM1 | TM2 | TM3 | TM4 | |
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09.02.0002 | AZ000 | 02.03.0002 | AZ000 | 1 | 1 | 1 | 1 | |
09.02.0002 | AZ000 | 02.03.0003 | AZ000 | 0 | 1 | 0 | 0 | |
09.02.0002 | AZ000 | 02.03.0004 | AM000 | 2 | 2 | 2 | 0 | |
09.02.0002 | AZ000 | 02.03.0004 | AZ000 | 0 | 0 | 1 | 0 | |
09.02.0002 | BC000 | 02.03.0002 | PR000 | 1 | 1 | 1 | 1 | |
09.02.0002 | VD000 | 02.03.0004 | BC000 | 1 | 1 | 1 | 0 |
Cálculo do Rateio do Preço do KIT
Passos para o Cálculo do Rateio
Soma dos Preços Individuais
- Somar os preços de venda de cada produto que compõe o KIT.
Cálculo da Participação de Cada Item
- Para cada item, dividir seu preço individual pela soma dos preços individuais do KIT.
Aplicação do Preço Final do KIT
- Multiplicar a participação de cada item pelo preço total do KIT.
Exemplo Prático
Cenário:
- Preço do KIT: R$130,00
- Itens:
- Teclado: R$ 100,00
- Mouse: R$ 50,00
Passo 1: Identificar os preços unitários
- Teclado: R$ 100,00
- Mouse: R$ 50,00
Passo 2: Somar os preços individuais
- Preço total dos itens: R$ 100,00 + R$ 50,00 = R$ 150,00
Passo 3: Calcular a participação percentual de cada item
- Teclado: 100 ÷ 150 = 0,6667 (66,67%)
- Mouse: 50 ÷ 150 = 0,3333 (33,33%)
Passo 4: Aplicar o preço do KIT
- Teclado: R$ 130,00 × 0,6667 = R$ 86,67
- Mouse: R$ 130,00 × 0,3333 = R$ 43,33
Verificação
- R$ 86,67 + R$ 43,33 = R$ 130,00 ✅ (correto)
Informações | ||
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MRP
Manufacturing Resources Planning – (Planejamento de Necessidades de Materiais) Conceito específico de produção.
Status Log/Fluxo
Consulta às alterações do status do produto.
Forma Pagto.
Por meio desta guia, é possível informar a forma de pagamento por produto, além do período que esta forma de pagamento estará vigente.
Âncora | ||||
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Caso o produto possua catálogo de produto Siscomex, não será possível alterar ou excluir SKU. Se não existir um catálogo de produtos
para o SKU, a alteração deve ser permitida, desde que não haja outro tipo de bloqueio
Junto com esta validação, foi criada coluna com o código do catálogo (ID_CTP) na grid da aba SKU’s . Sempre que existir um catálogo de produtos para o SKU, o código do catálogo será listado nesta coluna.
No pacote ERP 8.01 Service Pack 01.25 Hotfix 040, foi implementada a opção para incluir SKU Externos (de Terceiros).
Âncora | ||||
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A funcionalidade de inclusão de produto acabado permite aos usuários adicionar novos produtos ao banco de dados do sistema. É necessário inserir detalhes como nome do produto, descrição, código, preço, quantidade em estoque e outras informações relevantes. Essa funcionalidade é essencial para manter o catálogo de produtos atualizado e disponível para uso em vendas, gerenciamento de estoque e outras operações comerciais.
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1. Informe os atributos do produto, os preços, código de barras e a opção Envia Loja Varejo. Produtos com variação de preço por tamanho: neste caso, antes de informar os preços, acesse a guia Ctrl. Custo e marque a opção Varia Preço Tamanho. Em seguida, marque Mostrar Conf Preço/Tam. Exemplo: Considere um produto com grade de tamanhos que variam do nº 30 ao 40. Do 30 ao 34 o produto terá um preço. Os números 35 e 36 terão um segundo preço. Os números 37 e 38 um terceiro preço. Por fim, 39 e 40 um quarto preço. 2. Ao marcar a opção Mostrar Conf Preço/Tam, o sistema exibe a grade do produto com o número 1. Ou seja, a princípio todos os tamanhos possuirão um único preço. 3. Indique quais tamanhos serão configurados como preço 2, preço 3 e preço 4. No momento de cadastrar os preços, o sistema habilitará a quantidade de campos de acordo com a variação de tamanho dos produtos. 5. Na guia Pack, indique o pack a ser utilizado. 6. Na guia Kit / Mont. / 2ª Qualid., indique o tipo de montagem Kit, as cores, tamanhos e quantidades que formam o kit. 7. Preencha os demais campos das guias da tela e em seguida salve. |
. / 2ª Qualid., indique o tipo de montagem Kit, as cores, tamanhos e quantidades que formam o kit. 7. Preencha os demais campos das guias da tela e em seguida salve. |
Âncora bloco K bloco K
Produto Acabado para Bloco K
bloco K | |
bloco K |
Produto Acabado para Bloco K
O parâmetro VALIDA_BLOCO_K permite configurar o ambiente para a geração do bloco K na EFD ICMS/IPI. Quando configurado com Sim, as movimentações de produtos, ficha técnica e ordem de produção serão validadas de acordo com o bloco K.
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Produto Acabado para Bloco K Para mais informações, acesse o manual Processo de produção para o bloco K. Produtos em processoNa guia Produtos, subguia Dados1, há o campo Produto em Processo. No cadastro do produto informe Sim ou Não para indicar se trata ou não de um produto em processo (PP). Produtos para retrabalho Para o processo de retrabalho foi criado mais um tipo de montagem chamada Produto para Retrabalho.
Caso o operador tente efetuar uma alteração no campo Classificação Fiscal e o mesmo conteúdo do produto existir na tabela de produtos em processo (PP), o sistema exibirá o seguinte alerta: O mesmo acontecerá na alteração do campo tributo origem: |
Âncora copiar copiar
Copiar Produto Acabado
copiar | |
copiar |
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A melhoria detalhada neste tópico está disponível apenas a partir do Hotfix 01.21.015 do Linx ERP. Para usufruir dessa implementação, acesse o release notes da versão, baixe e instale o Hotfix. A tela 002006 - Produtos Acabados utiliza o botão Copia Produto que permite criar um novo registro de produto baseado em um registro já existente. Este botão é habilitado quando a tela estiver no modo de pesquisa. Como FuncionaAo clicar no botão Copia Produto é aberta a sub tela Duplica Produto, que oferece a possibilidade de selecionar os dados que serão copiados na duplicação, marcando o checkbox correspondente. Após marcar os dados para duplicação, clique no botão Continua para criar o novo registro de produto acabado na tela 002006 - Produtos Acabados em modo de inclusão, com a possibilidade de realizar as alterações que deseja antes de salvar este registro.
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Na tela de Produtos Acabados, é possível copiar informações de produtos existentes para agilizar o cadastro de produtos semelhantes. Em vez de inserir manualmente todos os detalhes repetidos, os usuários podem simplesmente selecionar um produto já cadastrado como modelo e duplicar suas informações, economizando tempo e esforço no processo de cadastro.
Âncora | ||||
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A tela contém os campos de validação De / Até para definir o intervalo de códigos para a busca. Exemplo: Se digitar no campos De o código 001 e no campo Até 101, o sistema retorna todos os produtos do cadastro, do código 001 ao código 100. Opções de consulta: Intervalo Com a funcionalidade de buscar por faixas de código, os usuários podem rapidamente identificar produtos dentro de um intervalo específico, tornando o processo de pesquisa mais rápido e eficiente.
Lista: Essa consulta respeitará e apresentará em lista os produtos de acordo com os códigos informados, na ordem em que forem digitados na grade. “Não apresenta lista do intervalo informado na grade”. A busca simultânea de vários produtos oferece aos usuários flexibilidade para explorar e comparar uma variedade de itens em nosso cadastro, facilitando a tomada de decisões.
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Agora, os usuários têm a opção de realizar buscas por faixa de código e de múltiplos produtos simultaneamente. Isso significa que não só podem buscar um único produto específico, mas também explorar uma variedade de produtos ao mesmo tempo, economizando tempo e esforço no processo de pesquisa.