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Veja as principais dúvidas sobre proteção de crédito 

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O que é um órgão de proteção ao crédito?

É um serviço que reúne informações de crédito. É um banco de dados nacional onde armazena informações de inadimplência tanto de PF como PJ com o objetivo de auxiliar empresas na concessão de crédito.  


Por que falamos que uma pessoa está seprocada ou com o "nome sujo"? 

Significa que é um devedor, está com seu CPF negativado, quando a pessoa tem o nome incluso a algum órgão de proteção ao crédito, ou seja, deixou de pagar suas dívidas.


Órgãos de proteção ao crédito - Então o que é SCPC, Serasa, SPC? 

SCPC - O SCPC fornece informações restritivas de todo o Brasil para auxiliar empresas a avaliar consumidores e realizar vendas a crédito com segurança. Ele é mais usado em processos de análise e concessão de crédito a consumidores. Este é voltado mais para pessoas jurídicas. 
Serasa - A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos de dados do mundo e dedica sua atividade à prestação de serviços de interesse geral. As informações da Serasa são fornecidas aos bancos, às lojas do comércio, às pequenas, médias e grandes empresas. 
SPC - o SPC A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. Ele é um banco de dados privado de informações de crédito, de caráter público, de acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor, gerido e alimentado por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do país que são filiadas à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que trocam entre si informações colhidas em todo o território nacional por meio de uma entidade chamada de RENIC, Rede Nacional de Informações Comerciais. Quase todas as empresas ou credoras o consultam por ser o mais conhecido, mais completo e ter mais dados.


Veja as principais dúvidas sobre a integração SCPC no SetaERP

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O que é a integração SCPC no SetaERP?

É um módulo adicional dentro do sistema SETA, onde o cliente que adquire a fermenta tem uma integração totalmente automatizada de envio e retirada de clientes aos órgãos de proteção ao crédito.


Quais operadoras são compatíveis com a ferramenta no SetaERP?

Hoje dentro sistema seta temos cinco operadoras integradas, e mais o envio e retirada manual, as operadoras vinculadas a ferramenta são: SPC Brasil, Sophus, Boa Vista, G. Duft, SPC/SC.


Quantas formas existem para poder realizar a inclusão de clientes junto ao SCPC?

São três formas:

1) Fazer a inclusão somente no SETA e de forma manual junto ao Site através da tela de Controle de SCPC e Cartório; 
2) De forma integrada (PA) através da tela de controle de SCPC e Cartório (existe a integração junto ao site ao qual fará o processo de forma automática) - Precisa contratar a ferramenta
3) De forma integrada através do webservice (parametrizado através da tela) Controle de Integração do SCPC - Precisa contratar a ferramenta


É possível realizar importação de arquivos de títulos disponibilizado pelas operadoras?

Sim, através do campo importação, é possível realizar a importação dos títulos disponibilizados pela operadora para dentro do sistema SETA conforme layout do arquivo.

Acesse o Retaguarda > Financeiro > Controle de Integração do SCPC

Clique no menu lateral Importação

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Existe a possibilidade de comparar os títulos do sistema com os títulos que já foram enviados para a operadora?

Através do botão, comparação, é possível importar o arquivo da operadora, e comparar os títulos com os que estão dentro do sistema SETA e realizar a comparação e verificar se existe alguma divergência entre eles.

Acesse o Retaguarda > Financeiro > Controle de Integração do SCPC

Clique no menu lateral Comparação

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O que acontece quando eu envio um cliente para o SCPC?

Quando é enviado um cliente para o SCPC automaticamente a ferramenta faz a inclusão do cliente no órgão de proteção ao crédito, fazendo assim uma negativação do seu CPF, no sistema SETA o cliente fica com o Status Bloqueado no cadastro de clientes e com o Status SCPC como Seprocado.  


O que acontece quando eu retiro um cliente do SCPC?

Quando é feito o processo de exclusão do cliente, automaticamente é excluído o registro do cliente no órgão de proteção ao crédito, liberando assim o CPF do cliente, no mesmo momento o cadastro do cliente fica com o Status Ativo, e o status SCPC como Reabilitado.


Manual de uso da ferramenta

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Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

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Cadastro dos Clientes - Alterar Status SCPC

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Acessar: Permite alterar o status SCPC, porém é vinculado ao Modificar do cadastro de clientes

Cadastro dos Clientes 

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Controle de integração do SCPC

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Acessar..: Acesso a tela Retaguarda>Financeiro>Controle do SCPC Integrado.
Modificar.: Permite marcar o título para habilitar/desabilitar o envio do título para o SCPC.
Excluir.....: Permite a retirada manual dos títulos do SCPC
Relatórios: Permite comparar títulos ativos do SCPC com o financeiro marcado como SCPC.
Outros.....: Permite importar os títulos ativos do SCPC para o financeiro.

Parâmetros Globais

  • Acesse os Parâmetros Globais > aba Financeiro, SCPC utilizado:
  • SCPC Normal (processo antigo do SETA),
  • SCPC Integrado (processo por P.A.) e
  • SCPC Padrão (novo processo integrado - tela)

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Validando a aba SCPC no cadastro do Cliente

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Primeiro é preciso saber onde o usuário consegue visualizar as informações de SCPC do cliente. 

Acesse o retaguarda > cadastros > clientes >

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Pesquisa o usuário e clique no menu lateral Abrir

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Acesse a aba SCPC

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- Data Entrada: caso o cliente tenha sido negativado (algum título foi enviado para protesto e o seu nome foi incluso em algum órgão de bloqueio – Ex: SCPC). Esse campo é preenchido automaticamente quando a equipe responsável da loja envia o título para protesto pelo módulo retaguarda do Seta. 
 - Data Saída: será exibida a data em que o cliente teve seu nome retirado do órgão de bloqueio. Essa data também é preenchida automaticamente quando a equipe responsável da loja retira o título do SCPC pelo retaguarda do Seta. 
- Seprocar Após: Campo informativo de uma equipe para outra. Pode-se informar nesse campo, após quantos dias vencidos o título deve ser seprocado (negativado) 
- Status SCPC: status do cliente no SCPC (nada consta, reabilitado, seprocado, inabilitado, serasa, scpc/Serasa). Campo preenchido automaticamente de acordo com a situação do cliente. 
- Cobrança: pessoa ou empresa responsável pela cobrança desse cliente. 
- SCPC On-Line: Serviço de consulta ao SCPC. Ao clicar nessa opção o sistema consulta a situação do cliente e retorna as informações se há alguma pendência ou se nada consta. 
- Resultado da última consulta: Aqui será exibida o resultado da consulta após clicar na opção SCPC OnLine.  


Funcionalidade do Controle de Integração do SCPC

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Após isso o sistema trará todas as informações de todos os títulos que entraram na regra para envio do cliente para o SCPC.

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Informações

O SetaERP mostra na ferramenta quais os títulos que estão permitidos para serem enviados, pois existem algumas informações que são obrigatórias para inclusão dos títulos do cliente no SCPC. Para isso contamos com os semáforos:-

- Verde: Títulos perfeitos, prontos para serem enviados;
- Amarelo: Títulos que devem ter atenção. Configurados de acordo com os alertas;
- Vermelho: Títulos com divergências (observar). Após a correção ficarão verde ou amarelo.

A integração com o SCPC ocorre de 2 formas e tudo depende da integradora:
- Arquivos (.txt, .csv, entre outros);
- Internet (xml/webservice).

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Após Retirar o cliente do SCPC o sistema apresenta a seguinte mensagem:

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Como fica o cadastro do cliente após a remoção do SCPC?

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