Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir

Arquivo para instalação: Win_Guest-vXXXX.exe

Onde XXXX será a versão do programa, o site para verificar a última versão: http://www.comunix.net/donwloads.aspx

Baixe o arquivo neste link: Win_Guest_vs0624b.exe.


Instalação

Expandir

Execute o programa baixado Win_Guest_vsXXXX.exe.

 Clique em    e irá solicitar os dados do estabelecimento, todos esses dados são passados pela própria comunix.


Figura 01 - Win_Guest - Instalação


Ao definir esses dados,  clique no botão   e irá solicitar qual o tipo de conexão utilizado na loja, geralmente Dedicada, caso seja discada será necessário entrar em contato com Comunix para pedir os dados.

Como Dedicado marque a opção e  clique no botão  depois , ao concluir marque a opção Executar Win_guest, e depois em .

Será aberto o programa Win_guest e irá efetuar a verificação dos dados. 

Se ficar status de Pronto e Aguardando já está ok.


Figura 02 - Win Gest


Caso ocorra algum erro verifique se as configurações estão corretas segurando a tecla Shift e   clicando no botão .

Se após corrigir ainda continuar dando erro verifique o erro com suporte da comunix.


Configurações no Linx

...

Big

Expandir

Acesse menu Configurações > Configurações de PBM, cartões e convênios aba Cartões e Convênios.

Na seção Comunix defina a pasta c:\winguest em Diretório Comunix - Convênio, e defina Tempo 5 (seg).


Figura 03 - Configuração Big

Nota

Recomenda-se que o Winguest seja instalado em apenas um terminal da loja, e que a pasta "C:\Winguest" desse terminal, seja compartilhada na rede local da loja, dessa forma, é possível acessar "Diretório Comunix - Convênio" em todos os terminais da loja, e definir o diretório compartilhado em rede, permitindo que todos os terminais da loja efetuem vendas pelo Comunix.

Em seguida acesse menu Cadastros > Administradoras Convênio cadastre uma administradora de convênio, e coloque o layout Comunix.

Informe o Cód do fornecedor na Administradora (pegar junto a administradora).


Figura 04 - Cadastro Administradoras de Convênio


No menu Cadastros > Empresas ou no botão    na barra de menu rápido, efetue a configuração das empresas que fazem parte do Convênio Comunix, entre no cadastro das empresas e informe na aba Dados na seção Configurações da Venda o campo Tipo de Busca (Cartão) igual a S, e defina na aba Outros Dados na seção Administradora de Convênio o campo igual ao que foi cadastrado anteriormente.


Figura 05 - Cadastro Empresa

Dica

Lembre-se de acessar a aba "Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto", e efetuar a vinculação de uma tabela de desconto, e liberação das condições de pagamento para essa empresa.


Procedimentos na Tela de Vendas

Expandir

Selecione a empresa cadastrada e configurada para Comunix, será necessário digitar o número do cartão, e, após a busca de cartão, verifique verificar se os dados do cartão estão ok.

Inclua os produtos.

Finalize Ao finalizar a venda no caixa, o sistema irá se comunicar com a administradora, e informar mostrar na tela o número de autorização.
Note que, na tela final de pagamento, deve ser selecionada a opção de pagamento com o destaque "Comunix".

Verifique a impressão do cupom fiscal e do cupom vinculado.

Dados para Teste

Expandir
  • Cód. operadora:* 007
  • Nome:* Redetotal
  • Caixa:* 2
  • Cod loja:* 00388
  • Número de Cartão de Testes:* 0071010001000019
    (Cartão passado pelo Roberval no dia 22/05/2009 - 6064213000193202)
Cód

.

operadora:* 023
  • Nome:* Plantão Card
  • Caixa:* 1
  • Cod loja:* 00017
Número de Cartão de Testes:* 60642120001


Possíveis Erros

Expandir

Conecte na máquina onde o comunix está instalado, feche o winguest, crie um arquivo TXT com o seguinte dado:

  • 0105 número do cartão.


Feche, salve o arquivo na pasta c:\winguest\ped e renomeie para teste.ped.

Abra o winguest e o arquivo será enviado.

Após o arquivo sair da pasta WINGUEST\PED,  vá na pasta WINGUEST\RET e abra o arquivo teste.ret no bloco de notas e verifique os 2 últimos dígitos.

Estes 2 últimos dígitos correspondem ao erro correto que a comunix está retornando.

O sistema não está retornando o erro correto, independente do erro que a comunix enviar, o Linx Farma Big sempre está mostrando ERRO AO CONECTAR A ADMINISTRADORA.

Pegue este número e verifique qual erro corresponde à este código:

CÓDIGOS NOS LAYOUTS DE RETORNO

01 - Operação com sucesso OK

02 - Excedeu limite

03 - Cartão bloqueado

04 - Cartão cancelado, retê-lo

05 - Suspenso

06 - Cancelamento não efetuado

07 - Inconsistência

08 - Número de autorização inválida

09 - Não concluída a operação

10 - Número de parcelas inválido

11 - Número do cartão inválido

12 - Código do estabelecimento inválido

13 - Layout ou versão incompatível

14 - Tipo da venda inválido

15 - Estabelecimento suspenso ou cancelado

16 - Estabelecimento não autorizado para este convênio

17 - Sem comunicação

18 - Erro interno

19 - Valor de cancelamento inválido

20 - Senha Inválida

21 - Autorização ainda não confirmada

22 - Operadora não habilitada para esse serviço

23 - Autorização não existe

24 - Cartão Vencido

25 - Horário Inválido (Autorização não permitida neste horário)

26 - Transação não autorizada

27 - Excedeu quantidade de saques diários

28 - Excedeu limite de saque diário

29 - Valor da transação inválido

99 - Servidor em manutenção, tente mais tarde

Aviso
titleOBSERVAÇÕES SOBRE A TROCA DE ARQUIVOS

Todo arquivo recebido pelo SAC no diretório WINGUEST\RET deve ser apagado imediatamente após seu uso, todo arquivo recebido pelo WINGUEST no diretório WINGUEST\PED é eliminado pelo próprio WINGUEST imediatamente após seu processamento, os arquivos não entendidos (layout desconhecido) pelo WINGUEST serão devolvidos ao SAC no diretório WINGUEST\RET sem processamento algum.


Dados para Teste

Nota

Acesse o artigo no link https://share.linx.com.br/x/VI_NDQ.