Arquivo para Instalação

Arquivo para instalação: Win_Guest-vXXXX.exe

Onde XXXX será a versão do programa, o site para verificar a última versão: http://www.comunix.net/donwloads.aspx

Baixe o arquivo neste link: Win_Guest_vs0624b.exe.


Instalação

Execute o programa baixado Win_Guest_vsXXXX.exe.

 Clique em    e irá solicitar os dados do estabelecimento, todos esses dados são passados pela própria comunix.


Figura 01 - Win_Guest - Instalação


Ao definir esses dados,  clique no botão   e irá solicitar qual o tipo de conexão utilizado na loja, geralmente Dedicada, caso seja discada será necessário entrar em contato com Comunix para pedir os dados.

Como Dedicado marque a opção e  clique no botão  depois , ao concluir marque a opção Executar Win_guest, e depois em .

Será aberto o programa Win_guest e irá efetuar a verificação dos dados. 

Se ficar status de Pronto e Aguardando já está ok.


Figura 02 - Win Gest


Caso ocorra algum erro verifique se as configurações estão corretas segurando a tecla Shift e   clicando no botão .

Se após corrigir ainda continuar dando erro verifique o erro com suporte da comunix.


Configurações no Linx Big

Acesse menu Configurações > Configurações de PBM, cartões e convênios aba Cartões e Convênios.

Na seção Comunix defina a pasta c:\winguest em Diretório Comunix - Convênio, e defina Tempo 5 (seg).


Figura 03 - Configuração Big

Recomenda-se que o Winguest seja instalado em apenas um terminal da loja, e que a pasta "C:\Winguest" desse terminal, seja compartilhada na rede local da loja, dessa forma, é possível acessar "Diretório Comunix - Convênio" em todos os terminais da loja, e definir o diretório compartilhado em rede, permitindo que todos os terminais da loja efetuem vendas pelo Comunix.

Em seguida acesse menu Cadastros > Administradoras Convênio cadastre uma administradora de convênio, e coloque o layout Comunix.

Informe o Cód do fornecedor na Administradora (pegar junto a administradora).


Figura 04 - Cadastro Administradoras de Convênio


No menu Cadastros > Empresas ou no botão    na barra de menu rápido, efetue a configuração das empresas que fazem parte do Convênio Comunix, entre no cadastro das empresas e informe na aba Dados na seção Configurações da Venda o campo Tipo de Busca (Cartão) igual a S, e defina na aba Outros Dados na seção Administradora de Convênio o campo igual ao que foi cadastrado anteriormente.


Figura 05 - Cadastro Empresa

Lembre-se de acessar a aba "Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto", e efetuar a vinculação de uma tabela de desconto, e liberação das condições de pagamento para essa empresa.

Procedimentos na Tela de Vendas

Selecione a empresa cadastrada e configurada para Comunix, será necessário digitar o número do cartão, e, após a busca de cartão, verificar se os dados do cartão estão ok.

Inclua os produtos.

Ao finalizar a venda no caixa, o sistema irá se comunicar com a administradora, e mostrar na tela o número de autorização.
Note que, na tela final de pagamento, deve ser selecionada a opção de pagamento com o destaque "Comunix".

Verifique a impressão do cupom fiscal e do cupom vinculado.


Possíveis Erros

Conecte na máquina onde o comunix está instalado, feche o winguest, crie um arquivo TXT com o seguinte dado:

  • 0105 número do cartão.


Feche, salve o arquivo na pasta c:\winguest\ped e renomeie para teste.ped.

Abra o winguest e o arquivo será enviado.

Após o arquivo sair da pasta WINGUEST\PED,  vá na pasta WINGUEST\RET e abra o arquivo teste.ret no bloco de notas e verifique os 2 últimos dígitos.

Estes 2 últimos dígitos correspondem ao erro correto que a comunix está retornando.

O sistema não está retornando o erro correto, independente do erro que a comunix enviar, o Linx Big sempre está mostrando ERRO AO CONECTAR A ADMINISTRADORA.

Pegue este número e verifique qual erro corresponde à este código:

CÓDIGOS NOS LAYOUTS DE RETORNO

01 - Operação com sucesso OK

02 - Excedeu limite

03 - Cartão bloqueado

04 - Cartão cancelado, retê-lo

05 - Suspenso

06 - Cancelamento não efetuado

07 - Inconsistência

08 - Número de autorização inválida

09 - Não concluída a operação

10 - Número de parcelas inválido

11 - Número do cartão inválido

12 - Código do estabelecimento inválido

13 - Layout ou versão incompatível

14 - Tipo da venda inválido

15 - Estabelecimento suspenso ou cancelado

16 - Estabelecimento não autorizado para este convênio

17 - Sem comunicação

18 - Erro interno

19 - Valor de cancelamento inválido

20 - Senha Inválida

21 - Autorização ainda não confirmada

22 - Operadora não habilitada para esse serviço

23 - Autorização não existe

24 - Cartão Vencido

25 - Horário Inválido (Autorização não permitida neste horário)

26 - Transação não autorizada

27 - Excedeu quantidade de saques diários

28 - Excedeu limite de saque diário

29 - Valor da transação inválido

99 - Servidor em manutenção, tente mais tarde

OBSERVAÇÕES SOBRE A TROCA DE ARQUIVOS

Todo arquivo recebido pelo SAC no diretório WINGUEST\RET deve ser apagado imediatamente após seu uso, todo arquivo recebido pelo WINGUEST no diretório WINGUEST\PED é eliminado pelo próprio WINGUEST imediatamente após seu processamento, os arquivos não entendidos (layout desconhecido) pelo WINGUEST serão devolvidos ao SAC no diretório WINGUEST\RET sem processamento algum.

Dados para Teste

Acesse o artigo no link https://share.linx.com.br/x/VI_NDQ.