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DocumentoManual Instalação Linx DMS 


Diretório de Imagens:

Para configurar o diretório de imagens do mobile, é necessário acessar o configurador do LinxDMS (C:\inetpub\AtualizacaoLinxDMS\Services\ConfiguradorLinxDMS.exe). Neste executável, acesse a aba aba "Mobile" e informe no campo "Armazenamento das imagens de veículos:" o mesmo caminho definido no campo referente ao mobile, no menu "Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas".
Obs.: o caminho configurado deve ser uma pasta de rede pública (sem senha).


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Após isso, para a instalação do HPE Mobile você deve passar por mais estes 2 passos:

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Para que o aplicativo possa funcionar corretamente, ele precisa estar cadastrado no serviço e possuir uma vaga disponível na licença liberada pela Linx. A licença é um cadastro que o cliente tem nos servidores da Linx para poder utilizar as funcionalidades. A liberação correta da licença dependerá do contrato do cliente com a Linx. 
Para utilizar a licença e liberar um tablet para o uso, o cliente deve abrir o programa Gerenciador de Licenças Mobile, através do caminho de instalação do seu LinxDMS, acessar a pasta services e abrir o programa "MobileLicenceCli.exe". Ao abrir o programa, é preciso conectá-lo, faça isso pressionando o botão "Conectar" no canto superior esquerdo do programa.


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Neste momento, o usuário poderá cadastrar sua licença de duas formas: através de um código ou de um arquivo com extensão *.linx enviada para o cliente. Ambas serão abordadas a seguir.
Dá primeira forma, o usuário deverá clicar no botão  . O programa pedirá que o usuário verifique se há uma conexão com a internet. Se ela existir, será pedido ao usuário um código gerado pela Linx e enviado para o cliente por e-mail, para cadastrar a sua licença. Se o usuário inserir o código corretamente, o programa se comunicará com o servidor da Linx e cadastrará seu CNPJ. 
Dá segunda forma, o usuário terá recebido um arquivo *.linx da Linx. Então, basta clicar sobre o botão  para importar os dados da licença. 
Com isso serão exibidas para o usuário algumas informações sobre a licença, funcionalidades que ele tem acesso e os dispositivos já cadastrados. 

Caso exista alguma vaga em aberto, para incluir um novo dispositivo basta clicar sobre o botão  . Neste momento, é preciso preencher um campo chamado <Alias>, que nada mais é do que um apelido que o usuário vai dar para aquele aparelho cadastrado, para poder identificá-lo posteriormente. Depois que o <Alias> é preenchido, o programa gera um número chamado <PIN> com uma validade de 1 hora. Este número será inserido no tablet para o mesmo poder se comunicar com o Gerenciador de Licenças e cadastrá-lo com permissões na licença. Caso o usuário não utilizar o número PIN dentro do seu prazo de validade, ele não funcionará mais, e o processo terá que ser refeito. 
Caso não exista nenhuma vaga em aberto, é preciso abrir uma. Para isso, basta clicar no botão  e escolher um dispositivo para ser excluído. O botão atualiza a lista de dispositivos. 
Com o número PIN em mãos, já é possível realizar a configuração do tablet
: Clicando no botão o programa regravará as visões dos veículos, isso se faz necessário quando ocorrer problema nas fotos dos Check-in da Oficina. Exemplo: Solicita a abertura da foto da frente do veículo e é mostrada a lateral do mesmo. 
: Atualiza as informações internas definidas pela montadora, como por exemplo, Itens de Checklist, Mídias e Motivos.

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Acessar o diretório "C:\Windows\SysWOW64\inetsrv" e criar o arquivo "apollo.ini". 

Este arquivo precisar estar apontando para o local da configuração do seu LinxDMS, a pasta ConfiguracoesLinxDMS que possui na sua instalação do LinxDMS.

Configuração de Permissão de usuário :



Para alterar a permissão do usuário, ir no Linx DMS menu Configuração > Cadastros > Menus/Usuários > Usuários e Permissões
Selecionar o usuário e ir na aba Funções. Marcar/desmarcar a permissão.

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Utilização


Depois que a aplicação e o serviço foram devidamente instalados e configurados, é possível utilizar o sistema.
Login
A primeira tela da aplicação contém os campos denominados Login e Senha, conforme ilustrado a seguir. Nesses campos, o usuário deve preencher o nome de seu usuário e sua senha, respectivamente. Logo abaixo desses campos, há um parâmetro denominado <Login Automático>. Se o usuário deixar esta caixa marcada antes de realizar o login, a próxima vez que ele acessar a aplicação, ela realizará o login com o último nome de usuário e senha que foram inseridos.

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Para clientes DMS, basta buscar através do número do "Contato", no menu "Apollo Linx DMS > CRM Plus > Agenda do Vendedor", conforme tela a seguir.

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Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade de <Consulta de Estoque>, ela aparecerá no dashboard. Para acessá-la, basta pressionar sobre o ícone dela.
Através da mobilidade que o tablet proporciona, é possível ter disponível de forma agilizada, o catálogo dos veículos novos e seminovos de todas as empresas e filiais que o usuário tem acesso. Sendo possível efetuar diversos filtros através dos campos <Bandeira>, <Família>, <Modelo>, <Preço>, <Quilometragem> e <Final de Placa> no caso de veículos seminovos, <Combustível>, <Ano Modelo>, <Empresa / Filial>, <Disponibilidade>, <Situação>, <Veículo> e <Ordenação>.
Os dados que serão exibidos no tablet serão os mesmos disponíveis no DMS, menu <Apollo <Linx DMS > Veículos > Consultas / Relatórios > Consulta Estoque Intermediário>, para o DMS a consulta de estoque do tablet segue a linha da <VEIC3000>.

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Inicialmente, a Consulta de Estoque será aberta vazia, com o último filtro realizado preenchido, pronto para o usuário alterar ou complementar o filtro de acordo com o que achar necessário. O último filtro informado ficará armazenado na memória local, com o intuito de agilizar a próxima pesquisa. Após preencher os filtros desejados, basta pressionar o botão <Filtrar>, localizado na parte inferior esquerda da tela.
Através do campo <Veículo>, é possível alterar a consulta entre veículos novos ou seminovos.
Para consulta de veículos novos são exibidos os filtros <Família>, <Modelo>, <Preço>, <Combustível>, <Ano Modelo>, <Empresa / Filial>, <Disponibilidade> e <Situação>.


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Filtros disponíveis:

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Caso seja do interesse, é possível "recolher" os campos do filtro, para exibição do resultado na tela toda, clicando no botão <Filtro>. Para exibi-lo novamente, basta clicar nele de novo.Image Removed




Na tela de resultados serão exibidos os vinte primeiros veículos de acordo com os filtros parametrizados. Para exibir mais resultados referentes ao mesmo filtro, basta clicar no botão <Exibir Mais Resultados>, no final da tela.
Para consulta de veículos seminovos, serão exibidos os filtros <Bandeira>, <Família>, <Modelo>, <Preço>, <Quilometragem>, <Combustível>, <Ano Modelo>, <Empresa / Filial>, <Final de Placa>, <Disponibilidade> e <Situação>.

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Caso não seja selecionado determinado filtro, a pesquisa será realizada sem levar em conta o filtro que não foi selecionado, por exemplo, no campo final de placa, se não for selecionado nenhum item, será exibido o resultado com todos os tipos de placa.
O filtro <Ordenado por> permite ordenar os resultados exibidos na tela pelo número de dias em que o veículo se encontra no estoque <Dias em Estoque>, pelo ano do veículo <Ano>, Quilometragem, Menor Preço ou Maior Preço.
No resultado da pesquisa, será exibida a foto do veículo, caso tenha sido armazenada, além do ano, descrição do modelo, valor, placa do veículo (para veículos seminovos) ou os oito últimos dígitos do chassi (para veículos novos), quilometragem, cor, número de dias em estoque e revenda em que o veículo se encontra, conforme tela a seguir:


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Na configuração do serviço existe um parâmetro denominado <Prioridade de exibição das fotos – Consulta Est.>, na qual opção selecionada interfere na prioridade de exibição das fotos nos veículos retornados na busca e também no veículo selecionado. As opções são:

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Ao pressionar sobre o veículo desejado, dentre a seleção realizada, será exibida mais informações referentes ao veículo, além de mais opções de fotos. No exemplo a seguir, é possível visualizar mais informações e/ou alterar fotos referente ao veículo consultado.


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Opções da tela:

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O consultor efetua um agendamento de "check-in" no Linx DMS Apollo, através do menu <Apollo <Linx DMS > Oficina > Agendamento de Oficina>:

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  • - Indica que o checkin está agendado, aguardando a confirmação do cliente.
  • - Indica que o checkin já foi confirmado pelo cliente (normalmente por contato telefônico), aguardando o comparecimento do cliente.
  • - Indica que o cliente chegou na concessionária para o atendimento e foi recebido pelo consultor. Após o checkin ser importado, o checkout ficará disponível para ser realizado.
  • - Indica que o cliente já foi atendido pelo consultor e, consequentemente, a O.S. do atendimento já foi aberta.
  • - Indica que o Checkout (Checklist de saída) foi feito.
  • - Indica que o cliente não compareceu na concessionária para o atendimento previamente agendado.
  • - Indica que o horário apontado está bloqueado para receber agendamento por algum motivo específico, como por exemplo a folga do mecânico.
  • - Indica que o horário não contém nenhum agendamento, portanto está livre para marcações, se o horário permitir.
  • - Indica que o checkin preenchido e salvo pelo tablet já foi devidamente importado no DMS. Processo que antecede a abertura da O.S.

Atenção: Não é possível alterar um checkin depois que já foi importado. A seleção do mesmo ficará bloqueada.

  • O consultor faz a manutenção das solicitações do "check-in" na aba de "Solicitações", ou seja, confirma com o cliente as solicitações referentes àquele atendimento, criando, removendo ou alterando uma ou mais solicitações, gerenciando as peças e serviços necessários.

Para editar uma solicitação, basta pressionar o ícone de edição Image Removed , localizado ao lado do valor da solicitação.
Para excluir uma solicitação, basta pressionar o ícone de exclusão Image Removed , localizado ao lado do ícone de edição.
Para criar uma nova, pressiona-se o símbolo de adição "+", localizado à esquerda do botão de <Enviar>, na barra superior da tela:

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  • Ao clicar em "adicionar" uma nova solicitação, abrirá uma nova tela, contendo o nome e o tipo da <Solicitação>, <Modelo> do veículo, busca de <Peças>, de <Serviços> e de <Kits>. O nome da solicitação é obrigatório;
  • Ao iniciar o preenchimento da <Solicitação>, será apresentado um combolist para auto completar as revisões.

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Realizar Recall

Menu: HPE Mobile > Check-in de Oficina > Recall

O consultor é responsável por realizar um check-in. Após o agendamento pelo consultor, automaticamente, ele será direcionado para a aba "Recall". As demais abas do Check-In serão desabilitadas até que a tela de Recall seja executada com sucesso. Nesta tela, estarão disponíveis as informações do Check-In, juntamente com os Recalls Pendentes.

Na seção de "Ação", é possível selecionar a ação desejada para os recalls, podendo ser: "R" para realizar, "N" para não realizar e "A" para agendar o recall para uma ação futura.

Além disso, a tela exibirá o Histórico de Recall. Ao clicar nos três pontos de informação, será apresentado todo o histórico dos recalls.

Após escolher a ação desejada, basta enviar o Recall e prosseguir com o fluxo normal do Check-In.



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Atenção: Não é possível alterar um checkin depois que já foi importado. A seleção do mesmo ficará bloqueada.

  • O consultor faz a manutenção das solicitações do "check-in" na aba de "Solicitações", ou seja, confirma com o cliente as solicitações referentes àquele atendimento, criando, removendo ou alterando uma ou mais solicitações, gerenciando as peças e serviços necessários.

Para editar uma solicitação, basta pressionar o ícone de edição Image Added , localizado ao lado do valor da solicitação.
Para excluir uma solicitação, basta pressionar o ícone de exclusão Image Added , localizado ao lado do ícone de edição.
Para criar uma nova, pressiona-se o símbolo de adição "+", localizado à esquerda do botão de <Enviar>, na barra superior da tela:


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  • Ao clicar em "adicionar" uma nova solicitação, abrirá uma nova tela, contendo o nome e o tipo da <Solicitação>, <Modelo> do veículo, busca de <Peças>, de <Serviços> e de <Kits>. O nome da solicitação é obrigatório;
  • Ao iniciar o preenchimento da <Solicitação>, será apresentado um combolist para auto completar as revisões.

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  • Antes de informar o Serviço, na busca, selecione um <Modelo>, pois os kits e serviços são filtrados pelo modelo. Na maioria dos casos, o modelo já virá preenchido e o usuário não precisará se preocupar.
  • Para adicionar kits, serviços e/ou peças, após a busca, pressione o símbolo de adição correspondente. Feito isso, o item adicionado aparecerá em "Itens Escolhidos", localizado na parte inferior da tela.
  • Pode-se também selecionar a quantidade desejada de unidades do item escolhido. Para isso, basta pressionar o botão de quantidade do item. Abrirá uma popup na tela solicitando que o usuário informe a quantidade desejada. É permitido colocar um número decimal, já que quantidade pode indicar outras unidades, como tempo.
  • Ao excluir um item que seja proveniente de um pacote, o usuário será perguntado se deseja remover apenas aquele item ou todos os itens do pacote.


O valor total do item aparecerá na coluna "Total Item". O cálculo é feito imediatamente após selecionar uma quantidade. Pressione <Salvar> e pronto, retornará a tela de solicitações com a nova solicitação adicionada.

Aba "Checklist"

 Manipulação de Kits Durante o Check-in:

O consultor passa para a aba de "Checklist" do veículo. Nessa tela, pode-se informar: o <Nível de Combustível>, uma <Observação>, a <Quilometragem>, o <Número do Prisma> e a <Cor do Prisma> onde o veículo está sendo verificado e os itens de checklist.Image Removed É possível também, através da aba de checklist, capturar imagens ou vídeos referentes à documentação do veículo. Para isso:

  • O consultor pressiona o ícone Image Removed , localizado à direita do campo <Cor do Prisma>. Abrirá uma popup na tela, contendo as opções <Adicionar Imagem> e <Adicionar Vídeo>.

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  • Ao pressionar o botão <Adicionar Imagem> ou <Adicionar Vídeo>, abrirá uma nova tela para a captura da foto ou vídeo desejado. O consultor deverá pressionar o quadrado para ativar a câmera do dispositivo e capturar a imagem ou vídeo do documento. Ao lado, há um campo de observação. Caso nenhuma observação seja inserida, ao salvar, o sistema colocará o texto "Ok" por padrão. Após o preenchimento das informações desejadas, basta pressionar o botão <Salvar>.

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  • Após salvar a documentação, o usuário será direcionado novamente à tela de Checklist. O ícone da câmera passará a ser vermelha, indicando a existência de mídias. É possível editar qualquer imagem adicionada, selecionando-a e alterando-a da maneira que desejar, bem como excluí-la. É permitido adicionar quantas imagens ou vídeos forem necessários.

Image RemovedAba "Evidênciasdeve realizar um check-in. Após o check-in, ele deverá acessar a aba 'Solicitações'. Na tela, encontrará um botão de adição (+) no centro, através do qual poderá inserir as informações da solicitação: tipo de solicitação, modelo e KIT. Após inserir o KIT, o consultor deve selecionar o item correspondente na seção de 'descrição', clicando novamente no botão de adição (+) para escolher todo o conjunto encontrado.

Em seguida, ele precisará selecionar o produto a ser substituído, clicando nas setas na coluna 'P.Preço Peça'. Após concluir a seleção do produto para substituição, o consultor deverá clicar no pop-up da 'Lista do Programa Preço de Peça' para proceder com a substituição da peça.

Uma vez realizada a substituição da peça com sucesso, o valor do preço cadastrado no sistema LinxDMSHPE será exibido. O consultor pode então clicar em 'SALVAR' e continuar com o fluxo do agendamento.



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Aba "Checklist":
O consultor passa para a aba de "EvidênciasChecklist" e captura o estado real do veículo, itens em bom estado e avarias:
Para capturar uma imagem ou vídeo de uma evidência, pressione a parte do veículo desejada. Por exemplo: Na tela a seguir será selecionado o pneu dianteiro:Image Removed

  • Para capturar uma imagem, pressione a opção <Adicionar Imagem>;

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. Nessa tela, pode-se informar: o <Nível de Combustível>, uma <Observação>, a <Quilometragem>, o <Número do Prisma> e a <Cor do Prisma> onde o veículo está sendo verificado e os itens de checklist.



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É possível também, através da aba de checklist, capturar imagens ou vídeos referentes à documentação do veículo. Para isso:

  • O consultor pressiona o ícone Image Added , localizado à direita do campo <Cor do Prisma>. Abrirá uma popup na tela, contendo as opções <Adicionar Imagem> e <Adicionar Vídeo>.


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  • Ao pressionar o botão <Adicionar Imagem> ou <Adicionar Vídeo>, abrirá uma nova tela para a captura da foto ou vídeo desejado. O consultor deverá pressionar o quadrado para ativar a câmera do dispositivo e capturar a imagem ou vídeo do documento. Ao lado, há um campo de observação. Caso nenhuma observação seja informada, será gravada com o valor padrão inserida, ao salvar, o sistema colocará o texto "Ok" por padrão. Após o preenchimento das informações desejadas, basta pressionar o botão <Salvar>.

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  • Para capturar um vídeo, pressione a opção <Adicionar Vídeo>;
  • Pressione no quadrado em branco para poder gravar o vídeo da parte desejada. Pressione o botão <Salvar>;
  • Para alterar o vídeo salvo e gravar um novo, pressione o botão <Alterar>;

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  • Para ver o vídeo gravado, clique no preview do vídeo. Para sair, pressione a tecla <Voltar> do Android.

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  • A parte do veículo que possui ao menos uma evidência ficará marcada em vermelho;
  • Nesta aba, pode ser realizada também a edição de uma evidência (remoção e inserção de fotos, bem como da observação). Basta pressionar a evidência desejada e realizar as devidas alterações;

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  • Antes de enviar o Check-in, é preciso coletar a assinatura do cliente. Para assina, clique no botão <Assinatura do Cliente> Image Removed . Depois assine e clique no botão <Gravar Assinatura>.
  • Após verificar que está tudo correto, clique no botão <Enviar> para enviar o "Check-in".

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  • Após salvar a documentação, o usuário será direcionado novamente à tela de Checklist. O ícone da câmera passará a ser vermelha, indicando a existência de mídias. É possível editar qualquer imagem adicionada, selecionando-a e alterando-a da maneira que desejar, bem como excluí-la. É permitido adicionar quantas imagens ou vídeos forem necessários.


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Aba "Evidências":
O consultor passa para a aba de "Evidências" e captura o estado real do veículo, itens em bom estado e avarias:
Para capturar uma imagem ou vídeo de uma evidência, pressione a parte do veículo desejada. Por exemplo: Na tela a seguir será selecionado o pneu dianteiro:


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  • Para capturar uma imagem, pressione a opção <Adicionar Imagem>;


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  • Pressione no quadrado em branco para poder tirar foto da parte desejada. Cada evidência pode ser acompanhada de uma observação. Caso nenhuma observação seja informada, será gravada com o valor padrão "Ok". Após o preenchimento das informações desejadas, basta pressionar o botão <Salvar>.


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  • Para capturar um vídeo, pressione a opção <Adicionar Vídeo>;
  • Pressione no quadrado em branco para poder gravar o vídeo da parte desejada. Pressione o botão <Salvar>;
  • Para alterar o vídeo salvo e gravar um novo, pressione o botão <Alterar>;

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  • Para ver o vídeo gravado, clique no preview do vídeo. Para sair, pressione a tecla <Voltar> do Android.


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  • A parte do veículo que possui ao menos uma evidência ficará marcada em vermelho;
  • Nesta aba, pode ser realizada também a edição de uma evidência (remoção e inserção de fotos, bem como da observação). Basta pressionar a evidência desejada e realizar as devidas alterações;


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Aba "Resumo":
Caso queira, o consultor pode acessar a aba "Resumo" averiguando tudo que foi capturado na aba de Evidências:


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  • Antes de enviar o Check-in, é preciso coletar a assinatura do cliente. Para assina, clique no botão <Assinatura do Cliente> Image Added . Depois assine e clique no botão <Gravar Assinatura>.
  • Após verificar que está tudo correto, clique no botão <Enviar> para enviar o "Check-in".


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Abertura de Ordem de Serviço:


Única:

A abertura de O.S. Única, irá gerar apenas uma O.S. com todas as solicitações inseridas no check-in mesmo com tipos de serviços diferentes. 

  • Caso o usuário opte por imprimir as peças e serviços autorizados, estes serão apresentados no corpo do relatório em um quadro específico na impressão da O.S.;
  • Caso existam peças e serviços que não foram autorizados, estes também aparecerão em um quadro separado na impressão da O.S.


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    Por Tipo:
    A abertura de O.S. por tipo é realizada de acordo com a categoria "Externa", "Interna", "Garantia" e "Revisão" do tipo de serviço selecionado na abertura da solicitação. A categoria do tipo de serviço, pode ser identificada pelo sistema no menu "Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço".
    Após definir os serviços que serão incluídos na solicitação , é necessário gerar uma Ordem de Serviço (O.S) específica para cada tipo.

    Em seguida, proceda à abertura das O.S e, posteriormente, envie o pedido de impressão.

    Os números de todas as O.S geradas serão exibidos em um popup para referência e registro.



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  • Em seguida, proceda à abertura das O.S e, posteriormente, envie o pedido de impressão.

    Os números de todas as O.S geradas serão exibidos em um popup para referência e registro.


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Após assinar, o check-in estará pronto para ser enviado.
Clicando no botão "Enviar" os "Parâmetros de Envio" serão apresentados.

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  • "Imprimir" - O usuário deve selecionar se quer incluir os itens "Fotos" e "Solicitações".
  • "Enviar por E-mail" - O usuário deve decidir se o envio será feito para o e-mail de cadastro ou para outro(s) endereço(s) de e-mail. Neste último caso, o usuário deve preencher o campo "Outros" com o(s) e-mail(s) adicionais, sempre separando os e-mails por ";" caso seja inserido mais de um.
    • Lembrando que o e-mail remetente deve estar configurado em seu sistema DMS para o envio.



  • Para finalizar o envio basta tocar no ícone  . Neste momento o sistema fará a gravação final de todos os dados no DMS. Durante este processo, caso o usuário tenha selecionado a opção "Imprimir", abrirá uma tela com as opções de impressão.
    Observação: Este processo pode levar alguns segundos.

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Para importar as informações inseridas através do Mobile:
O consultor importa o "check-in" enviado no DMS, através do menu <Apollo <Linx DMS > Oficina > Agendamento de Oficina >:

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O cliente chega na concessionária sem prévio agendamento. O consultor recebe o cliente portando um "tablet", com o Linx DMS Mobile e verifica se possui disponibilidade na oficina para atendê-lo.
Caso não exista disponibilidade na oficina no momento, o cliente é encaminhado para o agendamento no Linx DMS Apollo.
Caso exista, poderá ser criado um "check-in" para este cliente, através da aba "Passantes", com os seguintes passos:
Seleciona um consultor;

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  • A inserção das propostas é feita exclusivamente pelo Linx DMS Apollo, no menu <Apollo <Linx DMS > Veículo > Atendimento > Atendimento Veículos>;
  • Com as propostas incluídas, o usuário responsável pelas tomadas de decisões da concessionária, acessa a funcionalidade de "Aprovação de Propostas" do Linx DMS Mobile em seu "tablet";
  • Será carrega uma única tela, apresentando uma lista à esquerda contendo todas as propostas em aberto, com um resumo das informações mais importantes para a tomada de decisão, como: <Data e Hora> da proposta, <Valor de Venda>, <Veículo> e <Filial>;

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