Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.



Painel
titleColor#FFB200
borderWidth1
titleBGColor#5B2E90
borderStylesolid
titleControle do Documento


Data da Atualização

 

Produto

Linx Ensino

AutorVarejo de Serviços - Qualidade





Itens Disponibilizados



Painel

Hoje, 22/02 (quinta-feira) realizamos mais uma atualização do Sistema Linx Ensino. A partir desta atualização esta versão do Sistema passará a atender dois métodos de ensino: Método Tradicional (modelo atual) e Método Flex (novo modelo implementado). A opção por um ou outro, ou mesmo ambos, definirá o comportamento que será adotado pelo sistema, no que diz respeito principalmente ao módulo pedagógico. A seguir detalharemos os itens disponibilizados.



Painel

Item 1: Métodos de Ensino (CURSOS MÉTODO TRADICIONAL E MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: Disponibilização de novo Parâmetro Pedagógico, que permitirá às Redes de Ensino indicar qual ou quais métodos de ensino são utilizados em sua operação pedagógica.


  • Os Métodos de Ensino definem como o Sistema se comportará em relação aos processos pedagógicos realizados no Sistema. A seguir apresentaremos informações relacionadas à nova opção de parametrização.


  • Para acessar esta opção basta seguir as instruções a seguir:

(1) Perfil “Administrador Sede”

(2) Menu “Parâmetros”

(3) Submenu “Pedagógicos”

(4) Seções "Método de Ensino" e "Tipo de Curso"



  • Método de Ensino:
  • Para esta opção serão apresentados dois valores possíveis: Tradicional e Flex. Caso necessite, a Rede poderá trabalhar com as duas opções. Para cada uma delas o sistema apresentará comportamentos específicos, conforme detalharemos a seguir.

    • Tradicional: neste Método de Ensino o sistema considera a alocação de alunos em grupos (turmas), que possuem características comuns tais como “curso”, periodicidade” e “carga horária”. Nesta modalidade os controles pedagógicos são feitos considerando-se o recurso “turma” (com sala de aula e professor associados).


      • No processo de vendas, isto é levado em consideração e, portanto, o aluno é alocado em um dos grupos/turmas do Curso contratado

 

      • Flex: neste Método de Ensino é o aluno quem define o seu ritmo de estudo definindo, entre as possibilidades de horários disponíveis na unidade, quais podem atender suas necessidades. O aluno define quais dias da semana e a carga horária que contratará, por Curso (esta modalidade permite ao aluno gerar sua própria grade de horários, dando-lhe flexibilidade, portanto, para definir o seu cronograma de aulas). Os controles pedagógicos são feitos por horário de aula e/ou individualmente por aluno, visto que alunos de diferentes cursos poderão compartilhar do mesmo espaço físico e horário, e cada um deles terá a sua posição individual de estudo e seu planejamento de aulas específico.

         IMPORTANTE: 

         

        • Nas parametrizações, ao desmarcar um método que já está em uso no Sistema, será apresentada a seguinte mensagem. O alerta serve para indicar que o método, por estar em uso, não poderá ser desabilitado (pelos impactos que causaria nos cadastros e processos já em andamento na unidade - turmas em andamento, alunos alocados em horários, entre outras informações)




  • De acordo com o método escolhido o sistema apresentará comportamentos específicos, conforme descrito a seguir:


  • Cadastro de Cursos:
    • Método Tradicional ou Método Flex: Quando a Rede opta por trabalhar somente com o método “Tradicional” ou somente com o “Flex” o sistema apresentará, no cadastro do curso, a tela que lhe permitirá efetuar o cadastro com as informações específicas por curso. É possível também definir se “A Rede oferta cursos de idiomas” (quando esta opção é apresentada o sistema apresenta no cadastro do curso a opção para indicar a qual idioma o mesmo se refere).

      Método Tradicional


      Método Flex:


    • Método Tradicional e Método Flex: Quando a Rede opta por trabalhar com os dois métodos de ensino, no cadastro do curso será apresentada a opção para que o usuário indique qual o método de ensino associado a ele.

      Método Tradicional e Flex:


      Ao selecionar a opção "Novo" na tela de "Cadastro de Curso" será apresentada a mensagem a seguir, para que o usuário informar qual o método de ensino associado ao curso que deseja cadastrar.







      Cadastro de Curso - Método Tradicional


      Cadastro de Curso - Método Flex

 

    • Além disso, na consulta de cursos cadastrados serão apresentados o filtro de pesquisa e coluna no resultado da pesquisa, indicando o método associado ao curso cadastrado.


Consulta de Cursos:

 

  • Venda de Cursos - Alocação

    • Método Tradicional: Para cursos do Método Tradicional, o processo de vendas considera a alocação do aluno em uma turma previamente cadastrada no Sistema (que satisfaça seu interesse – curso e horários desejados).

      • Neste momento da venda, são listadas todas as turmas com situação “Em formação” ou “Vigente” que ainda possuem disponibilidade de vaga (estas turmas já possuem um planejamento de aulas definido).

 

 

    • Método Flex: Para cursos do Método Flex, o processo de vendas considera a alocação do aluno em um horário escolhido por ele (de acordo com os horários de aula que a unidade pratica).

 

      • Notem que nesta situação o planejamento das aulas é definido no momento em que são informados a periodicidade da participação do aluno, professor e micro/posição individual de estudo associados ao aluno.

 


  • Controles Pedagógicos:


    • Método Tradicional: Para cursos do Método Tradicional, os processos pedagógicos são orientados às turmas, como por exemplo registro de aulas e presença/ausência, o cadastro de notas (avaliação dos alunos), impressão de planilhas de notas e boletins, mapa de horários de turmas, entre outros.


    • Método Flex: Para cursos do Método Flex, os processos pedagógicos são orientados ao aluno.

 

      • Disponibilizamos nesta versão do sistema controles específicos para acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados em cursos deste método, como por exemplo, o mapa de horários flex e o registro de presença/ausência.




Painel

Item 3: Parâmetros Pedagógicos – "Número de Faltas Consecutivas para retirada de Aluno em Micro/Horário" e "Carga Horária Padrão" (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: Disponibilização de novos “Parâmetros Pedagógicos” (ambiente SEDE), válido para cursos que utilizam o método “Flex”. Estas novas opções possibilitam à Franqueadora realizar as seguintes configurações.


  • Número de Faltas Consecutivas para retirada de Aluno em Micro/Horário: a partir desta opção é possível definir quantas faltas consecutivas são necessárias para que um aluno seja retirado do micro/ horário no qual ele está associado.


    • Para acessar esta opção basta seguir as instruções abaixo:

(1) Perfil “Pedagógico Sede”

(2) Menu “Parâmetros”

(3) Submenu “Pedagógicos”

 

    • Na seção “MÉTODO FLEX -NÚMERO DE FALTAS CONSECUTIVAS DE UM ALUNO PARA SER RETIRADO AUTOMATICAMENTE DO MICRO” (5) é apresentado um campo, para indicação desta informação.

 

    • Uma vez parametrizada esta informação, o sistema realizará a ação de retirada automática do aluno do micro/horário que ele está alocado.No momento em que for registrada a quantidade de faltas consecutivas, na tela de registro de presença/ausência (Cursos Flex) será apresentada mensagem indicando que o aluno foi retirado.


    • A partir deste momento, ele será apresentado no controle de Pendências Pedagógicas (Alunos sem micro).


  • Carga Horária Padrão: a partir desta opção é possível definir qual carga horária poderá ser apresentada por padrão, na tela de vendas de cursos, para aqueles que são do Método Flex..


    • Para acessar esta opção basta seguir as instruções abaixo:

(1) Perfil “Pedagógico Sede”

(2) Menu “Parâmetros”

(3) Submenu “Pedagógicos”

 

    • Na seção “MÉTODO FLEX -CARGA HORÁRIA PADRÃO” é apresentado um campo, para indicação desta informação. A informação cadastrada nesta campo será apresentada como padrão, na tela de venda, para cursos do Método Flex.



Painel

Item 4: Ajustes na Tela de Venda - Validação do campo “Professor” na tela de Vendas de Cursos do método Flex (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: Para Redes que trabalham com os Métodos de Ensino Flex e/ou Tradicional, na tela de vendas, para os cursos do Método Flex na seção "Alocação" o campo professor trará algumas validações especificas para alocação de horários.

 

  • Quando um professor estiver alocado em uma turma, para este horário não poderá ser utilizado em alocações para cursos do Método Flex (somente serão listados professores disponíveis)
  • Quando um professor estiver alocado em um horário para cursos do Método Flex, poderá ser alocado para um ou mais alunos, do mesmo horário (em cursos do Método Flex)




Painel

Item 5: Registro de Aulas – Tela de registro de presença/ausência e conteúdos (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: Disponibilização de tela específica para o Registro de realização de aulas e presença/ausência para alunos matriculados em cursos do Método Flex.


  • A opção em questão é apresentada somente para as Redes que trabalham com o Método Flex (parâmetro pedagógico disponível no ambiente da Franqueadora).

    • Esta opção encontra-se disponível no menu "Turmas", e é apresentada com o nome "Registro de Aula - Flex". Possui os seguintes filtros de consulta:

      (1) Data: por padrão o sistema apresenta a data vigente à consulta (e permite que sejam pesquisadas anteriores à atual)
      (2) Período: este campo apresenta o valor padrão "Todos", no entanto, permite ao usuário optar por um período de horários específico ( e )

      (3) Instrutor/Professor: este campo apresenta o valor padrão "Todos" quando o usuário logado NÃO é um professor, mas tem acesso à tela em questão. Quando o usuário logado possui a função professor, o sistema bloqueará este campo, permitindo que ele visualize somente as informações relacionadas aos horários e alunos que estão associados a ele.

      (4) Opção "Somente não preenchidos": ao marcar esta opção o sistema apresenta, para a consulta realizada, somente os alunos para os quais ainda não fora gravada a informação relacionada ao registro de aula e presença/ausência.



    • De acordo com o filtros selecionados para a pesquisa, serão apresentadas as seguintes informações no resultado da pesquisa: cada linha apresenta um aluno e os dados relacionados à lista presença.

      (5) Status atual: nesta coluna é possível identificar quais alunos já tiveram a lista de presença preenchida () e quais ainda não ().

      (6) Hora: esta coluna apresenta o horário da aula, associado ao aluno

      (7) Aluno: esta coluna apresenta o nome do aluno que possui aula na data e horário pesquisado

      (8) Curso: nesta coluna é apresentado o nome do curso no qual o aluno está matriculado e que possui aula na data e horário pesquisado

      (9) Atividade: neste coluna é apresentado o conteúdo previsto para a aula da data e horário pesquisado (esta informação é originada no "Planejamento de Aulas" , opção "Atividades Previstas"). Ao gravar uma aula como realizada o sistema, automaticamente, regista a aula realizada (a partir da prevista).

      (10) Lista de Chamada: a partir desta opção será possível indicar "Presença" ou "Falta" para os alunos que são apresentados no resultado da pesquisa

      (11) Botão "Gravar": para cada linha é apresentada a opção "Gravar", que grava a realização da aula somente para o usuário selecionado.

      (12) Botão "Gravar": ao fim da página também disponibilizamos o botão "Gravar", ele grava todas as informações da página, de uma única vez.




    • Após salvar os dados nesta tela o sistema apresentará a mensagem "Dados Gravados com Sucesso" e o ícone disponível na coluna (1) será atualizado.



Painel

Item 6: Tela de Vendas - Otimização de usabilidade (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: A tela de vendas, para cursos do Método Flex", apresenta particularidades relacionadas à alocação dos alunos. É no momento da venda que o usuário informa todos os dados relacionados à alocação do aluno, em uma horário do curso contrato. Para tornar mais ágil o processo de vendas foram disponibilizadas nesta tela as otimizações abaixo descritas.


  • Na tela de vendas, quando o curso for do Método Flex, na seção "Alocação" o campo “Carga Horária" apresentará a carga sugerida no parâmetro definido pela Franqueadora (ver item Item 3: Parâmetros Pedagógicos – "Número de Faltas Consecutivas para retirada de Aluno em Micro/Horário" e "Carga Horária Padrão" (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA) deste informativo de atualização).

    Tela de Vendas:


    Parametrização Pedagógica - SEDE:


  • O campo “início de vigência”, por padrão, apresentará a data atual (ao invés do campo vir vazio) e o usuário poderá ajustar de acordo com sua necessidade (considerando aqui, qual o primeiro dia de aula do aluno que será alocado no curso/horário para o qual está registrando a venda)



Painel

Item 7: Diário de Classe - Adequação de acesso (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: A opção “Diário de Classe”, atualmente disponível no menu “Turmas” e no cadastro de Turmas, passa a ser apresentada no Histórico Pedagógico do Aluno, sempre que o curso associado a ele for do Método Flex.


  • Para alunos matriculados em cursos do Método Flex a opção "Diário de Classe" passa a ser apresentada no Histórico Pedagógico do Aluno. A partir desta opção é apresentado o diário do aluno, para o curso/horário contratado (visualização de aulas previstas e realizadas).





Painel

Item 8: Planejamento/Cronograma de Aulas - Otimização de usabilidade (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: A opção “Planejamento”, atualmente disponível no menu “Turmas” e no cadastro de Turmas, passa a ser apresentada no Histórico Pedagógico do Aluno, sempre que o curso associado a ele for do Método Flex.


  • Para alunos matriculados em cursos do Método Flex a opção "Planejamento" passa a ser apresentada também no Histórico Pedagógico do Aluno. A partir desta opção é apresentado o planejamento de aulas do aluno, para o curso/horário contratado (visualização das datas de aula / cronograma de aulas).




Painel

Item 9: Consulta de Cursos - Ajuste de usabilidade (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: Quando a Rede trabalha com os métodos de ensino “tradicional” e “flex”, na consulta de cursos serão apresentados o filtro de consulta “método de ensino” e a coluna “método de ensino”, no resultado da pesquisa.


  • Na "Consulta de Cursos" (disponível nos ambientes SEDE e UNIDADE) serão apresentado novo filtro de pesquisa e coluna no resultado da pesquisa, indicando o método associado ao curso cadastrado (somente quando a Rede trabalhar com o Método Flex).


    Consulta de Cursos:



Painel

Item 10: Controle de Salas/Capacidade de Alocação - Adequações (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)

Descrição: Quando a rede trabalha com os dois Métodos de Ensino o sistema apresentará a opção para o cadastro de locais de aulas – sala de aula ou posição estudo individual .


  • Quando a rede trabalha com os dois Métodos de Ensino, ela poderá optar por cadastrar os locais para realização de aula considerando "Sala" de Aula (utilizado para o Método Tradicional) e "Posição Individual de Estudo (utilizado para o Método Flex). Para acessar a tela de cadastros o usuário deverá acessar a opção "Sala", disponível no menu "Turmas" e perfil "OP".


  • A tela de consulta permitirá ao usuário consultar todas as salas cadastradas e /ou as posições de estudo (notem que, neste caso, temos a disposição o filtro "Tipo", que se encarregará de filtrar as informações conforme solicitado na pesquisa). Por padrão, a opção "ambos" é apresentada.



  • O cadastro de Salas continua sendo feito como é atualmente (são solicitadas as informações relacionadas ao código e nome da sala, além de sua capacidade).

    Cadastro de Salas


  • Para o cadastro de "Posição Individual de Estudo" (micro, posição ocupada pelo aluno em um laboratório de aulas, entre outras alocações) o sistema solicitará informações relacionadas ao código e nome que será dado ao local (por padrão, o campo capacidade será preenchido com o valor "1" - posição individual).

    Posição Individual de Estudo: