Data da Atualização |
|
---|---|
Produto | Linx Ensino |
Autor | Varejo de Serviços - Qualidade |
Itens Disponibilizados
Hoje, 22/02 (quinta-feira) realizamos mais uma atualização do Sistema Linx Ensino. A partir desta atualização esta versão do Sistema passará a atender dois métodos de ensino: Método Tradicional (modelo atual) e Método Flex (novo modelo implementado). A opção por um ou outro, ou mesmo ambos, definirá o comportamento que será adotado pelo sistema, no que diz respeito principalmente ao módulo pedagógico. A seguir detalharemos os itens disponibilizados.
Item 1: Métodos de Ensino (CURSOS MÉTODO TRADICIONAL E MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: Disponibilização de novo Parâmetro Pedagógico, que permitirá às Redes de Ensino indicar qual ou quais métodos de ensino são utilizados em sua operação pedagógica.
- Os Métodos de Ensino definem como o Sistema se comportará em relação aos processos pedagógicos realizados no Sistema. A seguir apresentaremos informações relacionadas à nova opção de parametrização.
- Para acessar esta opção basta seguir as instruções a seguir:
(1) Perfil “Administrador Sede”
(2) Menu “Parâmetros”
(3) Submenu “Pedagógicos”
(4) Seções "Método de Ensino" e "Tipo de Curso"
- Método de Ensino:
- Para esta opção serão apresentados dois valores possíveis: Tradicional e Flex. Caso necessite, a Rede poderá trabalhar com as duas opções. Para cada uma delas o sistema apresentará comportamentos específicos, conforme detalharemos a seguir.
- Tradicional: neste Método de Ensino o sistema considera a alocação de alunos em grupos (turmas), que possuem características comuns tais como “curso”, periodicidade” e “carga horária”. Nesta modalidade os controles pedagógicos são feitos considerando-se o recurso “turma” (com sala de aula e professor associados).
- No processo de vendas, isto é levado em consideração e, portanto, o aluno é alocado em um dos grupos/turmas do Curso contratado
- Flex: neste Método de Ensino é o aluno quem define o seu ritmo de estudo definindo, entre as possibilidades de horários disponíveis na unidade, quais podem atender suas necessidades. O aluno define quais dias da semana e a carga horária que contratará, por Curso (esta modalidade permite ao aluno gerar sua própria grade de horários, dando-lhe flexibilidade, portanto, para definir o seu cronograma de aulas). Os controles pedagógicos são feitos por horário de aula e/ou individualmente por aluno, visto que alunos de diferentes cursos poderão compartilhar do mesmo espaço físico e horário, e cada um deles terá a sua posição individual de estudo e seu planejamento de aulas específico.
IMPORTANTE:
- Nas parametrizações, ao desmarcar um método que já está em uso no Sistema, será apresentada a seguinte mensagem. O alerta serve para indicar que o método, por estar em uso, não poderá ser desabilitado (pelos impactos que causaria nos cadastros e processos já em andamento na unidade - turmas em andamento, alunos alocados em horários, entre outras informações)
- Nas parametrizações, ao desmarcar um método que já está em uso no Sistema, será apresentada a seguinte mensagem. O alerta serve para indicar que o método, por estar em uso, não poderá ser desabilitado (pelos impactos que causaria nos cadastros e processos já em andamento na unidade - turmas em andamento, alunos alocados em horários, entre outras informações)
- Flex: neste Método de Ensino é o aluno quem define o seu ritmo de estudo definindo, entre as possibilidades de horários disponíveis na unidade, quais podem atender suas necessidades. O aluno define quais dias da semana e a carga horária que contratará, por Curso (esta modalidade permite ao aluno gerar sua própria grade de horários, dando-lhe flexibilidade, portanto, para definir o seu cronograma de aulas). Os controles pedagógicos são feitos por horário de aula e/ou individualmente por aluno, visto que alunos de diferentes cursos poderão compartilhar do mesmo espaço físico e horário, e cada um deles terá a sua posição individual de estudo e seu planejamento de aulas específico.
- De acordo com o método escolhido o sistema apresentará comportamentos específicos, conforme descrito a seguir:
- Cadastro de Cursos:
- Método Tradicional ou Método Flex: Quando a Rede opta por trabalhar somente com o método “Tradicional” ou somente com o “Flex” o sistema apresentará, no cadastro do curso, a tela que lhe permitirá efetuar o cadastro com as informações específicas por curso. É possível também definir se “A Rede oferta cursos de idiomas” (quando esta opção é apresentada o sistema apresenta no cadastro do curso a opção para indicar a qual idioma o mesmo se refere).
Método Tradicional
Método Flex: - Método Tradicional e Método Flex: Quando a Rede opta por trabalhar com os dois métodos de ensino, no cadastro do curso será apresentada a opção para que o usuário indique qual o método de ensino associado a ele.
Método Tradicional e Flex:
Ao selecionar a opção "Novo" na tela de "Cadastro de Curso" será apresentada a mensagem a seguir, para que o usuário informar qual o método de ensino associado ao curso que deseja cadastrar.
Cadastro de Curso - Método Tradicional
Cadastro de Curso - Método Flex
- Método Tradicional ou Método Flex: Quando a Rede opta por trabalhar somente com o método “Tradicional” ou somente com o “Flex” o sistema apresentará, no cadastro do curso, a tela que lhe permitirá efetuar o cadastro com as informações específicas por curso. É possível também definir se “A Rede oferta cursos de idiomas” (quando esta opção é apresentada o sistema apresenta no cadastro do curso a opção para indicar a qual idioma o mesmo se refere).
- Além disso, na consulta de cursos cadastrados serão apresentados o filtro de pesquisa e coluna no resultado da pesquisa, indicando o método associado ao curso cadastrado.
Consulta de Cursos:
- Venda de Cursos - Alocação
- Método Tradicional: Para cursos do Método Tradicional, o processo de vendas considera a alocação do aluno em uma turma previamente cadastrada no Sistema (que satisfaça seu interesse – curso e horários desejados).
- Neste momento da venda, são listadas todas as turmas com situação “Em formação” ou “Vigente” que ainda possuem disponibilidade de vaga (estas turmas já possuem um planejamento de aulas definido).
- Neste momento da venda, são listadas todas as turmas com situação “Em formação” ou “Vigente” que ainda possuem disponibilidade de vaga (estas turmas já possuem um planejamento de aulas definido).
- Método Tradicional: Para cursos do Método Tradicional, o processo de vendas considera a alocação do aluno em uma turma previamente cadastrada no Sistema (que satisfaça seu interesse – curso e horários desejados).
- Método Flex: Para cursos do Método Flex, o processo de vendas considera a alocação do aluno em um horário escolhido por ele (de acordo com os horários de aula que a unidade pratica).
- Método Flex: Para cursos do Método Flex, o processo de vendas considera a alocação do aluno em um horário escolhido por ele (de acordo com os horários de aula que a unidade pratica).
- Notem que nesta situação o planejamento das aulas é definido no momento em que são informados a periodicidade da participação do aluno, professor e micro/posição individual de estudo associados ao aluno.
- Controles Pedagógicos:
- Método Tradicional: Para cursos do Método Tradicional, os processos pedagógicos são orientados às turmas, como por exemplo registro de aulas e presença/ausência, o cadastro de notas (avaliação dos alunos), impressão de planilhas de notas e boletins, mapa de horários de turmas, entre outros.
- Método Tradicional: Para cursos do Método Tradicional, os processos pedagógicos são orientados às turmas, como por exemplo registro de aulas e presença/ausência, o cadastro de notas (avaliação dos alunos), impressão de planilhas de notas e boletins, mapa de horários de turmas, entre outros.
- Método Flex: Para cursos do Método Flex, os processos pedagógicos são orientados ao aluno.
- Disponibilizamos nesta versão do sistema controles específicos para acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados em cursos deste método, como por exemplo, o mapa de horários flex e o registro de presença/ausência.
- Disponibilizamos nesta versão do sistema controles específicos para acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados em cursos deste método, como por exemplo, o mapa de horários flex e o registro de presença/ausência.
Item 3: Parâmetros Pedagógicos – "Número de Faltas Consecutivas para retirada de Aluno em Micro/Horário" e "Carga Horária Padrão" (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: Disponibilização de novos “Parâmetros Pedagógicos” (ambiente SEDE), válido para cursos que utilizam o método “Flex”. Estas novas opções possibilitam à Franqueadora realizar as seguintes configurações.
- Número de Faltas Consecutivas para retirada de Aluno em Micro/Horário: a partir desta opção é possível definir quantas faltas consecutivas são necessárias para que um aluno seja retirado do micro/ horário no qual ele está associado.
- Para acessar esta opção basta seguir as instruções abaixo:
(1) Perfil “Pedagógico Sede”
(2) Menu “Parâmetros”
(3) Submenu “Pedagógicos”
- Na seção “MÉTODO FLEX -NÚMERO DE FALTAS CONSECUTIVAS DE UM ALUNO PARA SER RETIRADO AUTOMATICAMENTE DO MICRO” (5) é apresentado um campo, para indicação desta informação.
- Uma vez parametrizada esta informação, o sistema realizará a ação de retirada automática do aluno do micro/horário que ele está alocado.No momento em que for registrada a quantidade de faltas consecutivas, na tela de registro de presença/ausência (Cursos Flex) será apresentada mensagem indicando que o aluno foi retirado.
- A partir deste momento, ele será apresentado no controle de Pendências Pedagógicas (Alunos sem micro).
- Carga Horária Padrão: a partir desta opção é possível definir qual carga horária poderá ser apresentada por padrão, na tela de vendas de cursos, para aqueles que são do Método Flex..
- Para acessar esta opção basta seguir as instruções abaixo:
(1) Perfil “Pedagógico Sede”
(2) Menu “Parâmetros”
(3) Submenu “Pedagógicos”
- Na seção “MÉTODO FLEX -CARGA HORÁRIA PADRÃO” é apresentado um campo, para indicação desta informação. A informação cadastrada nesta campo será apresentada como padrão, na tela de venda, para cursos do Método Flex.
- Na seção “MÉTODO FLEX -CARGA HORÁRIA PADRÃO” é apresentado um campo, para indicação desta informação. A informação cadastrada nesta campo será apresentada como padrão, na tela de venda, para cursos do Método Flex.
Item 4: Ajustes na Tela de Venda - Validação do campo “Professor” na tela de Vendas de Cursos do método Flex (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: Para Redes que trabalham com os Métodos de Ensino Flex e/ou Tradicional, na tela de vendas, para os cursos do Método Flex na seção "Alocação" o campo professor trará algumas validações especificas para alocação de horários.
- Quando um professor estiver alocado em uma turma, para este horário não poderá ser utilizado em alocações para cursos do Método Flex (somente serão listados professores disponíveis)
- Quando um professor estiver alocado em um horário para cursos do Método Flex, poderá ser alocado para um ou mais alunos, do mesmo horário (em cursos do Método Flex)
Item 5: Registro de Aulas – Tela de registro de presença/ausência e conteúdos (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: Disponibilização de tela específica para o Registro de realização de aulas e presença/ausência para alunos matriculados em cursos do Método Flex.
- A opção em questão é apresentada somente para as Redes que trabalham com o Método Flex (parâmetro pedagógico disponível no ambiente da Franqueadora).
- Esta opção encontra-se disponível no menu "Turmas", e é apresentada com o nome "Registro de Aula - Flex". Possui os seguintes filtros de consulta:
(1) Data: por padrão o sistema apresenta a data vigente à consulta (e permite que sejam pesquisadas anteriores à atual)
(2) Período: este campo apresenta o valor padrão "Todos", no entanto, permite ao usuário optar por um período de horários específico (, e )
(3) Instrutor/Professor: este campo apresenta o valor padrão "Todos" quando o usuário logado NÃO é um professor, mas tem acesso à tela em questão. Quando o usuário logado possui a função professor, o sistema bloqueará este campo, permitindo que ele visualize somente as informações relacionadas aos horários e alunos que estão associados a ele.
(4) Opção "Somente não preenchidos": ao marcar esta opção o sistema apresenta, para a consulta realizada, somente os alunos para os quais ainda não fora gravada a informação relacionada ao registro de aula e presença/ausência.
- De acordo com o filtros selecionados para a pesquisa, serão apresentadas as seguintes informações no resultado da pesquisa: cada linha apresenta um aluno e os dados relacionados à lista presença.
(5) Status atual: nesta coluna é possível identificar quais alunos já tiveram a lista de presença preenchida () e quais ainda não ().
(6) Hora: esta coluna apresenta o horário da aula, associado ao aluno
(7) Aluno: esta coluna apresenta o nome do aluno que possui aula na data e horário pesquisado
(8) Curso: nesta coluna é apresentado o nome do curso no qual o aluno está matriculado e que possui aula na data e horário pesquisado
(9) Atividade: neste coluna é apresentado o conteúdo previsto para a aula da data e horário pesquisado (esta informação é originada no "Planejamento de Aulas" , opção "Atividades Previstas"). Ao gravar uma aula como realizada o sistema, automaticamente, regista a aula realizada (a partir da prevista).
(10) Lista de Chamada: a partir desta opção será possível indicar "Presença" ou "Falta" para os alunos que são apresentados no resultado da pesquisa
(11) Botão "Gravar": para cada linha é apresentada a opção "Gravar", que grava a realização da aula somente para o usuário selecionado.
(12) Botão "Gravar": ao fim da página também disponibilizamos o botão "Gravar", ele grava todas as informações da página, de uma única vez. - Após salvar os dados nesta tela o sistema apresentará a mensagem "Dados Gravados com Sucesso" e o ícone disponível na coluna (1) será atualizado.
- Esta opção encontra-se disponível no menu "Turmas", e é apresentada com o nome "Registro de Aula - Flex". Possui os seguintes filtros de consulta:
Item 6: Tela de Vendas - Otimização de usabilidade (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: A tela de vendas, para cursos do Método Flex", apresenta particularidades relacionadas à alocação dos alunos. É no momento da venda que o usuário informa todos os dados relacionados à alocação do aluno, em uma horário do curso contrato. Para tornar mais ágil o processo de vendas foram disponibilizadas nesta tela as otimizações abaixo descritas.
- Na tela de vendas, quando o curso for do Método Flex, na seção "Alocação" o campo “Carga Horária" apresentará a carga sugerida no parâmetro definido pela Franqueadora (ver item Item 3: Parâmetros Pedagógicos – "Número de Faltas Consecutivas para retirada de Aluno em Micro/Horário" e "Carga Horária Padrão" (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA) deste informativo de atualização).
Tela de Vendas:
Parametrização Pedagógica - SEDE:
- O campo “início de vigência”, por padrão, apresentará a data atual (ao invés do campo vir vazio) e o usuário poderá ajustar de acordo com sua necessidade (considerando aqui, qual o primeiro dia de aula do aluno que será alocado no curso/horário para o qual está registrando a venda)
Item 7: Diário de Classe - Adequação de acesso (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: A opção “Diário de Classe”, atualmente disponível no menu “Turmas” e no cadastro de Turmas, passa a ser apresentada no Histórico Pedagógico do Aluno, sempre que o curso associado a ele for do Método Flex.
- Para alunos matriculados em cursos do Método Flex a opção "Diário de Classe" passa a ser apresentada no Histórico Pedagógico do Aluno. A partir desta opção é apresentado o diário do aluno, para o curso/horário contratado (visualização de aulas previstas e realizadas).
Item 8: Planejamento/Cronograma de Aulas - Otimização de usabilidade (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: A opção “Planejamento”, atualmente disponível no menu “Turmas” e no cadastro de Turmas, passa a ser apresentada no Histórico Pedagógico do Aluno, sempre que o curso associado a ele for do Método Flex.
- Para alunos matriculados em cursos do Método Flex a opção "Planejamento" passa a ser apresentada também no Histórico Pedagógico do Aluno. A partir desta opção é apresentado o planejamento de aulas do aluno, para o curso/horário contratado (visualização das datas de aula / cronograma de aulas).
Item 9: Consulta de Cursos - Ajuste de usabilidade (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: Quando a Rede trabalha com os métodos de ensino “tradicional” e “flex”, na consulta de cursos serão apresentados o filtro de consulta “método de ensino” e a coluna “método de ensino”, no resultado da pesquisa.
- Na "Consulta de Cursos" (disponível nos ambientes SEDE e UNIDADE) serão apresentado novo filtro de pesquisa e coluna no resultado da pesquisa, indicando o método associado ao curso cadastrado (somente quando a Rede trabalhar com o Método Flex).
Consulta de Cursos:
Item 10: Controle de Salas/Capacidade de Alocação - Adequações (CURSOS MÉTODO FLEX/INTERATIVA)
Descrição: Quando a rede trabalha com os dois Métodos de Ensino o sistema apresentará a opção para o cadastro de locais de aulas – sala de aula ou posição estudo individual .
- Quando a rede trabalha com os dois Métodos de Ensino, ela poderá optar por cadastrar os locais para realização de aula considerando "Sala" de Aula (utilizado para o Método Tradicional) e "Posição Individual de Estudo (utilizado para o Método Flex). Para acessar a tela de cadastros o usuário deverá acessar a opção "Sala", disponível no menu "Turmas" e perfil "OP".
- A tela de consulta permitirá ao usuário consultar todas as salas cadastradas e /ou as posições de estudo (notem que, neste caso, temos a disposição o filtro "Tipo", que se encarregará de filtrar as informações conforme solicitado na pesquisa). Por padrão, a opção "ambos" é apresentada.
- O cadastro de Salas continua sendo feito como é atualmente (são solicitadas as informações relacionadas ao código e nome da sala, além de sua capacidade).
Cadastro de Salas
- Para o cadastro de "Posição Individual de Estudo" (micro, posição ocupada pelo aluno em um laboratório de aulas, entre outras alocações) o sistema solicitará informações relacionadas ao código e nome que será dado ao local (por padrão, o campo capacidade será preenchido com o valor "1" - posição individual).
Posição Individual de Estudo: