Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.




Através do acesso à rotina de

Onde você está?

Faturamento - Microvix > Venda Fácil > Venda Fácil via Mobile



O Venda Fácil via Mobile irá contemplar as mesmas funcionalidades que o Venda Fácil via Web. O Venda Fácil simplifica o processo de venda do produto ou serviço e você realiza a emissão de notas fiscais de maneira fácil e rápida.

Com o Venda Fácil via Mobile, será possível efetivar vendas em qualquer ponto da loja emitindo NF-es ou NFC-es, o que agiliza o processo de venda e traz praticidade ao lojista.

Nota
titleNota

O tipo de documento emitido dependerá do Estado em que está localizada a empresa.

Executando a Rotina

Ao acessar a rotina em: https://vendafacil.microvix.com.br será exibida a página de login para que sejam informados usuário e senha para acesso.

Image Removed

Login

Dica
titleDica

Para visualizar as informações do fluxo de funcionamento do Venda Fácil Mobile, expanda os grupos abaixo.

Expandir
titlePreferências

No primeiro login será possível definir preferências para a rotina. Assim, não será necessário em cada acesso definir os dados da venda. Para usuários Android, ao acessar, o sistema solicitará que sejam definidas as preferências. 

Image Removed

Acesso via Android

Já para usuários IOS, para defini-las basta acessar o menu lateral e clicar em "Configurações".

Image Removed Image RemovedImage Removed

Acesso via IOS

Na página de preferências será possível definir as seguintes informações:

  • Vendedor;
  • Tipo de Venda: NF-e ou NFC-e;
  • Natureza de operação;
  • Série: para o tipo NFC-e serão exibidas somente as séries que não estejam associadas a uma estação do Linx Microvix POS. Para o tipo NF-e serão exibidas apenas as séries que estejam configuradas com numeração automática;
  • Depósito;
  • Tabela de preço.

Image Removed

Definir preferências

Expandir
titleMenu Lateral

No Menu Lateral estão centralizados todos os recursos do Venda Fácil Mobile, para visualizá-los basta clicar no ícone Image Removed disponível na tela inicial.

Image Removed Image Removed

Menu lateral

Expandir
titleEmissão de NFC-e

Emissão de NFC-e

Após definir o tipo de emissão "NFC-e" nas preferências, na página principal será possível inserir os itens através da pesquisa de item (Image Removed) ou da leitura do código de barras (Image Removed) por meio da câmera do aparelho.

Image RemovedImage RemovedImage RemovedImage Removed

Inserir itens

Dica
titleDica
  • A emissão de NFC-e pode ser realizada diretamente ao consumidor final, no entanto, para inserir um cliente específico basta clicar no botão "Consumidor Final" e buscar pelo cadastro desejado;

  • Para remover um determinado produto basta clicar no ícone Image Removed;

  • Para alterar a quantidade basta clicar sobre o campo e definir o valor;

  • Ao final da listagem o campo "Itens" determinará a quantidade de itens diferentes inseridos;

  • O botão "Cancelar" abortará a operação.

  • Marcando a opção Somente Produtos com Saldo, serão exibidos apenas os produtos com saldo positivo em depósito;

  • Mesmo que o parâmetro Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque em Empresas > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Subgrupo Nota Fiscal esteja desmarcado, a listagem ainda irá exibir apenas produtos com saldo em estoque.

Após a inclusão de itens será possível gerar uma pré-venda. Ao acionar o botão será apresentada a página de pagamento para que sejam definidas as informações e o documento gravado;

Image Removed Image Removed

Pré-venda/DAV gerada

Ao optar por finalizar o documento diretamente, clicando em "Finalizar" deverão ser definidas as formas de pagamento e/ou acréscimos e descontos.

Image Removed

Página de pagamento

Para definir acréscimos ou descontos, antes de inserir as formas de pagamento, é necessário acessar opção de "Detalhes". Através do ícone Image Removed será possível adicionar valores de desconto, seguro, outras despesas e frete.

Image Removed Image Removed

Inserir informações de acréscimo e desconto

Nota
titleNota

Estas informações somente poderão ser configuradas se o pagamento não for definido, do contrário ao acessar os detalhes será exibido o ícone Image Removed e não será permitida a edição.

Image Removed

Edição bloqueada

Após inserir acréscimos e descontos, é possível informar os planos de pagamento que serão utilizados na venda. O sistema aceita múltiplos planos, desta forma, ao adicioná-los ele realizará o cálculo até que o valor total esteja completo. 

Image Removed

Planos adicionados

Dica
titleDica
  • Para remover uma forma de pagamento adicionada, basta clicar no íconeImage Removed;

  • As opções de pagamento aceitas no venda fácil serão apenas dinheiro, crédito e débito.

Ao clicar novamente em "Finalizar", a nota será gerada e autorizada. 

Image Removed Image Removed

Finalizar nota

Nota
titleNota

Para que a autorização da NFC-e ocorra é importante a contratação do MID-e junto à Linx e verificar se o cadastro no MID-e Central está correto.

Assim que a nota for autorizada será possível enviá-la ou imprimi-la. 

Image Removed Image Removed

Enviar e imprimir DANFE

Nota
titleNota

Todas as informações de acréscimos e descontos serão apresentados no DANFE ao realizar a impressão.

Expandir
titleEmissão de NF-e

Emissão de NF-e

Após definir o tipo de emissão "NF-e" nas preferências, na página principal será possível definir o cliente e inserir os itens através da pesquisa de item (Image Removed) ou da leitura do código de barras (Image Removed) por meio da câmera do aparelho.

Image Removed Image Removed Image Removed

Inserir itens

Dica
titleDica
  • Para a emissão de NF-e é obrigatório informar um cliente válido, para inseri-lo basta clicar no botão "Consumidor Final" (Image Removed) e pesquisar pelo cadastro desejado;

  • Para remover um determinado produto basta clicar no ícone Image Removed;

  • Para alterar a quantidade basta clicar sobre o campo e definir o valor;

  • Ao final da listagem o campo "Itens" determinará a quantidade de itens diferentes inseridos;

  • O botão "Cancelar" abortará a operação.

  • Marcando a opção Somente Produtos com Saldo, serão exibidos apenas os produtos com saldo positivo em depósito;

  • Mesmo que o parâmetro Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque em Empresas > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Subgrupo Nota Fiscal esteja desmarcado, a listagem ainda irá exibir apenas produtos com saldo em estoque.

Após a inclusão de itens será possível gerar uma pré-venda. Ao acionar o botão será apresentada a página de pagamento para que sejam definidas as informações e o documento gravado;

Image Removed Image Removed

Pré-venda/DAV gerada

Ao optar por finalizar o documento diretamente, clicando em "Finalizar" será possível definir as formas de pagamento e/ou acréscimos e descontos através do botão "Detalhes". Para definir acréscimos ou descontos, antes de inserir as formas de pagamento, é necessário clicar no ícone Image Removed para adicionar os valores de desconto, seguro, outras despesas e frete.

Image RemovedImage Removed Image Removed

Inserir informações de acréscimo e desconto

Nota
titleNota

Estas informações somente poderão ser configuradas se o pagamento não for definido, do contrário ao acessar os detalhes será exibido o ícone Image Removed e não será permitida a edição.

Image Removed

Edição bloqueada

Após inserir acréscimos e descontos, é possível informar os planos de pagamento que serão utilizados para o pagamento da venda. O sistema aceita múltiplos planos, desta forma, ao adicioná-los ele realizará o cálculo até que o valor total esteja completo. 

Image Removed

Planos adicionados

Dica
titleDica
  • Para remover uma forma de pagamento adicionada, basta clicar no íconeImage Removed;

  • As opções de pagamento aceitas no venda fácil serão apenas dinheiro, crédito e débito.

Ao clicar novamente em "Finalizar", a nota será gerada e autorizada. 

Image Removed Image Removed

Finalizar nota

Assim que a nota for autorizada será possível enviá-la ou imprimi-la. 

Image Removed Image Removed

Enviar e imprimir DANFE

Expandir
titleProdutos com Serial

É possível realizar uma venda com produtos que possuem controle serial. Após a inserção eles será apresentado o link "Seriais".

Image Removed Image Removed

Inserção de itens com serial

Ao acessar o link será exibida uma nova janela para seleção do serial do produto. É possível associar um ou mais controles para o mesmo produto.

Image Removed Image Removed

Seleção dos controles

Nota
titleNota

Mesmo que seja selecionado somente um produto, a quantidade será registrada de acordo com o número de seriais inclusos.

Também é possível inserir o serial do produto pela leitura do código de barras (Image Removed) por meio da câmera do aparelho. Após selecionar todos os seriais, basta clicar em Finalizar ou Pré-Venda.

Pré-Venda

Caso seja selecionada a opção pré-venda, uma mensagem será exibida informando que o produto com serial não será gravado para uma venda futura.

Image Removed

Seriais não gravados na pré-venda

Ao clicar em Fechar será exibida a tela de pagamento para que a pré-venda seja gravada.

Finalização da Pré-Venda

Ao selecionar uma pré-venda com o produto com serial e clicar em Efetivar serão exibidas as informações sobre validações fiscais e os produtos. Neste momento, será necessário realizar o vínculo com o serial do produto, para tanto, basta expandir o grupo de Produtos e selecionar a opção Seriais.

Image Removed Image Removed Image Removed

Seleção da pré-venda e vínculo de serial

Caso sejam inseridos seriais que não estavam na pré-venda, o sistema irá impedir de prosseguir e será exibido o seguinte alerta.

Image Removed

Alerta não permitindo inserir mais seriais

Após inserir os seriais, basta salvar as informações e em seguida Efetivar a pré-venda para que a nota fiscal seja gerada.

Expandir
titleLink de Pagamento - Linx Pay

O Link de Pagamento é uma solução que permite o pagamento de compras online, isentando ao estabelecimento a necessidade de envio de uma máquina de cartão no momento da entrega do produto ou da solicitação de dados do cartão por telefone. Desta forma, após a compra, é possível que o lojista encaminhe ao cliente (via WhatsApp, e-mail, etc) o link para que o pagamento seja efetivado. Ao utilizar este recurso será possível agregar maior agilidade, segurança e facilidade ao processo de venda remota. 

Aviso
titleImportante

O Link de Pagamento é um recurso da solução Linx Pay, portanto para que esteja disponível para sua empresa faz-se necessária a contratação junto ao setor Comercial da Linx.

Após a contratação do recurso, através do Venda Fácil Mobile será possível gerar o link de pagamento para as vendas realizadas remotamente. Para tanto,é necessário que sejam seguidos os seguintes critérios:

  • O link somente será disponibilizado para geração de Pré-Venda;
  • A forma de pagamento utilizada deve ser cartão de crédito.

Desta forma, após a inserção dos itens, ao selecionar a opção Pré-Venda será exibida a página de pagamento, neste momento deve ser adicionada a forma "Cartão de Crédito" para que a opção "Gerar Link de Pagamento" seja habilitada.

Image Removed Image Removed

Gerar pré-venda com link de pagamento

Nota
titleNota
  • Caso a empresa não tenha contratado a solução, a opção será exibida, porém desabilitada;
  • Não será possível gerar o link para outras formas de pagamento diferentes de cartão de crédito;
  • Não será possível geral o link para vendas com múltiplas formas de pagamento.

Ao finalizar, o documento será gerado e serão disponibilizadas as opções para compartilhamento:

Image Removed

Documento gerado

  • Copiar: efetua a cópia do link;
  • WhatsApp: disponibiliza o link para compartilhamento via aplicativo;
  • E-mail: envia o link para o e-mail configurado no cadastro do cliente.

Observações

  • O link ficará disponível por duas horas e será desabilitado posteriormente;
  • O link será gerado por empresa;
  • O cadastro e configuração do CNPJ para o link será realizado pela equipe do Linx Pay;
  • Quando o link expirar será possível verificar esta informações no Resumo do DAV;
  • Ao cancelar uma pré-venda o mesmo ocorrerá com o link;
  • Ao efetivar o pagamento do link a Pré-Venda/DAV vinculada também será listada com o status "paga".

Pagamento

Ao acessar o link serão exibidos dos dados da venda e a opção "Cartão de Crédito" para que sejam informados os dados de pagamento.

Image Removed

Informações da venda

Image Removed

Dados do cartão

Nota
titleNota

O pagamento deve ser efetuado em até 5 minutos, o contrário a sessão será expirada e o link deverá ser acessado novamente.

Efetivação da Venda

Para concluir o processo e finalizar a venda, após o pagamento do link, ela deverá ser efetivada em Pré-venda > Resumo do DAV (Image Removed). Caso o status do pagamento esteja como "Autorizado", ao clicar em "Efetivar" devem ser definidos os dados para finalização, ao salvar a nota será gerada e o processo concluído.

Image Removed Image Removed Image Removed Image Removed

Processo de efetivação de venda

Dica
titleDica
  • Para mais informações sobre as particularidades do link de pagamento, clique aqui.
  • Caso o status do pagamento esteja diferente de "autorizado" não será possível efetivar a venda.
Expandir
titleDivergências

Divergências

Durante a inserção de itens, poderão ocorrer as seguintes divergências:

  • Código de barras, NCM ou CEST: caso um destes códigos não esteja configurado o sistema emitirá o alerta abaixo e permitirá ao usuário optar por corrigir ou não o problema. Ao clicar em "Sim, desejo" será possível expandir a mensagem e acessar um link para definir as informações corretamente. 

Image Removed Image Removed

Alerta de divergência Código de barras, NCM e CEST

  • Configuração tributária: ao inserir um item que possua divergência de configuração tributária o alerta abaixo será exibido, ao clicar sobre ele o sistema indicará o motivo e será necessário acessar o Microvix ERP para a correção do problema. 

Image Removed Image Removed

Alerta de divergência de configuração tributária

Expandir
titlePré-Venda

Através do botão "Pré-venda" disponível no menu lateral do Venda Fácil Mobile será possível visualizar a listagem de pré-vendas geradas. 

Image Removed Image Removed

Listagem

Ao acessar serão exibidos as pré-vendas geradas nos últimos 7 dias, para refinar a listagem, basta utilizar o botão "Busca Avançada" e serão apresentados os seguintes filtros: 

  • Cliente;
  • Data inicial e final;
  • Número: correspondente a venda realizada;
  • Status: para empresas que possuem a funcionalidade de Link de Pagamento contratada, serão exibidos os seguintes status: aguardando, capturada, cancelada, pré-autorizada, autorizado, verificando cartão e não autorizada;
  • Canceladas: ao marcar esta opção serão apresentados os documentos cancelados, porém nenhuma ação poderá ser tomada sobre eles. 

Image Removed

Busca avançada

Detalhamento de Pré-Venda

Ao clicar no ícone Image Removed presente na listagem será exibido o detalhamento do documento em questão. Poderão ser consultadas as seguintes informações:

  • Número do documento;
  • Cliente;
  • Origem: POS ou Venda Fácil;
  • Data;
  • Valor do Frete
  • Valor Desconto;
  • Valor Total;
  • Status Pagamento Link;
  • Data Expiração;
  • Produtos;
  • Pagamentos: formas de pagamento utilizadas no documento.
  • Cancelar: efetua o cancelamento do documento em questão;
  • Efetivar: finaliza a venda normalmente.

Image Removed

Detalhamento

Nota
titleNota

Sobre as opções de Link de Pagamento:

  • Para que estejam disponível é necessário a contratação da solução Linx Pay;
  • A efetivação do DAV com link de pagamento seguirá as seguintes observações:
    • Caso esteja com status "pago" a finalização ocorrerá normalmente;
    • Caso o link ainda não tenha sido utilizado será exibido um alerta solicitando a confirmação do usuário. Em caso de afirmativa, o link será inativado.

Image Removed

Alerta

Expandir
titleCadastrar Cliente

Através da opção "Cadastrar Cliente" disponível no menu lateral é possível efetuar o cadastro de um novo cliente para utilização na venda. Será necessário informar: CPF/CNPJ, Nome/Razão Social, Endereço (CEP, Logradouro, Número, Complemento, Bairro, Cidade e UF) e Contato. 

Image Removed Image Removed

Cadastro de cliente

Expandir
titleVendas do Dia

Relatório de Vendas do Dia

Na opção "Vendas do Dia" disponível no menu lateral será possível visualizar a listagem de vendas efetuadas no dia, assim como, as informações de PA - Peças por Atendimento, TM - Ticket Médio e PM - Preço Médio para acompanhamento do vendedor. 

Image Removed

Listagem de vendas do dia

Na listagem será possível visualizar o número da nota gerada, o horário e o total. Para a NFC-e ainda será possível cancelar, imprimir ou enviar a nota emitida. Ao clicar no ícone de cancelamento (Image Removed), será preciso confirmar a operação clicando em "SIM" e a venda será exibida como cancelada.

Image Removed Image Removed

Cancelamento de venda

Para saber mais detalhes sobre todas as funcionalidades disponíveis no VF, acesse nosso manual principal clicando aqui.


Aviso
titleImportante!

Para ter o Venda Fácil disponível para o Mobile, será necessário entrar em contato com um Consultor de Vendas da Linx e adquirir a opção. 


Nota
titleNota
  • Para que esteja disponível, é necessário que a permissão Cadastro de Notas Fiscais esteja habilitada, acesse as permissões do usuário em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais de Nota Fiscal.
  • O tipo de documento emitido dependerá do Estado em que está localizada a empresa;
  • Para utilizar o recurso de Pré-Venda/DAV é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para a correta parametrização.


Aviso
titleSuporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

Para que seja possível emitir Pré-Venda/DAV no Venda Fácil é necessário que o parâmetro "Utiliza DAV" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS esteja marcado.


Executando a Rotina

Ao acessar a rotina em: https://vendafacil.microvix.com.br será exibida a página de login para que sejam informados usuário e senha para acesso. 


Image Added

Login




Dica
titleDica
  • O cliente terá a opção de salvar os dados de login e senha inseridos anteriormente, após a primeira inserção dos mesmos dados. Ao marcar os dados para serem salvos, após reiniciar o sistema do Venda Fácil, os dados referentes ao login e senha estarão gravados, com a opção de removê-los caso o usuário desejar.
  • O Venda Fácil Mobile poderá ser utilizado tanto no sistema IOS quanto no Android.


Âncora
Like
Like