- Criado por Usuário desconhecido (vinicius.paulo), última alteração por Usuário desconhecido (emiliana.santos) em jun 15, 2020
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Através do acesso à rotina de Venda Fácil via Mobile será possível efetivar vendas em qualquer ponto da loja emitindo NF-es ou NFC-es, o que agiliza o processo de venda e traz praticidade ao lojista.
Nota
O tipo de documento emitido dependerá do Estado em que está localizada a empresa.
Executando a Rotina
Ao acessar a rotina em: https://vendafacil.microvix.com.br será exibida a página de login para que sejam informados usuário e senha para acesso.
Login
Dica
Para visualizar as informações do fluxo de funcionamento do Venda Fácil Mobile, expanda os grupos abaixo.
No primeiro login será possível definir preferências para a rotina. Assim, não será necessário em cada acesso definir os dados da venda. Para usuários Android, ao acessar, o sistema solicitará que sejam definidas as preferências.
Acesso via Android
Já para usuários IOS, para defini-las basta acessar o menu lateral e clicar em "Configurações".
Acesso via IOS
Na página de preferências será possível definir as seguintes informações:
- Vendedor;
- Tipo de Venda: NF-e ou NFC-e;
- Natureza de operação;
- Série: para o tipo NFC-e serão exibidas somente as séries que não estejam associadas a uma estação do Linx Microvix POS. Para o tipo NF-e serão exibidas apenas as séries que estejam configuradas com numeração automática;
- Depósito;
- Tabela de preço.
Definir preferências
No Menu Lateral estão centralizados todos os recursos do Venda Fácil Mobile, para visualizá-los basta clicar no ícone disponível na tela inicial.
Menu lateral
Emissão de NFC-e
Após definir o tipo de emissão "NFC-e" nas preferências, na página principal será possível inserir os itens através da pesquisa de item () ou da leitura do código de barras (
) por meio da câmera do aparelho.
Inserir itens
Dica
A emissão de NFC-e pode ser realizada diretamente ao consumidor final, no entanto, para inserir um cliente específico basta clicar no botão "Consumidor Final" e buscar pelo cadastro desejado;
Para remover um determinado produto basta clicar no ícone
;
Para alterar a quantidade basta clicar sobre o campo e definir o valor;
Ao final da listagem o campo "Itens" determinará a quantidade de itens diferentes inseridos;
O botão "Cancelar" abortará a operação.
Marcando a opção Somente Produtos com Saldo, serão exibidos apenas os produtos com saldo positivo em depósito;
Mesmo que o parâmetro Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque em Empresas > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Subgrupo Nota Fiscal esteja desmarcado, a listagem ainda irá exibir apenas produtos com saldo em estoque.
Após a inclusão de itens será possível gerar uma pré-venda. Ao acionar o botão será apresentada a página de pagamento para que sejam definidas as informações e o documento gravado;
Pré-venda/DAV gerada
Ao optar por finalizar o documento diretamente, clicando em "Finalizar" deverão ser definidas as formas de pagamento e/ou acréscimos e descontos.
Página de pagamento
Para definir acréscimos ou descontos, antes de inserir as formas de pagamento, é necessário acessar opção de "Detalhes". Através do ícone será possível adicionar valores de desconto, seguro, outras despesas e frete.
Inserir informações de acréscimo e desconto
Nota
Estas informações somente poderão ser configuradas se o pagamento não for definido, do contrário ao acessar os detalhes será exibido o ícone e não será permitida a edição.
Edição bloqueada
Após inserir acréscimos e descontos, é possível informar os planos de pagamento que serão utilizados na venda. O sistema aceita múltiplos planos, desta forma, ao adicioná-los ele realizará o cálculo até que o valor total esteja completo.
Planos adicionados
Dica
Para remover uma forma de pagamento adicionada, basta clicar no ícone
;
As opções de pagamento aceitas no venda fácil serão apenas dinheiro, crédito e débito.
Ao clicar novamente em "Finalizar", a nota será gerada e autorizada.
Finalizar nota
Nota
Para que a autorização da NFC-e ocorra é importante a contratação do MID-e junto à Linx e verificar se o cadastro no MID-e Central está correto.
Assim que a nota for autorizada será possível enviá-la ou imprimi-la.
Enviar e imprimir DANFE
Nota
Todas as informações de acréscimos e descontos serão apresentados no DANFE ao realizar a impressão.
Emissão de NF-e
Após definir o tipo de emissão "NF-e" nas preferências, na página principal será possível definir o cliente e inserir os itens através da pesquisa de item () ou da leitura do código de barras (
) por meio da câmera do aparelho.
Inserir itens
Dica
Para a emissão de NF-e é obrigatório informar um cliente válido, para inseri-lo basta clicar no botão "Consumidor Final" (
) e pesquisar pelo cadastro desejado;
Para remover um determinado produto basta clicar no ícone
;
Para alterar a quantidade basta clicar sobre o campo e definir o valor;
Ao final da listagem o campo "Itens" determinará a quantidade de itens diferentes inseridos;
O botão "Cancelar" abortará a operação.
Marcando a opção Somente Produtos com Saldo, serão exibidos apenas os produtos com saldo positivo em depósito;
Mesmo que o parâmetro Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque em Empresas > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Subgrupo Nota Fiscal esteja desmarcado, a listagem ainda irá exibir apenas produtos com saldo em estoque.
Após a inclusão de itens será possível gerar uma pré-venda. Ao acionar o botão será apresentada a página de pagamento para que sejam definidas as informações e o documento gravado;
Pré-venda/DAV gerada
Ao optar por finalizar o documento diretamente, clicando em "Finalizar" será possível definir as formas de pagamento e/ou acréscimos e descontos através do botão "Detalhes". Para definir acréscimos ou descontos, antes de inserir as formas de pagamento, é necessário clicar no ícone para adicionar os valores de desconto, seguro, outras despesas e frete.
Inserir informações de acréscimo e desconto
Nota
Estas informações somente poderão ser configuradas se o pagamento não for definido, do contrário ao acessar os detalhes será exibido o ícone e não será permitida a edição.
Edição bloqueada
Após inserir acréscimos e descontos, é possível informar os planos de pagamento que serão utilizados para o pagamento da venda. O sistema aceita múltiplos planos, desta forma, ao adicioná-los ele realizará o cálculo até que o valor total esteja completo.
Planos adicionados
Dica
Para remover uma forma de pagamento adicionada, basta clicar no ícone
;
As opções de pagamento aceitas no venda fácil serão apenas dinheiro, crédito e débito.
Ao clicar novamente em "Finalizar", a nota será gerada e autorizada.
Finalizar nota
Assim que a nota for autorizada será possível enviá-la ou imprimi-la.
Enviar e imprimir DANFE
É possível realizar uma venda com produtos que possuem controle serial. Após a inserção eles será apresentado o link "Seriais".
Inserção de itens com serial
Ao acessar o link será exibida uma nova janela para seleção do serial do produto. É possível associar um ou mais controles para o mesmo produto.
Seleção dos controles
Nota
Mesmo que seja selecionado somente um produto, a quantidade será registrada de acordo com o número de seriais inclusos.
Também é possível inserir o serial do produto pela leitura do código de barras () por meio da câmera do aparelho. Após selecionar todos os seriais, basta clicar em Finalizar ou Pré-Venda.
Pré-Venda
Caso seja selecionada a opção pré-venda, uma mensagem será exibida informando que o produto com serial não será gravado para uma venda futura.
Seriais não gravados na pré-venda
Ao clicar em Fechar será exibida a tela de pagamento para que a pré-venda seja gravada.
Finalização da Pré-Venda
Ao selecionar uma pré-venda com o produto com serial e clicar em Efetivar serão exibidas as informações sobre validações fiscais e os produtos. Neste momento, será necessário realizar o vínculo com o serial do produto, para tanto, basta expandir o grupo de Produtos e selecionar a opção Seriais.
Seleção da pré-venda e vínculo de serial
Caso sejam inseridos seriais que não estavam na pré-venda, o sistema irá impedir de prosseguir e será exibido o seguinte alerta.
Alerta não permitindo inserir mais seriais
Após inserir os seriais, basta salvar as informações e em seguida Efetivar a pré-venda para que a nota fiscal seja gerada.
O Link de Pagamento é uma solução que permite o pagamento de compras online, isentando ao estabelecimento a necessidade de envio de uma máquina de cartão no momento da entrega do produto ou da solicitação de dados do cartão por telefone. Desta forma, após a compra, é possível que o lojista encaminhe ao cliente (via WhatsApp, e-mail, etc) o link para que o pagamento seja efetivado. Ao utilizar este recurso será possível agregar maior agilidade, segurança e facilidade ao processo de venda remota.
Importante
O Link de Pagamento é um recurso da solução Linx Pay, portanto para que esteja disponível para sua empresa faz-se necessária a contratação junto ao setor Comercial da Linx.
Após a contratação do recurso, através do Venda Fácil Mobile será possível gerar o link de pagamento para as vendas realizadas remotamente. Para tanto,é necessário que sejam seguidos os seguintes critérios:
- O link somente será disponibilizado para geração de Pré-Venda;
- A forma de pagamento utilizada deve ser cartão de crédito.
Desta forma, após a inserção dos itens, ao selecionar a opção Pré-Venda será exibida a página de pagamento, neste momento deve ser adicionada a forma "Cartão de Crédito" para que a opção "Gerar Link de Pagamento" seja habilitada.
Gerar pré-venda com link de pagamento
Nota
- Caso a empresa não tenha contratado a solução, a opção será exibida, porém desabilitada;
- Não será possível gerar o link para outras formas de pagamento diferentes de cartão de crédito;
- Não será possível geral o link para vendas com múltiplas formas de pagamento.
Ao finalizar, o documento será gerado e serão disponibilizadas as opções para compartilhamento:
Documento gerado
- Copiar: efetua a cópia do link;
- WhatsApp: disponibiliza o link para compartilhamento via aplicativo;
- E-mail: envia o link para o e-mail configurado no cadastro do cliente.
Observações
- O link ficará disponível por duas horas e será desabilitado posteriormente;
- O link será gerado por empresa;
- O cadastro e configuração do CNPJ para o link será realizado pela equipe do Linx Pay;
- Quando o link expirar será possível verificar esta informações no Resumo do DAV;
- Ao cancelar uma pré-venda o mesmo ocorrerá com o link;
- Ao efetivar o pagamento do link a Pré-Venda/DAV vinculada também será listada com o status "paga".
Pagamento
Ao acessar o link serão exibidos dos dados da venda e a opção "Cartão de Crédito" para que sejam informados os dados de pagamento.
Informações da venda
Dados do cartão
Nota
O pagamento deve ser efetuado em até 5 minutos, o contrário a sessão será expirada e o link deverá ser acessado novamente.
Efetivação da Venda
Para concluir o processo e finalizar a venda, após o pagamento do link, ela deverá ser efetivada em Pré-venda > Resumo do DAV (). Caso o status do pagamento esteja como "Autorizado", ao clicar em "Efetivar" devem ser definidos os dados para finalização, ao salvar a nota será gerada e o processo concluído.
Processo de efetivação de venda
Dica
- Para mais informações sobre as particularidades do link de pagamento, clique aqui.
- Caso o status do pagamento esteja diferente de "autorizado" não será possível efetivar a venda.
Divergências
Durante a inserção de itens, poderão ocorrer as seguintes divergências:
- Código de barras, NCM ou CEST: caso um destes códigos não esteja configurado o sistema emitirá o alerta abaixo e permitirá ao usuário optar por corrigir ou não o problema. Ao clicar em "Sim, desejo" será possível expandir a mensagem e acessar um link para definir as informações corretamente.
Alerta de divergência Código de barras, NCM e CEST
- Configuração tributária: ao inserir um item que possua divergência de configuração tributária o alerta abaixo será exibido, ao clicar sobre ele o sistema indicará o motivo e será necessário acessar o Microvix ERP para a correção do problema.
Alerta de divergência de configuração tributária
Através do botão "Pré-venda" disponível no menu lateral do Venda Fácil Mobile será possível visualizar a listagem de pré-vendas geradas.
Listagem
Ao acessar serão exibidos as pré-vendas geradas nos últimos 7 dias, para refinar a listagem, basta utilizar o botão "Busca Avançada" e serão apresentados os seguintes filtros:
- Cliente;
- Data inicial e final;
- Número: correspondente a venda realizada;
- Status: para empresas que possuem a funcionalidade de Link de Pagamento contratada, serão exibidos os seguintes status: aguardando, capturada, cancelada, pré-autorizada, autorizado, verificando cartão e não autorizada;
- Canceladas: ao marcar esta opção serão apresentados os documentos cancelados, porém nenhuma ação poderá ser tomada sobre eles.
Busca avançada
Detalhamento de Pré-Venda
Ao clicar no ícone presente na listagem será exibido o detalhamento do documento em questão. Poderão ser consultadas as seguintes informações:
- Número do documento;
- Cliente;
- Origem: POS ou Venda Fácil;
- Data;
- Valor do Frete
- Valor Desconto;
- Valor Total;
- Status Pagamento Link;
- Data Expiração;
- Produtos;
- Pagamentos: formas de pagamento utilizadas no documento.
- Cancelar: efetua o cancelamento do documento em questão;
- Efetivar: finaliza a venda normalmente.
Detalhamento
Nota
Sobre as opções de Link de Pagamento:
- Para que estejam disponível é necessário a contratação da solução Linx Pay;
- A efetivação do DAV com link de pagamento seguirá as seguintes observações:
- Caso esteja com status "pago" a finalização ocorrerá normalmente;
- Caso o link ainda não tenha sido utilizado será exibido um alerta solicitando a confirmação do usuário. Em caso de afirmativa, o link será inativado.
Alerta
Através da opção "Cadastrar Cliente" disponível no menu lateral é possível efetuar o cadastro de um novo cliente para utilização na venda. Será necessário informar: CPF/CNPJ, Nome/Razão Social, Endereço (CEP, Logradouro, Número, Complemento, Bairro, Cidade e UF) e Contato.
Cadastro de cliente
Relatório de Vendas do Dia
Na opção "Vendas do Dia" disponível no menu lateral será possível visualizar a listagem de vendas efetuadas no dia, assim como, as informações de PA - Peças por Atendimento, TM - Ticket Médio e PM - Preço Médio para acompanhamento do vendedor.
Listagem de vendas do dia
Na listagem será possível visualizar o número da nota gerada, o horário e o total. Para a NFC-e ainda será possível cancelar, imprimir ou enviar a nota emitida. Ao clicar no ícone de cancelamento (), será preciso confirmar a operação clicando em "SIM" e a venda será exibida como cancelada.
Cancelamento de venda
- Sem rótulos