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Através do acesso à rotina de Venda Fácil via Mobile será possível efetivar vendas em qualquer ponto da loja emitindo NF-es ou NFC-es, o que agiliza o processo de venda e traz praticidade ao lojista.


Nota

O tipo de documento emitido dependerá do Estado em que está localizada a empresa.

Executando a Rotina

Ao acessar a rotina em: https://vendafacil.microvix.com.br será exibida a página de login para que sejam informados usuário e senha para acesso.


Login


Dica

Para visualizar as informações do fluxo de funcionamento do Venda Fácil Mobile, expanda os grupos abaixo.


No primeiro login será possível definir preferências para a rotina. Assim, não será necessário em cada acesso definir os dados da venda. Para usuários Android, ao acessar, o sistema solicitará que sejam definidas as preferências. 



Acesso via Android


Já para usuários IOS, para defini-las basta acessar o menu lateral e clicar em "Configurações".


 

Acesso via IOS


Na página de preferências será possível definir as seguintes informações:

  • Vendedor;
  • Tipo de Venda: NF-e ou NFC-e;
  • Natureza de operação;
  • Série: para o tipo NFC-e serão exibidas somente as séries que não estejam associadas a uma estação do Linx Microvix POS. Para o tipo NF-e serão exibidas apenas as séries que estejam configuradas com numeração automática;
  • Depósito;
  • Tabela de preço.

Definir preferências

No Menu Lateral estão centralizados todos os recursos do Venda Fácil Mobile, para visualizá-los basta clicar no ícone disponível na tela inicial.


Menu lateral

Emissão de NFC-e

Após definir o tipo de emissão "NFC-e" nas preferências, na página principal será possível inserir os itens através da pesquisa de item () ou da leitura do código de barras () por meio da câmera do aparelho.

Inserir itens


Dica

  • A emissão de NFC-e pode ser realizada diretamente ao consumidor final, no entanto, para inserir um cliente específico basta clicar no botão "Consumidor Final" e buscar pelo cadastro desejado;

  • Para remover um determinado produto basta clicar no ícone ;

  • Para alterar a quantidade basta clicar sobre o campo e definir o valor;

  • Ao final da listagem o campo "Itens" determinará a quantidade de itens diferentes inseridos;

  • O botão "Cancelar" abortará a operação.

  • Marcando a opção Somente Produtos com Saldo, serão exibidos apenas os produtos com saldo positivo em depósito;

  • Mesmo que o parâmetro Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque em Empresas > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Subgrupo Nota Fiscal esteja desmarcado, a listagem ainda irá exibir apenas produtos com saldo em estoque.


Após a inclusão de itens será possível gerar uma pré-venda. Ao acionar o botão será apresentada a página de pagamento para que sejam definidas as informações e o documento gravado;


Pré-venda/DAV gerada


Ao optar por finalizar o documento diretamente, clicando em "Finalizar" deverão ser definidas as formas de pagamento e/ou acréscimos e descontos.


Página de pagamento


Para definir acréscimos ou descontos, antes de inserir as formas de pagamento, é necessário acessar opção de "Detalhes". Através do ícone  será possível adicionar valores de desconto, seguro, outras despesas e frete.


 

Inserir informações de acréscimo e desconto


Nota

Estas informações somente poderão ser configuradas se o pagamento não for definido, do contrário ao acessar os detalhes será exibido o ícone e não será permitida a edição.

Edição bloqueada


Após inserir acréscimos e descontos, é possível informar os planos de pagamento que serão utilizados na venda. O sistema aceita múltiplos planos, desta forma, ao adicioná-los ele realizará o cálculo até que o valor total esteja completo. 


Planos adicionados


Dica

  • Para remover uma forma de pagamento adicionada, basta clicar no ícone;

  • As opções de pagamento aceitas no venda fácil serão apenas dinheiro, crédito e débito.


Ao clicar novamente em "Finalizar", a nota será gerada e autorizada. 


 

Finalizar nota


Nota

Para que a autorização da NFC-e ocorra é importante a contratação do MID-e junto à Linx e verificar se o cadastro no MID-e Central está correto.


Assim que a nota for autorizada será possível enviá-la ou imprimi-la. 


 

Enviar e imprimir DANFE


Nota

Todas as informações de acréscimos e descontos serão apresentados no DANFE ao realizar a impressão.

Emissão de NF-e

Após definir o tipo de emissão "NF-e" nas preferências, na página principal será possível definir o cliente e inserir os itens através da pesquisa de item () ou da leitura do código de barras () por meio da câmera do aparelho.


  

Inserir itens


Dica

  • Para a emissão de NF-e é obrigatório informar um cliente válido, para inseri-lo basta clicar no botão "Consumidor Final" () e pesquisar pelo cadastro desejado;

  • Para remover um determinado produto basta clicar no ícone ;

  • Para alterar a quantidade basta clicar sobre o campo e definir o valor;

  • Ao final da listagem o campo "Itens" determinará a quantidade de itens diferentes inseridos;

  • O botão "Cancelar" abortará a operação.

  • Marcando a opção Somente Produtos com Saldo, serão exibidos apenas os produtos com saldo positivo em depósito;

  • Mesmo que o parâmetro Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque em Empresas > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Subgrupo Nota Fiscal esteja desmarcado, a listagem ainda irá exibir apenas produtos com saldo em estoque.

Após a inclusão de itens será possível gerar uma pré-venda. Ao acionar o botão será apresentada a página de pagamento para que sejam definidas as informações e o documento gravado;


Pré-venda/DAV gerada


Ao optar por finalizar o documento diretamente, clicando em "Finalizar" será possível definir as formas de pagamento e/ou acréscimos e descontos através do botão "Detalhes". Para definir acréscimos ou descontos, antes de inserir as formas de pagamento, é necessário clicar no ícone  para adicionar os valores de desconto, seguro, outras despesas e frete.


 

Inserir informações de acréscimo e desconto


Nota

Estas informações somente poderão ser configuradas se o pagamento não for definido, do contrário ao acessar os detalhes será exibido o ícone e não será permitida a edição.

Edição bloqueada


Após inserir acréscimos e descontos, é possível informar os planos de pagamento que serão utilizados para o pagamento da venda. O sistema aceita múltiplos planos, desta forma, ao adicioná-los ele realizará o cálculo até que o valor total esteja completo. 


Planos adicionados


Dica

  • Para remover uma forma de pagamento adicionada, basta clicar no ícone;

  • As opções de pagamento aceitas no venda fácil serão apenas dinheiro, crédito e débito.


Ao clicar novamente em "Finalizar", a nota será gerada e autorizada. 


 

Finalizar nota


Assim que a nota for autorizada será possível enviá-la ou imprimi-la. 


 

Enviar e imprimir DANFE

É possível realizar uma venda com produtos que possuem controle serial. Após a inserção eles será apresentado o link "Seriais".


Inserção de itens com serial


Ao acessar o link será exibida uma nova janela para seleção do serial do produto. É possível associar um ou mais controles para o mesmo produto.


Seleção dos controles


Nota

Mesmo que seja selecionado somente um produto, a quantidade será registrada de acordo com o número de seriais inclusos.


Também é possível inserir o serial do produto pela leitura do código de barras () por meio da câmera do aparelho. Após selecionar todos os seriais, basta clicar em Finalizar ou Pré-Venda.


Pré-Venda

Caso seja selecionada a opção pré-venda, uma mensagem será exibida informando que o produto com serial não será gravado para uma venda futura.


Seriais não gravados na pré-venda


Ao clicar em Fechar será exibida a tela de pagamento para que a pré-venda seja gravada.


Finalização da Pré-Venda

Ao selecionar uma pré-venda com o produto com serial e clicar em Efetivar serão exibidas as informações sobre validações fiscais e os produtos. Neste momento, será necessário realizar o vínculo com o serial do produto, para tanto, basta expandir o grupo de Produtos e selecionar a opção Seriais.



Seleção da pré-venda e vínculo de serial


Caso sejam inseridos seriais que não estavam na pré-venda, o sistema irá impedir de prosseguir e será exibido o seguinte alerta.


Alerta não permitindo inserir mais seriais


Após inserir os seriais, basta salvar as informações e em seguida Efetivar a pré-venda para que a nota fiscal seja gerada.

O Link de Pagamento é uma solução que permite o pagamento de compras online, isentando ao estabelecimento a necessidade de envio de uma máquina de cartão no momento da entrega do produto ou da solicitação de dados do cartão por telefone. Desta forma, após a compra, é possível que o lojista encaminhe ao cliente (via WhatsApp, e-mail, etc) o link para que o pagamento seja efetivado. Ao utilizar este recurso será possível agregar maior agilidade, segurança e facilidade ao processo de venda remota. 


Importante

O Link de Pagamento é um recurso da solução Linx Pay, portanto para que esteja disponível para sua empresa faz-se necessária a contratação junto ao setor Comercial da Linx.

Após a contratação do recurso, através do Venda Fácil Mobile será possível gerar o link de pagamento para as vendas realizadas remotamente. Para tanto,é necessário que sejam seguidos os seguintes critérios:

  • O link somente será disponibilizado para geração de Pré-Venda;
  • A forma de pagamento utilizada deve ser cartão de crédito.

Desta forma, após a inserção dos itens, ao selecionar a opção Pré-Venda será exibida a página de pagamento, neste momento deve ser adicionada a forma "Cartão de Crédito" para que a opção "Gerar Link de Pagamento" seja habilitada.


Gerar pré-venda com link de pagamento


Nota

  • Caso a empresa não tenha contratado a solução, a opção será exibida, porém desabilitada;
  • Não será possível gerar o link para outras formas de pagamento diferentes de cartão de crédito;
  • Não será possível geral o link para vendas com múltiplas formas de pagamento.


Ao finalizar, o documento será gerado e serão disponibilizadas as opções para compartilhamento:


Documento gerado


  • Copiar: efetua a cópia do link;
  • WhatsApp: disponibiliza o link para compartilhamento via aplicativo;
  • E-mail: envia o link para o e-mail configurado no cadastro do cliente.

Observações

  • O link ficará disponível por duas horas e será desabilitado posteriormente;
  • O link será gerado por empresa;
  • O cadastro e configuração do CNPJ para o link será realizado pela equipe do Linx Pay;
  • Quando o link expirar será possível verificar esta informações no Resumo do DAV;
  • Ao cancelar uma pré-venda o mesmo ocorrerá com o link;
  • Ao efetivar o pagamento do link a Pré-Venda/DAV vinculada também será listada com o status "paga".

Pagamento

Ao acessar o link serão exibidos dos dados da venda e a opção "Cartão de Crédito" para que sejam informados os dados de pagamento.


Informações da venda


Dados do cartão


Nota

O pagamento deve ser efetuado em até 5 minutos, o contrário a sessão será expirada e o link deverá ser acessado novamente.

Efetivação da Venda

Para concluir o processo e finalizar a venda, após o pagamento do link, ela deverá ser efetivada em Pré-venda > Resumo do DAV (). Caso o status do pagamento esteja como "Autorizado", ao clicar em "Efetivar" devem ser definidos os dados para finalização, ao salvar a nota será gerada e o processo concluído.


Processo de efetivação de venda


Dica

  • Para mais informações sobre as particularidades do link de pagamento, clique aqui.
  • Caso o status do pagamento esteja diferente de "autorizado" não será possível efetivar a venda.


Divergências

Durante a inserção de itens, poderão ocorrer as seguintes divergências:

  • Código de barras, NCM ou CEST: caso um destes códigos não esteja configurado o sistema emitirá o alerta abaixo e permitirá ao usuário optar por corrigir ou não o problema. Ao clicar em "Sim, desejo" será possível expandir a mensagem e acessar um link para definir as informações corretamente. 

 

Alerta de divergência Código de barras, NCM e CEST


  • Configuração tributária: ao inserir um item que possua divergência de configuração tributária o alerta abaixo será exibido, ao clicar sobre ele o sistema indicará o motivo e será necessário acessar o Microvix ERP para a correção do problema. 


 

Alerta de divergência de configuração tributária

Através do botão "Pré-venda" disponível no menu lateral do Venda Fácil Mobile será possível visualizar a listagem de pré-vendas geradas. 


Listagem


Ao acessar serão exibidos as pré-vendas geradas nos últimos 7 dias, para refinar a listagem, basta utilizar o botão "Busca Avançada" e serão apresentados os seguintes filtros: 

  • Cliente;
  • Data inicial e final;
  • Número: correspondente a venda realizada;
  • Status: para empresas que possuem a funcionalidade de Link de Pagamento contratada, serão exibidos os seguintes status: aguardando, capturada, cancelada, pré-autorizada, autorizado, verificando cartão e não autorizada;
  • Canceladas: ao marcar esta opção serão apresentados os documentos cancelados, porém nenhuma ação poderá ser tomada sobre eles. 


Busca avançada


Detalhamento de Pré-Venda

Ao clicar no ícone presente na listagem será exibido o detalhamento do documento em questão. Poderão ser consultadas as seguintes informações:

  • Número do documento;
  • Cliente;
  • Origem: POS ou Venda Fácil;
  • Data;
  • Valor do Frete
  • Valor Desconto;
  • Valor Total;
  • Status Pagamento Link;
  • Data Expiração;
  • Produtos;
  • Pagamentos: formas de pagamento utilizadas no documento.
  • Cancelar: efetua o cancelamento do documento em questão;
  • Efetivar: finaliza a venda normalmente.


Detalhamento


Nota

Sobre as opções de Link de Pagamento:

  • Para que estejam disponível é necessário a contratação da solução Linx Pay;
  • A efetivação do DAV com link de pagamento seguirá as seguintes observações:
    • Caso esteja com status "pago" a finalização ocorrerá normalmente;
    • Caso o link ainda não tenha sido utilizado será exibido um alerta solicitando a confirmação do usuário. Em caso de afirmativa, o link será inativado.

Alerta


Através da opção "Cadastrar Cliente" disponível no menu lateral é possível efetuar o cadastro de um novo cliente para utilização na venda. Será necessário informar: CPF/CNPJ, Nome/Razão Social, Endereço (CEP, Logradouro, Número, Complemento, Bairro, Cidade e UF) e Contato. 


Cadastro de cliente

Relatório de Vendas do Dia

Na opção "Vendas do Dia" disponível no menu lateral será possível visualizar a listagem de vendas efetuadas no dia, assim como, as informações de PA - Peças por Atendimento, TM - Ticket Médio e PM - Preço Médio para acompanhamento do vendedor. 


Listagem de vendas do dia


Na listagem será possível visualizar o número da nota gerada, o horário e o total. Para a NFC-e ainda será possível cancelar, imprimir ou enviar a nota emitida. Ao clicar no ícone de cancelamento (), será preciso confirmar a operação clicando em "SIM" e a venda será exibida como cancelada.


 

Cancelamento de venda

  • Sem rótulos