Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Este relatório tem por função permitir uma manutenção rápida nas informações dos produtos. O usuário não precisará acessar a alteração de cada produto individualmente, pois poderá utilizar este recurso para listar os produtos que deseja e realizar a atualização de alguns dados em uma só vez.

Image Removed

Relatório de manutenção de produtos

Para gerar o relatório deverão ser informados alguns informações filtros:

  • Empresa;
  • Produto;
  • Fornecedor;
  • Setor;
  • Linha;
  • Marca;
  • Coleção;
  • Espessura;
  • Tamanho;
  • Classificação;
  • Origem de Mercadoria;
  • Descrição;
  • Referência;
  • Cód. Auxiliar;
  • Comprador;
  • NCM;
  • Cód. CEST.
  • Disponível para loja virtual: para que este filtro esteja disponível é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix.
  • Configuração Tributária;
  • Ordenação: 






    Onde você está?

    Suprimentos > Estoque > Relatórios > Manutenção



    Através deste relatório é possível manutenir, de maneira rápida, as informações dos produtos. Assim, este recurso permite alterá-las de uma única vez para uma listagem de produtos. 

    Configurações da Rotina 

    Permissão de Usuário

    A permissão de usuário "Manutenção" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Relatórios de Estoque deve estar marcada.

    Executando a Rotina

    Ao acessar o relatório é possível buscar os produtos para manutenção e também definir as colunas para alteração das informações através dos filtros. 


    Painel
    titleColor#FFF
    titleBGColor#2C004B
    titleFiltros


    Expandir
    titleEmpresas

    Serão listadas todas as empresas do portal para as quais o usuário tem permissão, será possível selecionar uma ou mais empresas para listar os produtos e alterá-los.


    Image Added

    Seleção de empresas


    Expandir
    titleProduto e Fornecedor

    Permite filtrar a listagem considerando determinados produtos ou fornecedores, para pesquisá-los basta clicar no ícone de lupa. Através da opção "Excluir" é possível removê-los da listagem.


    Image Added

    Pesquisa por produto e fornecedor


    Expandir
    titleEstrutura Mercadológica

    Permite listar os produtos considerando a estrutura mercadológica (Setor, Linha, Marca, Coleção, Espessura, Tamanho e Classificação) para pesquisá-los basta clicar no ícone de lupa. Através da opção "Excluir" é possível removê-los da listagem.


    Image Added

    Buscar por estrutura mercadológica



    Expandir
    titleOrigem da Mercadoria, Descrição, Referência, Cód. Auxiliar e Comprador
    • Origem da Mercadoria: permite buscar por todos os produtos que possuem a mesma origem;
    • Produto disponível loja virtual: permite buscar os produtos que estão disponíveis também para a loja virtual;
    • Descrição: permite buscar por produtos que possuem a mesma descrição;
    • Referência: permite buscar por produtos que possuem a mesma referência;
    • Cód. Auxiliar: permite buscar por produtos que possuem o mesmo código auxiliar;
    • Comprador: permite buscar por produtos de acordo com o comprador responsável.


    Image Added

    Buscar por origem da mercadoria, produto disponível para loja virtual, descrição, referência, cód. auxiliar e comprador



    Expandir
    titleNCM, Cód. CEST e Configuração Tributária
    • NCM: permite buscar por todos os produtos configurados com o mesmo NCM. É possível selecionar uma ou mais opções;
    • Cód. CEST: permite buscar por todos os produtos configurados com o mesmo CEST. É possível selecionar uma ou mais opções;
    • Configuração Tributária: permite buscar por todos os produtos que possuem a mesma configuração tributária. É possível selecionar uma ou mais opções.


    Image Added

    Buscar por NCM, CEST e Configuração Tributária


    Expandir
    titleOrdenação, Listar Produtos e Listar
    • Ordenação: determina se a listagem será ordenada de forma Alfabética, Código ou Referência;
    • Listar
    produtos:
    • Produtos: determina se serão listados somente os produtos Ativados, Desativados ou Todos;
    • Listar: determina se serão listados Produtos/Componentes, Fichas Técnicas ou Ambos
    e Depósito
    • ;
    • Multimarca: determina se na listagem serão exibidos produtos que utilizam multimarca;
    • Listar somente produtos sem
    Config. Tributária (ou em uma configuração
    • Configuração Tributária: determina se serão listados apenas os produtos sem Configuração Tributária ou que possuem uma configuração em que a empresa não esteja habilitada
    );
    • . Ao marcar esta opção o filtro "Configuração Tributária" ficará inativo.
    • Listar somente produtos sem NCM: determina se serão listados apenas os produtos sem
    NCM;
  • Ajustar Saldos;
  • Depósito;
  • Desabilitar (para desativar um produto a rotina é necessário que o checkbox de saldo também seja marcado);
    • código NCM configurado. Ao marcar esta opção o filtro "NCM" ficará inativo.


    Image Added

    Ordenar e Listar


    Nota
    titleNota

    O filtro "Multimarca" só será exibido para empresas em que os produtos sejam utilizados em multimarca.



    Expandir
    titleAjustar Saldos, Depósitos e Desabilitar
    • Ajustar Saldos: permite alterar o saldo os produtos listados;
    • Depósito: ao marcar a opção "Ajustar Saldos" é necessário indicar o depósito que será ajustado;
    • Desabilitar: permite desativar os produtos listados, no entanto, para que seja possível, é necessário que a opção "Ajustar Saldos" esteja marcada.


    Image Added

    Ajustar Saldos, Depósitos e Desabilitar


    Expandir
    titleColunas

    Devem ser definidas as colunas que serão exibidas no relatório para manutenção das informações:

    • Descrição básica;
    • Referência;
    • Cód. Barras;
    Código
    • Cód. Auxiliar;
    • Custo
    médio
    • Médio;
    Inidade
    • Unidade;
    • Localização;
    • Fornecedor;
    • NCM;
    • CEST;
    Custoc
    • Compra/Venda por Dimensões;
    • Disponível para loja virtual;
    • Custo c/ ICMS/Markup/Venda/Desc./IPI;
    Caso o usuário queira ajustar o saldo dos produtos através do relatório, basta marcar a opção "Ajustar saldo". Para desabilitar algum produto é necessário que as opções "Ajustar Saldos" e "Desabilitar" estejam marcadas. Também é possível definir quais colunas deverão ser listadas no relatório, as opções são: Máx., Mín. e
    • Máx;
    • Min;
    • Config. Trib.
    (opções fixas). 

    Image RemovedFiltros

    • ;
    • Origem da Mercadoria;
    • Cód. do
    beneficio
    • benefício fiscal;
    • Produzido em escala não relevante/CNPJ produtor;
    • Produto Supérfluo
    ;

    A cor poderá ser alterada somente se estiver marcado o parâmetro global de estoque: "Alterar cor do produto pela manutenção". No grupo "Manipular Produtos" quando habilitada uma das opções: "Integrados, Não Integrados ou Ambos" também será possível alterar a quantidade mínima ou máxima dos itens. Para isso, é necessário que no grupo "Colunas" as opções: Máx. (quantidade máxima) e Min. (quantidade mínima) estejam habilitadas.

    No relatório de Manutenção, há duas formas de reajustar custo: por Preço de venda ou Markup. Esta opção indica qual dos dois valores será alterado quando ocorrer modificação no valor do custo dos produtos. 

    • Preço de venda: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo valor de markup e o preço de venda que será alterado;
    • Markup: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo preço de venda e o markup que será alterado

    Ao alterar umas das opções citadas a cima, o sistema atualizará o cadastro do produto e será gerado um log da alteração, que poderá ser consultado através da rotina de pesquisa de logs (Empresa > Segurança > Pesquisar Logs). Mais informações sobre a pesquisa de logs vide manual Manual de Empresa, tópico Pesquisar Logs.

    Ao marcar uma das opções, ou as duas:

    • Listar somente produtos sem Config. Tributária (ou em uma configuração que a empresa não esteja habilitada);
    • Listar somente produtos sem NCM;

    Os campos "NCM" e "Configuração tributária" não poderão ser informados e terão uma mensagem informando que os campos foram desabilitados.

    Image Removed
    Campos desabilitados

    Nota
    titleNota
  • As visões exibidas são todas as que foram criadas pelo próprio usuário, além de visões compartilhadas.
  • É possível compartilhar a visão com outros usuários, para isso que a permissão de usuário "Gerenciar acesso às visões de relatórios", disponível no "grupo Diversos > Permissões gerais do Grupo Diversos" esteja marcada. Com a permissão devidamente configurada, basta acessar menu "Empresa > Gerenciar Visões", editar a visão a ser compartilhada e selecionar os usuários que terão o acesso.
  • O botão "Excluir Visão" ficará disponível apenas para o criador da visão.
  • As colunas "PIS (FE)" e "COFINS (FE)", somente estarão habilitadas caso o produto listado, esteja com a opção "Tributação diferenciada em venda para cliente de outro estado da federação" marcada em seu cadastro.
    • .
    • Permite desconto.
    • Registro ANVISA;
    • Controla Lote;
    • Campos adicionais: ao selecionar este filtro, será exibido no relatório os campos adicionais incluídos pelo cadastro de produtos da seção "Campos Adicionais";
    • Indisponível para venda: marcando esta opção será exibido no relatório os produto que são para uso e consumo da própria empresa e que não estão disponíveis para venda;


    Image Added

    Definir informações para manutenção


    Nota
    titleNota
    • Se a permissão de usuário "Alterar parâmetro de controle de Lote na compra e venda para produtos já movimentados (inclusive em massa)" estiver habilitada para o usuário e o parâmetro "Controla Lote" for marcado, caso o produto possua o saldo 0, será exibida a seguinte validação:


    Image Added

    Se o saldo for 0, mas o produto já tenha tido movimentações, então a validação será diferente:


    Image Added


    • O valor informado para cada produto na coluna "Registro ANVISA" será apresentada no campo "Registro ANVISA" do cadastro do produto e o campo controle de lote também irá refletir a alteração;




    Painel
    titleColor#FFF
    titleBGColor#2C004B
    titleListagem


    Expandir
    titleListagem

    De acordo com os filtros definidos a listagem de produtos será apresentada, poderá ser realizada a manutenção dos itens conforme as colunas descriminadas.


    Image Added

    Listagem para manutenção


    Ao visualizar a listagem serão exibidas as informações de estrutura mercadológica considerada para geração das informações, a quantidade de páginas geradas e o botão "Alterar listagem de página" que permite salvar as alterações da página em questão.


    Image Added

    Estrutura mercadológica e paginação


    É possível reajustar o custo atualizando preço de venda ou markup, sendo que:

    • Ao alterar o custo considerando o preço de venda, o markup não será alterado.
    • Ao alterar o custo considerando o markup, o preço de venda não será alterado.


    Image Added

    Reajuste de custo


    As colunas disponíveis para alteração serão as selecionadas na página de filtros, abaixo algumas observações importantes:

    • Não será possível alterar o código principal, código auxiliar ou código de barras de um produto para um código igual ao código principal, auxiliar ou de barras de um outro produto ou ficha técnica;
    • Ao clicar os links da descrição das colunas será possível replicar a informação da primeira linha para as demais;
    • Se o saldo do produto for ajustado, um lançamento contábil será realizado conforme as operações padrões 25 – Entrada para Ajuste de Estoque (caso o saldo seja ajustado para uma quantidade maior) ou 58 – Saída para Ajuste de Estoque (caso o saldo seja ajustado para uma quantidade menor)
    .
  • Não será possível alterar o código principal, código auxiliar ou código de barras de um produto para um código igual ao código principal, código auxiliar ou código de barras de um outro produto ou ficha técnica.
  • Produtos movimentados não poderão ter sua descrição modificada, a fim de manter a integridade do livro inventário.
  • Para que seja possível alterar o NCM do produto no relatório de Manutenção, é necessário que no filtro "Colunas" o campo "NCM" esteja habilitado, ao gerar o relatório há possibilidade de buscar pelo seu código e descrição.
  • Para que seja possível alterar o CEST do produto no relatório de Manutenção, é necessário que no filtro "Colunas" o campo "CEST" esteja habilitado. Assim, ao gerar o relatório há possibilidade de abrir a listagem com todos os registros ativos cadastrados.
  • O parâmetro "Campos exibidos/marcados nos filtros e relatório de manutenção de produtos" somente estará disponível se o parâmetro "Utilizar configuração manual dos campos (exibidos/marcados) nos filtros e relatório de manutenção de produtos" (Empresa -> Parâmetros Globais -> Estoque) estiver habilitado.
  • O parâmetro "Utilizar configuração manual dos campos (exibidos/marcados) nos filtros e relatório de manutenção de produtos" somente estará disponível se o portal bloqueia o cadastro/alteração de produtos integrados e/ou bloqueia o cadastro de promoção de produtos integrados.
  • Para que o portal não bloqueie o cadastrado/alteração de produtos integrados e promoção de produtos integrados, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
    • ;
    • A descrição básica de produtos já movimentados poderá ser alterada somente se o sistema não estiver configurado para bloquear a alteração de descrição, para verificar é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
    • Caso os campos: CEST, NCM e/ou o código de barras sejam alterados, ao clicar no botão "Salvar" será realizada uma validação, e em caso de divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" a mensagem será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 

    Image Added

    Mensagem de alerta


    Estes campos serão validados somente se os parâmetros "Ativar validação de GTIN""Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST" estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos. Esta validação respeitará os filtros selecionados na tela anterior, caso o usuário opte por exibir somente NCM, a validação ocorrerá somente para este campo, o mesmo ocorrerá com CEST e código de barras. 


    Image Added

    Colunas


    Nota
    titleNota

    Dependendo a quantidade de colunas definidas para manutenção o relatório poderá criar uma rolagem lateral para definição das informações.

    Através da opção "Colocar todos os produtos listados em..." é possível alterar a estrutura mercadológica dos produtos, alterando as informações de Setor, Linha, Marca, Coleção, Fornecedor, Espessura, Classificação e Comprador.


    Image Added

    Alterar estrutura mercadológica


    Nota
    titleNota
    • As nomenclaturas da estrutura podem ser alteradas de acordo com a legenda dinâmica adotada pela empresa. Para mais informações consulte o Suporte Técnico Linx Microvix;
    • É possível alterar a cor definida para os produtos, no entanto é necessário que em Empresa > Parâmetro Globais > Estoque > Grupo Outras Configurações, o parâmetro "Alterar cor do produto pela manutenção" esteja habilitado;
    • Será possível exportar os dados que foram listados para uma planilha Excel através do botão "Gerar arquivo Excel".
  • Na listagem, através da coluna "Unidade Tributável" será possível alterar a unidade tributável e informar o fator de conversão para o item desejado.
  • É possível definir quais opções estarão disponíveis para seleção no campo "Colunas", para isto é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx para habilitar um dos parâmetros "Bloqueia cadastro produto não integrado" ou "Franqueadora bloqueia cadastro produtos". Com um dos parâmetros ativos, será necessário entrar em contato com o suporte e solicitar a ativação do parâmetro "Utilizar configuração manual dos campos(exibidos/marcados) nos filtros e relatório de manutenção de produtos" assim poderá ser informado quais campos o usuário deseja.
    • Será possível definir os produtos que são para uso e consumo da empresa na coluna "Indisponível para venda";


    Aviso
    titleSuporte Técnico

    INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

  • Os parâmetros "Bloqueia cadastro produto não integrado" ou "Franqueadora bloqueia cadastro produtos" são ativados via banco. o parâmetro "Utilizar configuração manual dos campos(exibidos/marcados) nos filtros e relatório de manutenção de produtos" está disponível em Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > Estoque > grupo Cadastro de Produtos, assim que este parâmetro estiver ativo, no parâmetro "Campos excluídos/marcados nos filtros e relatório de manutenção de produtos" > link Configurar, será possível informar as calunas que deverão aparecer no filtro do relatório.
  • A descrição do produto só pode ser alterada se o produto não tiver sido movimentado e se
    • Para definir as legendas dinâmicas é necessário acessar Empresa > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Legendas Dinâmicas;
    • Para que seja possível alterar a descrição básica de produtos já movimentados é necessário que em Empresa > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos, o parâmetro "Não permite fazer alteração na descrição do produto/serviço"
    estiver desabilitado em: Empresa -> Parâmetros globais -> Acesso restrito -> Estoque, grupo "Cadastro de Produtos".Para que o portal não bloqueie o cadastrado/alteração de produtos integrados e promoção de produtos integrados, é necessário acessar Empresa -> Parâmetros Globais -> Acesso Restrito -> Estoque e desabilitar o parâmetro "
    • esteja desmarcado.


    Dica
    titleDica

    Todas as regras de negócio do relatório de Manutenção são condizentes com o cadastro de produto, para mais informações clique aqui.




    Painel
    titleColor#FFF
    titleBGColor#2C004B
    titleProdutos Integrados


    Expandir
    titleProdutos Integrados

    Para portais que trabalham integração de produtos é possível manipular Produtos Integrados, Não Integrados ou Ambos, para tanto é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar a configuração dos seguintes parâmetros:


    Aviso
    titleSuporte Técnico

    INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

    Para definir a parametrização de alteração de produtos integrados acesse Empresa > Acesso Restrito > Estoque> Grupo Cadastro de Produtos, itens:

    • Bloquear cadastro/alteração de produtos integrados
    " e/ou "
    • ;
    • Bloquear cadastro de promoção de produtos integrados;
    • Bloquear cadastro/alteração de produtos não integrados
    "
    • .
    Somente será possível listar os produtos que estão disponíveis para loja virtual se a opção Disponível para loja virtual estiver marcado em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos > Campos exibidos/marcados


    Image Added

    Manipular Produtos


    Além disso, é possível definir as colunas que serão exibidas e apresentadas já marcadas no relatório quando esta parametrização estiver configurada, no entanto é preciso novamente entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.


    Aviso
    titleSuporte Técnico

    INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

    Para definir os campos que serão exibidos/marcados no relatório de Manutenção acesse Empresa > Acesso Restrito > Estoque> Grupo Cadastro de Produtos e marque a opção "Utilizar configuração manual dos campos (exibidos/marcados) nos filtros e relatório de manutenção de produtos

    .

    Caso o usuário altere os campos: CEST, NCM e/ou o código de barras, ao clicar no botão "Salvar" será realizada uma validação, e em caso de divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" a mensagem será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 

    Image Removed

    Mensagem de alerta

    Estes campos serão validados somente ocorrerá se os parâmetros "Ativar validação de GTIN", "Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST" estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos. Esta validação respeitará os filtros selecionados na tela anterior, caso o usuário opte por exibir somente NCM, a validação ocorrerá somente para este campo, o mesmo ocorrerá com CEST e código de barras. 

    ". Em seguida, clique em "Configurar" no item "Campos exibidos/marcados nos filtros e relatório de manutenção de produtos".


    Image Added

    Parametrização


    Ao clicar em "Configurar" poderão ser definidos os campos que serão exibidos e/ou marcados no relatório, para mais informações clique aqui.


    Image Added

    Configuração dos campos exibidos/marcos




    Painel
    titleColor#FFF
    titleBGColor#2C004B
    titleSobre o Filtro Visão


    Expandir
    titleFiltro Visão

    Filtro Visão

    O recurso de visão permite que o usuário salve todos os filtros utilizados, ou seja, para quando

    o usuário necessita

    é necessário gerar o relatório várias vezes com a mesma seleção de filtros

    , basta salvar uma visão e utilizá-la toda vez que for preciso. A visão funciona da seguinte forma: O usuário deve configurar

    . Para tanto, devem ser definidos todos os filtros desejados e, antes de pressionar o botão "Gerar relatório",

    salvar a visão. Para salvá-la, basta informar os seguintes dados:

    Image RemovedNova visão

  • Nomenclatura para a visão;
  • Deve marcar a opção "Salvar visão" e serão exibidas as opções:
  • Reinformar empresa(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as empresas;
  • Reinformar data(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as datas;

    2. Após informar os dados acima e gerar o relatório a visão será salva.

    3. Ao acessar novamente o relatório,

    deve ser marcada a opção "Salvar visão", informando a nomenclatura desejada.


    Image Added

    Nova visão


    Assim que o relatório for gerado, a visão será salva e ao acessá-lo novamente além da possibilidade de salvar

    outra

    uma nova visão será possível utilizar a cadastrada anteriormente.

    Para isto deve-se realizar a seguinte ação:



    Image ModifiedUtilizar visão


    • No quadro "Visões" estarão disponíveis todas as visões cadastradas para aquele relatório, basta selecionar uma;
    • Através da opção "Excluir Visão" a visão selecionada será excluída permanentemente. Esta opção somente será exibida para o usuário criador da visão;
    • Através da opção "Gerar Relatório" os filtros cadastrados nela serão aplicados na busca, mas não serão apresentados ao
    usuário. Se no cadastro da visão, as opções "Reinformar empresa(s)" e/ou "Reinformar data(s)" forem marcadas, neste momento os respectivos campos serão exibidos para a edição;

    Image RemovedReinformar empresa(s) e/ou Reinformar data(s)

    Nota
    titleNota
    As visões exibidas são todas as que foram criadas pelo
    • usuário
    logado e as que são compartilhadas. Mais informações sobre visão compartilhada podem ser consultadas clicando aqui
    • .



    Âncora
    Like
    Like