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Suprimentos > Estoque > Relatórios > Manutenção



Através deste relatório é possível manutenir, de maneira rápida, as informações dos produtos. Assim, este recurso permite alterá-las de uma única vez para uma listagem de produtos. 

Configurações da Rotina 

Permissão de Usuário

A permissão de usuário "Manutenção" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Relatórios de Estoque deve estar marcada.

Executando a Rotina

Ao acessar o relatório é possível buscar os produtos para manutenção e também definir as colunas para alteração das informações através dos filtros. 


Filtros

Serão listadas todas as empresas do portal para as quais o usuário tem permissão, será possível selecionar uma ou mais empresas para listar os produtos e alterá-los.


Seleção de empresas

Permite filtrar a listagem considerando determinados produtos ou fornecedores, para pesquisá-los basta clicar no ícone de lupa. Através da opção "Excluir" é possível removê-los da listagem.


Pesquisa por produto e fornecedor

Permite listar os produtos considerando a estrutura mercadológica (Setor, Linha, Marca, Coleção, Espessura, Tamanho e Classificação) para pesquisá-los basta clicar no ícone de lupa. Através da opção "Excluir" é possível removê-los da listagem.


Buscar por estrutura mercadológica

  • Origem da Mercadoria: permite buscar por todos os produtos que possuem a mesma origem;
  • Produto disponível loja virtual: permite buscar os produtos que estão disponíveis também para a loja virtual;
  • Descrição: permite buscar por produtos que possuem a mesma descrição;
  • Referência: permite buscar por produtos que possuem a mesma referência;
  • Cód. Auxiliar: permite buscar por produtos que possuem o mesmo código auxiliar;
  • Comprador: permite buscar por produtos de acordo com o comprador responsável.


Buscar por origem da mercadoria, produto disponível para loja virtual, descrição, referência, cód. auxiliar e comprador

  • NCM: permite buscar por todos os produtos configurados com o mesmo NCM. É possível selecionar uma ou mais opções;
  • Cód. CEST: permite buscar por todos os produtos configurados com o mesmo CEST. É possível selecionar uma ou mais opções;
  • Configuração Tributária: permite buscar por todos os produtos que possuem a mesma configuração tributária. É possível selecionar uma ou mais opções.


Buscar por NCM, CEST e Configuração Tributária

  • Ordenação: determina se a listagem será ordenada de forma Alfabética, Código ou Referência;
  • Listar Produtos: determina se serão listados somente os produtos Ativados, Desativados ou Todos;
  • Listar: determina se serão listados Produtos/Componentes, Fichas Técnicas ou Ambos;
  • Multimarca: determina se na listagem serão exibidos produtos que utilizam multimarca;
  • Listar somente produtos sem Configuração Tributária: determina se serão listados apenas os produtos sem Configuração Tributária ou que possuem uma configuração em que a empresa não esteja habilitada. Ao marcar esta opção o filtro "Configuração Tributária" ficará inativo.
  • Listar somente produtos sem NCM: determina se serão listados apenas os produtos sem código NCM configurado. Ao marcar esta opção o filtro "NCM" ficará inativo.


Ordenar e Listar


Nota

O filtro "Multimarca" só será exibido para empresas em que os produtos sejam utilizados em multimarca.


  • Ajustar Saldos: permite alterar o saldo os produtos listados;
  • Depósito: ao marcar a opção "Ajustar Saldos" é necessário indicar o depósito que será ajustado;
  • Desabilitar: permite desativar os produtos listados, no entanto, para que seja possível, é necessário que a opção "Ajustar Saldos" esteja marcada.


Ajustar Saldos, Depósitos e Desabilitar

Devem ser definidas as colunas que serão exibidas no relatório para manutenção das informações:

  • Descrição básica;
  • Referência;
  • Cód. Barras;
  • Cód. Auxiliar;
  • Custo Médio;
  • Unidade;
  • Localização;
  • Fornecedor;
  • NCM;
  • CEST;
  • Compra/Venda por Dimensões;
  • Disponível para loja virtual;
  • Custo c/ ICMS/Markup/Venda/Desc./IPI;
  • Máx;
  • Min;
  • Config. Trib.;
  • Origem da Mercadoria;
  • Cód. do benefício fiscal;
  • Produzido em escala não relevante/CNPJ produtor;
  • Produto Supérfluo.
  • Permite desconto.
  • Registro ANVISA;
  • Controla Lote;
  • Campos adicionais: ao selecionar este filtro, será exibido no relatório os campos adicionais incluídos pelo cadastro de produtos da seção "Campos Adicionais";
  • Indisponível para venda: marcando esta opção será exibido no relatório os produto que são para uso e consumo da própria empresa e que não estão disponíveis para venda;


Definir informações para manutenção


Nota

  • Se a permissão de usuário "Alterar parâmetro de controle de Lote na compra e venda para produtos já movimentados (inclusive em massa)" estiver habilitada para o usuário e o parâmetro "Controla Lote" for marcado, caso o produto possua o saldo 0, será exibida a seguinte validação:


Se o saldo for 0, mas o produto já tenha tido movimentações, então a validação será diferente:



  • O valor informado para cada produto na coluna "Registro ANVISA" será apresentada no campo "Registro ANVISA" do cadastro do produto e o campo controle de lote também irá refletir a alteração;
Listagem

De acordo com os filtros definidos a listagem de produtos será apresentada, poderá ser realizada a manutenção dos itens conforme as colunas descriminadas.


Listagem para manutenção


Ao visualizar a listagem serão exibidas as informações de estrutura mercadológica considerada para geração das informações, a quantidade de páginas geradas e o botão "Alterar listagem de página" que permite salvar as alterações da página em questão.


Estrutura mercadológica e paginação


É possível reajustar o custo atualizando preço de venda ou markup, sendo que:

  • Ao alterar o custo considerando o preço de venda, o markup não será alterado.
  • Ao alterar o custo considerando o markup, o preço de venda não será alterado.


Reajuste de custo


As colunas disponíveis para alteração serão as selecionadas na página de filtros, abaixo algumas observações importantes:

  • Não será possível alterar o código principal, código auxiliar ou código de barras de um produto para um código igual ao código principal, auxiliar ou de barras de um outro produto ou ficha técnica;
  • Ao clicar os links da descrição das colunas será possível replicar a informação da primeira linha para as demais;
  • Se o saldo do produto for ajustado, um lançamento contábil será realizado conforme as operações padrões 25 – Entrada para Ajuste de Estoque (caso o saldo seja ajustado para uma quantidade maior) ou 58 – Saída para Ajuste de Estoque (caso o saldo seja ajustado para uma quantidade menor);
  • A descrição básica de produtos já movimentados poderá ser alterada somente se o sistema não estiver configurado para bloquear a alteração de descrição, para verificar é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
  • Caso os campos: CEST, NCM e/ou o código de barras sejam alterados, ao clicar no botão "Salvar" será realizada uma validação, e em caso de divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" a mensagem será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 

Mensagem de alerta


Estes campos serão validados somente se os parâmetros "Ativar validação de GTIN""Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST" estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos. Esta validação respeitará os filtros selecionados na tela anterior, caso o usuário opte por exibir somente NCM, a validação ocorrerá somente para este campo, o mesmo ocorrerá com CEST e código de barras. 


Colunas


Nota

Dependendo a quantidade de colunas definidas para manutenção o relatório poderá criar uma rolagem lateral para definição das informações.

Através da opção "Colocar todos os produtos listados em..." é possível alterar a estrutura mercadológica dos produtos, alterando as informações de Setor, Linha, Marca, Coleção, Fornecedor, Espessura, Classificação e Comprador.


Alterar estrutura mercadológica


Nota

  • As nomenclaturas da estrutura podem ser alteradas de acordo com a legenda dinâmica adotada pela empresa. Para mais informações consulte o Suporte Técnico Linx Microvix;
  • É possível alterar a cor definida para os produtos, no entanto é necessário que em Empresa > Parâmetro Globais > Estoque > Grupo Outras Configurações, o parâmetro "Alterar cor do produto pela manutenção" esteja habilitado;
  • Será possível exportar os dados que foram listados para uma planilha Excel através do botão "Gerar arquivo Excel".
  • Será possível definir os produtos que são para uso e consumo da empresa na coluna "Indisponível para venda";


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

  • Para definir as legendas dinâmicas é necessário acessar Empresa > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Legendas Dinâmicas;
  • Para que seja possível alterar a descrição básica de produtos já movimentados é necessário que em Empresa > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos, o parâmetro "Não permite fazer alteração na descrição do produto/serviço" esteja desmarcado.

Dica

Todas as regras de negócio do relatório de Manutenção são condizentes com o cadastro de produto, para mais informações clique aqui.

Produtos Integrados

Para portais que trabalham integração de produtos é possível manipular Produtos Integrados, Não Integrados ou Ambos, para tanto é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar a configuração dos seguintes parâmetros:


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para definir a parametrização de alteração de produtos integrados acesse Empresa > Acesso Restrito > Estoque> Grupo Cadastro de Produtos, itens:

  • Bloquear cadastro/alteração de produtos integrados;
  • Bloquear cadastro de promoção de produtos integrados;
  • Bloquear cadastro/alteração de produtos não integrados.


Manipular Produtos


Além disso, é possível definir as colunas que serão exibidas e apresentadas já marcadas no relatório quando esta parametrização estiver configurada, no entanto é preciso novamente entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para definir os campos que serão exibidos/marcados no relatório de Manutenção acesse Empresa > Acesso Restrito > Estoque> Grupo Cadastro de Produtos e marque a opção "Utilizar configuração manual dos campos (exibidos/marcados) nos filtros e relatório de manutenção de produtos". Em seguida, clique em "Configurar" no item "Campos exibidos/marcados nos filtros e relatório de manutenção de produtos".


Parametrização


Ao clicar em "Configurar" poderão ser definidos os campos que serão exibidos e/ou marcados no relatório, para mais informações clique aqui.


Configuração dos campos exibidos/marcos

Sobre o Filtro Visão

Filtro Visão

O recurso de visão permite que o usuário salve todos os filtros utilizados, ou seja, para quando é necessário gerar o relatório várias vezes com a mesma seleção de filtros. Para tanto, devem ser definidos todos os filtros desejados e, antes de pressionar o botão "Gerar relatório", deve ser marcada a opção "Salvar visão", informando a nomenclatura desejada.



Nova visão


Assim que o relatório for gerado, a visão será salva e ao acessá-lo novamente além da possibilidade de salvar uma nova visão será possível utilizar a cadastrada anteriormente.

Utilizar visão


  • No quadro "Visões" estarão disponíveis todas as visões cadastradas para aquele relatório, basta selecionar uma;
  • Através da opção "Excluir Visão" a visão selecionada será excluída permanentemente. Esta opção somente será exibida para o usuário criador da visão;
  • Através da opção "Gerar Relatório" os filtros cadastrados nela serão aplicados na busca, mas não serão apresentados ao usuário.