Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 193.0, e através deste informativo vamos abordar sobre o Link de Pagamento.
Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.
Link de Pagamento
O Link de Pagamento é uma solução desenvolvida pela Linx Pay Hub, que permite o pagamento de compras não presencial, ideal para as vendas tele-entrega, onde não haverá necessidade do envio de uma máquina de cartão no momento da entrega do produto ou da solicitação dos dados do cartão do cliente por telefone. Desta forma, o cliente entra em contato com a sua farmácia, solicita os produtos, e no fechamento da venda, é possível que o atendente envie o link de pagamento para o cliente através do e-mail, ou copiar e enviar por outros canais, por exemplo WhatsApp, chat, SMS), o cliente acessa o link, efetiva o pagamento e o produto sai para entrega já com a confirmação do pagamento.
Uma modalidade de pagamento simples, fácil e segura que a partir desta versão estará integrado com o Softpharma.
Neste documento iremos mostrar o passo-a-passo para realizar a configuração desta modalidade e realizar vendas através do Link de Pagamento.
Aviso |
---|
Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuírem o produto 126 - Link de Pagamento liberado. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com nossa Equipe Comercial. |
Expandir | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
| |||||||
Após entrar em contato com a Equipe Comercial e adquirir o produto Link de Pagamento, sua farmácia receberá o e-mail de boas-vindas e nele estará as informações de Login e senha do Portal Gateway, onde deverá ser realizado a configuração do checkout de pagamento, a página web onde seus clientes verão a identidade visual da sua farmácia. Acesse a URL: https://gateway-sandbox.com.br, informe o Usuário e Senha e realize o Login.
Ao acessar o Link, o cliente irá visualizar a identificação da farmácia, seus dados pessoais, os produtos que esta adquirindo, e os valores da transação, conforme modelo abaixo:
Ao clicar no botão , será direcionado a página onde informará dos dados do pagamento. Nesta página ao lado do campo "Número do cartão" serão exibidos os logos das bandeiras que a sua farmácia aceita. E no campo "Em quantas vezes?" serão exibidas a quantidade de parcelas permitida e o valor, quais serão configuradas no Gerenciador Link de Pagamento, demonstrado no Passo 02.
|
Expandir | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
| |||||||
Acesso o Menu Lançamentos>Contas a Receber>Gerenciador Link de Pagamento. Neste módulo será realizada a configuração de acesso por filial, a configuração de bandeiras que será aceita nas transações com o Link de Pagamento e também será possível visualizar as transações que foram realizadas nesta condição de pagamento.
2. Na aba "Configuração de Bandeiras", selecione a Filial que deseja configurar as bandeiras, e:
Após realizar o vinculo entre as bandeiras, acesse o menu Parâmetros>Condição de Pagamento, e crie uma condição com o nome que desejar. No campo "Modalidade de Pagamento", ao selecionar as opções "Cartão" ou "A Prazo", será exibido um filtro chamado "Tecnologia de Pagamento", selecione a opção "Link de Pagamento". Foi incluido na listagem "Transação Eletrônica de Fundos Homologados na Venda" o Link de Pagamento, esta opção será marcada por padrão sempre que a condição de pagamento tiver a Tecnologia de Pagamento, de forma que os outros tipo de TEF será desmarcado e desabilitado para marcação. Desta forma, ao realizar o pagamento, o sistema não chamará o TEF dedicado e nem solicitará as informações de POS, ou seja, obterá os dados de movimentação ao receber o retorno de pagamento do Link de pagamento. Quando criar uma condição de pagamento com Tecnologia "Link de Pagamento" e vincular a Modalidade de Pagamento Cartão, selecione uma ou mais bandeiras do tipo Credito que irá utilizar.
3. Aba "Movimentações"
Ao selecionar uma linha da transação e clicar 2x sobre a mesma, será exibido a tela de informações do Link de Pagamento onde será possível Atualizar o Link de Pagamento quando o status da transação for "Expirado", Inativar o Link quando o status estiver Em Processamento, através dos botões do lado direito da tela.
Para copiar o Link, basta clicar sobre o botão e colar a informação no canal de comunicação que usará para enviar novamente o link.Caso deseje reenviar o link para o e-mail, preencha a informação do e-mail e clique no botão para enviar diretamente do sistema.E caso o status da transação seja Rejeitado será exibido o motivo da rejeição. |
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Nesta versão a funcionalidade do Link de Pagamento estará liberado para as farmácias que utilizam o sistema de Pré-Venda. Após informar o cliente, vendedor, inserir a forma de pagamento que utilize a tecnologia Link de Pagamento, informar os produtos e processar a venda. Caso tenha informado a forma de pagamento do tipo A Prazo que permita o Link de Pagamento como entrada, será exibido a janela "Entrada na venda a prazo" para que seja informado o valor que será cobrado através do Link de Pagamento, conforme imagem abaixo:
Após será exibido a tela para que o vendedor informe o e-mail do cliente. Caso o Softpharma já tenha o e-mail no Cadastro do cliente, esta informação será carregada na tela automaticamente, porém o vendedor poderá alterar a informação.
Após inserir o e-mail do cliente e clicar no botão o Softpharma irá enviar o e-mail com o Link para o cliente acessar e efetuar o pagamento, e será exibido para o vendedor a tela com as informações do Link de Pagamento.
Na tela se Informações do Link de Pagamento será possível copiar o endereço de URL de pagamento através do botão e enviar novamente para o cliente por outro canal de comunicação. Ou informar um novo e-mail para reenviar o link clicando no botão .A informação do Vencimento da URL é baseada na Configuração do Checkout de Pagamento, no campo "Tempo de Expiração da Url de Pagamento", descrita no Passo 01 deste informativo. |
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
As Pré-vendas que foram realizadas através do Link de Pagamento, serão exibidas nos terminais de Caixa On-line. Ao selecionar uma transação será exibido na parte inferior da tela as informações referente ao Link de Pagamento, e em destaque o status da transação, que poderá ser:
Todas as ações de copiar o Link de Pagamento e/ou Reenviar o e-mail com o Link, poderá ser realizada na própria tela do Caixa On-line através dos icones , ou clique no botão para exibição da tela "Informações do Link de Pagamento.
|
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Através do Menu Lançamentos>Faturamento>Cancelamentos, será realizado o cancelamento da transação com o Link de Pagamento, porém deverá ser realizado a retirada do valor referente a venda do dinheiro em caixa, ou seja, a movimentação em cartão será mantida sendo realizada a devolução de dinheiro para o cliente. Somente será possivel realizar o estorno de transações que foram feitas através do Link de Pagamento, se:
|