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Na aba Validar clique no botão    e selecione o arquivo do mês correspondente gerado pelo Sintegra.exe anteriormente e em seguida no botão .

Observe abaixo o arquivo aberto prestes a ser validado.

Nota

Dúvidas em como gerar o Arquivo Principal do Sintegra ?  Verifique o artigo Geração do arquivo Sintegra - registros de saída 


Figura 02 - Validação do Arquivo Sintegra


A seção Registro 10 é referente à identificação da loja e outras informações do arquivo. O conteúdo da seção poderá poderá variar de acordo com a geração efetuada e com os dados de cada loja.
Nessa tela também é possível Visualizar o conteúdo do arquivo antes ou depois de validá-lo, para isso  clique no botão  e o arquivo será aberto conforme abaixo:


Figura 03 - Visualizar Arquivo


Conforme pode-se notar no destaque da Figura 03 o arquivo é separado por linhas e colunas e cada linha representa um tipo de registro que contém várias informações do arquivo que podem ser identificadas no rodapé do visualizador, quando se  clicar em qualquer parte do arquivo, o que facilita a localização dos erros ou advertências depois do arquivo validado, o que será explicado mais adiante.

Se desejar visualizar os itens do arquivo separados por nota  clique no botão  e será exibida a tela abaixo:


Figura 04 - Consulta de Notas Fiscais


Nesta tela principal é possível ver o detalhamento de cada item pertencente à cada nota contida no arquivo gerado.

Com os botões   (Primeira / Anterior / Próxima / Última) é possível navegar entre as notas existentes.

Se  clicar no botão  , será direcionado para a mesma tela explicada acima (Figura 03).

Se desejar  os itens da nota selecione no botão correspondente.

Com o botão  é possível encontrar qualquer nota desejada bastando informar seu número no campo correspondente.

O botão  mostra os valores da nota totalizados por Registros.

Nota

Utilize cada opção conforme a necessidade. 


Ainda na aba Validar após selecionar o arquivo  clique no botão   e será retornada uma mensagem de quanto tempo foi concluída a validação, confirme a mesma e será direcionado para a aba Resumo em que será mostrado se o arquivo foi rejeitado ou aceito pelo Validador.

Abaixo o exemplo de um Arquivo Rejeitado.


Figura 05 - Resumo Validação (Arquivo Rejeitado)


Para visualizar o (s) motivo (s) da rejeição  clique na aba Críticas, em que será (ão) mostrado (s) todos os erros do arquivo, conforme mostra o exemplo abaixo:


Figura 06 - Críticas do Arquivo Rejeitado


Verifique qual o erro e corrija-o pelo Linx Farma Big, caso sejam erros relacionados às notas, acesse o menu Operacional > Notas Fiscais > Manutenção de Notas Fiscais. Se forem erros relacionados aos cadastros, acesse o que for correspondente ao erro e altere o que for necessário.

Após corrigir todos os erros, gere o arquivo principal e efetue a validação novamente se estiver tudo correto o Resumo poderá aparecer como ARQUIVO ACEITO ou ARQUIVO ACEITO COM ADVERTÊNCIAS.

Nota

As advertências poderão ser visualizadas também na aba Críticas. 


Antes de enviar o arquivo pelo TED, é necessário , que é um botão que só ficará habilitado quando o arquivo for aceito.


Figura 07 - Gerar Mídia


Ao  clicar no botão  será solicitado o diretório onde será salvo o arquivo para ser enviado pelo TED em formato ZIP. 

 Clique em , após este processo será emitida a mensagem: "Mídia gerada com sucesso. Deseja transmitir agora?".

Como já foi efetuada a instalação do TED vá em  e o mesmo será aberto automaticamente.

Preencha o e-mail corretamente nos campos solicitados, pois, o recibo definitivo será enviado para o mesmo.


Figura 08 - Configuração E-mail TED

Nota

Caso o e-mail informado não esteja correto, o contribuinte só poderá receber seu comprovante de processamento na SEFAZ. 

 Clique na aba Enviar e será exibida uma tela conforme abaixo:


Figura 09 - Envio de Documentos Eletrônicos


 Clique no botão  e selecione o arquivo ZIP gerado anteriormente (pelo botão ).

Após selecionar o arquivo, selecione o Destino que é definido pelo Estado da loja.

Nota

Se permanecer o Destino "RS - Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul" selecionado de forma padrão e for solicitada senha para transmissão, é porque não está sendo enviado o arquivo correto, talvez esteja tentando enviar o TXT validado anteriormente. Neste caso, é necessário voltar ao validador e gerar a mídia, conforme já explicado mais acima. 

Após definir todos os dados corretamente o botão  ficará habilitado,  clique no mesmo para transmitir o arquivo.

Caso não tenha problema de comunicação o arquivo será transmitido com sucesso à SEFAZ competente ao seu Estado.

Nota

Caso ocorram problemas de comunicação, poderão ser efetuados testes na aba Testar. O programa TED utiliza a porta 8017 para efetuar o envio dos documentos, então certifique-se de que esta porta está liberada no firewall ou roteador, caso utilize algum desses equipamentos de segurança. 

Os comprovantes de envio poderão ser reimpressos na aba Comprovantes .


Figura 10 - Comprovantes de Envio


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