Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleCaixa: Como configurar?

Esta guia é utilizada para realizar a configuração dos recebimentos, autenticações e outras relacionadas ao caixa da farmácia.

A autenticação em caixa é utilizada nas farmácias que desejam fazer autenticação de água, luz e telefone e possuir uma impressora para impressão da autenticação do título. A configuração dos totalizadores (no caso de impressora fiscal) deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (Parâmetros > Configuração ECF), Verificar legislação do PAF-ECF. Deverá informar a posição da matrícula no código de barras das contas de água, luz e telefone para que no ato do recebimento (leitura do código de barras) para que o sistema consiga identificar a matrícula do cliente neste código de barras e possa imprimir um relatório de conferência de todas as contas recebidas no período.

  • Para informar onde se encontra a matrícula seguir essas instruções: O sistema está solicitando 3 campos, exemplo: 30:10:09 onde temos no 1º campo(30) a posição inicial do código de barras onde começa a matrícula, o 2º campo(10) é quantos dígitos a matrícula possui e o 3º campo(09) é o digito verificador da matrícula que se não informado, o sistema “não” lerá este campo, e se informado o sistema lerá junto a matrícula. Para não ler o 3º campo basta informar 00.

A opção autenticação em contas a receber é utilizadaquando a farmácia utiliza recebimento de títulos ou boleto bancário de outras empresas que não seja de água, luz ou telefone. A configuração do totalizador de recebimento de títulos deve ser feita pelo programa Configuração ECF em (parâmetros), Verificar legislação do PAF-ECF.

Informações

Indiferente se o cliente pertencer ao PAF-ECF ou não, se estiver devidamente configurado par impressão "fiscal" imprimirá o registro de suprimento.

Em controle de sangria do caixa é possível configurar para o sistema exibir uma mensagem informativa quando o caixa atingir um valor "xx". E também realize o bloqueio das operações ate que seja feito a sangria do caixa, para que esta ação ocorra informe um valor "xx" no campo bloquear operações no caixa.

No campo vias adicionais Sangria/Suprimento deverá informar o número de vias adicionais que deseja imprimir quando efetuar a Sangria ou Suprimento no caixa, ao informar 0 (zero) imprimirá somente a via padrão do sistema.

O menu controle de restrição abertura/fechamento de caixas é composto pelas seguintes opções: 

  • Todos: Quando marcado selecionará todas as opções do menu e realizará a verificação tanto na abertura do caixa quanto no fechamento do mesmo.

  • Na Abertura do 1º. caixa verificar caixas abertos no dia anterior: quando marcado este campo, realizará a verificação se existem outros caixas diários abertos (para todos os usuários, terminais ou caixa geral).

  • No fechamento, verificar pendências de NFC-e do próprio Caixa: quando marcado este campo, o sistema verificará se há NFC-e com status de Timeout ou rejeitada vinculada ao caixa diário.

Parâmetros:

  • No campo conferir itens na pré-venda Configure em que situações deve ser feita a conferência dos produtos na pré-venda através das opções (nunca, sempre conferir, somente vendas tele entregas ou somente vendas que não são tele entregas).
    • Para vendas originadas por E-commerce sempre será realizada a conferencia de itens, indenpendentemente da configuração do parâmetro.
  • Marque o campo abrir gaveta de dinheiro caso a farmácia tenha impressora fiscal e gaveta automática de dinheiro, e no final da venda o sistema irá abri-la.

  • Marque o campo pedidos on-line simular venda completa caso a farmácia desejar que o caixa finalize a venda sem que haja necessidade de confirmar os dados lançados pelo vendedor, somente com a confirmação do pagamento do cliente.

  • A opção permitir recebimento com TEF somente controle é marcada por padrão a fim de que o usuário também possa efetuar baixas de títulos através do TEF Controle, caso o usuário não desejar mais receber em “TEF somente controle” deverá desmarcar essa opção. O novo campo estará habilitado somente quando o produto TEF estiver liberado e houver TEF configurado no sistema.

  • O parâmetro realizar recarga de celular manual no caixa deve ser marcado para controlar os valores recebidos nas vendas de recargas efetuadas manualmente.

  • Ao marcar o campo ao realizar recebimento de água/luz exigir código de barra válido: o sistema verificará se o código de barras informado condiz a fatura emitida pelas empresas Copel/Sanepar. Se sim, realizará a validação do código para que o lançamento seja permitido.

  • O campo exigir autorização na retirada de valores do Caixa Diário por padrão vem desmarcado e somente poderá ser ativado quando trabalhado no sistema com “senha/biometria por colaborador”, e não, por “senha de liberação”, configurado na aba Controle de Filial no campo “controle de liberação”. Este campo deve ser marcado para atender as ações de Abertura e Fechamento de Caixa no qual diz respeito a retirada de valores do caixa diário.

  • O campo ao fechar caixa diário, exigir retirada de todos os cheques do caixa diário quando marcado, o usuário deve certificar-se que durante o fechamento de caixa não haja cheques no caixa diário.

  • O valor configurado em valor padrão de abertura do caixa será utilizado para todos os caixas da farmácia. Na abertura desses caixas, não será permitido que o usuário altere esse valor. O valor informado para a abertura de caixa não é gravado enquanto não houver o plano de contas  configurado corretamente.

    • Quando a farmácia trabalha com valor fixo de abertura do caixa diário, já é feito o lançamento de saída automaticamente do respectivo valor do caixa financeiro, melhorando o processo de trabalho.

  • Em controlar de Caixa diário deverá selecionar a forma que deseja controlar a abertura e fechamento dos caixas diários de sua farmácia:

    • Geral (somente 1 caixa): utilizado quando a farmácia possui apenas um terminal de caixa e não precisa manter mais de um aberto ao mesmo tempo;

    • Por terminal (mais de um caixa): Deve ser utilizada quando a farmácia controla os caixas por terminal e precisa manter mais de um caixa aberto ao mesmo tempo, pois possui mais de um terminal de caixa na farmácia;

    • Por usuário do sistema: Permite que a farmácia faça o controle dos caixas diários da farmácia por usuário do sistema e não por terminal. Para selecionar ou modificar a forma de trabalho, não deve existir nenhum caixa aberto na farmácia. Caso houver algum, o sistema mostra uma mensagem e abre um arquivo informando os caixas que estão abertos e devem ser fechados para ativar o processo.

  • Através do campo modelo de fechamento de caixa poderá selecionar se o fechamento de caixa poderá ser controlado por mapa de caixa, confirmação de posse ou confirmação de posse por usuário. Quando a farmácia trabalhar por confirmação de posse e com valor fixo de abertura, será contemplada a transferência de valores de forma a não prejudicar o processo de trabalho com caixa por confirmação de posse. Na abertura do caixa diário é realizada a entrada de dinheiro no caixa diário e saída do caixa financeiro, e no fechamento do caixa não é feita a saída automática de valores do caixa diário e entrada no financeiro.

  • Marcando a opção solicitar senha ao reabrir o caixa diário, na reabertura de caixa é solicitada a senha do usuário que realizou o fechamento do mesmo. Esta opção é usada para que somente o usuário que fechou o caixa tenha acesso a reabri-lo e somente fica habilitada quando utilizado controle de caixa por terminal.

Informações

Caso o sistema esteja configurado para utilizar senhas de liberação, ao marcar o campo exigir autorização na retirada de valores do caixa diário, será exibida a seguinte mensagem: "Para usar a configuração 'Exigir autorização na retirada de valores do caixa diário' marcada é preciso trabalhar com 'controle de liberação' diferente de 'utilizar controle de liberação'".

  • Com a opção mover resultado (DINHEIRO) da auditoria para o próximo caixa marcada, ao abrir um novo caixa para o usuário/terminal, o sistema traz automaticamente o valor final em dinheiro da auditoria de caixa como valor de abertura para o novo caixa.
  • O parâmetro utilizar auditoria de caixa por Consolidação Diária/Rede estará disponível quando a loja possuir o produto 105-Auditoria de Caixa Financeiro e trabalhar com controle de confirmação de posse. Esta configuração será por filial e deverá ser "marcado" quando a loja desejar gerenciar de uma forma mais consolidada o processo de auditoria de caixa. Ao marcá-lo, o programa Auditoria de Caixa, apresentará opções, informações e funcionalidades mais abrangentes.

  • No processo de fechamento de caixa diário é possível realizar a troca de modalidade de pagamento (dinheiro por cheque, dinheiro por cartão). Ao selecionar o parâmetro exigir que usuário supervisor/gerente autorize a troca de modalidade de pagamento: , esta troca somente poderá ocorrer mediante autorização (senha/biometria) do gerente ou supervisor. Caso esse parâmetro não seja selecionado, o usuário do caixa poderá realizar esta troca de modalidade sem a necessidade de autorização do gerente/supervisor.

  • Quando o campo no fechamento de caixa exigir devolução de valor de abertura de caixa estiver configurado ao realizar o fechamento de caixa sera exibida uma mensagem informando o valor para que seja feita a devolução.

  • Marque o campo exigir confirmação de posse somente de cartão somente controle caso a farmácia utilize cartões de controle de pré-venda, que é entregue ao cliente para apresentação no caixa da farmácia.

  • Marque o campo exigir confirmação de posse para venda convênios para que o o sistema exija a confirmação de posse para e venda que o cliente possuir convenio.

  • Informe um valor máximo aceitável de diferença no caixa.

...