Para Para atender as alterações que foram realizadas quanto ao Movimento de Contas a Pagar, a partir deste release, o programa “Lançamento de Despesas” também sofreu algumas alterações como:
- Inclusão de informações referente ao fundo fixo;
- Sinalização de duplicata entregue e sua respectiva data de entrega;
- E o controle de acesso a tipo de documento, local de pagamento e plano de contas conforme fornecedor selecionado.
Com essas alterações, o usuário com perfil gerente poderá lançar neste programa as despesas relacionadas a sua loja podendo estas se enquadrarem no conceito de “fundo fixo”. Sendo assim, poderá ser utilizado este programa para lançamentos de fundo fixo, bastando marcar o campo de mesmo nome.
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Nota | ||
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Ao marcar duplicatas com fundo fixo e como entregue, esta será exibida na tela de auditoria de caixa diário na data correspondente ao campo de duplicata entregue, permitindo assim que o usuário do setor administrativo possa visualizar os valores na coluna fundo fixo. |
Observe que foi incluído no lançamento de despesas a opção de “Fundo Fixo” (por padrão virá desmarcado), e esta opção estará disponível quando selecionado um modo de pagamento diferente de “Sem pagamento”. Quando posicionado o ponteiro do mouse sobre o nome do campo será exibida a seguinte mensagem: “Marque este campo para indicar que a duplicata movimentará o fundo fixo, sendo esta exibida no processo de auditoria de caixa”.
Para que o usuário somente possa realizar lançamento de duplicatas do tipo fundo fixo, é necessário que a configuração desse programa “tabulação 10” esteja desmarcada. Estando desmarcada para o usuário, o campo fundo fixo se apresentará sem opção de edição e marcada automaticamente, não sendo necessário o preenchimento dos campos restantes (“Duplicata Entregue?” e “Data Entrega”).
Também foi incluída a opção “Duplicata Entregue?” no lançamento de despesas. Esta opção estará disponível quando selecionado um modo de pagamento diferente de “Sem pagamento”. Esta opção deve ser selecionada para indicar que a duplicata foi entregue. Para o processo de fundo fixo/auditoria de caixa, este campo será utilizado para indicar que a duplicata foi enviada para a filial administrativa.
Quando a opção “Duplicata Entregue?” for marcada, será habilitado o campo “Data Entrega”, que será utilizada para informar a data que a duplicata foi entregue/enviada ao setor administrativo. Não deverá possuir auditoria para a data informada e filial que o lançamento se refere.
Informações | ||
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Estes campos de “Duplicata Entregue?” e “Data Entrega” são independentes do campo de “Fundo Fixo”, ou seja, poderá ocorrer casos da duplicata não ser de fundo fixo e ser controlado se está entregue e sua data de entrega. Por exemplo, duplicatas de fornecedores de mercadorias, estas não são do tipo fundo fixo, sendo estas enviadas para o administrativo e controlado se está entregue e sua data de entrega. |
As
As duplicatas que forem lançadas neste programa serão exibidas no programa de auditoria de caixa diário.
Foi Foi alterado a ordem dos campos de lançamento, de forma que, o campo de “Modo Pag” fique antes dos campos que podem ser bloqueados por opção selecionado neste (Local de pagamento, tipo de documento e plano de contas).
Quando Quando o usuário for realizar um “Novo Lançamento” através do botão “Novo”, e o mesmo possuir em sua configuração de sistema a “tabulação 9 desmarcada”, o sistema realizará os seguintes controles:
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