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Implementação do novo processo de envio dos dados do Autoservice para a Montadora através de uma API. |
Produto | Bravos / FábricaVW |
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Autor | P&D |
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O projeto consiste na implementação do processo de comunicação do Autoservice através de uma API cuja transmissão será realizada automaticamente. |
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Este programa destina-se a todas as concessionárias das marcas VW Automóveis. |
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É necessário atualizar o LinxDMS Web com a última versão disponível no DVI. |
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1. Fonte PagadoraAcesse o Menu FábricaVW > Cadastros > Fonte Pagadora Autoservice É necessário revisar os códigos cadastrados e atualiza-los de acordo com a planilha disponibilizada pela Montadora com os novos códigos para uso no API do Autoservice Plus.
Figura 1: FábricaVW > Cadastros > Fonte Pagadora Autoservice
Tabela1.1 : Planilha de Novas Fontes Pagadoras Disponibilizada pela VW ( Versão1.0.0 - Data 01/02/2023) 2. Tipos de ServiçoAcesse o Menu Linx DMS > Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço Criamos um novo campo 'Fonte Pagadora' que deverá ser vinculado ao Tipo de Serviço. Ao abrir uma Ordem de Serviço será verificado a Fonte Pagadora vinculada ao tipo de serviço, sendo automática a sua seleção. Figura 2: Linx DMS > Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço
3. Categoria de ClienteAcesse Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Categoria de Cliente O campo "Categoria do Cliente no AutoService" deverá ser informado de acordo com a tabela de fonte pagadora disponibilizada pela VW. Ao realizar um venda balcão, verificamos no cadastro do cliente qual a fonte pagadora que deverá ser utilizada. Figura 34: Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Categoria de Cliente no AutoService
4. Seleção de Itens Para PromoçãoAcesse Linx DMS > Peças > Gerenciamento de Estoque > Promoção > Seleção de itens para promoção Será necessário preencher o campo "Código do Fabricante" com o " Código Promoção VW" disponibilizado pela Montadora a cada nova promoção que for lançada. Figura 46: Linx DMS > Peças > Gerenciamento de Estoque > Promoção > Seleção de itens para promoção 5. Desativação do Autoservice (SIA)Após a ativação do processo de comunicação automática com o Autoservice + através do menu FábricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Integrações, o processo utilizado pelo menu Fabrica VW > Processos > Rede-Fabrica - Montagem do Arquivo p/Transmissão será desativado. Desse modo os registros não poderão mais ser criados e enviados pelo RVS/SIA. Figura 57: Fabrica VW > Processos > Rede-Fabrica - Montagem do Arquivo p/Transmissão 5.1.Autoservice + desativadoAtravés do Menu FábricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Integrações (Figura 6) , se o parâmetro " Habilita Integração Autoservice+" não estiver marcado, o processo automático está desativado, possibilitando o envio através do processo antigo através do Menu Fabrica VW > Processos > Rede-Fabrica - Montagem do Arquivo p/Transmissão (Figura 7). Figura 68: Autoservice+ desativado Figura 79: Montagem arquivo para transmissão com o Autoservice+ desativado 5.2. Autoservice + ativadoAtravés do Menu FábricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Integrações, se o parâmetro " Habilita Integração Autoservice + " estiver marcado ( Figura 10) , o processo antigo utilizado através do Menu Fabrica VW > Processos > Rede-Fabrica - Montagem do Arquivo p/Transmissão ( Figura 11) estará inativo, não sendo mais visualizado.
Figura 911: Montagem arquivo para transmissão como Autoservice Plus ativado 6. Comunicação da API com MontadoraAntes de ativar a comunicação pelo novo sistema Autoservice+ observem as seguintes premissas e pontos de atenção:
6.1 Acesse FabricaVW > Parâmetros > Autoservice+Para liberar a comunicação automática da API inicialmente é necessário marcar a opção "Habilita Integração Autoservice +". Figura 1011: FábricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Integrações O campo "Usuário para Notificações" se repete para todos os tipos de envio (layouts) e é utilizado para determinar um ou mais usuários do DMS que receberão um correio interno com as notificações de erro referentes aos seus respectivos registros conforme exemplo abaixo. Figura 1112: Usuário Notificado > Correio Interno O campo "Data e Hora do Último Envio" se repete para todos os tipos de envio (layouts) e é utilizado para controlar a data/ hora do último envio realizado pela API. Exclusivamente no momento da implantação este campo será utilizado para definir a partir de qual data/hora serão selecionados os registros para comunicação da carga histórica, podendo ser editada para gerar um envio com data/hora retroativa. ATENÇÃO: no layout ck5 existe uma regra diferente para a data, conforme explicado abaixo. Os demais campos tem as seguintes funções:
É mandatório ativar todos os layouts e preencher todos os campos "Data e Hora do Último Envio" para que as cargas históricas sejam feitas igualmente em todos os layouts, mas ainda NÃO CLIQUE em “Aplicar” ou “OK” pois existem mais parâmetros para configurar na outra aba deste menu. 6.2. Aba Parâmetros:
Figura 1213: FábricaVW > Parâmetros > Autoservice+ > Aba Parâmetros
Tipo Integração : Determina se integração irá os dados de Produção ou Homologação Produção : Dados usados quando tipo integração igual produção URL API : URL que será usada para envio das informações. URL Token : URL que será usada obter o token de conexão. Cliente ID : identificação do usuário para acesso ao token os campos não são editáveis pelo usuário. Homologação : Dados usados quando tipo integração igual homologação URL API : URL que será usada para envio das informações. URL Token : URL que será usada obter o token de conexão. Cliente ID : identificação do usuário para acesso ao token os campos não são editáveis pelo usuário. Intervalo de Integração : Determina o intervalo de tempo em que serão feitos os envios dos dados que tiveram alguma modificação desde a última transmissão. No momento da implantação pode ser deixado entre 2 e 5 minutos. Após a carga histórica deve ser configurado para 120 minutos (2 horas) de forma que os envios não consumam desnecessariamente os recursos de comunicação.
6.3. Fluxos dos envio das informações.A API será ativada automaticamente a cada 2 horas conforme foi determinado no parâmetro “Intervalo de Integração” fazendo a leitura da base de dados e transmitindo todas as informações que tiveram alguma alteração em relação à última transmissão efetuada. Os registros que tiverem algum tipo de erro não são enviados e vão automaticamente para o Log de monitoramento de erros e geram o aviso para o responsável no correio interno. A cada novo ciclo de transmissão os erros que tiverem sido corrigidos serão automaticamente transmitidos, pois estarão gravados na base de dados com uma data/hora diferente da original.
Os layouts transmitidos obedecem aos mesmos padrões do sistema antigo e portanto não exigem nenhuma alteração no fluxo dos processos de oficina e venda de peças balcão:
Figura 1415: FábricaVW > Cadastros > Manutenção Estrutura DN Autoservice (CK5)
7. Cadastro de Clientes - Autorização de contato e pesquisaEm função das exigências da LGPD, sempre que for aberto um atendimento (balcão ou oficina) será necessário atualizar os dados de autorização de contato e pesquisa do cliente. Estes dados do DMS agora são transmitidos para a Volkswagen e serão consumidos pelas áreas e atividades que envolvam contato com os clientes, incluindo-se as pesquisas de satisfação. Na Manutenção dos Clientes , acesse a Aba Autoservice VW e informe as preferências de contato do cliente, caso as informações não sejam atualizadas durante o atendimento ao cliente e forem enviadas vazias, a montadora irá processar como NÃO AUTORIZA. Figura 1516: Manutenção de Clientes > AutoService VW 8. Retransmitir as Informações para a API.Através do menu FabricaVW > Consulta Log Transmissão Autoservice os usuários das áreas de negócios poderão acompanhar todas as transmissões realizadas e seus status. Em caso de erro no envio é possível identificar o registro que precisa ser corrigido, fazer a correção e depois marcar este registro para retransmissão através da Opção " Retransmitir". Após selecionar o registro clique em "Salvar". O registro ficará com o Status de "Envio Pendente" e será transmitido automaticamente na próxima janela de comunicação. Figura 1617: FábricaVW > Montadora > Consulta Log Transmissão Autoservice 9. Consulta Log Integração.Através do menu LinxDMS Web > Configurações > Consulta > Consulta Log Web os usuário de TI do concessionário podem acompanhar todas as transmissões realizadas e seus status em relação às questões de comunicação e funcionalidade do sistema. Selecione no campo 'Processos" a opção "Integração Autoservice VW" e, se desejado, defina os demais filtros e clique em "Pesquisar".
Figura 17 18 LinxDMS Web > Configurações > Consulta > Consulta Log Web |
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