Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Âncora
inicio#topoinicio
#topo

Informações

Essa integração está disponível a partir da versão 211.000.

...

Expandir
Após entrar em contato com o time comercial do Linx Softpharma e solicitar a liberação do produto Ifood para o seu código de cliente,  entre em contato com o Ifood e solicite as informações de Usuário (Client ID) e Senha (Client Secret).

Para acessar a tela de Configuração da integração, vá até o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações.


Figura 01 - Configuração de Integrações 


Selecione a opção Integração Ifood e clique no botão "Clique aqui para acessar a configuração do Ifood".

Image RemovedImage Added

Integração Ifood 
Âncora
integracao
integracao

Expandir

Na tela da Integração, existem as Etapas de Configuração.

Credenciais 
Âncora
cred
cred

Expandir

Nesta etapa serão solicitadas as informações referentes ao cadastro da loja no Ifood.


Figura 02 - Credenciais


No campo Filial, selecione a filial que deseja realizar a configuração.

O endereço URL virá preenchido automaticamente.

O Usuário (Client ID) e Senha (Client Secret) devem ser repassados pelo Ifood.

Ao pressionar Enter no campo Senha ou clicar no botão , uma comunicação com o Ifood deve ser realizada onde irá retornar para o Linx Softpharma a informação de Código Loja

Ao clicar no botão , será realizada uma validação do código fornecido.


Informações

Caso exista mais de um Código Loja cadastrado no Ifood para estes mesmos Usuário e Senha, aparecerá a listagem no campo Código Loja para seleção.


Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.

Image Removedcred

Financeiro 
Âncora
financeiro
financeiro

Expandir

Nesta etapa serão solicitadas as informações para o cadastro da bandeira Ifood no Linx Softpharma.


Figura 03 - Financeiro


No campo CNPJ do Ifood informe o CNPJ do Ifood repassado pelo mesmo.

Em Taxa pedidos pagos pelo Ifood (%) informe o valor que será cobrado pelo Ifood quando o pagamento for Cartão através do site/app.

Na seção Conta Recebimento informe a conta que será cadastrada dentro da bandeira para recebimentos em cartão. 

Na seção DRE informe Fornecedor, Plano de Contas, Local de pagamento e Tipo de documento que serão lançados em DRE;

Ao clicar no botão  será automaticamente criada a bandeira e também uma forma de pagamento Ifood em cartão já com a bandeira vinculada na mesma.

Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.

Image RemovedImage Added

Contas a Pagar 
Âncora
contas
contas

Expandir

Nesta etapa serão solicitadas as informações para lançamento de recebimentos de contas a pagar.


Figura 04 - Contas a Pagar


No campo Fornecedor informe qual é o fornecedor.

No campo Plano de Contas informe para qual plano de contas o lançamento deve ser gerado.

Em Local de pagamento informe o local de pagamento.

Em Tipo de Documento informe o tipo de documento do lançamento.

No campo Taxa pedidos pagos pela loja (%) informe a taxa referente aos pedidos pagos pela loja.

Por último, informe a data de vencimento para o título no campo Dia de vencimento do título a ser lançado.

Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.


Image RemovedImage Added

Pré-Venda
Âncora
pre
pre

Expandir

Nesta etapa serão solicitadas as informações para lançamento das pré-vendas referentes aos pedidos importados do APP.


Figura 05 - Pré-Venda


No campo Tempo de Consulta para pedidos (1 a 9 minutos)informe o tempo para realização das consultas automáticas de pedidos.

Informe o convênio que será cadastrado o cliente dos pedidos no campo Ao receber um pedido cadastrar o cliente no convênio.

No campo Vendedor (informe vendedor para novas vendas)selecione um vendedor que irá aparecer nas vendas importadas do Ifood.

Em Produto relacionado a taxa de serviço selecione o produto que será adicionado na venda com o valor da taxa de serviço do Ifood. Lembrando que este não é o produto Tele-Entrega (usa o produto informado na tela de Parâmetros do Sistema).

Em Condição de Pagamento padrão paga no Ifood, no caso da venda ter sido paga pelo ifood, selecione neste campo qual a condição de pagamento esta pré-venda deve ser lançada.

Em Condição de Pagamento padrão paga na loja, Dinheiro, no caso da venda não ter sido paga pelo Ifood e o consumidor informar que pagará em dinheiro na loja, selecione neste campo qual a condição de pagamento deve ser lançada nesta pré-venda.

Em Condição de Pagamento padrão paga na loja, Cartão, no caso da venda não ter sido paga pelo Ifood e o consumidor informar que pagará em cartão na loja, selecione neste campo qual a condição de pagamento deve ser lançada nesta pré-venda.

Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.

Image Removedpre

Produto 
Âncora
produto
produto

Expandir

Nesta etapa serão solicitadas as informações referentes ao cadastro de produtos a ser enviado para o Ifood.


Figura 06 - Produto


No campo Tempo de sincronização de estoque/preço com Ifood informe a cada quanto tempo o sistema deve realizar a sincronização automática de estoque e preço dos produtos da lista.

No campo Percentual de estoque de produtos a ser enviado ao Ifood informe qual é o percentual de estoque dos produtos que deve ser enviado ao Ifood.

Por Exemplo

Produto A tem 100 quantidades em estoque e neste campo está configurado para subir 80%, será enviado ao Ifood 80 quantidades do item.


Em Padrão de preço de produtos a serem enviados para o Ifood selecione qual é o tipo de preço que deve ser enviado ao Ifood entre Preço de Venda ou Preço com Desconto.

Em Executar este processo prioritariamente no terminal selecione o terminal que terá prioridade de execução dos processos que envolvem a integração, ou seja, envio de estoque/preço, busca de pedidos, sincronização de cadastros. 

Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.

Image Removedproduto

Finalização

Expandir

Nesta etapa é informado que a configuração foi realizada e finalizada.

Para iniciar o processo de envio de produtos para o Ifood, é necessário criar uma lista de produtos no Gerenciador de Integrações com E-commerce.

Image Removedintegracao

Gerenciador de Integrações com E-Commerce 
Âncora
ecommerce
ecommerce

Expandir

Na tela do Gerenciador de Integrações com E-Commerce é possível criar e manter a lista de produtos que está no Ifood.

Também é possível visualizar os pedidos e corrigir as inconsistências dos mesmos.

Lista de Produtos
Âncora
listaproduto
listaproduto

Expandir

Nesta tela é possível criar e manter a lista de produtos que deve ser enviada ao Ifood para posteriormente realizar vendas.


Figura 07 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Lista de Produtos


Na tela do Gerenciador é possível filtrar por:

  • Integração - Selecionar a integração com Ifood;
  • Filial - Selecionar a loja para efetuar a lista;
  • Produto - Inserir um a um ou pelo filtro avançado os itens que devem fazer parte da lista;
  • Estoque (% a subir) - Informar a % do estoque que deseja subir para o Ifood. Essa informação é configurada na etapa de Produtos do wizard mas pode ser alterada nesta tela;

Por Exemplo

Produto A tem 100 quantidades em estoque e neste campo está configurado para subir 80%, será enviado ao Ifood 80 quantidades do item;


  • Valor Produto - Escolha entre Manter Preço (Irá manter o preço de venda que está no cadastro de produtos), Informar Desconto (Ao selecionar esta opção o campo ao lado será liberado para preencher o % de desconto que deve ser aplicado nos itens antes de enviar para o Ifood) ou Informar Acréscimo (Ao selecionar esta opção o campo ao lado será liberado para preencher o % de acréscimo que deve ser aplicado nos itens antes de enviar para o Ifood);


Na grade são exibidas as informações:

  • Situação: Indica em forma de imagem a situação do item na lista entre Editando, Carregado ou Excluindo;
  • Código: Indica o código interno dos produtos das lista;
  • Produto: Mostra a descrição + apresentação dos produtos;
  • EAN: Indica o código de barras dos produtos das lista;
  • Preço: Mostra o preço do item sem desconto ou acréscimo;
  • Preço Venda: Traz o preço do item já aplicado o desconto ou acréscimo;
  • Estoque (%): Mostra o percentual de estoque irá subir para o site/APP;
  • Preço (%): Mostra o percentual de desconto ou acréscimo aplicado no item;
  • Status: Indica em forma de escrita o status do item na lista se está sendo editado, se já foi carregado ou se está sendo excluído;
  • Estoque Disponível: Mostra a quantidade em estoque disponível para o Ifood;
  • Última Atualização: Carrega a data e hora da última atualização do item no Ifood;

Após realizar a inserção dos itens na grade, é necessário gravar a lista. Para isso, clique em .

Após esse processo, lista será enviada para o Ifood e os produtos com quantidade de estoque maior que 2 irão aparecer ativos no site/APP para compra pelo consumidor final. 


Nota

A regra referente a mostrar no site apenas produtos com estoque maior que 2 é gerenciada pelo Ifood.


Nota

O envio da lista será realizado com um máximo de 8 mil produtos por vez então se tiver enviando 20 mil produtos serão realizados 2 envios de 8 mil e mais 1 com os últimos 4 mil produtos.


Os itens que tiverem atualizações de preço e estoque devem ser enviados de forma automática a cada tempo configurado na Integração.

Ao selecionar um item da lista e pressionar Delete, o mesmo será marcado como Excluindo. No momento que o sistema for enviar uma atualização de preços/estoque, essa exclusão também será enviada.

Ao clicar no botão , todos os itens da lista são marcados como Excluindo. No momento que o sistema for enviar uma atualização de preços/estoque, essa exclusão também será enviada.


Nota

Ao realizar exclusão de item ou de lista no site/APP os itens marcados como excluídos no Linx Softpharma vão aparecer como Inativos.

Image Removedlistaproduto

Pedidos 
Âncora
pedidos
pedidos

Expandir

SubAba Pedidos

Nesta tela serão listados os pedidos realizados no site/APP.


Figura 08 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Pedidos - Pedidos


É possível filtrar por Data Pedido, informando qual é a data dos pedidos que devem ser listados;

No filtro Situação é possível selecionar entre:

  • Todos: Serão listados todos os pedidos independente da sua situação; 
  • Emitido: Pedidos emitidos no Ifood, mas ainda não conferidos, sendo assim, ainda não deve ter número de pré-venda e consequentemente não serão exibidos no caixa on-line;
  • Em Separação: Pedidos que estão em separação no site do Ifood sendo assim, ainda não deve ter número de pré-venda e consequentemente não serão exibidos no caixa on-line;
  • Aguardando Retirada: Pedidos que já foram separados no site do Ifood e que estão aguardando a retirada pelo cliente na loja, sendo assim, já deve ter pré-venda para ser finalizada;
  • Enviado: Pedidos que já tiveram a nota fiscal emitida e estão em envio para o cliente;
  • Finalizado: Pedidos já enviados e recebidos pelo cliente;
  • Em Devolução: Pedidos que estão em processo de devolução no Ifood;
  • Cancelado: Pedidos que foram cancelados no Ifood;


Após selecionar os filtros, clique em .

Na grade são exibidas as colunas:

  • Filial: Id da filial que recebeu o pedido;
  • Id: Código do pedido gerado pelo Ifood;
  • Situação: Situação do pedido no Ifood;
  • Nota/Pré-venda: Número da nota ou da pré-venda a depender da situação;
  • Data/Hora: Data que o pedido foi realizado; 
  • Cliente: Nome do cliente do pedido;
  • Valor: Valor do pedido;
  • Pagamento: Se o pedido já está pago e qual é a forma de pagamento;
  • Tipo Entrega: Tele-entrega ou retirada na loja;


Ao clicar no botão será aberta uma tela onde é possível visualizar os logs das comunicações com o Ifood.

O botão força a comunicação com o Ifood para importar novos pedidos ou corrigir eventuais inconsistências.

Ao selecionar um pedido e clicar no botão será aberta uma tela contendo os itens daquele pedido, conforme a imagem a seguir:


Figura 09 - Consulta Nota

SubAba Inconsistências

Nesta aba serão listados todos os pedidos com algum tipo de inconsistência para que seja corrigida e posteriormente o pedido será liberado para finalização.


Figura 10 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Pedidos - Inconsistências


É possível filtrar por Data Pedido, informando qual é a data dos pedidos que devem ser listados;

No filtro Inconsistência é possível selecionar entre:

  • Todos: Serão listados todos os pedidos com inconsistência independente da sua situação; 
  • Bairro: Pedidos com inconsistências referentes ao bairro;
  • Cidade: Pedidos com inconsistências referentes a cidade do cliente;
  • Produto Taxa TE: Pedidos com inconsistências referentes ao produto taxa de tele-entrega;


Após selecionar os filtros, clique em .

Na grade são exibidas as colunas:

  • Filial: Id da filial que recebeu o pedido;
  • Id: Código do pedido gerado pelo Ifood;
  • Data/Hora: Data que o pedido foi realizado; 
  • Cliente: Nome do cliente do pedido;
  • CPF: CPF do cliente;
  • Tipo Inconsistência: Mostra qual é o tipo da inconsistência do pedido;
  • Inconsistência: Detalha a inconsistência;


Ao clicar no botão será aberto o cadastro de produtos para realizar as correções necessárias.

Ao clicar no botão será aberto o cadastro de cidades para realizar as correções necessárias.

Ao clicar no botão será aberto o cadastro de bairros para realizar as correções necessárias.

Após corrigir as inconsistências, clique em para que os pedidos sejam enviados para a guia Pedidos.

Image RemovedImage Added

Image RemovedImage Added

Caixa On-Line 
Âncora
caixa
caixa

Expandir

Após realizar a importação dos pedidos e a correção das inconsistências é gerada a pré-venda dos mesmos e as pré-Vendas serão listadas normalmente no Caixa On-Line.

Ao selecionar uma pré-venda oriunda de um pedido Ifood a mesma será sinalizada e um detalhamento aparecerá na tela do caixa on-line.


Figura 11 - Caixa On-line


Na grade são apresentadas as colunas:

  • Status: Mostra qual é o atual status do pedido no Ifood;
  • Pedido: Mostra o ID do pedido no Ifood;
  • Pagamento: Mostra se o pagamento já foi realizado ou se ainda está a pagar;
  • Forma de Pagamento: Mostra qual é a forma de pagamento que o consumidor escolheu no momento do pedido no site/APP;
  • Entrega: Mostra se é tele-entrega ou retirada na loja;
  • Autorizado a Retirar: Caso o consumidor tenha colocado no pedido mostra essa informação.


Para realizar a finalização desta pré-venda, basta pressionar a tecla F4 ou F5 para chamar as vendas NF-e, ECF, NFC-e ou S@T, como já é de costume da loja.


Nota

Ao finalizar vendas oriundas de qualquer tipo de E-Commerce, não é possível realizar nenhum ajuste, ou seja, não é possível inserir mais itens ou trocar a forma de pagamento, por exemplo.

Image RemovedImage Added

Tele-Entregas 
Âncora
tele
tele

Expandir

Após realizar a efetivação das pré-vendas com Tipo de Entrega igual a Tele-Entrega as mesmas ficam liberadas para entrega e são listadas na tela de Tele-Entrega.

Ao selecionar uma dessas vendas o mesmo detalhamento que aparece no Caixa On-Line deve aparecer nesta tela.


Figura 12 - Tele-Entregas


Na grade são apresentadas as colunas:

  • Status: Mostra qual é o atual status do pedido no Ifood;
  • Pedido: Mostra o ID do pedido no Ifood;
  • Pagamento: Mostra se o pagamento já foi realizado ou se ainda está a pagar;
  • Forma de Pagamento: Mostra qual é a forma de pagamento que o consumidor escolheu no momento do pedido no site/APP;
  • Entrega: Mostra se é tele-entrega ou retirada na loja;
  • Autorizado a Retirar: Caso o consumidor tenha colocado no pedido mostra essa informação;


O processo de entrega permanece o mesmo.

Image Removedtele

Image RemovedImage Added