Essa integração está disponível a partir da versão 211.000.

Para utilizar a funcionalidade no Linx Softpharma, é necessário ter o produto 142- Ifood - 1.0 liberado para a filial.

Para liberar o serviço, entre em contato com o nosso time comercial. 


A integração com o Ifood possibilita o envio de lista de produtos e baixa de pedidos.

Configuração da Integração 

Após entrar em contato com o time comercial do Linx Softpharma e solicitar a liberação do produto Ifood para o seu código de cliente,  entre em contato com o Ifood e solicite as informações de Usuário (Client ID) e Senha (Client Secret).

Para acessar a tela de Configuração da integração, vá até o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações.


Figura 01 - Configuração de Integrações 


Selecione a opção Integração Ifood e clique no botão "Clique aqui para acessar a configuração do Ifood".

Integração Ifood 

Na tela da Integração, existem as Etapas de Configuração.

Credenciais 

Nesta etapa serão solicitadas as informações referentes ao cadastro da loja no Ifood.


Figura 02 - Credenciais


No campo Filial, selecione a filial que deseja realizar a configuração.

O endereço URL virá preenchido automaticamente.

O Usuário (Client ID) e Senha (Client Secret) devem ser repassados pelo Ifood.

Ao pressionar Enter no campo Senha ou clicar no botão , uma comunicação com o Ifood deve ser realizada onde irá retornar para o Linx Softpharma a informação de Código Loja

Ao clicar no botão , será realizada uma validação do código fornecido.


Caso exista mais de um Código Loja cadastrado no Ifood para estes mesmos Usuário e Senha, aparecerá a listagem no campo Código Loja para seleção.


Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.

cred

Financeiro 

Nesta etapa serão solicitadas as informações para o cadastro da bandeira Ifood no Linx Softpharma.


Figura 03 - Financeiro


No campo CNPJ do Ifood informe o CNPJ do Ifood repassado pelo mesmo.

Em Taxa pedidos pagos pelo Ifood (%) informe o valor que será cobrado pelo Ifood quando o pagamento for Cartão através do site/app.

Na seção Conta Recebimento informe a conta que será cadastrada dentro da bandeira para recebimentos em cartão. 

Na seção DRE informe Fornecedor, Plano de Contas, Local de pagamento e Tipo de documento que serão lançados em DRE;

Ao clicar no botão  será automaticamente criada a bandeira e também uma forma de pagamento Ifood em cartão já com a bandeira vinculada na mesma.

Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.

Contas a Pagar 

Nesta etapa serão solicitadas as informações para lançamento de recebimentos de contas a pagar.


Figura 04 - Contas a Pagar


No campo Fornecedor informe qual é o fornecedor.

No campo Plano de Contas informe para qual plano de contas o lançamento deve ser gerado.

Em Local de pagamento informe o local de pagamento.

Em Tipo de Documento informe o tipo de documento do lançamento.

No campo Taxa pedidos pagos pela loja (%) informe a taxa referente aos pedidos pagos pela loja.

Por último, informe a data de vencimento para o título no campo Dia de vencimento do título a ser lançado.

Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.


Pré-Venda

Nesta etapa serão solicitadas as informações para lançamento das pré-vendas referentes aos pedidos importados do APP.


Figura 05 - Pré-Venda


No campo Tempo de Consulta para pedidos (1 a 9 minutos) informe o tempo para realização das consultas automáticas de pedidos.

Informe o convênio que será cadastrado o cliente dos pedidos no campo Ao receber um pedido cadastrar o cliente no convênio.

No campo Vendedor (informe vendedor para novas vendas) selecione um vendedor que irá aparecer nas vendas importadas do Ifood.

Em Produto relacionado a taxa de serviço selecione o produto que será adicionado na venda com o valor da taxa de serviço do Ifood. Lembrando que este não é o produto Tele-Entrega (usa o produto informado na tela de Parâmetros do Sistema).

Em Condição de Pagamento padrão paga no Ifood, no caso da venda ter sido paga pelo ifood, selecione neste campo qual a condição de pagamento esta pré-venda deve ser lançada.

Em Condição de Pagamento padrão paga na loja, Dinheiro, no caso da venda não ter sido paga pelo Ifood e o consumidor informar que pagará em dinheiro na loja, selecione neste campo qual a condição de pagamento deve ser lançada nesta pré-venda.

Em Condição de Pagamento padrão paga na loja, Cartão, no caso da venda não ter sido paga pelo Ifood e o consumidor informar que pagará em cartão na loja, selecione neste campo qual a condição de pagamento deve ser lançada nesta pré-venda.

Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.

pre

Produto 

Nesta etapa serão solicitadas as informações referentes ao cadastro de produtos a ser enviado para o Ifood.


Figura 06 - Produto


No campo Tempo de sincronização de estoque/preço com Ifood informe a cada quanto tempo o sistema deve realizar a sincronização automática de estoque e preço dos produtos da lista.

No campo Percentual de estoque de produtos a ser enviado ao Ifood informe qual é o percentual de estoque dos produtos que deve ser enviado ao Ifood.

Por Exemplo

Produto A tem 100 quantidades em estoque e neste campo está configurado para subir 80%, será enviado ao Ifood 80 quantidades do item.


Em Padrão de preço de produtos a serem enviados para o Ifood selecione qual é o tipo de preço que deve ser enviado ao Ifood entre Preço de Venda ou Preço com Desconto.

Em Executar este processo prioritariamente no terminal selecione o terminal que terá prioridade de execução dos processos que envolvem a integração, ou seja, envio de estoque/preço, busca de pedidos, sincronização de cadastros. 

Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.

produto

Finalização

Nesta etapa é informado que a configuração foi realizada e finalizada.

Para iniciar o processo de envio de produtos para o Ifood, é necessário criar uma lista de produtos no Gerenciador de Integrações com E-commerce.

integracao

Gerenciador de Integrações com E-Commerce 

Na tela do Gerenciador de Integrações com E-Commerce é possível criar e manter a lista de produtos que está no Ifood.

Também é possível visualizar os pedidos e corrigir as inconsistências dos mesmos.

Lista de Produtos

Nesta tela é possível criar e manter a lista de produtos que deve ser enviada ao Ifood para posteriormente realizar vendas.


Figura 07 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Lista de Produtos


Na tela do Gerenciador é possível filtrar por:

  • Integração - Selecionar a integração com Ifood;
  • Filial - Selecionar a loja para efetuar a lista;
  • Produto - Inserir um a um ou pelo filtro avançado os itens que devem fazer parte da lista;
  • Estoque (% a subir) - Informar a % do estoque que deseja subir para o Ifood. Essa informação é configurada na etapa de Produtos do wizard mas pode ser alterada nesta tela;

Por Exemplo

Produto A tem 100 quantidades em estoque e neste campo está configurado para subir 80%, será enviado ao Ifood 80 quantidades do item;


  • Valor Produto - Escolha entre Manter Preço (Irá manter o preço de venda que está no cadastro de produtos), Informar Desconto (Ao selecionar esta opção o campo ao lado será liberado para preencher o % de desconto que deve ser aplicado nos itens antes de enviar para o Ifood) ou Informar Acréscimo (Ao selecionar esta opção o campo ao lado será liberado para preencher o % de acréscimo que deve ser aplicado nos itens antes de enviar para o Ifood);


Na grade são exibidas as informações:

  • Situação: Indica em forma de imagem a situação do item na lista entre Editando, Carregado ou Excluindo;
  • Código: Indica o código interno dos produtos das lista;
  • Produto: Mostra a descrição + apresentação dos produtos;
  • EAN: Indica o código de barras dos produtos das lista;
  • Preço: Mostra o preço do item sem desconto ou acréscimo;
  • Preço Venda: Traz o preço do item já aplicado o desconto ou acréscimo;
  • Estoque (%): Mostra o percentual de estoque irá subir para o site/APP;
  • Preço (%): Mostra o percentual de desconto ou acréscimo aplicado no item;
  • Status: Indica em forma de escrita o status do item na lista se está sendo editado, se já foi carregado ou se está sendo excluído;
  • Estoque Disponível: Mostra a quantidade em estoque disponível para o Ifood;
  • Última Atualização: Carrega a data e hora da última atualização do item no Ifood;

Após realizar a inserção dos itens na grade, é necessário gravar a lista. Para isso, clique em .

Após esse processo, lista será enviada para o Ifood e os produtos com quantidade de estoque maior que 2 irão aparecer ativos no site/APP para compra pelo consumidor final. 


A regra referente a mostrar no site apenas produtos com estoque maior que 2 é gerenciada pelo Ifood.

O envio da lista será realizado com um máximo de 8 mil produtos por vez então se tiver enviando 20 mil produtos serão realizados 2 envios de 8 mil e mais 1 com os últimos 4 mil produtos.


Os itens que tiverem atualizações de preço e estoque devem ser enviados de forma automática a cada tempo configurado na Integração.

Ao selecionar um item da lista e pressionar Delete, o mesmo será marcado como Excluindo. No momento que o sistema for enviar uma atualização de preços/estoque, essa exclusão também será enviada.

Ao clicar no botão , todos os itens da lista são marcados como Excluindo. No momento que o sistema for enviar uma atualização de preços/estoque, essa exclusão também será enviada.


Ao realizar exclusão de item ou de lista no site/APP os itens marcados como excluídos no Linx Softpharma vão aparecer como Inativos.

listaproduto

Pedidos 

SubAba Pedidos

Nesta tela serão listados os pedidos realizados no site/APP.


Figura 08 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Pedidos - Pedidos


É possível filtrar por Data Pedido, informando qual é a data dos pedidos que devem ser listados;

No filtro Situação é possível selecionar entre:

  • Todos: Serão listados todos os pedidos independente da sua situação; 
  • Emitido: Pedidos emitidos no Ifood, mas ainda não conferidos, sendo assim, ainda não deve ter número de pré-venda e consequentemente não serão exibidos no caixa on-line;
  • Em Separação: Pedidos que estão em separação no site do Ifood sendo assim, ainda não deve ter número de pré-venda e consequentemente não serão exibidos no caixa on-line;
  • Aguardando Retirada: Pedidos que já foram separados no site do Ifood e que estão aguardando a retirada pelo cliente na loja, sendo assim, já deve ter pré-venda para ser finalizada;
  • Enviado: Pedidos que já tiveram a nota fiscal emitida e estão em envio para o cliente;
  • Finalizado: Pedidos já enviados e recebidos pelo cliente;
  • Em Devolução: Pedidos que estão em processo de devolução no Ifood;
  • Cancelado: Pedidos que foram cancelados no Ifood;


Após selecionar os filtros, clique em .

Na grade são exibidas as colunas:

  • Filial: Id da filial que recebeu o pedido;
  • Id: Código do pedido gerado pelo Ifood;
  • Situação: Situação do pedido no Ifood;
  • Nota/Pré-venda: Número da nota ou da pré-venda a depender da situação;
  • Data/Hora: Data que o pedido foi realizado; 
  • Cliente: Nome do cliente do pedido;
  • Valor: Valor do pedido;
  • Pagamento: Se o pedido já está pago e qual é a forma de pagamento;
  • Tipo Entrega: Tele-entrega ou retirada na loja;


Ao clicar no botão será aberta uma tela onde é possível visualizar os logs das comunicações com o Ifood.

O botão força a comunicação com o Ifood para importar novos pedidos ou corrigir eventuais inconsistências.

Ao selecionar um pedido e clicar no botão será aberta uma tela contendo os itens daquele pedido, conforme a imagem a seguir:


Figura 09 - Consulta Nota

SubAba Inconsistências

Nesta aba serão listados todos os pedidos com algum tipo de inconsistência para que seja corrigida e posteriormente o pedido será liberado para finalização.


Figura 10 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Pedidos - Inconsistências


É possível filtrar por Data Pedido, informando qual é a data dos pedidos que devem ser listados;

No filtro Inconsistência é possível selecionar entre:

  • Todos: Serão listados todos os pedidos com inconsistência independente da sua situação; 
  • Bairro: Pedidos com inconsistências referentes ao bairro;
  • Cidade: Pedidos com inconsistências referentes a cidade do cliente;
  • Produto Taxa TE: Pedidos com inconsistências referentes ao produto taxa de tele-entrega;


Após selecionar os filtros, clique em .

Na grade são exibidas as colunas:

  • Filial: Id da filial que recebeu o pedido;
  • Id: Código do pedido gerado pelo Ifood;
  • Data/Hora: Data que o pedido foi realizado; 
  • Cliente: Nome do cliente do pedido;
  • CPF: CPF do cliente;
  • Tipo Inconsistência: Mostra qual é o tipo da inconsistência do pedido;
  • Inconsistência: Detalha a inconsistência;


Ao clicar no botão será aberto o cadastro de produtos para realizar as correções necessárias.

Ao clicar no botão será aberto o cadastro de cidades para realizar as correções necessárias.

Ao clicar no botão será aberto o cadastro de bairros para realizar as correções necessárias.

Após corrigir as inconsistências, clique em para que os pedidos sejam enviados para a guia Pedidos.

Caixa On-Line 

Após realizar a importação dos pedidos e a correção das inconsistências é gerada a pré-venda dos mesmos e as pré-Vendas serão listadas normalmente no Caixa On-Line.

Ao selecionar uma pré-venda oriunda de um pedido Ifood a mesma será sinalizada e um detalhamento aparecerá na tela do caixa on-line.


Figura 11 - Caixa On-line


Na grade são apresentadas as colunas:

  • Status: Mostra qual é o atual status do pedido no Ifood;
  • Pedido: Mostra o ID do pedido no Ifood;
  • Pagamento: Mostra se o pagamento já foi realizado ou se ainda está a pagar;
  • Forma de Pagamento: Mostra qual é a forma de pagamento que o consumidor escolheu no momento do pedido no site/APP;
  • Entrega: Mostra se é tele-entrega ou retirada na loja;
  • Autorizado a Retirar: Caso o consumidor tenha colocado no pedido mostra essa informação.


Para realizar a finalização desta pré-venda, basta pressionar a tecla F4 ou F5 para chamar as vendas NF-e, ECF, NFC-e ou S@T, como já é de costume da loja.

Ao finalizar vendas oriundas de qualquer tipo de E-Commerce, não é possível realizar nenhum ajuste, ou seja, não é possível inserir mais itens ou trocar a forma de pagamento, por exemplo.

Tele-Entregas 

Após realizar a efetivação das pré-vendas com Tipo de Entrega igual a Tele-Entrega as mesmas ficam liberadas para entrega e são listadas na tela de Tele-Entrega.

Ao selecionar uma dessas vendas o mesmo detalhamento que aparece no Caixa On-Line deve aparecer nesta tela.


Figura 12 - Tele-Entregas


Na grade são apresentadas as colunas:

  • Status: Mostra qual é o atual status do pedido no Ifood;
  • Pedido: Mostra o ID do pedido no Ifood;
  • Pagamento: Mostra se o pagamento já foi realizado ou se ainda está a pagar;
  • Forma de Pagamento: Mostra qual é a forma de pagamento que o consumidor escolheu no momento do pedido no site/APP;
  • Entrega: Mostra se é tele-entrega ou retirada na loja;
  • Autorizado a Retirar: Caso o consumidor tenha colocado no pedido mostra essa informação;


O processo de entrega permanece o mesmo.

tele