Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

AplicaçãoVersão
Itec Suíte4.30.00
Módulo Configuração04.10.50.0105
Módulo PDV NFCe2.1.03.002004
Módulo Orçamento 4.04.34.1
Módulo Televendas24.06.04010402
Módulo Estoque04.10.50.0105
Módulo Financeiro04.10.50.0105

Integração Opencashback

Extrair

Configuração 
Âncora
config
config

Expandir

No Itec Suíte foi criada uma tela para configuração da Integração Opencashback através do caminho:

Itec Suíte > Movimentação > Integração > Opencashback


Figura 01 - Cadastro


Na tela acima, é possível observar os campos:

  • Código / Razão Social / Nome Fantasia: se refere a identificação da filial;
  • E-mail: se refere ao e-mail configurado da filial, que também será utilizado para autenticação da filial;
  • Senha: se refere a senha cadastrada da filial, que também será utilizada para autenticação da filial;
  • Token da Farmácia: poderá ser utilizado na liberação da venda quando o cliente não puder informar o Token enviado pela própria cashback (caso o cliente esteja sem o acesso ao Token recebido / Token é utilizado para confirmar o resgate de pontos).

Podem ser observados também os botões:

  • Botão Lupa : Localizado logo à frente do campo "Código", onde após preencher o campo, clique sobre o botão  para concluir a pesquisa;
  • " Replicar Configuração", através deste botão, será possível replicar o cadastro para as demais filiais da rede. Ao clicar sobre o campo de seleção , será aberta uma nova tela apresentando as filiais no grid, com as informações cadastradas anteriormente, como "Filial", "Nome Fantasia", "E-mail", "Senha", "Token Farmácia", onde será possível selecionar para quais filiais deseja-se replicar o cadastro. Em seguida clique sobre o botão "Salvar" image-2024-1-5_11-23-31.png
Nota

É possível também, deletar o cadastro para a filial que foi replicada em casos onde a mesma não utilize mais do programa Opencashback, clicando sobre o botão "Deletar" .


Liberação de Venda em Token do Cliente
Âncora
token
token

Expandir

Na tela de configuração foi criado um campo "Libera Venda com Cashback com Token Loja", onde apenas usuários com um perfil específico (por exemplo: Gerente), munido de usuário e senha cadastrado para essa liberação, terão autorização para que a venda seja liberada com o Token da Farmácia para resgate de pontos do cliente, em casos onde o cliente não tem em mãos acesso ao Token Cliente.

Gestão > Módulo Configuração > Cadastros Especiais > Permissões > Grupos de usuários > Cadastro - Guia: Outros Procedimentos.


Figura 02 - Permissões


Identificação do Cliente 
Âncora
identcliente
identcliente

Expandir

Nos Módulos de Orçamento 4.0 e Televendas, uma vez que a filial esteja integrada ao Opencashback, logo após o processo de identificação do cliente, será executada uma validação se o mesmo está cadastrado junto ao Programa Opencashback. 


Figura 03 - Identificação Cliente


Caso o cliente identificado na venda não esteja cadastrado junto ao sistema Itec, será apresentada uma mensagem como sugestão para que o mesmo faça seu cadastro junto ao sistema. Este cadastro será encaminhado para o Opencashback, possibilitando que o cliente possa acumular valores para utilizar junto à loja.


Figura 04 - Cliente não Vinculado ao Sistema


Para casos de aceitação ou não aceitação para cadastro Opencashback:

  • Em caso de aceitação, clicar em "Sim":
    • Abrirá a tela de cadastro de cliente dos Módulos Orçamento e Televendas, uma vez feito cadastro, o mesmo será encaminhado para o Opencashback. 
  • Em caso de não aceitação, clicar em "Não" e seguir com a venda.


Caso o cliente identificado na venda seja um cliente cadastrado junto ao sistema, será validado se o mesmo possui em seu cadastro as informações atualizadas e confirmar se campo com o número de documento "CPF" está preenchido. Após a validação do cadastro do cliente, será apresentado o saldo disponível para cashback

Nota

Não será possível utilizar o valor total de cashback para uma única venda, pois existe um limite percentual de utilização.

Caso o cliente identificado na venda não esteja cadastrado junto ao programa Opencashback, será disponibilizada a opção para que o cliente possa ser cadastrado junto ao programa Opencashback, sendo apresentada uma mensagem de sugestão para realização do cadastro.


Figura 05 - Mensagem para Cadastro Opencashback


Ao clicar em "Não", a venda seguirá normalmente.

Ao  clicar em "Sim", será apresentada a tela contendo informações de CPF e telefone do cliente, os mesmos deverão ser conferidos e/ou preenchidos:


Figura 06 - Cadastro Programa OpenCashback


  • Para realizar o cadastro, deverão ser preenchidos os campos:
    • Documento (campo obrigatório): o campo deverá ser preenchido com número do CPF;
    • Telefone/Celular (campo não obrigatório, mas importante): este campo deverá ser preenchido com um número de telefone válido. Este campo é obrigatório caso a validação com Token do cliente, estiver ativada;
  • Após preenchimento, clique sobre o botão .
Nota

As informações como "Nome", "Telefone/Celular", "Data de Nascimento" e "E-mail", poderão ser reaproveitados do cadastro Sistema ITEC, caso seja necessário.

Caso cliente cadastrado não contenha CPF em seu cadastro e o mesmo optar em fazer parte do programa de cashback, dar opção para usuário atualizar seu cadastro, informando CPF e em seguida realizar o seu cadastro junto ao OpenCashback.


Consulta de Saldo Cashback 
Âncora
saldo
saldo

Expandir

Foi criado um atalho nas telas dos Módulos Orçamento, PDV e Televendas para que seja possível agilizar a consulta do saldo disponível em cashback.

Ao clicar no atalho, abrirá um POP-UP de confirmação do CPF, conforme imagem abaixo:


Figura 07 - Consulta Saldo Cashback PDV


Para clientes cadastrados, será apresentado o saldo em tela.

Para os casos onde o cliente não está cadastrado, será apresentada uma mensagem indicando que o mesmo não possui cadastro e poderá ser oferecido a oportunidade de realizar o cadastro. (Seguir o processo de cadastro como mostra o campo acima - Figura 05).

O cliente deverá ser encaminhado ao balcão da farmácia para que o cadastro seja realizado.


Utilização Cashback 
Âncora
cashback
cashback

Expandir

Foi incluído um novo campo para informação do valor a ser resgatado como cashback ao acessar a tela de "Recebimentos", no processo de fechamento de venda, se a farmácia estiver configurada à integração junto a Open Cashback, cliente fizer parte da programa de Cashback e possuir saldo positivo para recebimento, será apresentada a tela de Open Cashback, para que o cliente possa ser informado do valor de Cashback disponível para resgate/utilização nesta venda.

PDV > F2 (Para Tela de Recebimento)


Figura 08 - Opencashback


Nesta tela, o usuário poderá editar o campo "VALOR A UTILIZAR", pois uma vez feito a comunicação, deve ser apresentado o valor total de Cashback disponível para venda, este campo pode ser editado e ser informado um valor menor. Não será possível o usuário informar um valor maior do que o valor de Cashback disponível para esta venda.

Ao clicar em "Confirmar (F2)" será confirmado e carregado valor de cashback para a tela de "Recebimentos". O valor selecionado pelo cliente será apresentado no campo "Cashback".

Para dar continuidade na venda/finalização sem o resgate de valores, clique em "Não Utilizar", .


Figura 09 - Recebimentos


Caso o cliente opte em utilizar desconto ("F8 - Desconto), ao confirmar, o usuário deverá novamente realizar a comunicação com o Opencashback para validação se o valor a ser direcionado como cashback está de acordo com o selecionado. Após validação, seguir para fechamento da venda pressionando o botão "Confirma (F2)".

Nota

Para que os clientes que recebem o Token pelo celular, o número do celular deve estar devidamente cadastrado/atualizado no cadastro do sistema ITEC e no programa Opencashback.

Caso não esteja, o usuário poderá apresentar a possiblidade de atualizar o cadastro ou informar o cliente da necessidade da atualização do cadastro para seguir com o resgate de valores.

Ao receber o Token ,o cliente deverá digitar no PIN-PAD do caixa o Token recebido via celular e/ou Token da farmácia.

Após a confirmação da venda, a API irá apresentar o valor de cashback gerado nesta nova venda, essa informação deverá ser exibida na interface e impressa. Será apresentada a mensagem:


Figura 10 - Tela Pop Up - Acúmulo Cashback


Valor Internalizado de Cashback 
Âncora
intern
intern

Expandir

O valor recebido como cashback na venda será internalizado no sistema como uma NCC (Nota de Crédito Consumidor). Assim que gerada a NCC e utilizada na venda, Status será alterado para "Baixada"

Será apresentado em tela o valor atribuído do cashback ao NCC, através do caminho:

Gestão > Módulo Financeiro > Fechamento de Caixa → Venda/Fechamento → Fechamento de Caixa → Fechamento de Caixa


Figura 11 - Fechamento de Caixa


Foram incluídas informações sobre o recebimento cashback na tela "PDV - Boletim de Caixa por Operador", que podem ser verificadas através do caminho:

Gestão > Módulo Financeiro > Fechamento de Caixa > Venda/Fechamento > Fechamento de Caixa > Impressões > Boletim de Caixa por Operador


Figura 12 - Boletim de Caixa por Operador


Na tela acima é possível observar na grid "Formas de Recebimento" a informação de valor de cashback recebido, é possível observar também na grid de NCC, informações referentes aos valores gerados e utilizados no dia, para que possa ser aplicado na forma de recebimento na venda.

  • Na tela acima, é possível observar que os valores de Venda à Vista, será somado aos valores de cashback no campo "Valor NCC"
  • Na grid "Acerto com Tesouraria", os valores de cashback serão somados no campo "NCC Utilizada".


Na tela "Consulta vendas por Operador de Caixa", foram incluídas informações sobre o cashback, que pode ser observada na tela abaixo e acessada pelo caminho:

Gestão > Módulo PDV > Movimentação > Consulta vendas por operador de caixa


Figura 13 - Consulta por Operador


Gerando Cashback 
Âncora
gerando
gerando

Expandir

Ao realizar a finalização da venda, o sistema fará conexão junto ao programa Opencashback para Geração do Cashback para vendas onde o cliente não realizou a utilização do Cashback acumulado e/ou para clientes não cadastrados  junto ao programa Opencashback, ou seja, a partir da ativação da integração todas as vendas finalizadas no PDV devem ser transmitidas, como por exemplo:

  • Quando cliente cadastrado junto a Opencashback, validar os dados para identificação e valor da venda para geração de cashback, mas como não utilizar valor de Cashback nesta venda, a identificação do valor deverá ser igual a zero no campo de valor de cashback utilizado;
  • Quando cliente não for um cliente cadastrado junto ao programa Opencashback, não será necessário informar a identificação deste cliente (como CPF e ou CNPJ), a identificação do valor deverá ser igual a zero no campo de valor de cashback utilizado.
  •  Caso o cliente seja cadastrado no programa de Cashback a API irá nos retornar o valor de Cashback gerado na venda, essa informação deverá ser exibida na interface e impressa:

Nesta compra você acumulou R$ XX,XX de Cashback

Caminho:

PDV > F2 (Processo de Conclusão de Venda)


Imagem 14 - Finalização Venda (Tela de Recebimento)

Devolução de produtos 
Âncora
devolução
devolução

Expandir

Na tela "Cancelamento de Nota" será possível realizar o cancelamento da venda que possuí vínculo com cashback, as informações do cancelamento deverão ser comunicadas ao programa Opencashback, este cancelamento deverá ser forma integral.

Módulo PDV > F11


Figura 15 - Cancelamento de Nota


Na tela "PDV - Devolução de Cupom Fiscal por Requisição", ao cancelar a venda com vínculo ao cashback serão apresentadas informações como pode ser observado na imagem abaixo e a acessado pelos caminhos:

Gestão > Módulo Estoque > Saídas > Vendas > PDV > Devoluções de Vendas > Devolução de Vendas


Figura 16 - Devolução de Cupom Fiscal por Requisição


Gestão > Módulo Loja > PDV > Vendas > Devolução de vendas 


Figura 17 - Devolução de Cupom Fiscal por Requisição


Nota

É possível realizar o cancelamento parcial da nota, para estes casos o valor de cashback serão estornados.



...