- Criado por Josiane Cristina Henrique Dos Santos, última alteração em jun 04, 2024
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Opencashback - é um programa de retorno de valores, onde baseado no valor da venda, é gerado um valor de cashback para o cliente. Esse valor pode ser utilizado na própria loja (farmácia) em compras futuras.
A Integração Opencashback tem como objetivo tornar possível que a Rede de Farmácia ofereça o programa de cashback para seus clientes, possibilitando a geração e utilização de cashback na própria rede e realizar a ativação do consumidor final junto ao programa de cashback pelo próprio ERP.
Pré Requisitos
Aplicação | Versão |
---|---|
Itec Suíte | 4.30.00 |
Módulo Configuração | 04.10.50.01 |
Módulo PDV NFCe | 2.1.03.002 |
Módulo Orçamento 4.0 | 4.34.1 |
Módulo Televendas | 24.06.0401 |
Módulo Estoque | 04.10.50.01 |
Módulo Financeiro | 04.10.50.01 |
Integração Opencashback
No Itec Suíte foi criada uma tela para configuração da Integração Opencashback através do caminho: Figura 01 - Cadastro Na tela acima, é possível observar os campos: Podem ser observados também os botões: É possível também, deletar o cadastro para a filial que foi replicada em casos onde a mesma não utilize mais do programa Opencashback, Na tela de configuração foi criado um campo "Libera Venda com Cashback com Token Loja", onde apenas usuários com um perfil específico (por exemplo: Gerente), munido de usuário e senha cadastrado para essa liberação, terão autorização para que a venda seja liberada com o Token da Farmácia para resgate de pontos do cliente, em casos onde o cliente não tem em mãos acesso ao Token Cliente. Figura 02 - Permissões Nos Módulos de Orçamento 4.0 e Televendas, uma vez que a filial esteja integrada ao Opencashback, logo após o processo de identificação do cliente, será executada uma validação se o mesmo está cadastrado junto ao Programa Opencashback. Figura 03 - Identificação Cliente Caso o cliente identificado na venda não esteja cadastrado junto ao sistema Itec, será apresentada uma mensagem como sugestão para que o mesmo faça seu cadastro junto ao sistema. Este cadastro será encaminhado para o Opencashback, possibilitando que o cliente possa acumular valores para utilizar junto à loja. Figura 04 - Cliente não Vinculado ao Sistema Para casos de aceitação ou não aceitação para cadastro Opencashback: Caso o cliente identificado na venda seja um cliente cadastrado junto ao sistema, será validado se o mesmo possui em seu cadastro as informações atualizadas e confirmar se campo com o número de documento "CPF" está preenchido. Após a validação do cadastro do cliente, será apresentado o saldo disponível para cashback. Não será possível utilizar o valor total de cashback para uma única venda, pois existe um limite percentual de utilização. Caso o cliente identificado na venda não esteja cadastrado junto ao programa Opencashback, será disponibilizada a opção para que o cliente possa ser cadastrado junto ao programa Opencashback, sendo apresentada uma mensagem de sugestão para realização do cadastro. Figura 05 - Mensagem para Cadastro Opencashback Ao Ao Figura 06 - Cadastro Programa OpenCashback As informações como "Nome", "Telefone/Celular", "Data de Nascimento" e "E-mail", poderão ser reaproveitados do cadastro Sistema ITEC, caso seja necessário. Caso cliente cadastrado não contenha CPF em seu cadastro e o mesmo optar em fazer parte do programa de cashback, dar opção para usuário atualizar seu cadastro, informando CPF e em seguida realizar o seu cadastro junto ao OpenCashback. Foi criado um atalho nas telas dos Módulos Orçamento, PDV e Televendas para que seja possível agilizar a consulta do saldo disponível em cashback. Ao Figura 07 - Consulta Saldo Cashback PDV Para clientes cadastrados, será apresentado o saldo em tela. Para os casos onde o cliente não está cadastrado, será apresentada uma mensagem indicando que o mesmo não possui cadastro e poderá ser oferecido a oportunidade de realizar o cadastro. (Seguir o processo de cadastro como mostra o campo acima - Figura 05). O cliente deverá ser encaminhado ao balcão da farmácia para que o cadastro seja realizado. Foi incluído um novo campo para informação do valor a ser resgatado como cashback ao acessar a tela de "Recebimentos", no processo de fechamento de venda, se a farmácia estiver configurada à integração junto a Open Cashback, o cliente fizer parte da programa de Cashback e possuir saldo positivo para recebimento, será apresentada a tela de Open Cashback, para que o cliente possa ser informado do valor de Cashback disponível para resgate/utilização nesta venda. Figura 08 - Opencashback Nesta tela, o usuário poderá editar o campo "VALOR A UTILIZAR", pois uma vez feito a comunicação, deve ser apresentado o valor total de Cashback disponível para venda, este campo pode ser editado e ser informado um valor menor. Não será possível o usuário informar um valor maior do que o valor de Cashback disponível para esta venda. Ao Para dar continuidade na venda/finalização sem o resgate de valores, Figura 09 - Recebimentos Caso o cliente opte em utilizar desconto ("F8 - Desconto), ao confirmar, o usuário deverá novamente realizar a comunicação com o Opencashback para validação se o valor a ser direcionado como cashback está de acordo com o selecionado. Após validação, seguir para fechamento da venda pressionando o botão "Confirma (F2)". Para que os clientes que recebem o Token pelo celular, o número do celular deve estar devidamente cadastrado/atualizado no cadastro do sistema ITEC e no programa Opencashback. Caso não esteja, o usuário poderá apresentar a possiblidade de atualizar o cadastro ou informar o cliente da necessidade da atualização do cadastro para seguir com o resgate de valores. Ao receber o Token ,o cliente deverá digitar no PIN-PAD do caixa o Token recebido via celular e/ou Token da farmácia. Após a confirmação da venda, a API irá apresentar o valor de cashback gerado nesta nova venda, essa informação deverá ser exibida na interface e impressa. Será apresentada a mensagem: Figura 10 - Tela Pop Up - Acúmulo Cashback O valor recebido como cashback na venda será internalizado no sistema como uma NCC (Nota de Crédito Consumidor). Assim que gerada a NCC e utilizada na venda, Status será alterado para "Baixada". Será apresentado em tela o valor atribuído do cashback ao NCC, através do caminho: Figura 11 - Fechamento de Caixa Foram incluídas informações sobre o recebimento cashback na tela "PDV - Boletim de Caixa por Operador", que podem ser verificadas através do caminho: Figura 12 - Boletim de Caixa por Operador Na tela acima é possível observar na grid "Formas de Recebimento" a informação de valor de cashback recebido, é possível observar também na grid de NCC, informações referentes aos valores gerados e utilizados no dia, para que possa ser aplicado na forma de recebimento na venda. Na tela "Consulta vendas por Operador de Caixa", foram incluídas informações sobre o cashback, que pode ser observada na tela abaixo e acessada pelo caminho: Figura 13 - Consulta por Operador Ao realizar a finalização da venda, o sistema fará conexão junto ao programa Opencashback para Geração do Cashback para vendas onde o cliente não realizou a utilização do Cashback acumulado e/ou para clientes não cadastrados junto ao programa Opencashback, ou seja, a partir da ativação da integração todas as vendas finalizadas no PDV devem ser transmitidas, como por exemplo: Caso o cliente seja cadastrado no programa de Cashback a API irá nos retornar o valor de Cashback gerado na venda, essa informação deverá ser exibida na interface e impressa: Caminho: Imagem 14 - Finalização Venda (Tela de Recebimento) Na tela "Cancelamento de Nota" será possível realizar o cancelamento da venda que possuí vínculo com cashback, as informações do cancelamento deverão ser comunicadas ao programa Opencashback, este cancelamento deverá ser forma integral. Figura 15 - Cancelamento de Nota Na tela "PDV - Devolução de Cupom Fiscal por Requisição", ao cancelar a venda com vínculo ao cashback serão apresentadas informações como pode ser observado na imagem abaixo e a acessado pelos caminhos: Figura 16 - Devolução de Cupom Fiscal por Requisição Figura 17 - Devolução de Cupom Fiscal por Requisição É possível realizar o cancelamento parcial da nota, para estes casos o valor de cashback serão estornados.Configuração
Itec Suíte > Movimentação > Integração > Opencashback : Localizado logo à frente do campo "Código", onde após preencher o campo,
clique sobre o botão
para concluir a pesquisa;
Replicar Configuração", através deste botão, será possível replicar o cadastro para as demais filiais da rede. Ao
clicar sobre o campo de seleção
, será aberta uma nova tela apresentando as filiais no grid, com as informações cadastradas anteriormente, como "Filial", "Nome Fantasia", "E-mail", "Senha", "Token Farmácia", onde será possível selecionar para quais filiais deseja-se replicar o cadastro. Em seguida
clique sobre o botão "Salvar"
.
clicando sobre o botão "Deletar"
.
Liberação de Venda em Token do Cliente
Gestão > Módulo Configuração > Cadastros Especiais > Permissões > Grupos de usuários > Cadastro - Guia: Outros Procedimentos. Identificação do Cliente
clicar em "Sim":
clicar em "Não" e seguir com a venda.
clicar em "Não", a venda seguirá normalmente.
clicar em "Sim", será apresentada a tela contendo informações de CPF e telefone do cliente, os mesmos deverão ser conferidos e/ou preenchidos:
clique sobre o botão
.
Consulta de Saldo Cashback
clicar no atalho, abrirá um POP-UP de confirmação do CPF, conforme imagem abaixo:
Utilização Cashback
PDV > F2 (Para Tela de Recebimento) clicar em "Confirmar (F2)" será confirmado e carregado valor de cashback para a tela de "Recebimentos". O valor selecionado pelo cliente será apresentado no campo "Cashback".
clique em "Não Utilizar", .
Valor Internalizado de Cashback
Gestão > Módulo Financeiro > Fechamento de Caixa → Venda/Fechamento → Fechamento de Caixa → Fechamento de Caixa Gestão > Módulo Financeiro > Fechamento de Caixa > Venda/Fechamento > Fechamento de Caixa > Impressões > Boletim de Caixa por Operador Gestão > Módulo PDV > Movimentação > Consulta vendas por operador de caixa Gerando Cashback
Nesta compra você acumulou R$ XX,XX de Cashback PDV > F2 (Processo de Conclusão de Venda) Devolução de produtos
Módulo PDV > F11 Gestão > Módulo Estoque > Saídas > Vendas > PDV > Devoluções de Vendas > Devolução de Vendas Gestão > Módulo Loja > PDV > Vendas > Devolução de vendas
- Sem rótulos