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Para iniciar o cadastro de uma Despesas acesse o opção  Cadastro>Financeiro>Despesas. Clique no botão "Consultar" para ver as despesas que já estão cadastradas ou clique direto no botão "IncluirNovo Cadastro" para incluir uma nova despesa.

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Informe o nome da Despesa que deseja criar e depois selecione o Grupo de Despesa a qual irá fazer parte. Caso necessite cadastrar um "Grupo", clique no botão de "+" para criar um novo grupo de despesa.


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Configurando as opções das Despesas

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Despesa Operacional são despesas que estão ligadas diretamente a atividade diária da empresa, são gastos necessario necessário e realizado com o objetivo final de gerar receita, relacionada aos negócios da empresa.


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Influência CMV (Custo de Mercadoria Vendida)

Ao marcar essa opção, estará configurando a despesa para fazer parte do calculo do CMV, que será exibido no Relatório DRE.

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Investimento

A configuração para "investimento" é para determinar algum gasto que foi realizado com o intuito de investir. Como por exemplo a compra de um equipamento ou uma manutenção com a finalidade de melhor o retorno.

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Acréscimo Financeiro

A opação opção de "Acrécimo Acréscimo Financeiro" é utilizada por exemplo em desepsas despesas como Juros ou Multa. Assim no momento de baixar uma despesa você pode informa um valor a mais na conta que esta pagando separando o valor que é pago na conta do valor que foi pago em juros ou multa.

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Dica
Para visualizar um exemplo de utilização deste recurso consulte o guia Conta Acréscimo.


A configuração de "Frete" na despesas, é utilizada para lançamento de notas fiscais com o modelo da nota 07 - Nota Fiscal de Serviços de Transporte.

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Após realizar o lançamento da nota fiscal de serviçoes serviços de transporte, a despesa referente ao Frete será exibida no bloco "Despesas Operacionais", como no exemplo abaixo:

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Despesas com a configuração de "Imposto sobre a Venda" marcada, são para pagamentos que a loja realiza que incide sobre os impostos pagos referente as vendas da loja.


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Imposto IR/CSLL

A configuração de despesa para lançamentos de "Imposto IR/CSSL", Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal brasileiro que incide sobre o lucro líquido, antes da provisão para o Imposto de Renda. É devida pelas pessoas jurídicas e entes equiparados pela legislação do IR.


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Tipo de Despesa

Pode configurar uma Despesa sendo ela Fixa ou Variável.

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Na Despesa Variável, utilizaremos os custos financeiros: Os custos financeiros mudam mês a mês, se considerarmos a "taxa de cartão", teremos um custo variável todo mês,  pois dificilmente teremos os mesmos valores em taxa dos meses anteriores.


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Por final, após realizar as configurações necessárias da Despesa que foi cadastradas, apenas clique no botão "Salvar". A despesa ficará disponível para ser utilizada no Lançamento de Despesas.  

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