Assunto
Lançamento de Adiantamento com Cartão ou Cheque

Produto

Linx DMS/Bravos

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Financeiro > Lançamentos > Adiantamentos

Data

05/06/2018

Autor

@Ronaldo João Sanchez

Área

Serviços – Segmento Automotivo


Finalidade
Esta página tem por finalidade auxiliar no lançamento de adiantamentos com cartão de crédito ou cheque pré-datado.
Procedimentos

Na tela de adiantamento, clicar em "cliente", para informar o nome do cliente o qual quer lançar o adiantamento.

Dentro da tela de manutenção insira os dados do adiantamento seja de cartão ou de cheque

Conforme tela abaixo, as informações a serem preenchidas para o adiantamento com cartão ou cheque pré são:

  • Número de Documento
  • Departamento: Código do departamento
  • Origem: nesse campo, precisamos especificar se a origem é adiantamento com cartão de crédito ou com cheque pré-datado, pois terá influência na contabilização.
  • Tipo de cobrança: Aqui deve ser apontada o tipo "Adiantamento com Cheque/Cartão", esse tipo de cobrança deve ser colocado para que, ao gravar o adiantamento o sistema abra a segunda tela de informações do cartão de crédito ou do cheque pré-datado.
  • Caixa: Não é necessário informar
  • Banco, Grupo e Transação: Não é necessário informar
  • Datas: informar todas as datas, contábil, emissão e vencimento
  • Histórico: Colocar todas as informações necessárias
  • Valor Título: Informar o valor total do adiantamento (se o cartão ou os cheques forem parcelados, essas informações serão colocadas no sistema, na segunda tela, quando informarem as parcelas do cartão ou a quantidade de cheques).


Ao clicar em gravar o adiantamento, o sistema traz a tela para que sejam inseridas as informações do cartão de crédito ou do cheque pré-datado.

Conforme tela abaixo devem ser inseridas informações como:

  • Tipo: Marcar se é cheque pré-datado ou Cartão de Crédito
  • Parcelas: Quantos cheques ou em quantas parcelas de cartão o cliente esta realizando o adiantamento.
  • Dias: colocar a quantidade de dias para que o sistema calcule o vencimento
  • Origem: Nesse campo deve ser colocada a origem que foi mapeada para entrada do cheque ou entrada do cartão de crédito
  • Tipo de cobrança: Informar nesse campo qual tipo de cobrança foi mapeada para a inclusão do cheque ou do cartão, normalmente o tipo utilizado é o de "Cobrança Simples"
  • Banco: Nesse campo deve ser informado o código do banco utilizado no mapeamento da inclusão do cheque ou do cartão, normalmente para o cheque é utilizado o banco 900 "Carteira", para os cartões deve ser utilizado os códigos conforme cadastrado no menu "Bancos" como por exemplo acima: 911- CT – VISA CREDITO.

Ao clicar no botão "GRAVA" , o sistema irá gerar a quantidade de linhas conforme o número de parcelas que foi colocado como informação. Se foi colocado 1 parcela será gerada uma linha, se for colocado 2 parcelas serão geradas duas linhas e assim por diante.


As informações finais devem ser colocadas conforme tipo de título:
Quando o tipo escolhido for cartão de crédito, o sistema apresenta a tela requisitando informações referentes ao cartão, como por exemplo Lote e NSU


Quando o tipo escolhido for Cheque pré-datado o sistema apresenta a tela requisitando informações referentes ao cheque, como por exemplo Banco, Agência, Conta.

Ao finalizar as informações do cheque pré-datado ou do cartão de crédito clicar em gravar. Nesse momento o sistema terá gravado tanto o adiantamento quanto o lançamento do cheque pré-datado ou do cartão de crédito no módulo financeiro. Conforme telas abaixo:



  • Sem rótulos

2 Comentários

  1. Anônimo

    Existe a possibilidade de gerar um adiantamento com duas formas de pagamento no mesmo título?


    1. Anônimo

      Não compreendi a pergunta. Você gostaria de baixar um título com diferentes formas de pagamento? Se for essa a dúvida, o sistema dispõe da opção de pagamento composto, que permite a baixa de um título a receber com diferentes formas de pagamento. Exemplo: cliente quer quitar um título a receber pagando o mesmo com parte em dinheiro, parte em cartão e um cheque. Ao realizar a baixa por pagamento composto, ao salvar, é exibida uma tela onde você poderá informar o valor em dinheiro, o valor em cartão e o valor em cheque. Ao confirmar a operação, são exibidas as telas para lançamento do cartão e para lançamento do cheque. Após todos os lançamentos efetuados o título a receber é baixado.