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CRM - Microvix > Importação de Clientes e Fornecedores



A rotina de Importação de Clientes e Fornecedores irá permitir importar para o sistema do Microvix ERP uma grande quantidade de Clientes/Fornecedores de uma única vez, facilitando o processo de acrescentar produtos no sistema e ter acesso aos Clientes ou Fornecedores disponíveis nas demais rotinas.

Configuração da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • Para ter acesso a rotina é necessário que o grupo ou usuário tenha a permissão de usuário "Bloquear Importação de Clientes e Fornecedores" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar ou Cadastrar/Alterar Grupo > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM desmarcada;

Executando a Rotina

Para realizar a importação de Clientes ou Fornecedores acesse CRM > Importação de Clientes e Fornecedores. Na tela exibida poderá ser visualizada a listagem com as últimas importações realizadas.

  • Data: será exibida a data em que foi realizado o processo de importação;
  • Arquivo: será exibido o nome do arquivo importado;
  • Status: será exibido se o processo de importação está em andamento ou finalizado;
  • Registros: será exibido a quantidade de registros que foram importados com sucesso, os que deram erro e os que ainda restam ser importados;


Tela de Importação

Tipos de Registros

  • : registros criados;
  • : registros alterados;
  • : registros divergentes;
  • : total de registros;


Após inserir o arquivo para importação, basta clicar em "Importar" e será confirmada a importação do arquivo, sendo exibida na listagem.


Dica

Para que a importação dos clientes/fornecedores seja realizada com sucesso, é necessário que alguns campos sejam previamente cadastrados:

  • Classe/Subclasse;


Ao realizar a atualização de uma importação, os campos que forem informados em branco serão ignorados, mantendo a informação que já existe no cadastro.


Cabeçalho

  • Filtre por alguma informação da listagem: por meio desta barra de pesquisa, será possível inserir informações da listagem para localizar um arquivo específico;


Pesquisa de Arquivos


  • Ícone : através deste botão será possível atualizar a listagem de arquivos;
  • Nova Importação: será exibida a tela para realizar a importação de Clientes e Fornecedores através de um arquivo padronizado que pode ser acessado clicando em "clique aqui" para realizar o download do arquivo modelo. No arquivo, poderão ser inseridas informações sobre os Clientes e os Fornecedores que serão importados.


Importar Novo Arquivo

Rodapé

  • Visualizar erros: caso ocorra algum erro durante o processo de importação do arquivo, será possível visualizar os erros na tela através desta opção;


Erros de Inconsistências


  • Gerar Arquivo com Inconsistências: esta opção só será habilitada caso haja pelo menos uma inconsistência no arquivo importado. Será criado um arquivo Excel preenchido somente com os registros que tiveram alguma inconsistência e poderá ser reimportado em um novo processo posteriormente, feitas as devidas correções nos arquivos. Isso serve para facilitar o trabalho de encontrar e corrigir somente os registros com erro e subir novamente para uma nova importação;
  • Cancelar Importação: através desta opção poderá cancelar durante o processo de importação. Os arquivos que já foram importados serão mantidos, será cancelado somente a importação de arquivos do momento em que cancelou para frente.


Nota

Sempre que realizada a importação de Cliente e Fornecedores, o cadastro de todos serão atualizados no CRM.

Arquivo Modelo para a Importação

Ao baixar o arquivo modelo de Excel para inserir as informações dos clientes e fornecedores, serão exibidos os seguintes campos:

  • CPF/CNPJ;
  • Nome/Razão Social;
  • Nome Fantasia;
  • Tipo;
  • Data de Nascimento;
  • Sexo;
  • Estado civil: poderá incluir o estado civil atual do cliente/fornecedor;
  • Nome do Cônjuge: quando o estado civil do cliente/fornecedor for casado ou concubinato, será necessário incluir o nome do cônjuge; 
  • CEP;
  • Endereço;
  • Número;
  • Complemento;
  • Bairro;
  • Cidade;
  • UF;
  • Telefone: número de contato do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. Para tornar o preenchimento deste campo obrigatório é necessário habilitar o parâmetro "Obrigatório informar telefone e DDD válidos no cadastro de CRM" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo Outros. Desta forma, se o telefone inserido não for válido ou o DDD não for informado, será exibida uma mensagem de alerta. 
  • Celular: número correspondente a telefonia móvel do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. As mesmas regras do campo "Telefone" se enquadrarão neste campo.
  • E-mail;
  • Inscrição Estadual;
  • Identidade/RG;
  • Data de Emissão RG;
  • Órgão Emissor RG;
  • Classe e Subclasse: 
    • As classes e subclasses devem estar cadastradas para inseri-las no arquivo. Para mais informações sobre o cadastro de classes vide tópico Classes;
    • Somente será permitido cadastrar a classe e a subclasse de um cliente se a permissão “Informar campo classe e subclasse no cadastro/alteração de cliente (aba básico)” disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > CRM > Permissões Gerais do Grupo CRM estiver marcada. Caso o usuário não tenha a permissão, a mensagem abaixo será exibida e os campos ficarão bloqueados.
  • Faturamento liberado;
  • Motivo do Bloqueio do Faturamento;
  • Limite de Crédito (Crediário): caso se em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo "Nota Fiscal" os parâmetros "Bloquear crédito p/ crediário", "Bloquear crédito p/ ch. prazo" e "Bloquear crédito p/ convênio" estiverem configurados como "SIM", independente do limite a venda será bloqueada. Além disso, é possível configurar um limite de crédito padrão para novos cadastros, basta entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para efetuar a parametrização.
  • Cadastro Desativado;
  • Cliente Anônimo (LGPD);
  • Observação: poderá inserir uma observação sobre o cliente para a importação;
  • Conveniador: deverá definir descrição, código ou CPF/CNPJ do conveniador. O conveniador informado deve ser um dos disponíveis para seleção no campo de mesmo nome no cadastro de clientes;
  • Matrícula conveniado: deverá informar a matrícula do conveniado;
  • Limite convênio ($): deverá informar o valor limite do convênio para o cliente;
  • Dia fechamento convênio: deverá informar o dia de fechamento do valor a ser cobrado do convênio;
  • Dia cobrança convênio: deverá informar o dia que será cobrado o valor do convênio;
  • Bloquear conveniado: definirá se o conveniado ficará bloqueado no cadastro;
  • Aceita programa fidelidade: marcando esta opção definirá que o cliente em questão aceita participar dos programas de fidelidade;


Nota

  • Em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios, o usuário poderá definir quais campos de preenchimento serão obrigatórios.
  • No campo "Tipo", para definir quando o cliente é também fornecedor e transportador, deve ser informado com a sigla A na planilha. Caso coloque como "C/F/T" no mesmo campo o sistema não aceitará;
  • Na importação de prospects, o sistema irá considerar os campos obrigatórios configurados no cadastro de cliente, que deverão estar preenchidos na planilha. Se não houver nenhum campo obrigatório, o sistema então irá considerar uma das informações seguintes que estiverem na planilha:
    • Nome + Telefone;
    • E-mail;
    • Documento;

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

Para que os campos de Convênio sejam exibidos no arquivo de importação será necessário que o parâmetro "Utiliza convênio" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Grupo Faturamento esteja marcada.

Veja como os campos do arquivo podem ser preenchidos:


Campos para importação de CRM


Campos para importação de CRM


Campos para importação de CRM


Campos para importação de CRM

  • Sem rótulos

2 Comentários

  1. Como se pode exigir que o CPF/CNPJ seja valido em uma importação de clientes novos, imagem que você esteja importando um novo cliente, e que seus dados do cadastro de cliente/fornecedores não eram exigidos e nem verificado a validade dos mesmos.

    Como vamos fazer para importar para o Microvix??

  2. E também porque os campos CEP, Endereço, Numero, Bairro, Cidade e UF, tem de ser obrigatório em uma importação de cliente novo, porque quanto vamos pegar os dados em outros sistemas geralmente eles só cadastram o nome do cliente, telefones e o e-mail.