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CRM - Microvix > Importação de Clientes e Fornecedores
A rotina de Importação de Clientes e Fornecedores irá permitir importar para o sistema do Microvix ERP uma grande quantidade de Clientes/Fornecedores de uma única vez, facilitando o processo de acrescentar produtos no sistema e ter acesso aos Clientes ou Fornecedores disponíveis nas demais rotinas.
Configuração da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Permissão de Usuário
- Para ter acesso a rotina é necessário que o grupo ou usuário tenha a permissão de usuário "Bloquear Importação de Clientes e Fornecedores" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar ou Cadastrar/Alterar Grupo > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM desmarcada;
Executando a Rotina
Para realizar a importação de Clientes ou Fornecedores acesse CRM > Importação de Clientes e Fornecedores. Na tela exibida poderá ser visualizada a listagem com as últimas importações realizadas.
- Data: será exibida a data em que foi realizado o processo de importação;
- Arquivo: será exibido o nome do arquivo importado;
- Status: será exibido se o processo de importação está em andamento ou finalizado;
- Registros: será exibido a quantidade de registros que foram importados com sucesso, os que deram erro e os que ainda restam ser importados;
Tela de Importação
Tipos de Registros
: registros criados;
: registros alterados;
: registros divergentes;- : total de registros;
Após inserir o arquivo para importação, basta clicar em "Importar" e será confirmada a importação do arquivo, sendo exibida na listagem.
Dica
Para que a importação dos clientes/fornecedores seja realizada com sucesso, é necessário que alguns campos sejam previamente cadastrados:
- Classe/Subclasse;
Ao realizar a atualização de uma importação, os campos que forem informados em branco serão ignorados, mantendo a informação que já existe no cadastro.
Cabeçalho
- Filtre por alguma informação da listagem: por meio desta barra de pesquisa, será possível inserir informações da listagem para localizar um arquivo específico;
Pesquisa de Arquivos
- Ícone : através deste botão será possível atualizar a listagem de arquivos;
- Nova Importação: será exibida a tela para realizar a importação de Clientes e Fornecedores através de um arquivo padronizado que pode ser acessado clicando em "clique aqui" para realizar o download do arquivo modelo. No arquivo, poderão ser inseridas informações sobre os Clientes e os Fornecedores que serão importados.
Importar Novo Arquivo
Rodapé
- Visualizar erros: caso ocorra algum erro durante o processo de importação do arquivo, será possível visualizar os erros na tela através desta opção;
Erros de Inconsistências
- Gerar Arquivo com Inconsistências: esta opção só será habilitada caso haja pelo menos uma inconsistência no arquivo importado. Será criado um arquivo Excel preenchido somente com os registros que tiveram alguma inconsistência e poderá ser reimportado em um novo processo posteriormente, feitas as devidas correções nos arquivos. Isso serve para facilitar o trabalho de encontrar e corrigir somente os registros com erro e subir novamente para uma nova importação;
- Cancelar Importação: através desta opção poderá cancelar durante o processo de importação. Os arquivos que já foram importados serão mantidos, será cancelado somente a importação de arquivos do momento em que cancelou para frente.
Nota
Sempre que realizada a importação de Cliente e Fornecedores, o cadastro de todos serão atualizados no CRM.
Arquivo Modelo para a Importação
Ao baixar o arquivo modelo de Excel para inserir as informações dos clientes e fornecedores, serão exibidos os seguintes campos:
- CPF/CNPJ;
- Nome/Razão Social;
- Nome Fantasia;
- Tipo;
- Data de Nascimento;
- Sexo;
- Estado civil: poderá incluir o estado civil atual do cliente/fornecedor;
- Nome do Cônjuge: quando o estado civil do cliente/fornecedor for casado ou concubinato, será necessário incluir o nome do cônjuge;
- CEP;
- Endereço;
- Número;
- Complemento;
- Bairro;
- Cidade;
- UF;
- Telefone: número de contato do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. Para tornar o preenchimento deste campo obrigatório é necessário habilitar o parâmetro "Obrigatório informar telefone e DDD válidos no cadastro de CRM" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo Outros. Desta forma, se o telefone inserido não for válido ou o DDD não for informado, será exibida uma mensagem de alerta.
- Celular: número correspondente a telefonia móvel do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. As mesmas regras do campo "Telefone" se enquadrarão neste campo.
- E-mail;
- Inscrição Estadual;
- Identidade/RG;
- Data de Emissão RG;
- Órgão Emissor RG;
- Classe e Subclasse:
- As classes e subclasses devem estar cadastradas para inseri-las no arquivo. Para mais informações sobre o cadastro de classes vide tópico Classes;
- Somente será permitido cadastrar a classe e a subclasse de um cliente se a permissão “Informar campo classe e subclasse no cadastro/alteração de cliente (aba básico)” disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > CRM > Permissões Gerais do Grupo CRM estiver marcada. Caso o usuário não tenha a permissão, a mensagem abaixo será exibida e os campos ficarão bloqueados.
- Faturamento liberado;
- Motivo do Bloqueio do Faturamento;
- Limite de Crédito (Crediário): caso se em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo "Nota Fiscal" os parâmetros "Bloquear crédito p/ crediário", "Bloquear crédito p/ ch. prazo" e "Bloquear crédito p/ convênio" estiverem configurados como "SIM", independente do limite a venda será bloqueada. Além disso, é possível configurar um limite de crédito padrão para novos cadastros, basta entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para efetuar a parametrização.
- Cadastro Desativado;
- Cliente Anônimo (LGPD);
- Observação: poderá inserir uma observação sobre o cliente para a importação;
- Conveniador: deverá definir descrição, código ou CPF/CNPJ do conveniador. O conveniador informado deve ser um dos disponíveis para seleção no campo de mesmo nome no cadastro de clientes;
- Matrícula conveniado: deverá informar a matrícula do conveniado;
- Limite convênio ($): deverá informar o valor limite do convênio para o cliente;
- Dia fechamento convênio: deverá informar o dia de fechamento do valor a ser cobrado do convênio;
- Dia cobrança convênio: deverá informar o dia que será cobrado o valor do convênio;
- Bloquear conveniado: definirá se o conveniado ficará bloqueado no cadastro;
- Aceita programa fidelidade: marcando esta opção definirá que o cliente em questão aceita participar dos programas de fidelidade;
Nota
- Em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios, o usuário poderá definir quais campos de preenchimento serão obrigatórios.
- No campo "Tipo", para definir quando o cliente é também fornecedor e transportador, deve ser informado com a sigla A na planilha. Caso coloque como "C/F/T" no mesmo campo o sistema não aceitará;
- Na importação de prospects, o sistema irá considerar os campos obrigatórios configurados no cadastro de cliente, que deverão estar preenchidos na planilha. Se não houver nenhum campo obrigatório, o sistema então irá considerar uma das informações seguintes que estiverem na planilha:
- Nome + Telefone;
- E-mail;
- Documento;
Suporte Técnico
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx
Para que os campos de Convênio sejam exibidos no arquivo de importação será necessário que o parâmetro "Utiliza convênio" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Grupo Faturamento esteja marcada.
Veja como os campos do arquivo podem ser preenchidos:
Campos para importação de CRM
Campos para importação de CRM
Campos para importação de CRM
Campos para importação de CRM
2 Comentários
Alfredo Evangelista Neto
Como se pode exigir que o CPF/CNPJ seja valido em uma importação de clientes novos, imagem que você esteja importando um novo cliente, e que seus dados do cadastro de cliente/fornecedores não eram exigidos e nem verificado a validade dos mesmos.
Como vamos fazer para importar para o Microvix??
Alfredo Evangelista Neto
E também porque os campos CEP, Endereço, Numero, Bairro, Cidade e UF, tem de ser obrigatório em uma importação de cliente novo, porque quanto vamos pegar os dados em outros sistemas geralmente eles só cadastram o nome do cliente, telefones e o e-mail.