Nota
Ao cadastrar um cliente, o requisito básico é que este esteja associado a uma Empresa, que já deverá estar previamente cadastrada no sistema.
Vá ao menu Cadastros > Clientes ou pelo botão na barra de menu rápido, e digite qualquer dado do cliente Código, Nome, Chapa, CPF, CNPJ ou RG e clique no botão ou na tecla de atalho F3 para conferir se o cliente já está cadastrado.
Se não estiver, clique no botão ou F5 e preencha os campos necessários.
Figura 01 - Cadastro de clientes
Houve apenas uma simples mudança no cadastro de clientes referente aos cálculos de pontos fidelidade e limites que este possui para compras no convênio ou com cheques. Antes, ao abrir o cadastro de qualquer cliente, os campos com os cálculos mencionados já eram exibidos com valores preenchidos, ou seja, se houvesse alguma atualização desses valores, estes não seriam exibidos no cadastro, a menos que fossem atualizados manualmente através do menu Manutenção > Atualizar Saldos e Pontos Fidelidade.
Na versão nova os campos que contém esses cálculos, serão exibidos zerados ao abrir o cadastro do cliente para que não haja confusões nos valores, então para atualizar esses valores, será necessário também ir ao menu Manutenção > Atualizar Saldos e Pontos Fidelidade .
Figura 02 - Cálculo de limites e pontos fidelidade pelo cadastro de clientes
Se não desejar atualizar os cálculos manualmente toda vez que abrir o cadastro de clientes, então habilite a opção Atualizar Saldos e Pontos Fidelidade Automaticamente , também destacada na figura acima, então os cálculos serão automaticamente atualizados para todos os clientes assim que efetuar a pesquisa destes.
Nota
Esta funcionalidade de cálculo automático somente será válida no perfil do usuário que a configurou. Então se outro usuário entrar no sistema e não forem efetuados os cálculos automáticos, significa que seu perfil não está configurado para esta tarefa
Existem várias abas que poderão ser configuradas após salvar o cadastro, entre elas:
- Outros Dados: Informações como dias limites para pagar as contas, permissões para venda e alguns dados comerciais que poderão ser preenchidos.
- Endereços: Poderão ser inseridos endereços para correspondência e entrega.
- Dependentes / Cartões: Se desejar cadastrar dependentes para o cliente como: cônjuge, filhos, pais, etc.
- Anotações: Espaço para fazer alguma observação relevante a respeito do cliente.
- Grupos: Se desejar que o cliente faça parte de um determinado grupo já cadastrado anteriormente.
Nota
Dúvidas sobre o cadastro de grupo de clientes ? Verifique o artigo Grupos de clientes.
Outras Empresas: Além da empresa que já foi associada no momento do cadastro, poderão ser associadas outras empresas neste espaço.
- Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto: Lugar onde poderão ser definidas as tabelas de desconto e consequentemente as condições de pagamento que serão utilizadas no momento da venda para o cliente.
Nota
Dúvidas sobre configurações de condições de pagamento e tabelas de desconto ? Verifique o artigo Tabelas de desconto e condições de pagamento
- Segurança: Se o cliente optar por ter segurança no ato da venda, para que nenhuma pessoa se passe por ele, pode-se cadastrar uma senha e a impressão digital para este.
- Dados Fiscais: Informações Fiscais relevantes para apuração de impostos.
- Uso Contínuo: Serão listados todos os produtos de uso contínuo que o cliente necessita, registrados à partir das vendas.
- Pontos Fidelidade: São pontos que poderão ser inseridos a cada compra do cliente e que futuramente poderão ser trocados por mercadorias ou outros tipos de brindes, dependendo de cadastramento prévio.
Nota
Dúvidas sobre pontos fidelidade ? Verifique o artigo Configurar pontos fidelidade.
- Datas de Fechamento/Vencimento: São os dias que poderão ser configurados para fechamento e vencimento das contas do cliente.
- Ocorrências: Espaço também destinado a inserir informações pertinentes ao cliente.
- Gerencial: Local reservado para consultar data e valor das últimas compras do cliente.