Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

Conceito

A integração do Linx Postos AutoSystem com o POS Autttar permite que as vendas de combustíveis sejam realizadas em um único equipamento POS TEF. A seleção do abastecimento, transação de TEF e a impressão do documento fiscal com identificação do cliente (CPF ou CNPJ) na Danfe, ocorrem diretamente no equipamento POS TEF. 

No Linx Postos Autosystem ocorrem a emissão do documento fiscal, o registro da venda e a movimentação financeira e de estoque, possibilitando dessa forma, que o cliente efetue o pagamento com cartão e obtenha o documento fiscal no momento da transação, sem necessitar se deslocar ao PDV.


Importante

Cabe ressaltar que para utilizar essa integração, é necessário que o módulo POS Auttar esteja liberado na intranet para o produto AutoSystem.


Configurações

Para realizar a configuração no Linx Postos AutoSystem, acesse no módulo Gerencial o menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > Auttar e a seguinte tela será apresentada:



Esta tela apresenta os seguintes botões:

  • Novo: permite realizar um novo cadastro Caixa vs POS Auttar, ou seja, o caixa que estará integrado ao equipamento e os dados do próprio equipamento;
  • Editar: permite editar os dados cadastrados;
  • Excluir: exclui as informações cadastradas;
  • Filtrar: permite realizar o filtro de Caixa vs POS Auttar cadastrados para consulta;
  • Fechar: permite fechar a tela atual.

Ao clicar no botão Novo na tela de cadastro,



Esta tela apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:

  •  Código:  informar o código PDV configurado no equipamento e no aplicativo CTFClient Auttar; 
  •  Conta caixa: informar a conta PDV que está configurada para a Integração TEF POS; 
  •  Cód. Estab.:  informar o código do estabelecimento configurado no aplicativo CTFClient e no equipamento; 
  •  Código loja: informar o código da loja configurado no aplicativo CTFClient e no equipamento.
  •  Código Terminal: informar o código do POS, com 3 dígitos. Pode ser qualquer número que identifique 

Esta configuração serve para a validação que os parâmetros configurados no POS estão relacionados a empresa correta.


Configurações de Caixa

Nas configurações de PDV que podem ser acessadas através do menu Gerencial/ Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda foi criada uma nova aba chamada Integração TEF POS. Nessa aba, a flag Habilitar PDV para integração TEF - POS deverá ser marcada para utilizar a integração.



O painel Opções conterá o campo Responsável no qual será possível informar o responsável por abrir e fechar o turno da conta no servidor de integração.

Será possível também selecionar as seguintes opções:

  • Abrir o caixa automaticamente: ao selecionar essa opção, no processo de venda caso o caixa já tenha sido fechado, será aberto automaticamente.
  • Fechar o caixa automaticamente: ao selecionar essa opção, caso no caixa haja configuração de horário de fechamento, o mesmo será encerrado obrigatoriamente no horário parametrizado. 


As opções de abertura e fechamento automática da conta PDV são necessárias quando a conta PDV é exclusiva para os equipamentos POS, neste cenário nenhum operador fará a abertura e fechamento manual. Quando utilizar a mesma conta PDV já em uso no estabelecimento, estas opções não serão necessárias, pois  o operador responsável pela conta PDV deve realizar a abertura e encerramento, conforme definido por cada estabelecimento.


A abertura e fechamento do caixa serão validados sempre que iniciado um novo processo de venda, ou seja, quando informado o código do bico. 


Feitas as alterações, clique em Confirmar para salvar as configurações.


Serviço 


Para rodar a integração é necessário o serviço C:\Autosystem\paf.exe --posauttar.

Para utilizar um seguindo equipamento POS é necessário um segundo serviço rodando em porta diferente. Para isso utilize a opção --porta=’XXXX’, onde XXXX é o número da porta utilizada.


Projeto Auttar
Número de POSServiço AutoSystemServiço AuttarConta PDVStatus
1111Homologado
2+111Homologado
2+12+2+Homologado


Importante

  • Para rodar um equipamento POS é preciso um serviço Autosystem, rodando na mesma estação que está o serviço Auttar, e associado a uma conta PDV.
  • Para usar dois equipamentos POS, é preciso duas instalações Auttar em máquinas diferentes, onde deve ser utilizado um serviço do Autosystem em cada máquina, utilizando portas diferentes, e associados a mesma conta PDV.


Realizando uma venda

A venda é realizada diretamente no equipamento POS TEF Auttar.

O fluxo de vendas ocorre conforme imagens abaixo:















Quando o estabelecimento utilizar a identificação do frentista através de RFID, o POS apresenta o nome do frentista automaticamente. Nos estabelecimentos que não utilizam esta identificação, existe uma tela que é apresentada no fluxo solicitando que seja informado o código do frentista cadastrado no sistema, então o POS envia o frentista que é associado à venda. 

  • Sem rótulos