Conceito

A integração do Linx Postos AutoSystem com o POS Autttar permite que as vendas de combustíveis sejam realizadas em um único equipamento POS TEF. A seleção do abastecimento, transação de TEF e a impressão do documento fiscal com identificação do cliente (CPF ou CNPJ) na Danfe, ocorrem diretamente no equipamento POS TEF. 

No Linx Postos Autosystem ocorrem a emissão do documento fiscal, o registro da venda e a movimentação financeira e de estoque, possibilitando dessa forma, que o cliente efetue o pagamento com cartão e obtenha o documento fiscal no momento da transação, sem necessitar se deslocar ao PDV.


Requisitos

Para que a Integração do sistema AutoSystem com o POS Auttar funcione corretamente, será necessário possuir:


  • Equipamento Ingênico modelo IWL285 e Verifone C680 homologados pela Linx.
  • CTFClient Auttar versão 1.0.9 ou superior instalado e configurado.
  • Módulos POS Auttar e TEF Auttar liberados na intranet para uso da integração.
  • NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.


Restrições

  • Não homologados para PAF/ECF;
  • O POS Auttar possui limitação de até 8 abastecimentos por bico.


Funcionalidades

A solução POS Auttar integrada ao AutoSystem permite:


  • A abertura e fechamento manual ou automaticamente da conta PDV definida para a integração com o POS.
  • A venda de combustíveis através da seleção do bico de abastecimento. Somente um abastecimento por venda.
  • A venda com as formas de pagamento: Crédito e Débito.
  • A identificação do frentista através de RFID ou manualmente, informando o código do frentista cadastrado no AutoSystem.
  • A identificação do cliente através de CPF ou CNPJ, apresentando o CPF ou CNPJ no DANFe.
  • Realizar a transação TEF imprimindo a via do estabelecimento após aprovada, além de permitir a impressão da via do cliente (opcional).
  • A integração automática da movimentação financeira, do estoque e emite o documento fiscal modelos 65 (NFC-e) ou 59 (CF-e SAT) no AutoSystem, realizando a impressão do DANFe no POS.


Configurações

Para realizar a configuração no Linx Postos AutoSystem, acesse no módulo Gerencial o menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > Auttar e a seguinte tela será apresentada:



Esta tela apresenta os seguintes botões:

  • Novo: permite realizar um novo cadastro Caixa vs POS Auttar, ou seja, o caixa que estará integrado ao equipamento e os dados do próprio equipamento;
  • Editar: permite editar os dados cadastrados;
  • Excluir: exclui as informações cadastradas;
  • Filtrar: permite realizar o filtro de Caixa vs POS Auttar cadastrados para consulta;
  • Fechar: permite fechar a tela atual.

Ao clicar no botão Novo na tela de cadastro,



Esta tela apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:

  •  Código:  informar o código PDV configurado no equipamento e no aplicativo CTFClient Auttar (consulte o técnico Auttar para obter esta informação); 
  •  Conta caixa: informar a conta PDV que está configurada para a Integração TEF POS; 
  •  Cód. Estab.:  informar o código do estabelecimento configurado no aplicativo CTFClient e no equipamento; 
  •  Código loja: informar o código da loja configurado no aplicativo CTFClient e no equipamento.
  •  Código Terminal: informar o código do POS, com 3 dígitos (Consulte o técnico Auttar para obter esta informação);

Esta configuração serve para a validação que os parâmetros configurados no POS estão relacionados a empresa correta.


Configuração da estação PDV 

No Config_local.exe na guia TEF do PDV responsável pela movimentação POS, habilite o módulo TEF Auttar, e em Configurações informe o caminho para o diretório Auttar, por padrão “C:\Program Files (x86)\ CTFClient\bin” e teste a comunicação.

 



Configurações de Caixa

Nas configurações de PDV que podem ser acessadas através do menu Gerencial/ Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda foi disponibilizada a guia POS e subguia Auttar. Nessa subguia, a opção Habilitar conta caixa para integração com POS Auttar/Getnet deverá ser marcada para utilizar a integração.



O painel Opções conterá o campo Responsável no qual será possível informar o responsável por abrir e fechar o turno da conta no servidor de integração.

Será possível também selecionar as seguintes opções:

  • Habilitar abertura automática de turno: ao selecionar essa opção, no processo de venda caso o turno já tenha sido fechado, será aberto automaticamente.
  • Habilitar fechamento automática de turno: ao selecionar essa opção, caso no caixa haja configuração de horário de fechamento, o turno será encerrado obrigatoriamente no horário parametrizado. 
  • Habilitar início automático do serviço de integração: ao selecionar essa opção, o serviço de integração será iniciado automaticamente em uma determinada estação, bastando informar seu nome no campo Nome da estação.


As opções de abertura e fechamento automática do turno são necessárias quando a conta PDV for exclusiva para os equipamentos POS, neste cenário nenhum operador fará a abertura e fechamento manual. Quando utilizar a mesma conta PDV já em uso no estabelecimento, estas opções não serão necessárias, pois  o operador responsável pela conta PDV deve realizar a abertura e encerramento, conforme definido por cada estabelecimento.


A abertura e fechamento do caixa serão validados sempre que iniciado um novo processo de venda, ou seja, quando informado o código do bico. 


Feitas as alterações, clique em Confirmar para salvar as configurações.


Serviço

Para rodar a integração é necessário o serviço C:\Autosystem\paf.exe --posauttar.

Para utilizar um seguindo equipamento POS é necessário um segundo serviço rodando em porta diferente. Para isso utilize a opção --porta=’XXXX’, onde XXXX é o número da porta utilizada.


Projeto Auttar
Número de POSServiço AutoSystemServiço AuttarConta PDVStatus
1111Homologado
2+111Homologado
2+12+2+Homologado


Importante

  • Para rodar um equipamento POS é preciso um serviço Autosystem, rodando na mesma estação que está o serviço Auttar, e associado a uma conta PDV.


Realizando uma venda

A venda é realizada diretamente no equipamento POS TEF Auttar.

O fluxo de vendas ocorre conforme imagens abaixo:















Quando o estabelecimento utilizar a identificação do frentista através de RFID, o POS apresenta o nome do frentista automaticamente. Nos estabelecimentos que não utilizam esta identificação, existe uma tela que é apresentada no fluxo solicitando que seja informado o código do frentista cadastrado no sistema, então o POS envia o frentista que é associado à venda.

 

Cancelamento da venda

O Cancelamento da venda realizada no POS deve ser realizado no PDV, na opção F10 > Operações > Cancelar a última VendaO sistema então aciona o TEF que apresenta os dados da última venda para conferência do operador, com o OK do operador é solicitado para inserir o cartão e informar a senha, com isso a venda é cancelada.

Este abastecimento cancelado fica como pendente para ser novamente baixado na guia pré-venda do sistema.