Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 6 Próxima »

Este programa é utilizado para efetuar o registro das Notas Fiscais Série D emitidas pela farmácia para registro do estoque, estatísticas e títulos do cliente. Este processo somente pode ser efetuado caso a mesma esteja desobrigada da utilização de equipamento Emissor de Cupom Fiscal ou se sua impressora fiscal estiver em manutenção. Neste programa o usuário irá registrar as vendas ao consumidor da farmácia que foram feitas no bloco manual (formulário sequenciado). Este lançamento não será impresso, visto que é somente o registro de uma venda que já foi efetuada manualmente no bloco.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Venda Manuscrita Série D

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Nova venda
F4:Finalizar venda
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais
F8:Editar vendas
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa


CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração

Vendas manuscrita série D1

Para gerar uma venda manuscrita série D1 deverá efetuar os passos abaixo:

  • O sistema apresentará automaticamente o modelo da nota fiscal que está sendo lançada, nesse caso, é o Modelo 2, na sequencia informe a data de emissão e o número da nota que está sendo lançada, deverá ser o mesmo que o do bloco de notas.

  • Informar/pesquisar o/pelo código de barras dos produtos, após carregar em tela será preenchida automaticamente a descrição do produto.

  • Informar a quantidade a ser dispensada, este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção "Pedir quantidade na venda" no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

  • No campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.

  • O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto. Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, o ícone presente ao lado do campo permanecerá na cor verde, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item e, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.

  • Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence.

  • Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda.

    • Quando desmarcada a tabulação 02 (vide Configurações do Usuário), permitirá substituir a forma de pagamento, ao consultar as formas de pagamento, estarão habilitadas somente as condições de pagamento disponíveis para essa venda.

    • As condições de pagamento que poderão ser trocadas no caixa deverão ter os mesmos percentuais de descontos (com senha, sem senha ou cobertura de oferta) configurado entre ela.

  • Marque o parâmetro Tele Entrega quando a venda for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

  • Selecione o Código Fiscal de Operações (CFOP). Para que o usuário possa escolher o CFOP, deve primeiramente informar o cliente, pois o sistema valida se os CFOP's possíveis são estaduais ou interestaduais, e a série da nota que está sendo registrada.

  • Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

    • Observação: Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido um indicador em formato de ( i ). Quando clicado com o mouse sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.

  • Totalizadores: nesses campos são apresentados a somatória dos itens da pré-venda

    • Em Total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.

    • Em Promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.

    • Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.

    • No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:

      • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.

      • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.

      • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas)para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.

      • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.

      • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.

      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.

  • O número de requisição é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que exigem o número de requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para controle interno. Este campo somente é exibido se no Cadastro de Convênios estiver marcada a opção "Pedir número requisição na venda?".

  • Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.

Observações gerais

  • O atalho F8 - Edição de vendas é usado pelas farmácias que utilizam a forma de trabalho "Desconto por Item". Essa tecla permite ao usuário, ao final da venda, alterar a condição de pagamento e ajustar as informações de acordo com a nova condição.
  • A opção CTRL+O - Operações Administrativas é utilizada para abrir a lista de opções que o SoftPharma possui de integrações com outros softwares, para acessar a administradora de determinado cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.
  • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado não será permitido efetuar lançamentos com data retroativa cuja data estiver dentro do período de um Lote da Contabilidade que já esteja fechado e/ou exportado. Se sim apresentará a mensagem "O dia "xx/xx/xxxx" está com o movimento contábil fechado para a filial "XX". Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".
  • Como configurar as vendas para quantidade 1 automaticamente? acesse no programa Parâmetros da Empresa > guia Vendas e desmarque a opção "Pedir quantidade na venda".

  • Como bloquear os descontos de determinado tipo de produto? acesse o cadastro de tipos de produtos e selecione o tipo desejado e desmarque a opção de:

    • "Liberar desconto no balcão"  - Para bloquear os produtos cadastrados neste tipo de produtos a ganhar o desconto que o vendedor efetua no ato da venda.

    • "Liberar desconto no convênio tele entrega" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas em clientes cadastrados como tele entregas.

    • "Liberar desconto no cheque pré-datado" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas feitas na forma de cheque pré-datados.

  • Se o sistema estiver configurado para "repetir itens" na venda - Esse parâmetro será respeitado somente se o usuário logado no sistema estiver com a Guia 1 do programa "Cupom Fiscal" DESmarcada. Caso contrário, será sempre somado 01 (um) à quantidade do item já informado anteriormente.

VENDAS UTILIZANDO TEF E POS

Mais informações sobre vendas com TEF

PAF-ECF

Mais informações sobre vendas PAF-ECF

Configurações por usuário.

Maiores informações sobre as configurações por usuário.

  • Sem rótulos