Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

NOTA1900
Finaliza NF pelo Caixa
O programa é utilizado pelo caixa peças/oficina para comandar a emissão de NF's que tenham sido enviadas ao caixa pelo balcão ou recepção da oficina.

Estarão disponíveis os seguintes campos na tela:

  • Selecionar Orçamentos: Qual tipo de orçamento deseja finalizar a nota fiscal de vendas valores válidos: B = Balcão, S= Oficina, G = Garantia e T = todos
  • Ordem de Serviço: Informe o número da ordem de serviço.
  • Nome do Cliente: Informe o nome do cliente ou caso o deixe-o em branco para que seja selecionado todos os clientes.





Ao clicar em [Enter] o sistema abrirá a seguinte tela:

A partir deste filtro exibe os orçamentos pendentes de emissão de NF, que tenham atendido ao setor e à parte do nome do cliente informada.
O sistema exibirá o seguinte os campos Orçamento, Data, Itens, Ordem de Serviço, Nome do Cliente, Agente, Valor Total, na qual ao escolher a Ordem de Serviço o sistema preencherá automaticamente os seguintes campos: Condição de Pagamento, Valor brutos de Peças, Serviços, Total, o % de Desconto de Peças e Serviços, Valor Desconto de Peças, Serviços, Total e ICMS, Valor Líquido de Peças, Serviços, Total e ICMS. Após confirmar a finalização da nota fiscal de venda o sistema exibirá a seguinte tela na qual terá os seguintes critérios de filtro disponíveis as seguintes opções Continua, Transportador, Observações, Informações, NF Emitida e Abandonar que permitirá navegar entre eles.
Ao finalizar uma NF, se a forma de pagamento CADA0145 estiver com os campos "Gera Título ou Cheque" = T e "É Venda a Vista" = N, será possível utilizar-se de adiantamento de clientes RECE7000 para o pagamento da parcela.
O procedimento acima (adiantamento), passa a contar com o tratamento de adiantamento realizado pelo cliente em filial diversa da que se está finalizando a NF. Tal procedimento terá efeito quando em uma Finalização de Nota Fiscal de venda for utilizada como condição de pagamento uma forma igual a "ADI-Adiantamento", neste momento permitindo-se a utilização de um adiantamento de filial diversa da nota fiscal.
Operacionalmente o usuário após a escolha de uma condição de pagamento "ADI", terá condições de selecionar se deseja o adiantamento somente da empresa em que esteja logado, ou consolidado (reunião dos adiantamentos de todas as filiais) e por fim a opção de selecionar as empresas que se deseja envolvidas nos procedimentos de seleção de adiantamento.
Após a digitação do campo "Vencimento", o programa exibe numa janela, todos os adiantamentos do cliente (se houver). Para utilização de um adiantamento para pagamento da parcela, selecionar o adiantamento desejado. O valor do adiantamento escolhido é carregado para o campo "Valor Parcela", podendo modificá-lo se necessário. É gravado um relacionamento entre a parcela e o adiantamento cnnfpaad que será utilizado na geração do faturamento RECE2<ac:structured-macro ac:name="anchor" ac:schema-version="1" ac:macro-id="7b0c185b-62c6-4dd6-af0f-ff889e39c0a9"><ac:parameter ac:name="">_Hlt416338468</ac:parameter></ac:structured-macro><ac:structured-macro ac:name="anchor" ac:schema-version="1" ac:macro-id="6bbbaefa-a4bf-431c-9161-84529586f0bf"><ac:parameter ac:name="">_Hlt416338469</ac:parameter></ac:structured-macro>000 para baixar automaticamente o título gerado e o adiantamento utilizado.
Verifica a consistência dos dados do cheque pelos dígitos C1, C2 e C3 do talonário.














Na aba Continua

Ao informar o Valor das Parcelas, se a primeira Forma de Pagamento for "DIN" (Dinheiro) e o restante pode ser duplicata, ou outra forma de Pagamento, não importa, o que importa é que se a Soma de Todos os Valores informados ultrapassar o Liquido a Receber, será exibido o Valor do Troco.
Na utilização de uma condição de pagamento CADA0140 que tenha disponível o "Valor Máximo Arredondamento", será permitido que o mesmo seja utilizado para arredondamento nos valores das parcelas. O valor total utilizado como arredondamento é lançado automaticamente como desconto no item de maior valor na NF.
Na utilização de uma condição de pagamento CADA0140 que seja "Vencimento Fixo", o sistema irá gerar as parcelas a partir da data informada no campo "Data Vencimento", e não permitirá alterar a mesma. Além disso, o sistema irá validar se a data informada na condição é uma data válida, ou seja, se não está defasada em relação à data atual.
No momento de montar as parcelas da nota, a cada digitação concluída o programa calcula o valor das parcelas restantes.
Após definir a (s) parcela (s) o sistema abrirá uma tela na qual será possível navegar entre as abas Continua, Ver Valores e Abandona.






Através da aba Continua será gerado o arquivo da NF, retornando a tela principal na qual será exibido a seguinte mensagem "Arquivo da NFe xxx-xx gerado com sucesso! – Enter.".










Através da aba Ver Valores será possível conferir os valores que compõe a nota fiscal.

Através da aba Abandona será abortado o processo retornando para a tela principal.









Na aba Transportador
Será permitido preencher os dados do transportador.
Para geração automática de arquivos para a SGMP quando a bandeira for Toyota a regra para analisar a bandeira passa a analisar se a filial da nota possui o fabricante Toyota com CNPJ "59104760000191" cadastrado CADA0180 e se a filial não está na lista de filiais desconsideradas pelo SGMP-XML, atendendo a essas condições a filial será considerada como bandeira "TOY".
O logo (imagem) do Recibo Provisório de Serviços - R.P.S., do formulário Nº 997 (Padrão HTML) foi alterado para o formato padrão de imagem.
Na emissão de notas fiscais de serviços, no cálculo do valor do ISS, é utilizada a alíquota do programa FISC0160, caso o cliente, tipo ISS e o valor da nota pertençam a uma faixa cadastrada.
Foi incluído na opção "Transportador" um novo campo "Cidade / UF", esse campo é utilizado para informar a "UF" e "Local/Cidade" onde ocorrerá o Embarque dos produtos para vendas ao "exterior" (Exportações), sendo obrigatório o envio dessas informações no arquivo de NFe para esse tipo de venda. O campo possui botão de ajuda de Cidades CADA0210.














Na aba Observação
Será possível preencher as observações da nota fiscal.
Ao emitir uma NF e selecionar a Forma de Pagamento é possível imprimir o campo "Observação Padrão" no qual este campo deve estar previamente cadastrado nos programas CADA0145 e CADA0150. Se houver mais de uma Forma de Pagamento e existir Observação Padrão diferentes serão impressas e se houver duas formas de pagamento iguais com vencimentos diferentes será impressa apenas uma vez.





Na aba Informações
Será possível preencher informações complementares tanto do "Destinatário Final" quanto do "Revendedor".
O campo "Cidade" permite informar a cidade onde o serviço foi prestado. Este campo opcional estará disponível para NF´s com serviços e aceitará somente que seja informada uma cidade diferente do município da filial.
Para as Notas Fiscais emitidas a partir de um Orçamento será possível fazer a retenção do ISS, da mesma forma pela qual é feito para OS.
O DANFE imprime a natureza da operação registrada no programa CADA0160. Caso este campo não esteja preenchido, será impressa a descrição da transação.



Aba NF Emitida
Será possível preencher com as informações da NF já emitida.

Observações:


  • Não permite a alteração da condição de pagamento no fechamento da venda, sendo assim, foi criado o programa ("NOTA1930"), para esta alteração.

Na tela de dados da transportadora há uma opção para a impressão -campo "Imprime Minuta".
Cálculo da NF de venda na nova regra:
Trata o valor do serviço sem deduzir o valor dos impostos retidos, ou seja, pelo valor bruto. Já o total da NF depende do parâmetro informado no OFIC0050, campo "Deduz R.F. Tot. NF".
São calculados os impostos retidos (IR, INSS, CSL, PIS e COFINS), somente se o cliente for pessoa jurídica CADA0380, Tipo de Pessoa = 2.
Para o cálculo automático dos impostos retidos (IR, INSS, CSL, PIS e COFINS) efetuado por este programa, são considerados os percentuais cadastrados no OFIC0050, conforme consta de sua documentação.
SE, DEDUZ DO TOTAL DA NF:

TOTAL DA NF

90,00

MAOOBRAINT ou EXT

100,00

IR+INSS+CSL+PIS+COFINS

10,00

CNNFSERV.VALORITEM

100,00 - Valor Real do Serviço = 100,00


Neste caso os valores de IR+INSS+CSL+PIS+COFINS, são destacados no corpo de serviços da NF (documento fiscal em papel).
SE NÃO DEDUZ DO TOTAL DA NF:

TOTAL DA NF

100,00

MAOOBRAINT ou EXT

100,00

IR+INSS+CSL+PIS+COFINS

10,00

CNNFSERV.VALORITEM

100,00 - Valor Real do Serviço = 100,00


Neste caso os valores de IR+INSS+CSL+PIS+COFINS, são destacados no corpo de observações da NFI (documento fiscal em papel).

  • O cadastro da senha que é solicitada neste programa é feito através do programa CADA0295 e as tarefas a serem liberadas são as dos códigos internos:

1 - DESCONTO ACIMA DO LIMITE PARA PECAS,
6 - DESCONTO ACIMA DO LIMITE PARA PECAS OFICINA,
11 - DESCONTO ACIMA DO LIMITE PARA MAO DE OBRA.

  • Este programa tem uma tela para informar o número do selo fiscal, formulário contínuo ou formulário de segurança. Para ativar este recurso é preciso inserir um registro inicial nos programas CADA0710 e CADA0720.
  • Controle de autorização de desconto em 3 níveis. Verificar documentação dos programas GERC1100 e CADA0295 para identificar a parametrização necessária e exemplos de funcionamento.
  • Após selecionar o cliente, o programa exibe a mensagem "Cliente possui adiantamento no valor de R$..." caso o mesmo possua adiantamentos registrados no RECE7000.
  • Na digitação das parcelas da NF é permitido informar vencimentos iguais para a mesma forma de pagamento correspondente a cartão de crédito CADA0145, desde que o número do resumo de operação (RO) seja diferente.

A ordem de impressão dos itens na NF é definida pelo atributo "Ordenação" do programa CADP0300, que pode ser P (Produto) ou D (Digitação). Esta ordenação é definida através da Transação utilizada na capa do orçamento.
Ao emitir uma NF de venda, o programa verifica o parâmetro do departamento do agente logado (CLIA0100 – campo "Dias Vcto.Cadastro") para atualizar a data do vencimento do cadastro do cliente CLIA1000.

  • A NF passa pelo caixa apenas se o campo "Passa pelo Caixa" da transação, parametrizado no programa CONT0100 for igual a S (Sim).
  • Este programa, assim como os demais programas que emitem notas fiscais, gera os arquivos referentes à nota fiscal eletrônica. Para mais detalhes, consulte as documentações dos programas NOTA4000, NOTA2450 e CADA0220. Ao final da execução deste programa, um arquivo é gerado no diretório padrão COPE0100, para o Programa = "NFE" (que deve estar cadastrado no COPE0300). Este arquivo será transmitido para SEFAZ.
  • O programa passa a se comunicar com o SGMP via Banco de Dados.
  • Para envio do arquivo XML o sistema utiliza o e-mail (campo "Email p/ Receber XML da NF-e") do programa CADA0380 apenas para pessoa jurídica. Inclusão do campo "Total Geral", que é a soma do valor total de todas as notas listadas.
  • O sistema permite ao usuário informar o mesmo vencimento para mais de uma forma de pagamento diferente, desde que seja cartão de crédito.
  • O formulário 393 (Pirasa) imprime apenas a descrição e valor total dos serviços.
  • Não será mais exibidos os orçamentos de VENDA quando o cliente emitir CF FISC0510 e passar pelos critérios do filtro do FISC0100.

Cartões de Débitos – parâmetro "Cartão de Crédito" igual a "D" no programa CADA0145 - recebem os mesmos tratamentos que os cartões de crédito.
Ao utilizar forma de pagamento cartão de crédito, caso exista integração com SAP é exibido o texto "Informe o Número do Comprovante de Venda", em caso contrário, é exibido o texto "Informe o Número da Autorização ou Comprovante de Venda". Em qualquer uma das telas, é solicitado também o "Número NSU". Este número não é obrigatório, e é utilizado na conciliação de cartões (RECE0980) na opção "Get Net".

  • Na geração da NF, caso esteja parametrizada a geração e envio do arquivo XML da NFe CADA0222, será enviado o código "Cean" e/ou "Ceantrib" para os produtos que tenham esses dados cadastrados no PROP1002.

Na emissão da nota fiscal, caso esteja parametrizado o MVA por CNAE do cliente, este sobrepõe o MVA da tela principal ("FISC0130"). Na finalização de orçamento/OS o botão "NF EMITIDA", só será exibido para o usuário com permissão ("CADA0295").
Alterado a cor da mensagem do Conceito/Crédito disponível para verde.

  • Na emissão da NF, se o cliente tiver contrato de manutenção com a montadora (botão "Contrato" em "CLIA1000"), e o tipo de Ordem de Serviço estiver incluído nos parâmetros de contrato CADP0140, o programa imprimir nas observações da nota fiscal o texto: "CONTRATO MANUTENCAO: 9999999999", onde: 9999999999 = número do contrato cadastrado para o cliente.
  • Aumento da visualização de notas de 200 registros para 500 registros.
  • No momento da emissão da nota fiscal de venda para consumidor, será efetuado o cálculo referente ao valor total do imposto pago, para posterior exibição.
  • O processo completo relacionado a inclusão dos tributos no documento fiscal de acordo com a obrigatoriedade da Lei 12.741, encontra-se disponível na documentação PROCESSO _TRIBUTAÇÃO.
  • Na emissão da NF, se o cliente da nota tiver crédito de devolução em aberto, será apresentada a seguinte mensagem com o valor do crédito disponível:

"Cliente possui credito de devolução no valor de R$ 999.999.999,99."
A partir daí o cliente poderá usar alguma condição de pagamento parametrizada no sistema para utilização do crédito de devolução no pagamento da nota fiscal.

  • Cálculo de CSL/PIS e COFINS pelo regime de caixa:

Os valores referentes a impostos retidos (CSL/PIS e COFINS) até então eram calculados levando-se em conta o valor da base mínima para retenção, parametrizado no OFIC0050 (campo Base Mínima RF) e se o valor total de serviços da nota fosse maior ou igual a este valor parametrizado, os valores dos Impostos de PIS/COFINS/CSLL eram retidos na nota.
A partir desta modificação a retenção dos devidos impostos citados (CSL/PIS e COFINS) passa a adequar-se ao regime de caixa, passando a realiza-lo em função das datas e valores de cada parcela gerada, deixando de trata-lo simplesmente pelo confronto dos valores da nota fiscal e das parametrizações (campo Base Mínima RF). Primeiramente é importante salientar que a nota emitida não mais poderá contar com serviços que tenham o 'tipo de serviços' diferentes. O sistema irá consistir esta informação no momento da inserção de um respectivo item e não permitirá a sua recepção se a regra não for atendida.

Para que este tratamento se torne efetivo, foi criado uma nova tabela cnbasemi para que se faça o armazenamento dos valores pelo (regime de caixa), contendo os campos (CGCCPF do Prestador, CGCCPF do Tomador, Data da transação, identificador do orçamento e valor da transação). Assim, a cada nota de serviços emitida, o valor dos serviços referentes a cada parcela da nota deverá ser totalizado nesta tabela criada, possibilitando a apuração posterior pelo regime de caixa.
Para que se 'entenda' que a nota emitida terá retenção de impostos, o programa irá 'ler' o conteúdo da tabela mencionada cnbasemi no respectivo mês de desdobramento e se o valor legado adicionado ao valor envolvido na respectiva emissão for superior ao valor definido no campo de base mínima do OFIC0050 o sistema irá calcular a retenção. Vale dizer que a retenção somente irá ser calculada para os meses em que o valor legado adicionado ao valor da parcela da respectiva nota em foco for superior ao valor definido como mínimo e não mais baseando-se no valor da nota em relação ao valor parametrizado.
Para o cálculo automático dos impostos retidos (CSL, PIS e COFINS) efetuado por este programa, são considerados os percentuais cadastrados no OFIC0050, conforme consta de sua documentação.

Os valores serão recalculados logo após a modificação das datas e das parcelas envolvidas na emissão da respectiva nota fiscal, rateando os valores encontrados nos respectivos itens da nota.
Exemplo: Antes do recalculo pelo regime de caixa (somente com o Imposto de Renda):

Após a modificação dos períodos (Dias) e dos valores das parcelas o programa irá 'recalcular' e reapresentar a tela, considerando o envolvimento dos impostos (CLS/PIS e COFINS), prosseguindo normalmente com a emissão da mesma.
Exemplo: Após as modificações e recálculo:

Os valores calculados inerentes a cada um dos impostos supra referenciados poderão ser obtidos através do programa 'nota2400' – Consulta de Nota Fiscal, na 'aba': serviços/retenção fonte e também em: Parcelas/Informações pela totalidade das mesmas.

  1. Alterada a tela de lançamento do número de autorização, para que quando a forma de pagamento (CADA0145), estiver parametrizada para pagamentos a débito com cartões da bandeira REDECARD, o programa mostre a descrição do campo de digitação como "Número do Comprovante de Venda", apenas.
  2. Durante o processamento, caso algum registro necessário esteja sendo bloqueado por outro usuário, uma janela informando que o registro está em uso será apresentada:


A tela apresenta o nome da tabela, qual usuário está bloqueando o registro, qual o telefone do usuário (se estiver cadastrado), e qual a estação. O usuário terá então 3 possibilidades:

      • Continuar: Apesar do alerta, o usuário manda prosseguir.
      • Aguardar: O usuário quer aguardar alguns segundos e tentar novamente. A quantidade de segundos, quantas tentativas e o que fazer se o registro continuar bloqueado ao chegar no limite de tentativas podem ser parametrizados no programa CADA9000.
      • Encerrar: O usuário prefere abortar o processamento.
  • Durante o processo de emissão da NF, é possível informar o Local de Entrega da mercadoria (botão "Local de Entrega", ao lado do "Transportador").

Essa informação é utilizada no processo da Partilha de ICMS.
Ex: Cliente de MT adquire um produto em SP e pede para entregar na mesma UF do emitente, caracterizando uma operação interna. Neste caso não há a Partilha de ICMS.

  • Criação de uma opção para definição do indicador de presença do cliente, enviado no arquivo da nota fiscal eletrônica. Campo "Indicador de Presença do Cliente". Ele é enviado no campo <INDPRES> da Nfe.



Opções:

  1. Venda Presencial;
  2. Venda pela Internet;
  3. Venda por Tele Atendimento;
  4. Outras presenças;


  • A partir da implementação (versão 06.12), ao emitir selecionar orçamentos do tipo "G", Garantia, o sistema apresentará também os orçamentos de revisão.
  • O programa exibe os valores de PIS, COFINS, CSL, IR E INSS do orçamento no campo Imposto da tela de Valores. Neste campo, também é apresentado o Valor do ICMS S.T., que estará deduzido dos valores de PIS, COFINS, CSL, IR E INSS, para que o total do orçamento seja apresentado considerando estes impostos.


Estarão disponíveis nesta tela os seguintes botões, permitindo a navegação:

  • Concluir: Confirma o processamento/ação.
  • Interromper: Interrompe o processo.
  • Documentação: Acesso à documentação do programa.
  • Sair: Finaliza as atividades.


  • Sem rótulos