OFIC1570
AUTO APONTAMENTO
Este programa permite que o produtivo registre seu apontamento de modo ágil e objetivo.
Através do "login" do usuário, seleciona o departamento/setor ao qual o produtivo pertence.
Caso o programa já esteja aberto e o produtivo que estiver sendo apontado não é do setor que está sendo exibido, deve informar qual é o setor correto do mesmo.
O setor informado deve ser um setor produtivo (atributo "produtivo" do programa CADA0305.
Em seguida o produtivo informa sua identificação e sua senha (cadastrada no CADA0295).
Finalmente informa o número da O.S. na qual está trabalhando.
Campos
- Cod. Agente: Informar o código do Agente
- Ord. Servico: Informar o número da O.S.
- Placa: Exibe a placa do veículo da O.S.
- Cod. Modelo: Exibe o modelo do veículo da O.S.
- Chassi: Exibe o chassi do veículo da O.S
- Codigo TPR: Informe o código TPR.
- Descricao: Descrição do código TPR.
- Tempo: Exibe tempo da TPR.
Instruções e Observações
Quando for encerrar o apontamento, após ter informado o código, o sistema automaticamente exibe a O.S. em que o mesmo está apontado, exibindo também a data e hora atual para finalizar o apontamento.
Basta apenas informar se é parada parcial (0), falta de peça (3) ou final de serviço (2) e confirmar o apontamento.
- O cadastro da senha que é solicitada neste programa é feito através do programa ("CADA0295") e as tarefas a serem liberadas são as dos códigos internos:
21 - PERMISSAO DE ITENS NA OS,
31 - PERMISSAO DE PECAS NA OS,
41 - PERMISSAO DE SERVICOS NA OS.
- Não é permitida a utilização de serviços que não estão ativos, atributo "Ativo" do programa CADP0130.
- Para bandeira "MBB", caso o parâmetro "Utiliza serviços pendentes" STAR0030 estiver como "S", se for excluído um serviço da OS, ou um item que contenha serviço, é aberta uma janela para ser informado o motivo da exclusão do serviço.
No Motivo do Status está disponível ajuda <CTRL+E> para o campo, onde serão exibidos os motivos cadastrados no STAR0020 com Ativo = S e Tipo Motivo = 3.
- Em qualquer manipulação dos itens da OS, o programa verifica se o tipo da OS está com data expirada. Essa validação verifica os dias para bloqueio em relação à data da abertura da OS OFIC0130.
- O programa permite apontamento de horas mesmo quando já existem horas futuras lançadas.
- Se o cliente tiver contrato de manutenção com a montadora (botão "Contrato" em "CLIA1000"), e o tipo de Ordem de Serviço estiver incluído nos parâmetros de contrato CADP0140, o programa irá utilizar para todos os serviços lançados o valor da faixa de hora parametrizada nos parâmetros de contrato.
- Se a filial utiliza quadro de agendamento, ao tentar apontar o tempo de um serviço que não esteja alocado para um técnico, é exibida a mensagem: "Serviço não foi programado no Quadro".
- Se a filial utiliza quadro de agendamento, ao realizar apontamento em um chip fora da ordem planejada do quadro, os chips são replanejados automaticamente.
Ex:
Chip A | Chip B | Chip C | – Faz o apontamento no Chip B |
---|---|---|---|
Chip B | Chip A | Chip C |
- Específico para bandeira TOYOTA: Para garantir a confiabilidade das informações, foram incluídas algumas consistências no sistema:
- Quando o apontamento da data e hora de qualquer serviço for anterior à data e hora de abertura da Ordem de Serviço, será apresentada a seguinte mensagem: "Atenção: O horário apontado é anterior ao da abertura da OS, confirma?". Ao confirmar o procedimento será permitido prosseguir com o processo. Caso não confirme, será permitido sair do processo com um ESC para analisar e corrigir a situação conforme necessário;
- Quando a data e hora do apontamento de qualquer serviço forem anteriores à data e hora do último serviço apontado, será apresentada seguinte mensagem: "Atenção: o horário apontado é anterior à data e hora de conclusão do último serviço, deseja continuar?". Caso afirmativo, será permitido prosseguir com o processo. Caso não confirme, o usuário poderá sair do programa, se desejar ou informar uma nova data e hora;
- Caso o usuário informe uma data e hora maior que a data e hora do sistema, será apresentada a mensagem "Data e Hora maior que o data/hora atual do sistema", não permitindo prosseguir com o processo;
- Se o usuário marcou um item como Duo Tec (igual a "S"), deverá usar os programas OFIT1570, OFIT1550, para o apontamento de tempo do serviço. Caso utilize outro programa de apontamento, será apresentada a mensagem. "Atenção: Tipo de OS marcada como Duo Tec, deve ser apontada pelo programa OFIT1570/OFIT1550. Se esse serviço não for Duo Tec, solicite a correção junto ao Consultor de Serviços ou Controlador de Quadro" O inverso também será consistido, ou seja, se algum usuário tentar apontar pelos programas OFIT1570, OFIT1550, um serviço que não está marcado como Duo Tec, será apresentada a mensagem: "Atenção: Tipo de OS não é Duo Tec, deve ser apontada pelo programa OFIC1570/OFIC1570. Se esse serviço for Duo Tec, solicite a correção junto ao Consultor de Serviços ou Controlador de Quadro".
- Para cliente com a bandeira "GM", foi criado uma consulta de serviços personalizada para o sistema global de mão-de-obra(GSA). Quando a filial for parametrizada para utilizar as informações dos arquivos importados do GSA (GMSA0000) a ajuda para informar o serviço irá buscar o serviço pelo código GSA do modelo relacionado a ele. Caso o usuário queira utilizar a tela de ajuda padrão para serviços, basta que ele utilize o botão "Consulta Comum" e o sistema irá abrir a tela de ajuda com o filtro pela descrição e não mais pelo código GSA.
- O programa realiza a verificação do turno de trabalho cadastrado no CADA0500, (tabela coturnos) para o usuário que está realizando o apontamento do serviço. Caso esteja fora do intervalo, ou seja, antes do horário inicial e depois do horário fim, exibe a mensagem "Atencao, Nao pode registrar tempo no intervalo de turno" e não permite fazer o apontamento.
Caso necessite efetuar o apontamento fora do horário definido, deverá ser feito pelo programa OFIC1550 – "Digitação Tempos Mecanicos p/Escritorio."