Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

RECE6215 Envio de Cheques - Pré para Custódia

v03.60.01 – Junho/2004
O programa gera um arquivo texto para transmissão eletrônica de Cheques Custodiados a um determinado banco.
Permite fazer a "Transmissão" ou a "Retransmissão" das informações. A transmissão seleciona apenas os cheques cujo "Banco Portador" ("RECE6230") seja igual a zero (0). A "Retransmissão" seleciona apenas os títulos que já foram transmitidos por outra remessa
Bancos disponíveis:

  • 001 - Banco do Brasil.
  • 237 - Bradesco
  • 341 - Banco Itaú


O arquivo é gerado no diretório padrão especificado para este programa no ("COPE0100") para a (opção de Transmissão) ou no diretório "/sisdia/report" (opção de Retransmissão), com o nome "chEEDDMM.BBB", onde "EE" = código da empresa no sistema, "DD" = dia da geração, "MM" = mês da geração e "BBB" = número do Banco.
Deve ser selecionado um intervalo de datas de vencimento para os cheques a enviar.

A data de envio do arquivo e o número do banco, agência e dígito que irá custodiar os cheques, devem ser informados. O banco informado deve estar cadastrado no programa ("CADA0235").
Uma Filial pode efetuar o envio de um cheque recebido por outra Filial executando a devida contabilização. Neste caso é necessário "logar" na Filial onde o cheque será custodiado, informando o código da Filial que recebeu o cheque. O programa gera automaticamente os lançamentos contábeis de transferência. Para a utilização do processo é necessário cadastrar em ambas as Filiais, o tipo de conta "TRANSFREC" no programa ("CONT0400") e a relação do tipo de conta/dependências ("CONT0410"). Para o Caixa e Bancos, cadastrar este tipo de conta no programa ("FINA0100").
Caso o usuário já tenha gerado um arquivo, o mesmo deve retirar este arquivo do diretório, antes de gerar um novo arquivo, para não perder o primeiro arquivo.b
O esquema de contabilização deste processo pode ser visualizado no ( "Resumo de Contabilização").
O sistema grava no campo "Bco/Agen.Portador" pelo programa ("RECE6230") o número do banco/agencia informado na tela.
CMC7 (BANDA MAGNETICA DOS CHEQUES), UTILIZADAS NOS BANCOS:

  • 237 – Bradesco
  • 341 – Itaú


Para utilização do envio de cheques para custódia para os bancos citados acima, é necessário informar o conteúdo da banda magnética dos cheques (CMC7). Pode ser utilizada uma leitora que conecta ao teclado do micro, que exporta os dados da banda magnética para a aplicação. A leitora pode ser solicitada junto ao banco.
A tela para informar a banda magnética dos cheques é exibida após a tela onde são selecionados os cheques para envio a custodia do banco. A ordenação dos cheques é a mesma da tela anterior.
Após passar o cheque pela leitora, automaticamente é preenchido o campo da banda magnética e o cursor "pula" para o cheque seguinte. A banda magnética deve ser preenchida para todos os cheques selecionados.
Se o preenchimento for manual, devem ser informados somente os números da banda magnética dos cheques (Não digitar espaços nem os caracteres especiais).

v04.00.03 – Novembro/2007
O programa contempla os seguintes layouts:

  • Banco Bradesco (237) – layout 250 posições para envio através do WEBTA.
  • Banco Itaú (341) – layout 240 posições versão CNAB 04.0

IMPORTANTE: Ambos os layout's necessitam informações do CMC7 (banda magnética do cheque). Vide maiores informações na documentação do tópico CMC7 descritas acima.
v04.10 – Abril/2008
O programa contempla o seguinte layout:

  • Banco Real (356) – layout 240 posições versão CNAB 99.2

IMPORTANTE: Ambos os layouts necessitam informações do CMC7 (banda magnética do cheque). Vide maiores informações na documentação do tópico CMC7 descritas acima.
v04.12 – Dezembro/2008
O programa contempla o seguinte layout:

  • Banco HSBC (399) – layout 240 posições

IMPORTANTE: Ambos os layouts necessitam informações do CMC7 (banda magnética do cheque). Vide maiores informações na documentação do tópico CMC7 descritas acima.
v04.31 – Maio/2010
Ao gerar ou carregar um arquivo o programa verifica o diretório parametrizado no ("COPE0100"), não sendo limitado mais a "report/". Na geração do arquivo, caso não esteja cadastrado, é exibida a mensagem "Diretório não cadastrado. Cadastre-o", e em seguida aberto o ("COPE0100") para ajustes.
v04.33.03 – Outubro/2010
O programa passa a gerar o "Segmento N" para o layout do Bando do Brasil.
IMPORTANTE: O "Segmento O" foi inativo pelo banco.
v04.34 - Novembro/2010
O programa contempla o seguinte layout:

  • Banco Santander (353) – layout 240 posições

IMPORTANTE: Ambos os layouts necessitam informações do CMC7 (banda magnética do cheque). Vide maiores informações na documentação do tópico CMC7 descritas acima.
v04.40 - Julho/2011
Na tela de seleção de cheques para custódia é possível ordenar os cheques utilizando o atalho F9 para facilitar a visualização dos registros.
As ordenações são as seguintes:

  1. Por data de vencimento;
  2. Por número do banco;
  3. Por número de agência;
  4. Por número de cheque;
  5. Por data de emissão;
  6. Por valor do cheque;
  7. Por nome de emitente;


v04.40 - Julho/2011
O programa contempla o seguinte layout:

  • Banco Itaú (341) – CESE- Central de suporte a empresas – Intercâmbio de informações entre bancos e empresas - layout 240 posições versão 07.0

Que substitui a versão anterior:

  • Banco Itaú (341) – layout 240 posições versão CNAB 04.0


v04.81.01 –Setembro/2014
Verificação da filial de origem nas baixas de transferências de outras filiais, contas "TRANSFREC", "TRANSFPAGA" e "TRANSFDESP". No momento da digitação da filial de origem dos títulos que serão baixados, o sistema verifica se há registros e se ela está cadastrada como origem para a filial logada, programa CONT0110. Se existirem lançamentos, e a filial de origem estiver cadastrada para a filial destino logada, o sistema continua o processo. Se não estiver, o processo é barrado.

  • Sem rótulos