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OFIC7920 Exporta Clientes Atendidos Oficina (CSI)
O programa exporta as informações das O.S e clientes atendidos na oficina de acordo com determinados filtros solicitados no momento da geração.

Inicialmente é solicitado ao usuário se o período que será informado para filtro refere-se à um intervalo de datas de Abertura ou Encerramento das O.S.
Em seguida é solicitado os critérios para seleção das OS:

Campo

Descrição

Data Inicial/Final

Intervalo de datas (Abertura ou Encerramento) das O.S. a ser considerado.

Modelo

Modelo do veículo que deseja listar (asterisco lista todos)

Ano Modelo/Fabricacao

Ano modelo/fabricação do veículo que deseja listar (zero lista todos)

Tipo Endereco

Tipo de endereço que deseja considerar (E=Entrega, C=Cobrança)

Duplic.Atendimento

Deve ser listado cada atendimento feito ao cliente ou apenas o último

Tipo de Carga

T=Arquivo TXT, P=Planilha Excel

Tipo O.Servico

Tipos de OS que devem ser considerados. Se informar brancos, serão considerados todos.


É gerado um arquivo com o nome de csi.txt, delimitado por "|" (pipe) no diretório indicado no programa ("COPE0100").
Para carregá-lo no Excel, deve abrir o arquivo no Excel e passar por 3 etapas para converter o arquivo, descritas a seguir:

1a. etapa

Alterar "Tipo de Dados Originais" de "Largura Fixa" para "Delimitado".

2a.etapa

Alterar "Delimitadores" de "Tabulação" para "Outros" e no quadro ao lado colocar "

" (pipe). Alterar "Qualificador de texto" de '"' para {nenhum}.

3a. etapa

Concluir.


Além do arquivo csi.txt, é gerado uma lista para verificação das informações que o arquivo contém.
v04.00 – Setembro/2007
O campo "Tipo de Carga" é utilizado para selecionar o tipo de carga que se deseja podendo ser, "T" gera um arquivo TXT ou "P" gera um arquivo XLS (Excel).
Ao acessar o programa, é aberto um menu de opções. Para os usuários com bandeira Toyota, o menu possui as opções: "Completo", "Toyota", "Sair". Para os usuários com bandeira Honda, o menu possui a opções: "Completo", "Honda", "Sair". Para os usuários com a bandeira "Peugeot", o menu possui as opções "Completo", "Peugeot", "Sair". Para os demais usuários o menu possui as opções: "Completo", "Sair". As diferenças entre as opções Completo, Toyota e Honda se dá apenas em layout de geração, de acordo com o descrito abaixo.
Completo:

Campo

Origem

CNPJ/CPF

("CADA0380")

F/J

("CADA0380")

NOME DO CLIENTE

("CADA0380")

SEXO

("CADA0386")

DATA DE NASCIMENTO

("CADA0380")

RENDA MENSAL

("CADA0386")

ENDEREÇO

("CADA0385")

COMPLEMENTO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

E-MAIL

("CADA0385")

TELEFONE

("CADA0385")

FAX

("CADA0385")

CELULAR

("CADA0385")

CONTATO

("CLIV1015")

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

SITUAÇÃO

("OFIC1200") (Capa)

TIPO O.S.

("OFIC1200") (Itens)

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

("OFIC1200") (Itens)

DATA DE ABERTURA

("OFIC1200") (Capa)

DATA DE ENCERRAMENTO

("OFIC1200") (Capa)

KM

("OFIC1200") (Capa)

PLACA

("VEIC0200")

CHASSIS

("OFIC1200") (Capa)

MARCA

("FORA1000")

MODELO

("VEIC0200")

DESCRIÇÃO DO MODELO

("VEIC0100")

CÂMBIO

("VEIC0100")

ANO MODELO

("VEIC0200")

ANO FABRICAÇÃO

("VEIC0200")

DATA DA VENDA

("VEIC0200")

CPF CONSULTOR

("OFIC1200") (Capa)

NOME CONSULTOR

("OFIC1200") (Capa)

TOTAL DE PEÇAS

("OFIC1200") (Valores)

TOTAL DE SERVIÇOS

("OFIC1200") (Valores)




Toyota:

Campo

Origem

DN

("CADA0180")

NOME DO CLIENTE

("CADA0380")

CNPJ/CPF

("CADA0380")

ENDEREÇO

("CADA0385")

COMPLEMENTO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

TELEFONE

("CADA0385")

FAX

("CADA0385")

CELULAR

("CADA0385")

DESCRIÇÃO DO MODELO

("VEIC0200")

ANO FABRICAÇÃO

("VEIC0200")

ANO MODELO

("VEIC0100")

CHASSIS

("VEIC0200")

TIPO O.S.

("OFIC1200") (Capa)

ORDEM DE SERVIÇO

("CLIV1015")

DATA DE ABERTURA

("OFIC1200") (Itens)

DATA DE ENCERRAMENTO

("OFIC1200") (Capa)


Honda Automóveis:

Campo

Origem

FILIAL

("OFIC1200")

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

TIPO O.S.

("CADP0100")

DATA DE ABERTURA

("OFIC1200") (Capa)

DATA DE ENCERRAMENTO

("OFIC1200") (Capa)

STATUS

("OFIC1200") (Capa)

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

("OFIC1200") (Itens)

CHASSIS

("OFIC1200") (Capa)

DATA DA VENDA

("VEIC0200")

KM

("OFIC1200") (Capa)

MODELO

("VEIC0100")

DESCRIÇÃO DO MODELO

("VEIC0100")

CÂMBIO

("VEIC0100")

NOME CONSULTOR

("OFIC1200") (Capa)

NOME DO CLIENTE

("CADA0380")

ENDEREÇO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

TELEFONE RESIDENCIAL

("CADA0385")

TELEFONE COMERCIAL

("CADA0386")

CELULAR

("CADA0385")

FONE OUTROS/FAX

("CADA0385")


Honda Motos:

Campo

Origem

FILIAL

("OFIC1200")

NOME CONCESSIONARIA

("VEIC0200")

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

TIPO O.S.

("CADP0100")

DATA DE ABERTURA

("OFIC1200") (Capa)

PREV. ENTREGA

("OFIC3000")

DATA DE ENCERRAMENTO

("OFIC1200") (Capa)

STATUS

("OFIC1200") (Capa)

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

("OFIC1200") (Itens)

CHASSIS

("OFIC1200") (Capa)

DATA DA VENDA

("VEIC0200")

CONC. VENDEDORA

("VEIC0200")

KM

("OFIC1200") (Capa)

ANO FABRICAÇÃO

("VEIC0200")

ANO MODELO

("VEIC0200")

MODELO

("VEIC0100")

NOME CONSULTOR

("OFIC1200") (Capa)

NOME DO CLIENTE

("CADA0380")

ENDEREÇO

("CADA0385")

COMPLEMENTO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

EMAIL

("CADA0385")

TELEFONE RESIDENCIAL

("CADA0385")

TELEFONE COMERCIAL

("CADA0386")

CELULAR

("CADA0385")

FONE OUTROS/FAX

("CADA0385")



v04.00 – Novembro/2007
Alteração válida apenas para as concessionárias pertencentes a bandeira "Peugeot".
Existe a opção "Peugeot", que foi desenvolvida em específico para atender as concessionárias Peugeot.

No layout Peugeot existe as seguintes informações:
Peugeot:

Campo

Origem

CNPJ/CPF

("CADA0380")

F/J

("CADA0380")

NOME DO CLIENTE

("CADA0380")

SEXO

("CADA0386")

DATA DE NASCIMENTO

("CADA0380")

PROFISSAO

("CADA0386")

ESTADO CIVIL

("CADA0386")

RENDA MENSAL

("CADA0386")

ENDEREÇO

("CADA0385")

COMPLEMENTO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

E-MAIL

("CADA0385")

TELEFONE

("CADA0385")

FAX

("CADA0385")

CELULAR

("CADA0385")

CONTATO

("CLIV1015")

FORMA CONTATO

("CLIV1015")

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

SITUAÇÃO

("OFIC1200") (Capa)

TIPO O.S.

("OFIC1200") (Itens)

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

("OFIC1200") (Itens)

DATA DE ABERTURA

("OFIC1200") (Capa)

DATA DE ENCERRAMENTO

("OFIC1200") (Capa)

KM

("OFIC1200") (Capa)

PLACA

("VEIC0200")

CHASSIS

("OFIC1200") (Capa)

COR DO VEICULO

("VEIC0200")

MARCA

("FORA1000")

MODELO

("VEIC0200")

DESCRIÇÃO DO MODELO

("VEIC0100")

CÂMBIO

("VEIC0100")

ANO MODELO

("VEIC0200")

ANO FABRICAÇÃO

("VEIC0200")

DATA DA VENDA

("VEIC0200")

NOME CONSULTOR

("OFIC1200") (Capa)

CPF CONSULTOR

("OFIC1200") (Capa)

TOTAL DE PEÇAS

("OFIC1200") (Valores)

TOTAL DE SERVIÇOS

("OFIC1200") (Valores)

NOME CONCESSIONARIA

("CADA0220")


A partir desta implementação passa a ser necessária a utilização de duas planilhas para a execução deste programa em todas as concessionárias que utilizam à bandeira Peugeot.
Descrição das Planilhas:
A planilha OFIC7920_PGT.xls é pré-formatada e contém macros. As macros de segurança ("TRAVAR", "DESTRAVAR") são utilizadas pelo programa para não permitir a manipulação de nenhuma das informações pelo usuário e a macro de atualização tem a finalidade de apagar os dados da planilha antes de uma nova inserção. Esta planilha é fornecida pela Peugeot.
A planilha OFIC7920.xls é uma planilha simples (em branco). Para obter esta planilha basta abrir uma planilha nova no Microsoft Excel e salva-la no diretório "C:".
Ambas as planilhas OFIC7920_PGT.xls e OFIC7920.xls devem estar no diretório "C:" da estação do usuário.
Observação ao responsável pelo departamento de TI das concessionárias Peugeot: Antes da atualização leia o arquivo Carta Customer Care - DMQ.pdf. O arquivo ofic7920.xls funciona igual ao arquivo do DEF, disponibilize o mesmo no diretório C: da estação do usuário, juntamente com o call_excel.bat.
Exemplo do relatório após esta modificação:
NOME DA FILIAL Exporta Clientes Atendidos Oficina (CSI) DATA: 27/11/2007 08:38:42 PAGINA: 1
SISDIA-OFIC7920-vAL.FA.01 OS Abertas no Periodo de 01/10/2007 a 27/11/2007
Modelo Selecionado: TODOS
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MOME DO CLIENTE TELEFONE ABERTURA ENDERECO COMPLEM. CEP
ESTADO CIVIL PROFISSAO CPF CONSULTOR
CNPJ/CPF MODELO DO VEICULO ENCERRAMENTO BAIRRO CIDADE UF
CONTATO ANO MODELO / FABRIC. CHASSI DO VEICULO TIPO O.SERVICO PLACA
DESCRICAO OS COR DT VENDA KM FAX CELULAR TIPO CONTATO
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DIEGO GUARIZ 99-9999.9999 09/10/2007 R FORTUNATO DELLA LIBERA 999 BLOCO ABCD 99999-999
SOLTEIRO PROGRAMADOR 99999999999
99999999999 MODELO TESTE DO CAUE C JARDIM (ZAGALO) JABOTICABAL RS
EDDDDDDDDDDD 1996/1996 9BWZZZ30ZNT999999 GTC 45664 BKD9999
GARANTIA TOYOTA COR. BRANCO 09/08/2005 150000 99-9999.9999 99-9999.9999 TELEFONE




v04.00 – Fevereiro/2008
Para a opção de Layout "Completo", a coluna "CPF Consultor" é gerada antes da coluna "Nome Consultor", para a Planilha Excel e para o Arquivo TXT.

v04.10.04 - Maio/2008
Para a Bandeira "PGT", ao gerar o arquivo não serão carregados no arquivo os seguintes itens:
OS Interna, OS com Tipo "HCA", Os Clientes Jurídicos, OS com status Cancelada e OS emitida com tipo de pessoa = "9" – ("CADA0380").
Informações que podem ser consultadas através do Programa ("OFIC1200"), como exemplo OS Cancelada.


v04.10.04 - Junho/2008
Para a Bandeira "PGT", o nome da concessionária gerado no arquivo TXT e carregado na planilha é o campo "Nome da Concessionária no Fabricante" registrado no programa ("CADA0180").
v04.12 - Fevereiro/2009
Para a Bandeira "HOM" (Honda Motos), foram incluídos os campos: nome da concessionária, previsão de entrega, concessionária vendedora, ano fabricação, ano modelo, email e telefone comercial, na geração do arquivo TXT e no carregamento da planilha.
v04.21 - Abril/2009
O programa despreza os itens do tipo "HCA" e considera o item anterior na geração do arquivo, para usuários bandeira Peugeot.
v04.21 – Abril/2009
Para concessionárias de bandeira Audi, existe uma opção específica que carrega as informações necessárias para a geração do CSS.
A planilha utilizada por esta opção é pré-formatada, o nome deve ser "css_audi.xls" e a mesma deve estar no diretório "C:\" da estação que estiver executando este programa.
Abaixo segue a tabela de informações que são carregadas por esta planilha:

Campo

Origem

COD. DEALER

("CADA0180")

NOME DEALER

("CADA0380")

CIDADE/ESTADO DEALER

("CADA0386")

CNPJ/CPF

("CADA0380")

F/J

("CADA0380")

NOME DO CLIENTE

("CADA0380")

ENDEREÇO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

DDD TELEFONE

("CADA0385")

TELEFONE

("CADA0385")

CHASSIS

("OFIC1200") (Capa)

MODELO

("VEIC0200")

ANO FABRICAÇÃO

("VEIC0200")

ANO MODELO

("VEIC0200")

PLACA

("VEIC0200")

KM

("OFIC1200") (Capa)

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

DATA DE ENCERRAMENTO

("OFIC1200") (Capa)



v04.22 – Junho/2009
Na (planilha/documento de texto) gerada para concessionárias de bandeira Toyota foram adicionadas seis colunas referentes à CPF e Nome dos técnicos (Máx. de três técnicos) que trabalharam na O.S específica.
v04.22.02 – Agosto/2009
Para a Bandeira "PGT", modificação no lay-out, onde o campo "Dealer Number" foi incluído no arquivo TXT e na Planilha Excel, na primeira posição. O campo carregado é o campo "Inscrição" - Programa ("CADA0180").
Para a Bandeira "PGT", no campo "Tipo O.Serviço" não será feito input, mas serão consideradas também as "O.S. Canceladas" e "O.S. Interna".

v04.25.01 – Fevereiro/2010
Para incluir uma máscara no campo CNPJ/CPF em qualquer planilha gerada pelo programa OFIC7920, devem-se realizar os seguintes passos, selecione toda a coluna onde está posicionado o campo CNPJ/CPF, clique em cima da célula com o botão direito do mouse, e selecione a opção "Formatar Células", na categoria "Personalizado", o usuário deve incluir no campo "Tipo", o valor zero para sua formatação, ou seja, para o caso de CNPJ/CPF, incluir quatorze zeros, dessa forma quando houverem espaços a esquerda, os mesmos serão preenchidos com o valor zero. Segue exemplo abaixo:

v04.31 – Maio/2010
Adicionado a opção para bandeira Mercedes. Para que a planilha seja carregada, deve ser nomeada para "OFIC7920_MBB.xls" e a mesma deve constar no diretório "C:\" da estação. A planilha é pré-formatada de fábrica, apenas os registros serão impressos, as informações à que se referem já constam na planilha.
Abaixo segue a tabela de informações que são carregadas por esta planilha (em ordem):

Campo

Origem

COD. DEALER

("CADA0180")

NOME DEALER

("CADA0380")

CIDADE/ESTADO DEALER

("CADA0386")

CNPJ/CPF

("CADA0380")

PESSOA (F/J)

("CADA0380")

NOME DO CLIENTE

("CADA0380")

CONTATO

("CLIV1015")

ENDEREÇO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

DDD (TELEFONE)

("CADA0385")

TELEFONE

("CADA0385")

DDD (FAX)

("CADA0385")

FAX

("CADA0385")

DDD (CELULAR)

("CADA0385")

CELULAR

("CADA0385")

CHASSIS

("OFIC1200")

MARCA

("FORA1000")

DESCRIÇÃO DO MODELO

("VEIC0200")

ANO FABRICAÇÃO / ANO MODELO

("VEIC0200")

PLACA

("VEIC0200")

KM

("OFIC1200")

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

TIPO DE O.S.

("OFIC1200")

VALOR TOTAL PEÇAS

("OFIC1200")

VALOR TOTAL SERVIÇOS

("OFIC1200")

DIA (ENCERRAMENTO)

("OFIC1200")

MÊS (ENCERRAMENTO)

("OFIC1200")

ANO (ENCERRAMENTO)

("OFIC1200")


v04.34 – Novembro/2010
O programa permite gerar o arquivo texto de "follow-up" para a bandeira Mercedes Benz ("MBB"), dando a opção em tela ao usuário. O arquivo será gerado no diretório padrão, tendo como nome o numero do CNPJ da filial + "underline" + data final + ".csv".

Campo

Origem

CNPJ/CPF

("CADA0380")

NOME DO CLIENTE

("CADA0380")

CONTATO

("CLIV1015")

CEP

("CADA0385")

TIPO DE ENDERECO

("CADA0385")

ENDEREÇO

("CADA0385")

NÚMERO

("CADA0385")

COMPLEMENTO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

ESTADO

("CADA0385")

DDD1

("CADA0385")

TELEFONE

("CADA0385")

DDD2

("CADA0385")

TELEFONE2

("CADA0385")

DDD3

("CADA0385")

TELEFONE 3

("CADA0385")

CHASSIS

("OFIC1200")

DESCRIÇÃO DO MODELO

("VEIC0200")

ANO FABRICAÇÃO / ANO MODELO

("VEIC0200")

PLACA

("VEIC0200")

KM

("OFIC1200")

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

CIT – CODIGO DE IMPUTACAO DE SERVICO (TIPO DE O.S).

("OFIC1200")

VALOR TOTAL PEÇAS

("OFIC1200")

VALOR TOTAL SERVIÇOS

("OFIC1200")

DATA ENCERRAMENTO

("OFIC1200")

DESCRICAO DO SERVICO

("OFIC1200")

CONSULTOR

("OFIC1200")



v04.34 – Novembro/2010
Na opção "Peugeot" é permitido filtrar apenas pelo período a ser gerado. Para os outros filtros é fixo:

Data

Data de fechamento

Modelo

Todos (estrela)

Ano Modelo

Todos (0)

Ano Fabricação

Todos (0)

Tipo Endereço

Endereço de entrega (E)

Duplic. Atendimento

Lista todos os atendimentos (N)

Tipo de carga

Planilha (P)

Agentes

Todos os agentes da filial.


v04.40 – Julho/2011
Na opção "Toyota", o botão "Data de Fechamento" exibe a mensagem de utilização apenas do botão "Data de Abertura", porém essa mensagem é apenas informativa, o processo referente ao mesmo continuará a ser utilizado normalmente. O arquivo TXT e a planilha possuem a coluna "DN" que carrega o campo "Inscrição" do programa ("CADA0180").

A planilha OFIC7920.xls, utilizada para a carga dos dados, é uma planilha simples (em branco). Para obter esta planilha basta abrir uma planilha nova no Microsoft Excel e salvá-la no diretório "C:".
v04.55.01 – Julho/2012
O campo "Celular" foi aumentado para ficar com tamanho adequado para armazenar os celulares da cidade de São Paulo (somente DDD 11), que a partir de julho passam a ter nove dígitos, ficando no formato 11-PPPPP.NNNN, onde PPPPP=Prefixo do número do celular e NNNN é o final do número do celular.
v04.55.01 – Julho/2012
Exclusivo para bandeira "AUD" (Audi): Na opção "Audi", quanto para o botão "Data Fechamento" tanto para o botão "Data Abertura", foram incluídas novas colunas para a Planilha Excel como "Código da Concessionária", "Nome da Concessionária", "DDD e Número de Telefone Comercial", "DDD e Número de Celular", "Tipo K, G ou I (K – Cliente, G – Garantia ou I - Interna)", "1ª Revisão", "Outro Serviço" e "Data de Abertura OS (Dia, Mês e Ano)".
A coluna "1ª Revisão" só é preenchida por um "X" quando a quilometragem da OS (impressa na coluna KM) for menor que a primeira quilometragem cadastrada no programa ("VEIC0130"), conforme modelo do veículo cadastrado na OS e no programa ("VEIC0130"). Se caso a quilometragem da OS for maior do que a primeira quilometragem cadastrada da primeira revisão ("VEIC0130") conforme modelo do veículo, será preenchida informação sobre o veículo na coluna "Outro Serviço".
Caso não possui o modelo do veículo cadastrado no programa ("VEIC0130"), as colunas "1ª Revisão" e "Outro Serviço" ficarão vazias.
v04.60.02 – Fevereiro/2013
Exclusivo para bandeira Mercedes Benz ("MBB"): Na opção "follow-up" foi incluído o campo "Data de Abertura", que refere-se à data de abertura da OS. Será o último campo gerado no arquivo após o campo "Email".
v05.10 – Abril/2015
Alteração no modo de seleção dos tipos de OS. Na versão antiga o sistema tinha limitação de quantidade de OS que podiam ser informadas (máximo de 10 tipos, ou se deixasse o campo "em branco" como na figura abaixo, o sistema considerava TODAS as OS ).

A partir desta versão o usuário terá a possibilidade de selecionar qualquer tipo de OS dentre todas cadastradas no sistema, inclusive filtrando pelo status que indica se a OS está ativa ou inativa. Após a definição do filtro, basta posicionar o cursor no tipo desejado e pressionar "ENTER", a coluna "S/N" ficará com o valor "S" indicando que ela fará parte da emissão do relatório final. Ao pressionar CONTROL+T o sistema seleciona todos os tipos existentes (todos os valores da coluna "S/N" passarão a apresentar o valor "S"). Para desmarcar, basta pressionar CONTROL+T novamente.

O filtro "Ativo" aceita os valores "S" (SIM), "N" (NÃO) e "T" (TODOS), ou seja, selecionando "T" o sistema considerará todos os tipos de OS cadastrados (ativas e inativas).
CONTROL+F finaliza a seleção.
v05.20 – Julho/2015
Adicionado a opção para bandeira HYUNDAI. Serão geradas as informações para todas as filiais do grupo, cuja bandeira seja igual a HYU-Hyundai, e que atendam aos campos de filtro informados na geração do processo.
Baixe o arquivo "Hyundai_Happycall_Planilhas.zip" através do sistema de chamado "Serviços", "Aplicação", "OFIC7920 -Hyundai".
Para a importação da planilha é necessário que exista no diretório "C:\" do micro em que está sendo gerado:

  • O arquivo "call_excel.bat" que contém o caminho do programa executável "excel.exe";
  • A Planilha "dados_happycall_hmb.xls", manter nome com todos os caracteres em minúsculo.



Antes da execução e geração dos dados do processo Happycall, existe a necessidade de correlação (de-para) dos tipos de Ordem de Serviço e modelos de veículos para que esses dados cadastrados no SISDIA sejam convertidos adequadamente para os tipos esperados e consistidos pela planilha de checagem "HappyCall_HMB.xlsx" (ver valores permitidos das colunas "Tipo da OS" e "Modelo" na aba "checagem" da planilha de checagem).

TIPO DA OS - Correlação SISDIA (de-para) Happycall
Verificando a planilha de checagem "HappyCall_HMB.xlsx", na aba "checagem" os valores permitidos para a coluna "Tipo da OS" são: Revisão, Garantia, Manutenção, Funilaria/Pintura, Seguradora, Acessórios e Interna. Deve então ser avaliado pelo usuário os tipos de OS cadastrados no SISDIA e correlacionados cada um deles a esses tipos de OS consistidos pela planilha de checagem.
Deve ser montada uma correlação com os tipos de OS do Sisdia e os tipos informados na planilha HappyCall (aba checagem), utilizando o programa ("CADA0144") e informando o sistema destino HappyCall.
Conforme exemplo abaixo, deve ser informado o Sistema "HAPPYCALL", entidade "cstipoos – tipos de ordem de serviço", Atributo: "tpordem" e a descrição sugerida: "TIPO DE OS HYUNDAI HAPPYCALL".

Na tela seguinte, conforme exemplo abaixo, deve ser informado o Sistema "HAPPYCALL", e para os campos "De 1 e 2" informados o respectivo "Para". Nesse exemplo o tipo de OS SISDIA "CAI" será convertido na execução do processo Happycall como "Acessórios". No exemplo os demais seriam de "CLI" para "Manutenção" e de "FU" para "Funilaria/Pintura"
Obs.: A checagem da planilha Happycall é case sensitive, ou seja, valida maiúsculos e minúsculos, logo cada 'Para' deve ser digitado exatamente como está na planilha e não deve conter espaços antes ou depois.


Modelo do Veículo - Correlação SISDIA (de-para) Happycall
Verificando a planilha de checagem "HappyCall_HMB.xlsx", na aba "checagem" os valores permitidos para a coluna "Modelo" são: HB20 1.0L comfort, HB20 1.0L comfort com aúdio Hyundai... HB20S 1.6L Edição Copa do Mundo FIFA AT, dentre outros. Deve então ser avaliado pelo usuário os Modelos de veículos cadastrados no SISDIA e correlacionados cada um deles a esses modelos de veículos consistidos pela planilha de checagem.
Deve ser montada uma correlação com os modelos de veículos do Sisdia e os modelos informados na planilha HappyCall (aba checagem), utilizando o programa ("CADA0144") e informando o sistema destino HappyCall.
Conforme exemplo abaixo, deve ser informado o Sistema "HAPPYCALL", entidade "cxmodelo – Relação de Códigos de Modelos", Atributo: "modelo" e a descrição sugerida: "Modelo".

Na tela seguinte, conforme exemplo abaixo, deve ser informado o Sistema "HAPPYCALL", e para os campos "De 1 e 2" informados o respectivo "Para". Nesse exemplo o modelo de veículo SISDIA "ZRE143L-GEPNGG-E4" será convertido na execução do processo Happycall para "HB20 1.0L Confort Plus".
Obs.: A checagem da planilha Happycall é case sensitive, ou seja, valida maiúsculos e minúsculos, logo cada 'Para' deve ser digitado exatamente como está na planilha e não deve conter espaços antes ou depois.


Iniciar a execução do processo OFIC7920, será solicitada a abertura da planilha Excel, nesse momento deve ser aberta a planilha de dados: "dados_happycall_hmb.xls", e essa planilha será preenchida automaticamente.
O usuário deverá copiar os dados desta planilha e colar na planilha de checagem "HappyCall_HMB.xlsx", os dados devem ser colados na aba "Preencher. Após isso, o usuário deverá verificar a aba Checagem para identificar alguma inconsistência no carregamento. Caso seja identificada alguma inconsistência, o usuário poderá efetuar o acerto diretamente na aba Preencher da planilha, verificando em seguida a aba Checagem para identificar se a(s) inconsistência(s) foi(ram) acertada(s). Ou então, poderá efetuar o acerto no Sisdia, reiniciando o processo OFIC7920, realizando os passos descritos anteriormente e verificando em seguida a aba Checagem para identificar se a(s) inconsistência(s) foi(ram) acertada(s).
Após a verificação e o acerto das inconsistências, o usuário deverá gerar um arquivo texto com o nome Dados_HappyCall_HMB.txt, utilizando a opção Salvar Como no formato txt delimitado, e enviar este arquivo para a empresa responsável pela análise das informações, através do e-mail [email protected]. A Periodicidade de geração e envio deverá ser de 03 vezes por semana (Segunda, Quarta e Sexta-Feira).



Os dados para preenchimento da planilha Happycall (ver detalhes de preenchimento na aba Checagem da planilha disponibilizada pela montadora HappyCall_HMB.xlsx), tem a seguinte origem:

Campo

Origem

COD. DEALER

("CADA0180")

NOME DEALER

("CADA0380")

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

TIPO DA OS*

("OFIC1200") (Capa)

DATA DE ABERTURA

("OFIC1200") (Itens)

DATA DE ENCERRAMENTO

("OFIC1200") (Capa)

STATUS*

("OFIC1200") (Capa)

CHASSIS

("OFIC1200")

ANO FABRICAÇÃO

("VEIC0200")

QUILOMETRAGEM

("OFIC1200")

DESCRIÇÃO DO MODELO*

("VEIC0200")

NOME CONSULTOR

("OFIC1200") (Capa)

CPF CONSULTOR

("OFIC1200") (Capa)

CPF CLIENTE

("CADA0380")

ENDERECO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

TELEFONE RESIDENCIAL

("CADA0385")

TELEFONE COMERCIAL

("CADA0385")

TELEFONE CELULAR

("CADA0385")

EMAIL

("CADA0385")




v05.20 – Julho/2015
Adicionado a opção para bandeira CHRYSLER. Serão geradas as informações para todas as filiais do grupo, cuja bandeira seja igual a CRL-Chrysler, e que atendam aos campos de filtro informados na geração do processo.
O arquivo contendo os dados da planilha é gerado no diretório da área do servidor e necessita ter o arquivo em branco já existente com o nome OFIC7920_CRL.xls
O arquivo contendo os dados da planilha também é gerado no diretório de integração parametrizado no ("COPE0100"), com o nome csi_txt.

O arquivo contendo os dados importados para a planilha é gerado com o seguinte layout:

Campo

Origem

ORDEM DE SERVIÇO

("OFIC1200")

COD. DEALER

("CADA0180")

NOME DEALER

("CADA0380")

CHASSIS

("OFIC1200")

MARCA

("FORA1000")

DIA (ENCERRAMENTO)

("OFIC1200") (Itens)

MÊS (ENCERRAMENTO)

("OFIC1200") (Itens)

ANO (ENCERRAMENTO)

("OFIC1200") (Itens)

MODELO

("VEIC0200")

NOME

("CADA0380")

ENDERECO

("CADA0385")

COMPLEMENTO

("CADA0385")

BAIRRO

("CADA0385")

CIDADE

("CADA0385")

UF

("CADA0385")

CEP

("CADA0385")

DDD1

("CADA0385")

TELEFONE

("CADA0385")

DDD2

("CADA0385")

TELEFONE2

("CADA0385")

RAMAL

("CADA0385")




v05.31 – Fevereiro/2015
Implementadas melhorias no processo de geração do Follow-Up Mercedes (opção Mercedes, subopção Follow-Up), que é utilizado pelas bandeiras MBB/MBA/SMA/CJD no monitoramento da satisfação dos clientes atendidos na oficina.
Esta fase de melhorias visa a abrangência de 100% das ordens de serviço geradas na rede de concessionários, desde sua abertura até seu encerramento, para promover ações de acompanhamento da execução do serviço e do tempo de parada dos veículos na oficina.
Para isso, foram efetuadas as seguintes adequações no processo:
1) Alterações de layout do arquivo follow-up gerado:
1.1) Incluídos os seguintes campos no final do arquivo (após o campo Data de Abertura OS):

  • Status da OS: Aberta, Cancelada, Encerrada ou Faturada.
  • Data da Entrada do Veículo na Portaria
  • Data da Saída do Veículo na Portaria
  • Horário de Abertura da OS
  • Horário de Fechamento da OS
  • Valor do Serviço de Terceiros da OS
  • Número da Nota Fiscal de Faturamento da OS
  • Horas Vendidas na OS
  • Horas Aplicadas na OS
  • Data de Início do Primeiro Apontamento
  • Horário de Início do Primeiro Apontamento
  • Data de Término do Último Apontamento
  • Horário de Término do Último Apontamento
  • Data de Faturamento da OS (emissão da nota fiscal)
  • Horário de Faturamento da OS (emissão da nota)


1.2) Alterado o formato dos seguintes campos:

  • Valor das peças aplicadas
  • Valor da mão de obra


. Observações sobre o arquivo folow-up gerado:

  • Os campos deverão ser separados por "|";
  • O tamanho dos campos citado no layout é o tamanho máximo, podendo ser menor;
  • Os campos deverão ser alinhados sempre a esquerda;
  • O nome do arquivo deverá ser formado pelo CNPJ, data e hora da geração separados por "_". Exemplo: 12015000101_15092015_235959.txt

. Layout do arquivo folow-up gerado:

Campos

Tipo

Especif.

Formato

Tam.

CNPJ ou CPF

Número

Numero Inteiro

 

30

Razão Social ou Nome do Cliente

Texto

 

 

100

Contato na Empresa

Texto

 

 

100

CEP

Texto

 

 

8

Tipo de endereço

Texto

 

 

5

Endereço (Completo)

Texto

 

 

40

Número

Texto

 

 

10

Complemento

Texto

 

 

30

Bairro

Texto

 

 

30

Cidade

Texto

 

 

30

Estado

Texto

 

 

2

DDD1

Número

Numero Inteiro

 

4

Telefone 1

Número

Numero Inteiro

 

30

DDD2

Número

Numero Inteiro

 

4

Telefone 2

Número

Numero Inteiro

 

30

DDD3

Número

Numero Inteiro

 

4

Telefone 3

Número

Numero Inteiro

 

30

Nº. Chassi ( Completo)

Texto

 

 

30

Modelo / Versão

Texto

 

 

100

Ano de Fabricação

Número

Numero Inteiro

 

4

Ano Modelo

Número

Numero Inteiro

 

4

Placa do Veículo

Texto

 

 

30

KM Atual

Número

Numero Inteiro

 

8

Número da OS (ordem de Serviço)

Texto

 

 

50

CIT (Código de Imputação de tempo)

Texto

 

 

50

Valor das Peças Aplicadas (por CIT)

Número

Duas Casas Decimais

999999,99

9

Valor da Mão de Obra (por CIT)

Número

Duas Casas Decimais

999999,99

9

Data de Fechamento da OS

Data

 

DD/MM/AAAA

10

Descrição do serviço

Texto

 

 

255

Consultor

Texto

 

 

50

E-mail

Texto

 

 

50

Data de Abertura da OS

Data

 

DD/MM/AAAA

10

Status da Ordem de Serviço

Texto

 

 

9

Data de Entrada na Portaria

Data

 

DD/MM/AAAA

10

Data de Saída na Portaria

Data

 

DD/MM/AAAA

10

Horário de Abertura da OS

Hora

horário formato 24:00

HH:MM

5

Horário de Fechamento da OS

Hora

horário formato 24:00

HH:MM

5

Valor de Serviços Terceiros

Número

Duas Casas Decimais

999999,99

9

Número da Nota Fiscal

Texto

 

 

10

Horas vendida (por CIT)

Número

Duas Casas Decimais

999999,99

 

Horas aplicada (por CIT)

Número

Duas Casas Decimais

999999,99

 

Data Início Primeiro Apontamento

Data

 

DD/MM/AAAA

10

Hora InícioPrimeiro Apontamento

Hora

horário formato 24:00

HH:MM

5

Data término Último Apontamento

Data

 

DD/MM/AAAA

10

Hora término Último Apontamento

Hora

horário formato 24:00

HH:MM

5

Data de Faturamento da OS

Data

 

DD/MM/AAAA

10

Horário de Faturamento da OS

Hora

horário formato 24:00

HH:MM

5



2) Regras de geração do arquivo:
2.1) Deverão ser consideradas todas as OS da filial corrente, que foram abertas, canceladas, encerradas ou faturadas em determinado período de datas.
Para isso, ao invés de gerar o arquivo através de sub-opções diferentes para data de fechamento e data de abertura, o processo foi alterado para que, quando for executada a opção Follow Up, não sejam mais exibidas as sub-opções Data Fechamento e Data Abertura.
Além disso, o filtro de seleção foi alterado para passar solicitar apenas 2 campos de filtro:

  • Data Geração: Data de referência para geração do arquivo
  • Tipo Geração: Tipo de geração do arquivo (Diária ou Semanal). Na geração diária, serão consideradas todas as OS que foram abertas, canceladas, encerradas ou faturadas na data de geração informada. Na geração semanal, serão consideradas todas as OS que foram abertas, canceladas, encerradas ou faturadas na semana que se encerra na data de geração informada.


2.2) No caso de uma mesma OS ter alteração de status em dias distintos (ex: aberta dia 03, encerrada dia 04 e faturada dia 05), esta OS deverá constar em cada um dos arquivos diários gerados, com seus respectivos status. No caso dos arquivos semanais, esta OS deverá constar mais de uma vez no mesmo arquivo, sempre que ocorreu mudança de status.
2.3) No caso de uma mesma OS ter alteração de status no mesmo dia (ex: aberta e cancelada dia 03 ou então aberta, encerrada e faturada dia 03), esta OS deverá constar uma única vez no arquivo diário gerado para o dia, ou no arquivo semanal gerado para a semana, sempre com o status mais atualizado.
2.4) Nos dias em que não houver alteração de status das OS, estas OS não deverão constar nos arquivos diários ou semanais referentes a estes dias.
2.5) Para as OS que estiver0em abertas ou canceladas, os campos referentes ao encerramento da OS, faturamento da OS e saída do veículo, deverão ser gerados vazios. Para as OS que estiverem encerradas, os campos referentes ao faturamento da OS e saída do veículo deverão ser gerados vazios.
2.6) Deverá ser gerado um registro no arquivo para cada CIT (tipo de OS). Assim, se uma determinada OS possuir mais de um tipo na CSITENS, deverá ser gerado mais de um registro no arquivo com o mesmo número de OS.


3) Periodicidade de geração e envio do arquivo:
3.1) Diária: Deverá ser gerado um arquivo para cada dia útil trabalhado na semana, no final dos dias de segunda a sexta-feira, considerando todas as OS abertas, canceladas, encerradas ou faturadas no dia.
3.2) Semanal: Deverá ser gerado um arquivo para cada semana, considerando todas as OS abertas, canceladas, encerradas ou faturadas na semana que se encerra na data informada para a geração do arquivo.
Neste caso as datas a serem consideradas para esta semana serão:
Data Inicial = "Data Geração – 6 dias" e Data Final = "Data Geração".
A montadora orienta que a geração do arquivo semanal seja feita no final de cada sábado. Entretanto o processo permite que seja informada qualquer data de geração, considerando sempre a semana que se encerra na data informada.

4) Forma de geração do arquivo:
4.1) Automática: Deverá ser disponibilizada a forma de geração automática do arquivo, através da programação via crontab (robô).
Nesta programação, deverá ser parametrizada a geração dos arquivos de acordo com a periodicidade descrita anteriormente (diária e semanal).
Deverão ser programadas 2 execuções diferentes para o processo:

  • Execução Diária: Programada para o final de todos os dias úteis da semana. Formato: fglrun ofic7920.42r 1 'AUTO' 'D' (onde 1 é o código da filial e D é o tipo de execução diária).
  • Execução Semanal: Programada para o final de todos os sábados. Formato: fglrun ofic7920.42r 1 'AUTO' 'S' (onde 1 é o código da filial e S é o tipo de execução semanal).


Orientações para configuração do arquivo crontab do servidor SISDIA:

  • Conecte-se ao servidor onde está instalado o SISDIA com o usuário root, através de uma ferramenta de transferência de arquivos entre Windows e Linux;
  • Transfira os arquivos Run_OFIC7920_Diario.sh e Run_OFIC7920_Semanal.sh da estação Windows para o servidor SISDIA no diretório /root/bin. Para isso, baixe os arquivos através do sistema de chamados "Serviços", "Aplicação", "Run_OFI C7920.zip". Deverá ser dada a permissão "chmod 777" somente nos arquivos.
  • Entre no servidor SISDIA via putty usando o usuário root:
  • Direcione ao diretório /root/bin e edite via Linux os arquivos Run_OFIC7920_Diario.sh e Run_OFIC7920_Semanal.sh.
  • Informe o comando INFORMIXSERVER=ol_oficial substitua a variável ol_oficial pelo nome da sua instância de produção. Exemplo: INFORMIXSERVER=ol_standard
  • Informe o comando cd /sisdia/oficial, o qual deverá ser substituído por: cd + o caminho do diretório de produção do SISDIA

Exemplo: cd /ext/sisdia

  • Caso a filial seja diferente de 1, será necessário alterar na linha dos 2 arquivos: fglrun ofic7920.42r 1 'AUTO' 'D' e fglrun ofic7920.42r 1 'AUTO' 'S' o número 1 (que indica a filial). Exemplo: Caso o cliente parametrize a filial 5, as linhas dos 2 arquivos devem ficar: fglrun ofic7920.42r 5 'AUTO' 'D' e fglrun ofic7920.42r 5 'AUTO' 'S'.
  • Salve as alterações realizadas nos arquivos Run_OFIC7920_Diario.sh e Run_OFIC7920_Semanal.sh e os feche.
  • Execute no prompt do Linux o comando crontab –e
  • Será exibida uma lista com comandos de crontab. No final dos arquivos acrescente as linhas de programação de execução para cada um dos 2 arquivos. Exemplos:
  1. 25 12 * * 1-5 sh /root/bin/Run_OFIC7920_Diario.sh > /tmp/Run_OFIC7920.1.log2 > /tmp/Run_OFIC7920_Diario.log
  2. 25 12 * * 1-5 sh /root/bin/Run_OFIC7920_Semanal.sh > /tmp/Run_OFIC7920.1.log2>/tmp/Run_OFIC7920_Semanal.lo
  • Salve o arquivo de crontab e saia do mesmo.


  • Após finalizar o procedimento o programa estará pronto para ser executado nos dias e horários conforme orientação da montadora.


4.2) Manual: Deverá ser disponibilizada a forma manual de geração do arquivo, assim como já existe hoje, para ser utilizada em contingências.
Esta geração manual também deverá respeitar a periodicidade de geração descrita anteriormente (diária e semanal).
Neste caso deverá ser gerado um arquivo para cada dia da semana, informando a data de geração referente ao dia da semana e o tipo de geração D-Diário, e um arquivo para cada semana, informando a data de geração referente ao último dia da semana e tipo de geração igual a S-Semanal.

5) Conferência dos arquivos gerados:
Ao final da geração do arquivo, será disponibilizado um relatório de conferência, contendo exatamente os mesmos campos que constam no arquivo gerado. Este relatório poderá ser visualizado tanto na geração manual quando na geração automática do arquivo.
Alterado processo de geração da planilha para a bandeira Chrysler. Foram incluídas duas novas colunas, são elas:

TIPO DE SERVIÇO

Para carregar o valor desse campo é realizada a seguinte verificação (considerando os valores válidos aceitos pela montadora e também que essas informações são coletadas a partir dos ITENS da ordem de serviço):
A - Revisões periódicas = tipo de O.S. de Revisão. Verifica a "Transação" do programa ("CADP0100") para o tipo de ordem do item da O.S., e depois vê o "Tipo Transação" do programa ("CONT0100"). Deve ser Revisão = "S";
B - Manutenção preventiva = caso o item não se enquadre em algum dos tipos de serviço, ele será enviado com esse valor;
C - Serviços de Mecânica = verifica o setor onde o item da O.S. foi executado ("OFIC1200"). Para identificar se é o setor de mecânica, verifica se o campo "Tipo Setor Serviços" do programa ("CADA0305") é igual a "M";
D - Serviços de Alinhamento e Balanceamento = não é possível identificar no sistema. Será enviado como "B - Manutenção preventiva";
E - Serviços de Elétrica = semelhante ao item "C", porém o campo "Tipo Setor Serviços" deverá ser igual a "E";
F - Serviços de Tapeçaria = semelhante ao item "C", porém o campo "Tipo Setor Serviços" deverá ser igual a "T";
G - Serviços de Funilaria = semelhante ao item "C", porém o campo "Tipo Setor Serviços" deverá ser igual a "F";
H - Serviços de Pintura = semelhante ao item "C", porém o campo "Tipo Setor Serviços" deverá ser igual a "P";
I - Instalação de Acessórios = verifica o campo "Tipo Manutenção" no programa ("CADP0100"), para o tipo de ordem do item da O.S. Deverá ser igual a "I";
J - Serviços de Limpeza e Higienização = semelhante ao item "C", porém o campo "Tipo Setor Serviços" deverá ser igual a "L";
K - Vendas de peças e acessórios (Balcão) = nesse caso não será gerada O.S., portanto não temos como enviar nesse relatório;
L - Vendas de itens de Merchandising (roupas, chaveiros, etc) = semelhante ao item K.

VALOR

Totalização de peças e serviços do item.


Importante ressaltar que os dados do cliente serão repetidos para cada item da O.S. enviado. Além disso, os itens serão agrupados pela coluna "Tipo de Serviço".

Alterada a opção completo:

  • Planilha Excel: Inclusão dos campos família e descrição da família.
  • Arquivo txt: Inclusão do Resumo por Família no arquivo. Segue ex abaixo:
    RESUMO POR FAMILIA
    -----------------
    FAMILIA DESCRIÇÃO QTDE
    --------------------------------------------------------
    3 BANDEIRANTE 20
    60 JDE 1 4
    10 VEICULO USADO 4
    v07.20 – Fevereiro/2015
    Implementadas melhorias no processo de geração da Avaliação da Taxa Horária de Garantia (THG), opção MercedesTHG, que é utilizado pelas bandeiras MBB/MBA/SMA.
    Ao acionar esta opção, informar o período de geração, onde a data inicial é 01/janeiro do ano corrente e a data final o dia atual, antes de iniciar o processo criar uma planilha em branco no diretório padrão de geração de planilhas no Sisdia com o nome ofic7920_thg.xls (observar que a extensão é xls).

    O processo gera a planilha e um relatório para conferência, onde constarão as ordens de serviços pertencentes a filial logada, que possuem item do tipo G-Garantia, que estejam faturadas e cuja data de encerramento esteja dentro do período informado na tela de filtro, ordenadas pela data de encerramento (ordem crescente).
    Os campos que compõem a planilha são:
    OS: Número da OS
    Chassis: Número do chassi do veículo da OS
    NF Peças: Número da nota fiscal de peças emitida para a OS
    NF Serviços: Número da nota fiscal de serviço emitida para a OS
    Data Encerramento: Data de encerramento da OS
    Data Venda: Data da venda do veículo, caso o veículo tenha sido vendido pela concessionária como novo e depois usado, a data da venda considerada será do pedido mais antigo, no exemplo, a data nota fiscal do veículo novo. Se o veículo não foi vendido pela concessionária, a data da venda ficará em branco.
    Dentro Regras: Fixo "Sim". Neste caso, as regras descritas no item 4.10.1 do documento MANUAL_DE_GARANTIA-ABRIL-2016.pdf (em anexo) deverão ser seguidas pelo usuário no momento da abertura das OS de garantia. Este processo irá considerar que todas as OS abertas com tipo G-Garantia estão atendendo às regras contidas no manual de garantia.
    Valor MO Liquido: Valor total líquido dos serviços aplicados na OS (subtrair os descontos). Utilizar a tabela csserexe (quantidade x unitário x tempovendido – descunit).
    Horas Real: Quantidade total do tempo realizado dos serviços aplicados na OS. Utilizar a tabela csserexe (quantidade x temporeal).
    Horas Vendidas: Quantidade total do tempo vendido dos serviços aplicados na OS. Utilizar a tabela csserexe (quantidade x tempovendido).
    Horas Padrão: Quantidade total do tempo padrão dos serviços aplicados na OS. Utilizar a tabela csserexe (quantidade x tempopadrao).
    Rendimento por Tempo Real: Coeficiente do rendimento por tempo realizado. Fórmula: "Total Tempo Padrão / Total Tempo Realizado * 100". Utilizar a tabela csserexe (tempopadrao / temporealizado * 100).
    Rendimento por Tempo Vendido: Coeficiente do rendimento por tempo vendido. Fórmula: "Total Tempo Padrão / Total Tempo Vendido * 100". Utilizar a tabela csserexe (tempopadrao / tempovendido * 100).
    Rendimento Mão Obra: Coeficiente do rendimento da mão de obra. Fórmula: "Valor MO Liquido / Total Tempo Realizado * 100". Utilizar o campo já calculado "Valor MO Liquido" e a tabela csserexe (Valor MO Liquido / temporealizado * 100).
    Observação: Caso o temo real ou tempo vendido estejam zerados o processo vai alterar o valor para 1, para não ocorrer divisão por zero.
    Ao termino da geração será presentada a tela abaixo solicitando paraque seja feita a alteração do nome da planilha e envia-la para Montadora. A nomenclatura da planilha é: THG_AAAA_DDDDDD.xls, onde: THG = fixo, AAAA = ano de geração, DDDDDD = dealer number da filial logada.

    Exemplo das ordens serviços no excel:

    Exemplo do relatório de acompanhamento:

    Alteração no layout THG – Mercedes.
    A partir desta versão, o programa OFIC7920 – Opção THG passa a exibir os seguintes filtros:
  • Considerar somente OS Pagas Cliente: Caso seja informado "SIM", deverão ser consideradas somente as passagens que foram pagas pelo cliente.
  • Considerar somente OS válidas: Caso seja informado "SIM", deverão ser consideradas somente as passagens válidas de acordo com as regras definidas pela montadora. Ou seja, somente as OS abertas para veículos com até 4 anos de uso, com exceção das OS de Revisão que devem ser consideradas independentemente do ano do veículo.
  • Considerar 20% OS Adicionais: Caso seja informado "SIM", além as passagens válidas, já selecionadas anteriormente de acordo com as regras definidas pela montadora, deverão ser consideradas também, de forma adicional, 20% das OS abertas para veículos entre 5 e 6 anos de uso, com exceção das OS de Revisão que já foram consideradas independentemente do ano do veículo.


A nova planilha excel que será gerada, terá os seguintes campos:

  • O.S. Nro: Número da ordem de serviço.
  • CIT: Código interno do trabalho. (Tipo de ordem).
  • Chassis: Número do chassi do veículo para o qual foi aberta a OS.
  • Veículo modelo: Modelo do veículo para o qual foi aberta a OS.
  • Dt. De Venda: Data da venda do veículo para o qual foi aberta a OS.
  • Dt. De Reparo: Data da realização do reparo.
  • Dt. Encerram da OS: Data de encerramento da OS.
  • NF Peca Nro: Número da nota fiscal de peças emitida para o tipo da OS.
  • NF Serviço Nro : Número da nota fiscal de serviço emitida para o tipo da OS.
  • VR. De MO. Liquido: Valor líquido dos serviços do tipo da OS.
  • Horas. Real: Total do tempo gasto no tipo da OS.
  • Horas. Vendidas: Total do tempo vendido no tipo OS.
  • Horas Padrão: Total do tempo padrão no tipo da OS.
  • Dentro das regras: Identificador se a passagem está sendo gerada de acordo com as regras definidas pela montadora.
  • Fixo igual a "SIM" para todas as OS, com exceção das OS adicionais, que serão geradas com o valor fixo "NÃO".
  • Formula pelo Real: Coeficiente de rendimento pelo tempo real.
  • Formula pelo Vendido: Coeficiente de rendimento pelo tempo vendido.
  • Tempo de utilização: Tempo de utilização do veículo para o qual foi aberta a OS (em anos).
  • Info adicional se rendimento divergente: Informações adicionais para justificar divergências nos coeficientes de rendimento por tempo real e por tempo vendido.


O relatório de acompanhamento terá um novo layout para que seja exibido todos os campos novos.

  • Sem rótulos