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Assunto

Configuração para emissão de NFC-e E NF-e com layout 4.00 para funcionar com certificado A3.


Manual / Orientação

Solução/Orientação:

Para o correto funcionamento de vendas NFC-e e NF-e com certificado A3, utilizando o layout 4.00, deve seguir as orientações abaixo de configuração do Softpharma e Windows.

Configuração no Softpharma.

Release 179.5

NÃO HÁ CONFIGURAÇÃO A SER FEITA, ESTÁ PRÉ-DEFINIDO EM CÓDIGO, COM AS CONFIGURAÇÕES CORRETAS, NÃO É NECESSÁRIO ATUALIZAR O SOFTPHARMA.

Release 179.6

Pode ser ajustada a configuração do PAR121 para NF-e e no PAR127 para NFC-e, conforme abaixo, quando utilizando o certificado A3.

A configuração DEFAULT, deve funcionar.


Configuração de opções de internet.

Estamos no período de transição da NF-e 3.10 para a 4.00, e estamos enfrentando problemas relacionados à nova versão. Um dos problemas mais recorrentes é referente ao Protocolo TLS 1.2.

O Protocolo TLS 1.2 passa a ser obrigatório para emissão de NF-e e NFC-e a partir da NF-e 4.00. Conforme descrito na NT 2016.002, o Protocolo SSL foi substituído pelo TLS 1.2 por questões de segurança.

Os Webservices dos documentos fiscais NF-e, NFC-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e não aceitarão mais documentos fiscais emitidos através do Protocolo de Comunicação SSL.

Como ativar o Protocolo TLS 1.2 no Windows:



Observações

  • Caso estas opções estejam bloqueadas para alteração, acessar a pasta /Softpharma/Cert e executar o arquivo DeletarRegistrodaValoresdeInternetConfiguradoParaoSoftpharma.bat, que as opções avançadas estarão liberadas.
  • Caso apresente algum erro validar se existe alguma atualização disponível para o Windows, caso exista pedir ao cliente para realizar esta atualização.

  • Caso o cliente esteja no estado de Goias temos uma normativa específica.

  • Além dessas configurações de TLS/SSL, algumas versões Windows não dão suporte ao protocolo TLS 1.2.


Veja a lista de Windows que NÃO FUNCIONAM:

  • Windows Server 2003
  • Windows Server 2008
  • Windows Server 2008 - SP2
  • Windows Server 2008 - R2 SP1
  • Windows 7 - Sem SP1
  • Windows 8
  • Windows Vista
  • Windows XP

Para esses casos, a solução é instalar uma outra versão do sistema operacional.

http://aplicacao.sefaz.go.gov.br/post/ver/230617/sefaz-divulga-instrucoes-sobre-a-nova-versao-4.0


Mesmo ajustando as configurações do windows e Softpharma, continua com erro, o Windows deve ser atualizado.

A atualização do Windows não é feita pelo suporte Softpharma, deve orientar o cliente a procurar o técnico de máquinas, caso tenha alguma dúvida no processo de atualização do Windows.


Você ainda pode ter problemas com outras versões do Windows, pois nem todos vem nativamente habilitados para o uso desse protocolo, portanto, será necessário executar o Windows Update para que as atualizações necessárias sejam instalados, e o protocolo seja habilitado.

Obs.: Após instalar algumas das atualizações será necessário reiniciar o Windows, lembre-se de sempre que iniciar novamente, abrir o Windows Update novamente e conferir se não apareceram novas atualizações, se houverem, inicie novamente o processo de instalação.


Ainda temos os problemas de infraestrutura, firewall ou antivírus, solicitamos que entre em contato com o T.I. responsável pela manutenção da empresa.


http://aplicacao.sefaz.go.gov.br/post/ver/230617/sefaz-divulga-instrucoes-sobre-a-nova-versao-4.0



  • Sem rótulos