A partir da versão 2.5.7.0 de 23/01/2018 encontra-se disponível a nova integração com a Quest.
A integração com a Quest fidelidade tem início com a negociação entre a Quest e as lojas que utilizam o Linx Farma Big, diante disso, para utilização do programa de fidelidade Quest são necessários os seguintes pré-requisitos:
- A loja ser adquirente ao serviço de fidelidade Quest.
- A loja deverá possuir conexão com a internet para habilitar o serviço e para efetuar as transações sujeitas ao programa de fidelidade.
- A loja deve possuir e disponibilizar ao comprador um dispositivo Pinpad Gertec ou Ingenico ou teclado para digitação da senha em transações de resgate de pontos
Dúvidas sobre a integração Quest ? Verifique o artigo Perguntas frequentes sobre a integração QUEST.
Configurações
Configurações Filiais
A integração com a Quest fidelidade será habilitada quando o parâmetro no cadastro de filiais for ativado.
O novo parâmetro está localizado no menu Configurações > Filiais > Integrações.
Figura 01 - Configurações de Filiais - Integração Quest
Será necessário informar os dados de identificação de usuário e senha, dados esses informados pela própria Quest.
Aperte o botão para verificar se todos os dados estão corretos e prontos para utilização.
O insucesso no teste de comunicação não permitirá a habilitação a integração.
Com o sucesso do teste serão habilitadas as opções de Retornos, Resgate e Acumulo.
A loja terá a possibilidade de indicar se deseja visualizar (em tela) ou imprimir os retornos obtidos da QUEST para as Campanhas e Histórico de Compras.
- A seção Retornos contém as opções para parametrização da integração:
→ Ao consultar clientes - escolha a opção desejada para que seja demonstrada no momento da consulta de clientes.
→ Ao finalizar a venda - opção demonstrada na tela de vendas na finalização da mesma.
- A seção Resgate deverá ter no minimo 2 opções selecionadas, caso contrário não será possível prosseguir com a finalização da parametrização.
- Na seção Acumulo será definido se contará pontos para medicamentos. Essa definição fica a cargo da Quest e da loja.
Salve as informações no botão ou nas teclas de atalho Ctrl + G.
Cadastro Tipos de Pagamento
O próximo passo é adicionar a Quest como administradora de cartões, para isso vá até o menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento.
Coloque a descrição no tipo de pagamento como QUEST para melhor identificação.
Figura 02 - Cadastro de Tipos de Pagamento
- Defina o tipo de pagamento como Cartão.
- Em casos de documentos fiscais digitais defina como Outros.
- Selecione a opção QUEST como autorizadora de cartão.
Após fazer o cadastro, vá até a aba Formas de Pagamento Aceitas neste Tipo de Pagamento, onde será necessário marcar uma forma de pagamento que será aceita para esse tipo de pagamento.
Figura 03 - Formas de Pagamento Aceitas Neste Tipo de Pagamento
Configurações Filiais - Vendas
Após realizar o cadastro e habilitar a opção de forma de pagamento que será aceita, vá até o menu Configurações > Filiais > Vendas na aba Condições de Pagamento para Venda à Vista.
Onde será necessário definir a tabela de desconto para cada condição de pagamento aceita na filial.
Figura 04 - Configurações Filial - Vendas
Tela de Vendas
Ao iniciar a venda será solicitado a identificação do participante (consumidor).
A identificação do participante é necessária para geração/resgate dos pontos no programa de fidelidade da QUEST.
Figura 05 - Identificação do Participante
A mesma ocorre com base no CPF do participante.
Os campos que compõe os "Dados de identificação" serão demonstrados na tela:
→ Nome e Sobrenome;
→ E-mail;
→ DDD + telefone celular;
→ Saldo Pontos e
→ Saldo Valor
O cadastro do cliente na QUEST poderá ocorrer sempre que um CPF informado ainda não possuir cartão (será retornado CPF NÃO ENCONTRADO).
Desta forma, quando o sistema identificar que o CPF informado não existe na QUEST, ele emitirá uma mensagem ao operador do PDV.
Figura 06 - Confirmação de Cadastro de CPF
Em seguida será exibida a tela para cadastrar o participante.
Figura 07 - Cadastro Participante
Basta preencher os dados na tela e clicar no botão .
O cadastro na QUEST não é integrado ao cadastro do Linx Farma Big, logo o cadastro efetuado por essa rotina existirá somente na QUEST.
Se o CPF do consumidor for identificado na tela de vendas, todos os dados possíveis serão carregados para reduzir o tempo de preenchimento.
Todavia, o usuário do sistema poderá alterar os dados livremente sem que isso interfira no cadastro do Linx Farma Big.
Figura 08 - Campanhas e Histórico de Compras
Essa tela dependerá da configuração realizada na integração (Figura 01 acima na seção Retornos campo Ao consultar clientes).
A venda é realizada normalmente, e na finalização da mesma será exibida a tela para selecionar o pagamento.
Figura 09 - Pagamento da Venda
Neste momento será possível efetuar o resgate dos pontos como forma de pagamento/abatimento no valor da compra, para isso o saldo dos pontos deve ser maior que 0 (zero).
Para cada venda efetuada somente será possível uma ação: Acumulo ou Resgate.
No exemplo acima a venda não realizará o acumulo da venda, pois a ação requerida é um Resgate para abatimento no valor do pagamento.
As regras que governam o quanto estará disponível para uso são de responsabilidade da QUEST.
A próxima tela trata-se da autorização para efetivação do resgate na venda, que também foi configurada na Figura 01 acima na seção Resgate.
De acordo com a configuração, no destaque abaixo, serão visualizados as opções selecionadas, escolha uma delas para que seja recebido o token de autorização.
Figura 10 - Informa Token
Impressão
As opções imprimir (Figura 01 acima, seção Retornos no campo Ao finalizar a venda) vão gerar um relatório gerencial para ECF ou documentos adicionais de impressão no caso de outras tecnologias fiscais.
Todos os equipamentos impressores homologados são compatíveis com essa impressão.
Figura 11 - Relatório Gerencial