Apuração do inventário das contagens de estoque
Apuração do Inventário da Contagem Mensal
Requisitos
É necessário que neste relatório exista uma contagem mensal lançada e efetivada no mês anterior ao da consulta.
Ex: Consulta 08/2017 - Necessário contagem 07/2017 (para alimentar a coluna estoque inicial)
Ex2: Consulta 03/2017 - Necessário contagem 02/2017 (para alimentar a coluna estoque inicial)
Ao gerar um relatório de apuração do inventário, em "Relatórios" > "Estoque" > "Apuração do Inventário", do mês desejado serão apresentados os valores lançados na contagem do mês desejado na coluna "Estoque Final", ou seja, ao final desse mês a loja tinha no estoque:
- 10,00 KG de Açúcar;
- 15,00 KG de Alcatra;
- 10,00 KG de Alface.
Ao gerar o mesmo relatório de apuração do inventário, porém do próximo mês, observe na coluna "Estoque Inicial" que os valores são iguais aos da coluna "Estoque Final" do mês anterior.
- 10,00 KG de Açúcar;
- 15,00 KG de Alcatra;
- 10,00 KG de Alface.
Ao final do próximo mês, a loja lançará a contagem mensal que alimentará a coluna "Estoque Final".
Já na coluna "Estoque Apurado" o valor exibido é baseado no seguinte cálculo:
Com esses dois valores, "Estoque Apurado" (informado pelo sistema) e "Estoque Final" (informado manualmente na contagem mensal) o sistema informa se há alguma diferença através da coluna "Diferença Estoque".
No exemplo da imagem anterior, o sistema informa que deveria ter no estoque físico da loja, 0,0000 KG de alface conforme a informação na coluna "Estoque Apurado", porém ao fazer a contagem física e lançá-la no sistema havia 10,0000 KG de alface conforme a coluna "Estoque Final" gerando uma “Diferença de Estoque”. Nesse caso, o responsável pode ter esquecido de lançar a entrada desse item no estoque (baixa manual / Ajuste de estoque, transferência ou nota fiscal de entrada).
Apuração do Inventário da Contagem Parcial
Após o lançamento e efetivação da contagem parcial, a loja confere as informações no relatório de apuração do inventário" em "Relatórios" > "Estoque" > "Apuração do Inventário".
Para gerar o relatório corretamente é importante selecionar o mesmo modelo ao qual a contagem parcial foi lançada e efetivada. Além disso, selecione o "Tipo Relatório" por "Período" ou “Parcial”, digite o período desejado e clique em "Exportar".
Período – O sistema necessita que exista uma contagem no dia anterior à data inicial informada para ter um valor de estoque inicial.
Parcial – O sistema leva em consideração o dia primeiro do mês até a data informada.
Foi efetivada uma contagem parcial após o fechamento da loja no dia 01/08 e ao final do dia seguinte 02/08 foi efetivada outra contagem parcial. Geramos o relatório de Apuração do Inventário do dia 02/08 e foram exibidas as informações abaixo.
Estoque Inicial - O valor ao qual a loja iniciou o dia 02/08. Valor igual ao "Estoque Final" do dia 01/08 (contagem parcial do dia 01/08).
Estoque Apurado - Valor de estoque apurado pelo sistema.
Estoque Inicial + Compras/Produção - Vendas/Produção + Transferências - Quebra Conhecida + Ajuste de Estoque - Consumo de Funcionário = Estoque Apurado
Estoque Final - O valor de estoque ao qual finalizou o dia 02/08 (contagem parcial do dia 02/08).
Diferença Estoque - Diferença entre "Estoque Apurado" e "Estoque Final".
Observe que houve diferença de estoque em alguns itens (Alcatra, Alface, arroz e feijão). Por exemplo, o item Feijão contabilizou 14,6000 KG (Estoque Apurado), porém ao fazer a contagem no final do dia e lançá-la no sistema havia 14,0000 KG (Estoque Final). O Sistema informou que está faltando 0,6000 KG (coluna Diferença Estoque).
Com essa informação o responsável da loja irá verificar o motivo de estar faltando 600g de feijão. Pode ser alguma saída não lançada no sistema, por exemplo, ficha técnica em branco de algum produto que usa feijão, dessa forma o sistema não faz a baixa do item.
Também pode ser alguma perda de estoque ou baixa manual não lançada ou ainda algum consumo de funcionário não lançado.
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