OUTRAS DESPESAS
Refere-se a despesas incorridas e assumidas pela empresa, necessárias ou não à sua operação e que não compõem o custo das mercadorias vendidas.
São gravadas em tabelas específicas e somente podem ser visualizadas a despesas cadastradas por essa tela.
Inicialmente são definidos os tipos de despesas que serão utilizadas, possibilitando ao digitador classificá-las de acordo com sua natureza.
Dividem-se em:
Despesas Administrativas - exigem centro de custo para rateio;
Financeiras – não exigem centro de custo para rateio e são classificadas no DRE como despesas financeiras;
Despesas de vendas – Não exigem centro de custo e são contabilizadas no DRE como despesas de vendas.
Pode-se fixar os centros de custos com os percentuais, que absorverão automaticamente as despesas digitadas.
É necessário o cadastramento do PIS e COFINS para efeito de apuração periódica desses tributos.
No cadastro de pessoas, é possível fixar o tipo de despesa mais utilizada
São duas as formas de entrada de contabilização das despesas, uma pela nota fiscal de entrada, em que é necessário o cadastramento de uma natureza de operação a ser utilizada
No cadastramento da natureza de operação, identifica-se que sua utilização fará com que sejam exigidos um tipo de despesa
No cadastramento do item da nota fiscal de entrada, selecionar a natureza de operação para classificação de despesa
Selecionar o tipo de despesa. Esse campo virá preenchido se houver a fixação do tipo despesa para o fornecedor escolhido
Quando houver a definição de centros de custos automáticos, o campo de rateio já virá preenchido
A outra forma de entrada de despesas é pela tela de outras despesas
Abre-se a tela
Quando houver a necessidade de rateio, esse campo virá preenchido se o tipo de despesas tiver fixo os percentuais de rateio
Complementa-se as informações de parcelamento
Quando houver retenções de impostos, registra-se os mesmos pela tela
Após o cadastramento da despesa, poderão ser verificadas as informações adicionais
Na conciliação bancária tem também a possibilidade de cadastramento de receitas e despesas
Abre-se a tela
Quando houver lançamentos de despesas no extrato bancário, pode-se utilizar o atalho para cadastramento de outras despesas
Quando houver receitas no extrato bancário, pode-se utilizar a tecla de atalho de outras receitas
Existem outras despesas que são contabilizadas nas liquidações de títulos a pagar e títulos a receber
Estas despesas e receitas NÃO aparecem na tela de outras receitas ou outras despesas.