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OUTRAS DESPESAS

Refere-se a despesas incorridas e assumidas pela empresa, necessárias ou não à sua operação e que não compõem o custo das mercadorias vendidas.
São gravadas em tabelas específicas e somente podem ser visualizadas a despesas cadastradas por essa tela.
Inicialmente são definidos os tipos de despesas que serão utilizadas, possibilitando ao digitador classificá-las de acordo com sua natureza.



Dividem-se em:
Despesas Administrativas - exigem centro de custo para rateio;
Financeiras – não exigem centro de custo para rateio e são classificadas no DRE como despesas financeiras;
Despesas de vendas – Não exigem centro de custo e são contabilizadas no DRE como despesas de vendas.

Pode-se fixar os centros de custos com os percentuais, que absorverão automaticamente as despesas digitadas.



É necessário o cadastramento do PIS e COFINS para efeito de apuração periódica desses tributos.



No cadastro de pessoas, é possível fixar o tipo de despesa mais utilizada



São duas as formas de entrada de contabilização das despesas, uma pela nota fiscal de entrada, em que é necessário o cadastramento de uma natureza de operação a ser utilizada



No cadastramento da natureza de operação, identifica-se que sua utilização fará com que sejam exigidos um tipo de despesa




No cadastramento do item da nota fiscal de entrada, selecionar a natureza de operação para classificação de despesa



Selecionar o tipo de despesa. Esse campo virá preenchido se houver a fixação do tipo despesa para o fornecedor escolhido



Quando houver a definição de centros de custos automáticos, o campo de rateio já virá preenchido



A outra forma de entrada de despesas é pela tela de outras despesas



Abre-se a tela



Quando houver a necessidade de rateio, esse campo virá preenchido se o tipo de despesas tiver fixo os percentuais de rateio




Complementa-se as informações de parcelamento



Quando houver retenções de impostos, registra-se os mesmos pela tela



Após o cadastramento da despesa, poderão ser verificadas as informações adicionais



Na conciliação bancária tem também a possibilidade de cadastramento de receitas e despesas



Abre-se a tela



Quando houver lançamentos de despesas no extrato bancário, pode-se utilizar o atalho para cadastramento de outras despesas




Quando houver receitas no extrato bancário, pode-se utilizar a tecla de atalho de outras receitas



Existem outras despesas que são contabilizadas nas liquidações de títulos a pagar e títulos a receber




Estas despesas e receitas NÃO aparecem na tela de outras receitas ou outras despesas.

  • Sem rótulos