Através do relatório livro razão é possível identificar todos os lançamentos contábeis efetuados no sistema.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Permissão de Usuário
A permissão de usuário "Relatórios" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Contabilidade deve estar marcada.
Executando a Rotina
Em Adm/Financeiro > Contabilidade > Relatórios > Livro Razão é possível gerar as informações através dos seguintes filtros.
Filtros
- Data Inicial e Final: permite definir um período para geração do relatório. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados, para avançar ou retroceder entre as datas, basta utilizar as setas;
- Cliente: permite selecionar um cliente para geração do relatório. Este filtro possui a função de auto-completar, portanto, ao digitar parte do termo a ser pesquisado, o sistema buscará as informações;
- Tipo do Relatório: permite gerar a listagem de forma analítica ou sintética;
- Escolher Conta Inicial e Final: permite que o relatório seja gerado considerando um range de contas. Ao marcar este filtro, será possível escolher uma conta inicial e final;
- Conta: permite selecionar uma, várias ou todas as contas disponíveis para a geração do relatório;
- Empresas: permite selecionar uma, várias ou todas as empresas para a geração do relatório;
- Histórico: permite selecionar um histórico contábil para a geração do relatório;
- Centro de Custo: permite selecionar um centro de custo para a geração do relatório;
- Série: permite selecionar uma, várias ou todas as séries para a geração do relatório;
- Filtrar por Referencial: permite buscar pela conta do plano de contas oficial da Receita Federal, somente poderá ser utilizado quando o relatório for gerado de forma analítica;
- Exibir Nome do Centro de Custo (Analítico): quando marcado, no relatório será exibida uma coluna que apresentará o centro de custo de cada lançamento;
- Exibir totalizadores diários (Analítico): ao marcá-lo, no relatório, serão apresentados os totalizadores diários;
- Exibir somente lançamentos efetivados: ao marcá-lo, no relatório, lançamentos não efetivados serão desconsiderados;
- Exibir conta contra-partida (Analítico): ao marcá-lo, exibirá as duas partidas do lançamento (débito e crédito);
- Exibir data de compensação: ao marcá-lo, exibirá a data em que o lançamento foi compensado;
- Agrupar por número de lançamento: agrupará os lançamentos contábeis da mesma conta por número de lançamento;
- Considerar zeramentos: a rotina contábil de zeramento permite encerrar as contas de resultado ao final de cada exercício social, desta forma, ao marcar este filtro este encerramento será ignorado e os saldos das contas serão apresentados independentemente;
- Considerar históricos gerenciais: ao marcá-lo, serão considerados históricos de lançamentos extra contábeis (não fazem parte da contabilidade oficial).
Opção "Gerar Termos"
Caso o usuário utilize o botão "Gerar Termos", serão gerados os termos para abertura e encerramento do livro, e podem ser definidos os seguintes filtros:
Filtros para gerar termos
- Número de ordem: número sequencial da emissão do livro;
- Total páginas/folhas: total de páginas ou folhas que o livro tem;
- Exibir: define a forma de exibição do termo;
- Páginas;
- Folhas.
Nota
- Para gerar os termos de abertura e encerramento do livro, é necessário que as seguintes informações estejam previamente cadastradas no menu Empresa > Dados da Empresa: Razão Social, Endereço, Bairro, Cidade, UF, CNPJ, Inscr. Estadual, Responsável, CPF (do responsável), Contador Responsável, CPF (do contador) e CRC.
- Somente para empresas optantes pelo Simples (em Empresa > Dados da Empresa > no campo "Sistema de Tributação" estiver "Simples"), será exibido o filtro "Desconsiderar lançamentos de ICMS" neste relatório.
Listagem
Ao clicar em "Filtrar" será gerada a listagem de acordo com os filtros definidos e serão apresentados todos os lançamentos que se enquadrem nos filtros selecionados e os agrupará por conta contábil;
- Listagem "Sintética": apresenta o valor total utilizado na operação sem considerar os centros de custos.
Listagem sintética
- Listagem "Analítica" e filtro "Exibir Nome do Centro de Custo (Analítico)" selecionado: apresenta na listagem uma coluna chamada "Centro de Custo" com os nomes dos centros de custos utilizados na geração dos lançamentos e seus respectivos valores separados por linhas.
Listagem analítica
- Listagem "Analítica " e filtro "Exibir o Nome do Centro de Custo" desmarcado: apresenta os valores do lançamento detalhadamente sem discriminar o centro de custo.
Listagem analítica
Independente do tipo de listagem, o relatório apresentará as seguintes colunas:
- Data Emissão;
- Lançamento;
- Documento;
- Referência;
- Histórico;
Centro de Custo: (somente se a opção "Exibir Nome do Centro de Custo (Analítico)" estiver selecionada).
- Débito;
- Crédito;
- Saldo;
- (C-D);
Nota
- Todas operações relativas ao Fundo de Combate à Pobreza gerarão lançamentos contábeis que poderão ser conferidos no Livro Razão.
- Tanto para entrada quanto para saída, na contabilização do pagamento da nota do serviço deverá constar o total da nota (sem deduzir ou somar os impostos retidos).
Opções Exportar XLS e Exportar PDF
Através dessas opções será possível exportar arquivos nos formatos "xls" e "pdf".
Opção "Filtros"
Através desta opção é possível redefinir os filtros.
Alteração de Lançamento Contábil
Através da coluna "Lançamento" é possível realizar a alteração do lançamento contábil em questão, basta clicar no número. O sistema redirecionará o usuário para página de alteração com todas as informações do lançamento e a possibilidade de modificar as colunas: Histórico, Conta, Débito, Crédito, Centro de Custo e Complemento, as colunas Referencial e Operação Padrão não poderão ser editadas.
Alteração de lançamento composto
Abaixo da listagem há um totalizador das colunas Débito e Crédito e através do botão "Novo item" podem ser inclusas uma ou mais linhas de acordo com a necessidade do lançamento.
Nota
Ao realizar a alteração, o novo lançamento não perderá o vínculo com a operação padrão.