Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »


A página de pagamento é dividida em dois grupos Itens e Pagamento.



Pagamento

Parte 1 - Itens

Nesta parte são especificados os valores que compõem o total da nota e outros valores como impostos destacados que não fazem parte do total da nota.


Itens


Grupo Descontos e Acréscimos

Neste grupo, ao acessar o ícone  é possível informar um valor para Descontos, Seguro, Outras Despesas e Frete.

Desconto

 O valor de Desconto não deve ultrapassar o valor total dos itens. 


Desconto


Caso o usuário tenha um limite de desconto definido, ao ultrapassar este limite ele será alertado e o desconto não será aplicado.


Desconto


Após a confirmação do desconto, o sistema passará a considerar esse valor na base de cálculo dos impostos contidos na nota. Caso o usuário esteja editando os valores, mas por algum motivo deseja voltar a configuração anterior, basta clicar sobre o "X" disponibilizado no canto superior direito. 


Frete

Ao informar um valor para o frete será apresentado um campo para que seja informado o tipo de frete praticado, os tipos de fretes exibidos serão os configurados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais > Grupo Frete > "Tipo de frete disponível". Caso não haja nenhum tipo de frete disponível não será possível definir um valor. Após a confirmação do valor das outras despesas, o sistema deve passar a considerar esse valor na base de cálculo dos impostos contidos na nota. 

Quando o valor e o tipo de frete não forem informados, no XML, DANFE e Documento Interno , constará a descrição "Sem cobrança".


Descontos e Acréscimos Financeiros

Quando o plano de pagamento selecionado possuir acréscimo ou desconto será apresentada a linha "Descontos Financeiros" ou "Acréscimos Financeiros" apresentando os seus respectivos valores. Estas linhas não poderão ser editadas, pois apenas demonstrarão o que está cadastrado no plano de pagamento.


Acréscimos e descontos do plano


Dica

Após selecionar um plano de pagamento, os valores deste grupo não poderão ser editados.


Nota

Todas as informações de acréscimos e descontos serão apresentados no DANFE ao realizar a impressão.


Grupo Impostos que Somam na Nota

Quando incidir sobre a nota algum imposto que faça parte de seu valor total, por exemplo IPI, ICMS-ST e FCP-ST, estes valores serão apresentados neste grupo, eles não poderão ser editados e caso a nota não possua nenhum destes impostos o o grupo não será exibido.

  • IPI

Base de Cálculo do IPI = Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas – Desconto

Valor do IPI = Base de Cálculo do IPI * Alíquota do IPI

Observações: O desconto sempre irá compor a base de cálculo do IPI, mas será possível definir se os itens de frete, seguro e despesas comporão ou não a base de cálculo do IPI, para isso é necessário entrar em contado com o Suporte Técnico Linx.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para definir se o frete, seguro e despesas irão compor ou não a base de cálculo do IPI é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento e configurar os parâmetros "Soma frete à base para IPI em NF", "Soma seguro à base para IPI em NF" e "Soma despesas à base para IPI em NF".


  • ICMS-ST

Base de cálculo do ICMS-ST= ( (Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas + IPI – Desconto ) * (1 + (Margem/100))) * (1- (Percentual de redução do ICMS-ST/100))

Valor do ICMS-ST = (Base de cálculo do ICMS-ST * Aliquota ICMS- ST) - Valor do ICMS próprio

Se no detalhamento da configuração tributária do item houver alíquota de ICMS-ST e a CST/CSOSN não for compatível com a substituição tributária, então o item não será tributado pelo ICMS-ST;

  • CST compatível com a substituição tributária termina em: x.10, x.30, x.70 e x.90;
  • CSOSN compatível com a substituição tributária termina em x.201, x.202, x.203.


Dica

O Diferencial de Alíquota para Consumidor Final não Contribuinte também é um imposto que soma na nota, para mais informações clique aqui.

O FCP-ST soma na nota, para mais informações clique aqui.


Grupo Impostos que Não Somam na Nota

Quando incidir sobre a nota algum imposto que não faça parte do seu valor total, por exemplo ICMS, PIS e COFINS, estes valores serão apresentados neste grupo. Esses valores não poderão ser editados e caso a nota não possua nenhum destes impostos o o grupo não será exibido.

  • ICMS

Base de Cálculo do ICMS = (Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas + IPI – Desconto ) * (1- (Percentual de redução/100))

Valor do ICMS = Base de Cálculo do ICMS * Alíquota do ICMS

Observação: os valores de frete, seguro, despesas e desconto sempre deverão compor a base de cálculo do ICMS. O IPI só compõe a base de cálculo quando a venda for realizada para um consumidor final (pessoa física ou pessoa jurídica não contribuinte). Se o parâmetro " Natureza de Operação estiver marcado, então o IPI irá compor a base de cálculo. Quando a operação for entre contribuintes, e o item for destinado à industrialização ou à comercialização, então o IPI não irá compor a base de cálculo do ICMS.

Empresa com o sistema de tributação "Lucro Real" ou "Presumido" e no detalhamento da configuração tributária do item possuir alíquota de ICMS, então o sistema realizará o cálculo do ICMS, indiferente do Regime tributário da empresa.

Empresa com o sistema de tributação "Simples" e o Regime tributário "(2) - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", e no detalhamento da configuração tributária do item possuir alíquota de ICMS, então o sistema realizará o cálculo do ICMS.

Empresa com o sistema de tributação Igual a "Simples Nacional' e o Regime tributário não for o "(2) - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", então o sistema não realizará o cálculo do ICMS, mesmo que na configuração tributária exista alíquota de ICMS configurada.

  • PIS e COFINS

Base de Cálculo PIS = (Valor Unitário * Quantidade) + Frete + Seguro +Despesas Acessórias + IPI (depende de regra) - Desconto

Valor do PIS = Base de Cálculo PIS * Alíquota de PIS

Base de Cálculo COFINS = (Valor Unitário * Quantidade) + Frete + Seguro +Despesas Acessórias + IPI (depende de regra) - Desconto

Valor do COFINS = Base de Cálculo COFINS * Alíquota de COFINS

O PIS e COFINS somente será calculado se as alíquotas estiverem definidas na configuração tributária. Se a empresa for do Simples Nacional, então não será calculado PIS e COFINS.

Grupo Sub-total

Este grupo representa a soma do valor total dos produtos, mais frete, seguro, outras despesas e acréscimos provenientes de planos de pagamento e impostos que somam no total da nota menos todos os descontos, esse campo não pode ser editado.

Parte 2 - Pagamento


Pagamento


  • Formas de pagamento: estarão disponíveis apenas as formas de pagamento Dinheiro, Crediário, Cartão de Crédito e Cartão de Débito.
  • Plano de Pagamento: estarão disponíveis neste campo os planos de pagamento configurados para a forma de pagamento escolhida e que o "Tipo de Plano" seja igual a "Venda". Quando a soma dos planos de pagamento totalizar o valor da nota o sistema não permitirá a seleção de mais um plano.

Se o plano de pagamento estiver configurado com um valor mínimo para parcela o sistema emitirá um alerta. O valor mínimo para parcelas geradas pelo plano é configurado no cadastro/alteração de plano de pagamento no campo "Valor mínimo parcelar", em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Planos de Pagamento.


Valor mínimo para parcela


Quando o parâmetro "Bloquear crédito p/ crediário" (disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais, grupo "Nota fiscal") estiver configurado como "Sim" e houver limite de crédito definido no cadastro do cliente em: CRM > Aba "Comercial" > campo "Limite de crédito", ao selecionar um Plano de Pagamento em crediário e a nota possuir um valor superior ao limite disponível, então a operação será bloqueada e o sistema emitirá um alerta. Se o parâmetro "Bloquear crédito p/ crediário" estiver configurado como "Não", então não será realizada nenhuma validação de limite de crédito para crediário.


Limite de crédito


Quando o parâmetro "Faturamento liberado" estiver configurado como "Não" no cadastro/alteração do cliente em: CRM > Aba "Comercial" o usuário não poderá selecionar Planos de Pagamentos vinculados a Forma de Pagamento: Crediário e o sistema emitirá um alerta. Este bloqueio não tem relação com os parâmetros "Limite de Crédito" e "Bloquear crédito p/ crediário" citados anteriormente.


Bloqueio de faturamento



  • Valor: poderá ser informado um valor inferior ao total da nota, desta forma será necessário informar mais de um plano de pagamento. No entanto, o valor inserido não poderá ultrapassar o total da nota, caso isso ocorra o sistema apresentará um alerta.


Valor ultrapassou o total da nota


Na listagem dos planos de pagamentos selecionados poderão ser visualizadas as informações referente ao plano, como:

  • Plano: apresentará a descrição do plano;
  • Parcelas: apresentará o número de parcelas geradas por aquele plano;
  • Acréscimos/Descontos: apresentará em valor os acréscimos ou descontos referente ao plano de pagamento;
  • Subtotal;


Além disso, após adicionar o plano de pagamento, a exclusão pode ser realizada através do ícone .


Dica

  • As formas de pagamento Cheque à Vista, Cheque a Prazo e Convênio não estarão disponíveis para utilização;
  • A rotina de Venda Fácil não valida o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento", ou seja, independente do parâmetro estar marcado ou não poderão ser utilizados múltiplos planos de pagamento.
  • Mais informações sobre o cálculo do Limite de crédito podem ser encontradas clicando aqui.
  • Mais informações sobre acréscimo e desconto do plano de pagamento podem ser encontradas clicando aqui, no tópico "Índice".

Barra de Rodapé

  • Total Pago: será exibido o valor já adicionado no pagamento;
  • Restante: será exibido o valor que resta pagar caso sejam selecionadas mais de uma forma de pagamento;
  • Botão Finalizar: após selecionar a forma de pagamento, basta acionar o botão de "Finalizar".


Rodapé da tela de pagamento


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTINA

Caso os parâmetros  "Ativar validação de GTIN""Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST"estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos ao inserir os itens e clicar em "Prosseguir" será realizada uma validação para verificar se os dados referentes a CEST, NCM e código de barras, anteriormente configurados no produto, foram inseridos corretamente. Se existir divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" ela será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 


Mensagem de alerta


Ao passar o mouse sobre o ícone de alerta será exibida uma mensagem contendo informações referentes as inconsistências do produto, sugestões para correções e links de acordo com as inconsistências do produto que direcionarão o usuário para as rotinas nas quais devem ser realizadas as correções.


Mensagem de informação através do ícone de alerta ""

  • Sem rótulos