A etapa de pagamento do Venda Fácil disponibiliza diversas funcionalidades para auxiliar no recebimento de valores das vendas de produtos e serviços. 

Ao acessar a tela é possível:

  • Selecionar a forma de pagamento: são disponibilizadas as seguintes formas de pagamento: Dinheiro, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Crediário, Cheque a Vista, Cheque a Prazo, Vale, Vale Presente, Voucher, QR Linx e Cupom. Sendo possível adicionar mais de uma forma de pagamento na venda;
  • Selecionar o Plano de pagamento: neste campo os planos de pagamento configurados para a forma de pagamento escolhida e que o Tipo de Plano seja igual a Venda. Quando a soma dos planos de pagamento totalizar o valor da nota o sistema não permitirá a seleção de mais um plano.
    • Se o plano de pagamento estiver configurado com um valor mínimo para parcela o sistema emitirá um alerta. O valor mínimo para parcelas geradas pelo plano é configurado no cadastro/alteração de plano de pagamento no campo Valor mínimo parcelar, em Faturamento > Cadastro auxiliares > Planos de Pagamento;
  • Informar Outros valores: nesse campo é possível informar o valor e tipo de frete, seguros e outras despesas. Além disso, são apresentados para conferência os valores dos impostos que refletem na nota fiscal, bem como os valores que somam ou não;
  • Verificar o valor total, restante e o troco da venda: o valor do troco será apresentado somente se a forma de pagamento adicionada ser em dinheiro.


Nota

Caso o tipo de venda seja NF-e, não será possível prosseguir para o pagamento se o cliente selecionado não tenha CEP informado no cadastro. Será exibido um alerta com duas opções disponíveis:

  • Configuração: é redirecionado para a tela de configurações do venda fácil para alterar o tipo de emissão;
  • Cadastro do cliente: é redirecionado ao cadastro do cliente selecionado para informar o CEP;


  • Será possível bloquear uma ou mais formas de pagamento por usuário através da permissão "Formas de Pagamento bloqueadas" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Venda Fácil. 

Na tela de pagamento, caso haja formas de pagamento bloqueadas estas não estarão disponíveis para seleção.


Sobre a rotina

Ao selecionar o pagamento com crediário, caso o parâmetro de Análise de Crédito esteja habilitado e o cliente da venda tenha um crédito aprovado, será exibido as informações detalhadas.

Através das informações de análise de crédito do cliente, poderá selecionar um plano de pagamento disponível. Em seguida deve ser definido o valor e data de vencimento das parcelas.

Caso o valor da venda seja maior que o valor máximo de crédito do cliente, será alertado.


Nota

No pagamento com crediário também poderá definir um valor limite de crédito extra a ser concedido em uma venda. O valor pode ser definido em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Crediário Fácil. Este valor pode ser do tipo percentual ou monetário.


Assim, se o valor da compra exceder o limite de crédito liberado para o cliente, o usuário poderá autorizar a venda de acordo com o limite de crédito extra que poderá ser concedido.


Após definir o plano e as parcelas, o pagamento será inserido entre as formas de pagamento.

Caso não tenha a análise de crédito habilitada, ao acrescentar o crediário como forma de pagamento, o usuário terá a opção de gerar um boleto Stone.


Para gerar o boleto será necessário do valor mínimo de R$20,00 na venda ou pré-venda. Ao finalizar a venda ou pré-venda, poderá ter acesso ao boleto na opção "Boleto Stone".

Selecionando o boleto, será possível enviar por e-mail para o cliente ou realizar o download.


Importante lembrar que para gerar o boleto stone, é necessário que possua uma conta stone criada. Para saber mais sobre a abertura de conta Stone, acesse o manual clicando aqui.



Nota

  • Ao cancelar uma venda, o boleto também será cancelado;
  • Na rotina de Lançamento de Faturas poderá gerar um arquivo em PDF do boleto;
  • Quando houver uma fatura vinculada a uma pré-venda, será possível faturar a pré-venda normalmente;

Para realizar o pagamento com o Vale, é necessário que tenha no mínimo um vale troca com saldo relacionado ao cliente da venda.

Para saber sobre o pagamento utilizando Vale Presente, clique aqui e saiba mais. 


No campo Vales Disponíveis serão exibidos todos os vales cadastrados e ativos em nome do cliente selecionado. Também é possível encontrar um vale manualmente, clicando sobre o íconee inserindo o número do vale.

Nota

  • Caso o vale esteja com o valor zerado, o sistema não permitirá vinculá-lo a venda;
  • Quando a venda for efetuada para Consumidor Final, os vales não serão listados, porém será possível pesquisá-los manualmente;
  • Para pré-vendas não será possível utilizar o vale como forma de pagamento;
  • É possível usar mais de uma vez o mesmo vale no pagamento, contanto que tenha saldo disponível.
  • Para realizar o pagamento com vale-troca, é necessário que permissão "Permite utilizar vale troca como pagamento" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Troca Fácil esteja marcada

Caso o usuário não tenha permissão, será necessário realizar a liberação inserindo o Usuário, Senha e uma Justificativa. A liberação poderá ser feita por outro usuário que tenha a permissão ou um supervisor.


  • Caso o parâmetro "Baixa automática de saldo de vale na primeira compra" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Fr. de Loja > Grupo Loja esteja marcado, quando um vale for utilizado pela primeira vez em uma compra e restar saldo no vale, ele será zerado automaticamente. Por exemplo se o vale possuía R$200,00 de saldo e a compra ficou no valor de R$150,00, os R$50,00 que restaram serão zerados e não valerá para a próxima compra;


  • O número do vale presente pode ser gerado de forma aleatória, impedindo assim o risco de fraude com o usuário que o utilize. Para isso é necessário habilitar o parâmetro "Habilitar Geração de Números Aleatórios para Vale Presente" nas configurações do Venda Fácil.

Caso o valor do vale seja inferior ao valor total da venda, será necessário inserir outras formas de pagamento até fechar o valor total. Do contrário, caso o valor da vale seja superior ao da venda, será exibido somente o valor da venda ao selecionar o vale.

O cliente poderá realizar o pagamento utilizando o vale e outras formas de pagamento na mesma venda.

Pagamento com Crédito 

A partir do momento em que foi realizada uma devolução ou desfazimento de negócio de uma venda, é possível gerar um crédito ao cliente, que futuramente ele poderá utilizar como forma de pagamento em uma outra venda. Caso o cliente tenha crédito com saldo, na opção de Vale será exibido, basta pesquisá-lo para vincular a venda.

O pagamento poderá ser realizado utilizando o crédito juntamente com outras formas de pagamento na mesma venda.

Nota

  • Caso a venda for oriunda de um pedido, o valor do Crédito será apresentado selecionado quando possuir saldo disponível. Isso ocorrerá somente se o valor em dinheiro for superior ao valor do crédito disponível;
  • Se o valor em dinheiro for inferior ao saldo de crédito disponível, então o plano em dinheiro será selecionado normalmente. E caso o usuário queira utilizar um crédito, deverá excluir o plano e inserir o crédito manualmente.

Será possível adicionar cupons de desconto à venda em questão. Para inseri-lo, basta adicionar o código.

Regras:

  • O código inserido deve ser exatamente igual ao cadastrado;
  • O cupom deve estar disponível, vinculado à empresa em que a venda está sendo feita e dentro do período de vigência;
  • A quantidade de aplicações do cupom não pode ultrapassar o limite configurado;
  • O cupom poderá ser aplicado independente de ações promocionais ou campanhas que incidam sobre a venda;
  • O valor do desconto oriundo do cupom somará ao valor total de desconto aplicado à venda;
  • O valor de desconto do cupom será aplicado ao valor total da venda antes dos pagamentos, desconsiderando índices dos planos de pagamento;
  • Caso o valor de desconto do cupom ultrapasse o valor restante dos pagamentos, o sistema pedirá confirmação do usuário e a venda vai sair no valor de R$0,01,
  • Caso necessário, o cupom poderá ser removido da venda;
  • Caso o cupom seja incluído e após isso, a venda seja alterada, ele será removido e deverá ser adicionado novamente;
  • Caso a venda para a qual o cupom foi aplicado seja cancelada, a quantidade utilizada será estornada.
  • Caso o cupom inserido esteja descrito incorretamente, não esteja disponível, não faça parte da empresa na qual a venda está sendo gerada ou esteja fora do prazo de vigência, será exibido o alerta informando;
  • Caso o o cupom tenha atingido a quantidade de aplicações disponíveis, será exibido o alerta informando. 

Dica

Para mais informações sobre o cadastro de cupons, clique aqui.

Para ter a forma de pagamento Fidelidade/Caschback disponível, é necessário que o plano de pagamento esteja configurado como tal.


Dica

Para saber mais sobre o cadastro de planos de pagamento acesse o manual clicando aqui.

A Fidelidade/Caschback é uma forma de pagamento a vista, portanto para pagamentos parcelados não será possível selecionar a Fidelidade/Cashback.

Para o pagamento com convênio é necessário que o parâmetro Utiliza Convênio disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Convênio esteja marcado. 


O saldo disponível para realizar um pagamento com convênio será exibido para cada cliente conforme for selecionado na venda.



Na tela de pagamento selecione a opção do Convênio, defina o plano de pagamento e o valor que será pago nesta forma de pagamento e em seguida adicione aos pagamentos.



Com a venda finalizada poderá imprimir o comprovante do Convênio ou enviar por e-mail.





Nota

  • Forma de pagamento Convênio só será habilitada para o cliente que estiver configurado para trabalhar com convênio;
  • Se o parâmetro "Bloquear crédito p/ convênio" está habilitado e o cliente não possui saldo para o valor que deseja pagar (de acordo consulta de saldo especificada), o sistema irá bloquear a forma de pagamento;
  • Para que seja possível realizar um pagamento de convênio é obrigatória a configuração da Operação padrão Venda Convênio (23);

Caso nas configurações de venda o parâmetro Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF estiver marcado e a venda estiver sendo efetuada com cartão de crédito ou débito não TEF será obrigatório informar os dois campos na tela de pagamento.


Se for selecionado mais de um plano de pagamento com cartão não TEF, será necessário preencher os campos em todas as seleções. Clicando sobre o ícone , selecione a opção de inserir o NSU/Cód. autorização e então será exibida uma janela para digitá-los.



Não será possível finalizar a venda sem inserir o NSU e o Código de Autorização, portanto, ao tentar prosseguir será apresentado um alerta.

Dica

  • As formas de pagamento Cheque à Vista, Cheque a Prazo e Convênio não estarão disponíveis para utilização;
  • A rotina de Venda Fácil não valida o parâmetro Utiliza múltiplos planos de pagamento, ou seja, independente do parâmetro estar marcado ou não poderão ser utilizados múltiplos planos de pagamento;
  • Mais informações sobre o cálculo do Limite de crédito podem ser encontradas clicando aqui;
  • Mais informações sobre acréscimo e desconto do plano de pagamento podem ser encontradas clicando aqui.

Ao clicar na opção Detalhes na tela de pagamento, será possível visualizar as seguintes informações:


ITENS

Nesta parte são especificados os valores que compõem o total da nota fiscal e outros valores como impostos destacados que não fazem parte do total da nota. 

GRUPO ACRÉSCIMOS E DESCONTOS

Neste grupo, ao acessar o íconeé possível informar um valor para Seguro, Outras Despesas e Frete.

Desconto

Serão apresentados os descontos aplicados anteriormente na inclusão dos itens (total e por item). Não será possível alterar esses descontos na tela de pagamento, para isso será necessário clicar em Voltar e reajustar os valores na tela de inclusão de itens.

Frete e Tipo de Frete

São apresentados dois campos para preenchimento, sendo o valor e tipo de frete praticado. Os tipos de fretes exibidos serão os configurados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais > Grupo Frete > "Tipo de frete disponível". Após salvar as alterações, o sistema passa a considerar o valor do frete na base de cálculo dos impostos contidos na nota. Quando o valor e o tipo de frete não forem informados, no XML, DANFE e Documento Interno , constará a descrição Sem cobrança.

Descontos e Acréscimos Financeiros

Quando o plano de pagamento selecionado possuir acréscimo ou desconto será apresentada a linha "Descontos Financeiros" ou "Acréscimos Financeiros" apresentando os seus respectivos valores. Estas linhas não poderão ser editadas, pois apenas demonstrarão o que está cadastrado no plano de pagamento.

Dica

Após selecionar um plano de pagamento, os valores deste grupo não poderão ser editados. Para editar novamente, é preciso remover o plano de pagamento.

Nota

Todas as informações de acréscimos e descontos serão apresentados no DANFE ao realizar a impressão.

GRUPO IMPOSTOS QUE REFLETEM NO TOTAL

Neste grupo, são exibidos os impostos que refletem no total da nota emitida como o IPI, o ICMS-ST, o FCP-ST e o ICMS Desonerado (*).


NOTA

  • (*) O ICMS Desonerado só será exibido neste grupo quando o parâmetro "Deduz o valor do ICMS Desonerado do Total da Nota Fiscal" estiver marcado no detalhamento da Config. Tributária, que está atrelada ao produto.
  • Este grupo só será exibido na tela se houver pelo menos um dos impostos citados refletindo no valor total da nota. Caso contrário, esse grupo não estará sendo exibido na tela.

Grupo Impostos que refletem no total

GRUPO IMPOSTOS QUE NÃO SOMAM NA NOTA

Neste grupo são exibidos os impostos que NÃO refletem no total da nota emitida, como por exemplo,o ICMS, o PIS e o COFINS.


NOTA

  • Sobre exclusão de ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS no Venda Fácil

    • Ao emitir a nota, caso no parâmetro "Excluir o ICMS da Base de Cálculo do PIS e COFINS na emissão dos documentos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja MARCADA a opção "Saída", o ICMS será excluído da Base de Cálculo do PÌS/COFINS desta nota;
  • Sobre exclusão de FCP da base de cálculo do PIS e COFINS no Venda Fácil

    • Caso o parâmetro "Exclui também o FCP (Fundo de Combate a Pobreza) nas operações definidas acima" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja MARCADO o FCP também será excluído da Base de Cálculo do PIS e COFINS das notas que tenham a mesma opção marcada no parâmetro de exclusão do ICMS, citado acima;
  • Esta dedução, tanto do ICMS quanto do FCP, só ocorre caso o produto esteja com CST 00, 10, 20, 70 ou 90.
  • Caso esses parâmetros citados estejam DESMARCADOS, o Pis e Cofins serão calculados normalmente nas notas emitidas.
  • Este procedimento é aplicado à qualquer modelo de documento eletrônico emitido como: NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, modelo 65), CF-e ( Cupom Fiscal Eletrônico, modelo 59) ou NF-e (Nota Fiscal Eletrônica, modelo 55).
  • A Alíquota de PIS e COFINS é obtida do Detalhamento da Configuração Tributária vinculada ao produto, e o cálculo só ocorre em empresas dos regimes Lucro Real ou Lucro Presumido. Empresas do Simples Nacional não tem esses cálculos.

Parâmetros para exclusão de ICMS e FCP, da Base de cálculo do PIS e COFINS

GRUPO TOTAL

Este grupo representa a soma do valor total dos produtos, mais frete, seguro, outras despesas e acréscimos provenientes de planos de pagamento e impostos que somam no total da nota menos todos os descontos, esse campo não pode ser editado.

GRUPO CONTABILIDADE

Neste grupo ao acessar o botão Alterar Contabilidade o Centro de Custo e o Histórico Contábil poderão ser alterados sobrepondo o mesmo de cada operação padrão vinculada a venda. Caso não realize a alteração por esta tela, a ordem de utilização do centro de custo será através da configuração geral do Venda Fácil ou utilizará o centro de custo das Operações Padrões. 



Para utilizar esta funcionalidade é necessário ter um plano de pagamento configurado no sistema. Para saber mais como funciona clique aqui!

Após realizar a configuração será possível finalizar as vendas com a forma de pagamento PIX, basta clicar sobre o botão e adicionar o valor que será pago, sendo possível também selecionar mais de uma forma de pagamento:


Nota

  • Caso o plano de pagamento PIX não esteja configurado, o botão ficará visível no momento da venda, ao clicar irá retornar uma mensagem informando que para utilizá-lo é necessário cadastrar um plano em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Planos de Pagamento.
  • O plano de pagamento PIX terá as mesmas regras que os demais planos no que se refere aos acréscimos e descontos do plano.



Finalize a venda e ao gerar a nota será apresentado um botão para visualizar o documento interno onde irá constar as informações referente ao pagamento realizado com o pix. Caso o parâmetro "Imprimir Comprovante de Pagamento com PIX" esteja marcado, ao final da venda será disponibilizado o comprovante.



Para utilizar a opção de pagamento Depósito Bancário é necessário ter um plano de pagamento configurado no sistema. Para saber mais como funciona clique aqui!

Após realizar a configuração a opção ficará disponível na finalização da venda, basta clicar sobre o botão e adicionar o valor que será pago, sendo possível também selecionar mais de uma forma de pagamento:

Ao finalizar a venda com a forma de pagamento Depósito Bancário será criada uma nova fatura no contas a receber para o cliente que realizou a compra em Adm./Financeiro > Contas a Receber.



Nota

Caso a venda seja finalizada com depósito e a operação padrão "Venda Depósito Bancário" não esteja configurada em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade o sistema irá bloquear o processo e notificará a necessidade de configurá-la.

Caso os parâmetros  Ativar validação de GTINAtivar validação de NCM e Ativar validação de CEST estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos ao inserir os itens e clicar em prosseguir será realizada uma validação para verificar se os dados referentes a CEST, NCM e código de barras, anteriormente configurados no produto, foram inseridos corretamente. Se existir divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em Não, obrigado! ela será fechada, caso contrário, ao clicar em Sim, desejo! o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 


Ao passar o mouse sobre o ícone de alerta será exibida uma mensagem contendo informações referentes as inconsistências do produto, sugestões para correções e links de acordo com as inconsistências do produto que direcionarão o usuário para as rotinas nas quais devem ser realizadas as correções.


Informações

Caso você esteja procurando sobre as formas de pagamento que utilizam o Link de Pagamento, Ações Promocionais, QR Linx, D-TEF, Cheque ou Vale Presente, abaixo disponibilizamos as documentações detalhadas sobre essas rotinas.

- Vale Presente

- Ações Promocionais

- Pagamento com D-TEF

- Pagamento com QR Linx

- Pagamento com Cheque

Sobre contabilização do Venda Fácil

Para informações sobre as regras de prioridade da contabilização do Venda Fácil, clique aqui.

  • Sem rótulos