A contabilização da movimentação do Venda Fácil obedecerá à seguinte hierarquia de regras, por prioridade: 


Contabilização para nota de Produto

Alteração manual 

Ao finalizar a nota, em primeiro lugar, o sistema dará prioridade à Alteração Manual, ou seja, a configuração feita na própria tela no momento de finalizar a venda no Venda Fácil. Caso seja necessário realizar alteração manual no momento da venda, clique no botão "OUTROS VALORES", e ao abrir a aba lateral, clique em "ALTERAR CONTABILIDADE". Na janela que abrir, marque a opção “Alterar históricos de contas Contábeis para essa venda” e em seguida realizar a alteração manualmente dos campos "Histórico", "Conta débito", "Conta credito", que surgirão logo abaixo. Então o sistema contabilizará a finalização da nota priorizando esta configuração definida manualmente. Caso não seja feita alguma alteração manual neste local citado, o sistema seguirá para a próxima prioridade. 



 

Opção para realizar alteração manual do histórico de contas contábeis 


Histórico vinculado à Regra por CFOP

Em segundo lugar, caso não seja feita configuração manual na finalização da venda no Venda Fácil, o sistema então obedecerá ao Histórico vinculado à Regra por CFOP que tiver sido criada para o CFOP que está sendo utilizado. As regras por CFOP podem ser acessadas, criadas ou alteradas, por meio do menu Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Regras por CFOP.

  

image2023-2-28_16-18-51.png

 Tela de cadastro e visualização de Regas Por CFOP


Histórico vinculado à Operação Padrão do Plano de pagamento

E então por último, caso nenhuma das regras citadas anteriormente tenha sido definida, o sistema realizará contabilização com base nas informações das contas contábeis definidas na operação padrão do plano de pagamento escolhido. As informações das operações padrões podem ser acessadas no menu Adm/Financeiro > Cadastros auxiliares > Contabilidade > Operações Padrões.


Acesso à listagem das operações padrões


Contabilização para nota de Serviço - RPS

Em Faturamento > Venda Fácil, ao finalizar a emissão de uma RPS, onde há valor de PIS e COFINS calculado, o valor destes impostos respeitar o Histórico e as Contas Contábeis definidas nas Operação Padrões 'PIS sobre prestação de serviços(1170)' e 'COFINS sobre prestação de serviços(1171)'.


Operações padrões para contabilização de nota de serviço (RPS) 


Caso essas novas operações padrões para nota de serviço não estejam configuradas,  o sistema buscará as contas informadas nas operações padrões de produto ('PIS sobre vendas de mercadorias (42)' e 'COFINS sobre vendas de mercadorias (43)'). Por isso, é importante que as operações padrões de serviço, sejam configuradas corretamente para que a contabilização ocorra de forma correta.


NOTA

  • Esta regra não se aplica em casos onde há Pis e Cofins relativo ao faturamento/receita e Pis e Cofins RETIDO,
  • Para o caso de nota de serviço com PIS e  COFINS Retidos, a contabilização permanece pegando das operações padrões 'Retenção de COFINS (120)' e 'Retenção de PIS (122)'.




  • Sem rótulos