O pagamento com o plano D-TEF é um sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, que tem como principal objetivo fazer a comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão. Visando assim facilitar o lojista ao ter que realizar vendas com pagamentos de cartão de crédito, débito e voucher, que ao utilizar uma máquina de cartão Pinpad não terá a necessidade de selecionar a operadora do cartão nem o valor para pagamento, sendo que as informações serão extraídas pela máquina.

Nota

  • Para realizar pagamentos com o D-TEF, é necessário realizar as configurações do plano em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar Pagamentos;
  • Para utilizar o pagamento com D-TEF é necessário realizar a contratação através do Setor Comercial da Linx;
  • Para utilizar o pagamento com D-TEF é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para a correta parametrização;
  • Para utilizar o pagamento com D-TEF é necessário ter instalada a última versão do Scarf e do D-POS;

Validação do Scarf

  • Somente será permitido inserir o TEF para pagamento em vendas diretas, finalização de pré-venda, edição de pré-venda com a finalização em seguida, finalização de pré-venda do ramo óptico e finalização de faturamento.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

Para que seja possível utilizar o D-TEF como pagamento é necessário que o parâmetro "Empresa usa TEF" esteja habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito - Microvix > TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).

Executando a Rotina

Ao selecionar o plano de pagamento TEF, será apresentada as três opções disponíveis: crédito, débito ou voucher.


Plano de pagamento do TEF

Após selecionar a forma e clicar em "Pagar", será necessário selecionar o número de parcelas. Serão apresentadas as parcelas e o valor de cada uma com os acréscimos ou descontos aplicáveis.

Selecionar forma de pagamento

Escolher parcelamento


Por meio do TEF, é possível utilizar a seleção do plano de pagamento por bandeira antes de efetuar/criar a operação de pagamento (crédito/débito/voucher), utilizando a permissão "Habilitar Acréscimo/Desconto por Bandeira em Configurar Pagamentos". Ao selecionar o tipo de pagamento, o sistema irá listar as bandeiras disponíveis antes de listar as parcelas, e mostrar quais bandeiras possuem planos de pagamento próprio. 



Ao selecionar uma bandeira do cartão, a listagem de parcelas/planos disponíveis especificamente para a bandeira escolhida será apresentada, aplicando os determinados acréscimos e descontos definidos para cada parcela da bandeira selecionada. 



Após efetuar o pagamento, o sistema irá seguir para a finalização da venda utilizando as porcentagens definidas anteriormente.


Nota

  • As parcelas deverão ser previamente cadastradas em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar Pagamentos. Caso não tenha o cadastro, não será permitido efetuar o pagamento com o plano selecionado;
  • Caso exista um Plano de Pagamento com a mesma parcela e adquirente, e apenas não exista com a mesma bandeira, então o sistema deverá utilizar o Plano de Pagamento cadastrado sem bandeira, respeitando apenas a parcela e a adquirente;
  • Nos pagamentos com cartão de débito ou voucher somente estará disponível uma única parcela;
  • Mesmo que o parâmetro "Habilitar financiamento pela ADM no TEF dedicado" esteja marcado, não será possível definir se a venda será com parcelamento pelo Estabelecimento/Loja ou pela Administradora. Logo, toda transação com cartão TEF realizado pelo Venda Fácil será registrada como Parcelamento do Estabelecimento/Loja;
  • Caso o sistema identifique algum erro na seleção do pagamento, será exibida uma mensagem informando sobre o pagamento não efetuado com TEF;

Pagamento com TEF sem sucesso

  • Caso haja mais de uma adquirente cadastrada, serão exibidas as disponíveis com seus devidos planos de parcelamentos cadastrados;
  • Caso exista mais de uma adquirente cadastrada com as mesmas parcelas, será apresentada a que tiver o maior valor pago (menor desconto ou maior acréscimo), levando em consideração o índice do plano de pagamento.

Em seguida será realizado o processo com o cartão na máquina de Pinpad.

Inserir cartão

Selecionando a forma de pagamento

Solicitando a senha

Solicitando autorização

Transação do pagamento aprovada

Com a transação do cartão aprovada, o pagamento será inserido.

Plano com TEF adicionado

Nota

  • O NSU e o Cód autorização serão inseridos automaticamente, sem a possibilidade de edição;
  • Caso a venda seja cancelada, a transação do TEF será cancelada automaticamente;
  • Caso um item seja adicionado à venda após a transação aprovada do TEF, será necessário remover o pagamento do TEF para que a inserção aconteça.

Antes de finalizar, caso seja necessário remover a forma de pagamento com TEF, ao clicar no ícone  será exibida uma mensagem para confirmar.

Confirmar desfazimento do pagamento

TEF desfeito

Ao finalizar, a nota será autorizada e o TEF terá a transação realizada.

Transação TEF confirmada

Nota

  • Caso ocorra alguma falha na autorização de uma nota, será realizada a exclusão automática e o TEF não será autorizado;

TEF não autorizado

Venda não concluída

Por fim, a venda será finalizada e a nota gerada.

Nota gerada

Transações TEF

Através do menu no Venda Fácil, o usuário poderá acessar a opção "Transações TEF".

Transações TEF

Na tela apresentada, o usuário poderá realizar duas operações: 

  • Cancelar Transação: nesta opção será possível cancelar ou estornar transações de vendas que foram realizadas com o TEF;
  • Reimpressão do Comprovante: nesta opção será possível reimprimir o comprovante de pagamento da venda realizada com o TEF autorizado.


Cancelar Transação

Para cancelar a transação será necessário inserir a data da venda, o número do NSU e o valor a ser estornado.

Data da venda

Número do documento

Valor a ser estornado

Por fim, basta clicar em ok para confirmar o estorno.

Confirmando estorno

Será apresentado o comprovante do estorno que poderá ser impresso.

Comprovante

Reimpressão do Comprovante

Para reimprimir um comprovante de pagamento, será necessário inserir o número do NSU.

Número do NSU

O comprovante relativo ao NSU será exibido e poderá ser impresso novamente.

Comprovante

  • Sem rótulos