1. Conceito
O Cadastro de Produtos é muito importante, pois nele é definido: Onde cada produto poderá ser vendido; Situação tributária; Percentual de alíquota que será tributada no momento da venda; Tipo do produto, dentre outras informações. Essas informações influenciarão na consulta dos relatórios para análise das vendas e movimentação dos produtos. Com isso é de extrema importância que as configurações dos produtos estejam todas corretas para não ocasionar distorções ou informações incorretas.
1. Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
O Cadastro de Produtos está disponível no menu Cadastros > Produtos > Produtos.
3. Funcionalidades
3.1 CPBR
O Cadastro Padrão BR, conhecido como CPBR, era responsável pela criação do cadastro dos produtos e estrutura mercadológica de forma centralizada, padronizando estes cadastros para toda a rede BR. A partir de Maio de 2018, essa atividade passou a ser realizada através do sistema Seller Digital. Os produtos do Cadastro Padrão possuem códigos EAN8, EAN12, EAN13 e DUN14 e têm restrição quanto à alteração de algumas informações no cadastro de produtos do sistema Seller WEB. As informações que dizem respeito à natureza do produto e suas particularidades que foram definidas pela Matriz: código, descrição, tipo e subtipo, unidade de venda e estrutura mercadológica da Franqueadora não poderão ser alteradas pelo franqueado. Já as demais informações, tais como: tributação, preço de venda, margem, etc, são de responsabilidade do franqueado.
Obs.: A descrição e descrição resumida de um produto do Cadastro Padrão poderão ser alteradas pelo franqueado desde que o produto esteja configurado no Cadastro Padrão, permitindo essa operação.
3.2 Produtos de posição livre
Para os franqueados é permitido o cadastro de um número limitado de produtos “não padronizados”, isto é, produtos que não existem no Cadastro Padrão (produtos de fabricação própria, produtos regionais e outros). Estes produtos são classificados como “Produtos que ocupam Posição Livre”, desde que estejam associados ao setor Loja e sejam do tipo Mercadoria para Revenda. É permitido o cadastro de no máximo 50 produtos que ocupem posição livre.
4. Onde e como incluir novos produtos
Caso desejar criar um novo produto, acesse o menu CADASTROS > PRODUTOS > PRODUTOS e clique no botão “Incluir”. É necessário informar o código do produto e clicar no botão “Verifica”, para que o sistema analise se o código informado é válido ou não, se já existe no cadastro de produtos e se pertence ao Cadastro Padrão. Vamos ver alguns dos principais subtipos de produtos do sistema:
- Simples;
- Composto;
- Embalagem;
Kit.
Atenção
Qualquer produto classificado como “Produto que ocupa posição livre”, após ter seu status alterado para “inativo fora de operação”, deixa de ocupar posição livre! O mesmo tratamento é feito ao excluir um produto que ocupa posição livre, após sua exclusão, deixa de ocupar posição livre.
4.1 Produto Simples
É o produto unitário e não possui composição. Exemplo: refrigerante, suco, biscoito, etc.
Após informar o código do produto e o sistema liberar sua inclusão, é necessário preencher as informações de todos os campos obrigatórios e desejados e após, clicar no botão "Salvar". Caso seja identificada alguma inconsistência, o sistema indicará através de mensagens de alerta, realize os devidos ajustes e salve novamente.
Se o produto for um produto do Cadastro Padrão, os campos: código, descrição, descrição resumida, tipo, subtipo, unidade de venda, setor e estrutura mercadológica da Franqueadora não poderão ser alteradas pelo franqueado.
As descrições de um produto do Cadastro Padrão só podem ser alteradas pelo franqueado se o produto estiver configurado para isso no Cadastro Padrão (Seller Digital).
4.2 Produto Composto
O produto composto é a união de dois ou mais produtos formando um terceiro como item de venda. Ex.: “Cachorro Quente”.
O sistema efetua o cálculo dos custos dos produtos compostos baseado no somatório dos custos e quantidades dos produtos que fazem parte da sua composição. No registro da venda de um produto composto, é impresso o produto composto com suas respectivas informações e com preço de venda conforme definidos na composição do produto composto.
Os produtos compostos, por padrão, até que tenham sua composição definida, tem seu status igual a "inativo fora de operação", portanto, para liberá-los para comercialização, após definir sua composição, é necessário alterar seu status para "ativo".
Atenção
Os produtos compostos podem ter sua composição alterada mesmo que já tenha sido vendido ou realizada movimentação de estoque, desde que seja um produto "Posição Livre".
Caso tenha incluído um produto que não faz parte da composição é possível removê-lo, para isso basta clicar no botão "Excluir" apresentado ao lado do produto que deseja remover da composição.
É necessário ativar o produto composto para liberá-lo para venda. Para isso, marque a opção “Ativar este produto”. Para concluir a montagem do produto composto, clique no botão ”Salvar e Atualizar Preço Venda”.
Após incluir todos os produtos da composição, é necessário informar o preço de venda do produto composto. O sistema já faz uma sugestão conforme o somatório dos custos dos componentes e o mark-up do produto composto. Para utilizar o preço de venda sugerido pelo sistema, basta clicar no botão "Utilizar Valor Sugestão". Caso desejar um preço diferente do sugerido, informe-o diretamente no campo “Preço de Venda”.
Feche a tela "Kit / Composto", o sistema retorna para a tela com o produto composto, clique no botão "Salvar" para concluir a operação. Caso não tenha marcado a opção “Ativar este produto” na tela "Kit / Composto", o produto será mantido com status "inativo fora de operação". Posteriormente é possível ativar o produto composto pelo cadastro de produtos.
Os produtos compostos do Cadastro Padrão já tem sua composição definida. Ao incluir o produto composto do Cadastro Padrão, o sistema verifica se todos os produtos que o compõem existem no cadastro de produtos do estabelecimento. Caso algum não exista no cadastro do estabelecimento ou esteja com status "inativo fora de operação", será exibida mensagem informando que não é possível cadastrar o produto composto enquanto seus componentes não estiverem todos os itens da composição cadastrados e ativos no estabelecimento.
Após cadastrar todos os componentes, será permitida a inclusão do composto do cadastro padrão. No Cadastro de Produtos, clique no botão "Incluir", informe o código do produto composto e clique no botão "Verifica". Por se tratar de um produto do Cadastro Padrão, será exibida mensagem informando que o código do produto pertence a um produto do Cadastro Padrão e questionando se deseja prosseguir com o cadastro, confirme clicando no botão "OK". Será exibida a tela de cadastro com as informações do produto no Cadastro Padrão já preenchidas, informe os dados faltantes e clique no botão "Salvar" para concluir a operação ou em "Cancelar" para abortar.
Após salvar, clique no botão "Alterar" e em seguida no botão "Compor". Será apresentada a tela "Kit / Composto". O sistema já faz a sugestão do preço de venda conforme o somatório do valor final dos componentes do produto composto. Caso desejar um preço diferente do calculado, o ajuste deve ser feito entre os componentes.
Também é necessário ativar o produto para liberá-lo para venda, para isso, marque a opção "Ativar este produto". Para concluir a montagem do produto composto, clique no botão "Salvar" e "Atualizar Preço Venda" ou em "Cancelar" para abortar a operação.
Após salvar, feche a tela "Kit / Composto", o sistema retorna para a tela com o produto composto, clique no botão "Salvar" para concluir a operação ou em "Cancelar" para abortar
Um produto composto do "Cadastro Padrão" não pode ter sua composição alterada mesmo que não tenha sofrido movimentação de estoque, pois quem define a composição do produto é o "Cadastro Padrão". Somente é permitido alterar seu preço de venda.
4.3 Produto Embalagem
É o agrupamento de produto simples. Para formar a composição de uma embalagem é indicado um único produto e a sua quantidade. Exemplo: ENERGETICO RED BULL LT 250ML 4PACK. É o pack de RED BULL de 4 latas. Ao incluir um produto embalagem do Cadastro Padrão, após informar o código do produto embalagem, o sistema automaticamente exibirá o produto unitário e a quantidade do mesmo na embalagem conforme configurado no Cadastro Padrão, desde que o produto unitário exista no cadastro de produtos do franqueado.
Caso não exista, será exibida mensagem informando que antes de cadastrar o produto embalagem, deve ser cadastrado o seu unitário e somente após a inclusão do unitário será possível cadastrar o produto embalagem. Não é permitido alterar o produto e a quantidade que compõe um produto embalagem do Cadastro Padrão. Ao incluir um produto embalagem que não está no Cadastro Padrão, é necessário selecionar nos "Dados Base", o "Tipo" (Mercadoria para Revenda) e "Subtipo" (Embalagem), após selecionar o subtipo é necessário selecionar o produto unitário e a quantidade que compõe a embalagem.
4.4 Produto Kit
Kit é quando um ou mais produtos são vendidos juntos, por exemplo: "Torrada + suco" ou uma "Cesta de Natal", normalmente ocorre quando é realizada promoção. Para incluir um produto kit, primeiramente deve ser cadastrado o produto kit, com seus dados base e após salvar, é necessário informar sua composição.
No cadastro de produtos, selecione o produto kit para o qual deseja cadastrar sua composição, clique no botão "Alterar" e em seguida, no botão "Compor". Será apresentada a tela "Kit/Composto". No formulário "Adicionar Produto", devem ser incluídos os produtos que fazem parte do produto kit. Para isso, informe o código de cada produto/componente no campo "Código Produto" (pode-se ler o código de barras através do leitor ótico (scanner)) ou clicar no botão de "Pesquisa" e selecionar o produto desejado.
Informe a quantidade do produto na composição, selecione o tipo de desconto e o valor ou percentual do desconto ou o valor do preço fixo, conforme o tipo de desconto utilizado e clique no botão "Adiciona". Realize este mesmo procedimento para os demais produtos que fazem parte do produto kit.
Existem 4 opções para configuração do desconto do produto componente do kit:
Valor sobre uni.: valor do desconto a ser aplicado sobre cada unidade do componente na composição. O sistema calcula o preço de venda final com base no preço de venda atual do produto no cadastro;
Valor sobre tot.: valor do desconto a ser aplicado sobre o total do componente na composição. O sistema calcula o preço de venda final com base no preço de venda atual do produto no cadastro;
Fixo: preço de venda final do componente na composição. Nesse caso, não é feito cálculo para o preço de venda. O sistema utilizará o valor informado na composição;
Percentual: percentual do desconto a ser aplicado sobre o total do componente na composição. O sistema calcula o preço de venda final com base no preço de venda atual do produto no cadastro.
Após incluir os produtos que fazem parte da composição, os mesmos serão apresentados na lista "Produtos do kit". Caso tenha informado a quantidade errada para algum dos produtos, para alterá-la basta informar a quantidade correta no campo “Qtde.” do respectivo produto. Também é possível alterar o tipo do desconto e seu valor, para isso, basta alterar a opção selecionada no filtro "Utilizar" e alterar o valor ou percentual do desconto ou valor do preço fixo.
Dica
Caso tenha incluído um produto que não faz parte da composição é possível removê-lo, para isso basta clicar no botão "Excluir" apresentado ao lado do produto que deseja remover da composição.
A cada produto incluído na composição, o sistema automaticamente calcula o "preço de venda do kit" conforme o "somatório do valor final dos componentes" incluídos na composição. Caso desejar um preço diferente do calculado, o ajuste deve ser feito entre os componentes.
Para finalizar a composição e inclusão do produto kit, é necessário ativá-lo para liberá-lo para venda. Para isso, marque a opção “Ativar este produto”. Para concluir a montagem do produto kit, clique no botão ”Salvar" e "Atualizar Preço Venda”.
Feche a tela "Kit / Composto", o sistema retorna para a tela com o produto kit, clique no botão "Salvar" para concluir a operação.
Caso não tenha marcado a opção “Ativar este produto” na tela "Kit / Composto", o produto será mantido com status "inativo fora de operação". Posteriormente é possível ativar o produto composto pelo cadastro de produtos.
Se você estiver na dúvida se um determinado produto é kit ou composto, utilize a seguinte regra: “O que pode ser desmontado e vendido separadamente novamente, é kit, o que não pode ser desmontado e disponibilizado para venda, é composto. Ex.: Você pode desmontar uma cesta de natal e devolver os componentes para a prateleira (kit), no entanto você NÃO pode desmontar um cachorro quente e devolver a salsicha para a lata, a maionese para o pote, a ervilha para a lata, etc. (composto).
Ao incluir um produto kit do Cadastro Padrão, o sistema verifica se todos os produtos que o compõem estão cadastrados no cadastro de produtos do estabelecimento. Caso algum não exista no cadastro do estabelecimento ou esteja com status "inativo fora de operação", é exibida mensagem informando que não é possível cadastrar o produto kit enquanto seus componentes não estiverem todos cadastrados e ativos no estabelecimento.
Uma vez que todos os componentes estão cadastrados e ativos no estabelecimento, será permitida a inclusão do produto kit do Cadastro Padrão. No cadastro de produtos, clique no botão "Incluir", informe o código do produto kit e clique no botão "Verifica". Por se tratar de um produto do Cadastro Padrão, será exibida mensagem informando que o código do produto pertence a um produto do Cadastro Padrão e questionando se deseja prosseguir com o cadastro, confirme clicando no botão "OK". Será exibida a tela de cadastro com as informações do produto no Cadastro Padrão já preenchidas, informe os dados faltantes e clique no botão "Salvar" para concluir a operação ou em "Cancelar" para abortar.
Após salvar, clique no botão "Alterar" e em seguida no botão "Compor". Será apresentada a tela "Kit / Composto". O sistema já faz a sugestão do preço de venda conforme o somatório do valor final dos componentes do produto kit. Caso desejar um preço diferente do calculado, o ajuste deve ser feito entre os componentes.
Também é necessário ativar o produto para liberá-lo para venda, para isso, marque a opção "Ativar este produto". Para concluir a montagem do produto kit, clique no botão "Salvar" e "Atualizar Preço Venda" ou em "Cancelar" para abortar a operação.
Após salvar, feche a tela "Kit / Composto", o sistema retorna para a tela com o produto kit, clique no botão "Salvar" para concluir a operação ou em "Cancelar" para abortar.
Dica
Caso não tenha marcado a opção "Ativar este produto" na tela "Kit / Composto", o produto será mantido com status "inativo fora de operação". Posteriormente é possível ativar o produto kit pelo cadastro de produtos.
Observação: um produto kit do Cadastro Padrão não pode ter sua composição alterada mesmo que não tenha sofrido movimentação de estoque, pois quem define a composição do produto é o Cadastro Padrão. Somente é permitido alterar seu preço de venda.
O produto kit ocupará posição livre se pertencer ao setor Loja e um ou mais de seus componentes for um produto que não consta no cadastro de produtos do CPBR. Além disso, produto kit que em sua composição contenha somente uma única unidade de um único produto, mesmo que seja do Cadastro Padrão, ocupará posição livre.
Qualquer produto do setor Loja classificado como “Produto que ocupa posição livre” e que esteja com status “inativo fora de operação” deixará de ocupar posição livre.
Somente produtos com status “ativo” ou “inativo em operação” podem ocupar posição livre.
Tipo de Produto | Conceito | Exemplos | |
SIMPLES | Produto unitário e não possui composição. | Refrigerante, suco, biscoito, etc.
|
|
INSUMO | Produto não vendável. É o ingrediente utilizado para o preparo e cálculo de custo de produtos customizáveis. | Café em grão e água são insumos utilizados para o preparo de cafés. | |
COMPOSTO | Produto que possui composição formada por PRODUTOS SIMPLES. | Exemplo: PAO FRANCES COM QUEIJO MINAS, composto por PAO BR MANIA FRANCES e QUEIJO IBITIRA MINAS.
| |
EMBALAGEM | Agrupamento de PRODUTO SIMPLES. Para formar a composição de uma embalagem é indicado apenas um produto e a sua quantidade. | Exemplo: ENERGETICO RED BULL LT 250ML 4PACK. | |
KIT | Produto que possui composição formada por PRODUTOS SIMPLES, COMPOSTOS e/ou EMBALAGEM. | KIT CIGARRO WINSTON EXOT COM ISQEIRO, composto por: CIG JT WINSTON EXOTIC MINT e ISQ BIC EXOTIC. |
4.5 Pesquisar Produto
Ao acessar o cadastro de produtos, é apresentada a tela "Pesquisar Produto", na qual são disponibilizados diversos filtros para refinar a pesquisa de produtos já existentes no cadastrado. Após definir os filtros a serem utilizados na pesquisa, clique no botão "OK" e aguarde o resultado da mesma. Em "Dados Base" são disponibilizados os principais e mais utilizados filtros para realizar a pesquisa de produtos do cadastro. Já as “Opções Avançadas” apresenta outros filtros que não são tão utilizados frequentemente, mas que auxiliam a refinar as pesquisas realizadas.