1 Conceito
A Go2Go é uma API de comunicação que permite unificar os pedidos de plataformas como iFood, Uber Eats e Rappi em um só lugar. O sistema Linx Postos AutoSystem possui integração com a Go2Go.
Esta integração permite que esses pedidos sejam enviados ao no PDV do AutoSystem para o melhor gerenciamento das vendas.
2 Requisitos
Para utilizar a integração com as Duchas EVO são necessários alguns requisitos:
- A versão mínima exigida é a 3.3.1.7 ou superior;
- Possuir o sistema Go2Go instalado e configurado em seu ambiente.
3 Configurações
Para o funcionamento desta integração é necessário realizar algumas configurações:
No módulo Gerencial, acessar o menu Configurações > Módulos > Integração Go2Go. A seguinte tela será apresentada:
No grupo Geral, temos as seguintes opções:
- Habilitar a integração Go2Go: esta opção permite habilitar a integração com a Go2Go e ativa os campos E-mail e Senha para preenchimento;
- Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar pedido: ao selecionar esta opção, os pedidos que forem confirmados serão impressos automaticamente;
- Habilitar início automático do serviço de integração: permite que ao abrir o Caixa, o serviço serviço seja iniciado automaticamente (PRECISO DE MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE ESTE CAMPO)... Para isto, o campo Estação deve estar preenchido.
Na opção Emissão de Venda, temos as opções Questionar sempre, Ao finalizar e Ao entregar, que permitem a impressão do cupom fiscal de acordo com a opção preenchida.
Exemplo: ao preencher o campo com a opção Questionar sempre, quando a venda estiver para Entrega, o sistema emitirá uma mensagem perguntando se é para emitir o cupom fiscal da venda ou não. Nas demais opções o cupom fiscal será apenas visualizado na tela, tendo que gerar a impressão manualmente.
4 Relatórios
É possível listar em um relatório os pedidos vindos de todas as plataformas que fazem parte desta integração. Para isso, acessar o módulo Gerencial, menu Estoque > Relatórios > Pedidos Delivery:
O relatório pode ser definido de acordo com as seguintes opções:
- Player: para visualizar as plataformas com pedidos em aberto;
- Tipo de pagamento: Entrega ou Pré-Pago;
- Status pedido: Novo, Aprovado, Em Produção, Entrega em Andamento, Finalizado, Integrado, Rejeitado e Cancelado;
- Período: preencher o período desejado.
Após, clicar no botão Visualizar para a demonstração do relatório:
5 Vendas Delivery no Caixa
Após concluir as configurações de integração no módulo Gerencial, ao abrir o Caixa deve constar um ícone referente ao Delivery:
Quando há pedidos em aberto, o ícone se apresenta na cor verde, conforme imagem acima.
Quando não houver pedidos pendentes, o ícone fica "vazio", sem cor, conforme exemplo abaixo:
imagem ...
Ao clicar no ícone, será apresentada a tela de Gerenciamento de Pedidos Delivery:
Os pedidos que são feitos através dos aplicativos (iFood, Uber Eats e demais) serão apresentados nesta tela de gerenciamento.
As colunas disponíveis na Relação de pedidos mostram as seguintes situações:
- Origem: mostra através de qual aplicativo o pedido foi realizado;
- Pedido: mostra número gerado;
- Data Entrega: mostra a data escolhida pelo cliente, para a entrega do pedido;
- Cliente: mostra o nome do cliente;
- Status: mostra a situação atual do pedido, podendo ser: Novo, Em Produção, Entrega em Andamento, Concluído;
- Tipo de Pagamento: mostra como será o pagamento, se na Entrega do pedido ou efetuado pelo App;
- Forma de Pagamento: mostra a forma de pagamento, podendo ser no Dinheiro ou Cartão.
Importante
5.1 Status do Pedido
Os pedidos que vão entrando na tela de Gerenciamento serão apresentados com o status Novo.
Para aceitar um pedido, selecionar o desejado e clicar no botão Confirmar, no canto inferior da tela:
O status do pedido muda de Novo para Em Produção, significando que o pedido está sendo preparado. Simultaneamente essa informação é repassada ao aplicativo no qual o cliente efetuou o pedido e assim, o cliente pode acompanhar o andamento do seu pedido: