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Importante


Antes de efetuar as configurações entre em contato com a E-Pharma pelo telefone (11) 4689-8686 para solicitar o(s) número(s) do(s) terminal(is) que utilizarão o programa.


Arquivos para instalação
 

Baixe o arquivo anexo.

Coloque o executável e-Pharma.exe em C:\e-pharma.

Caso não exista esta pasta, crie a mesma.

Apenas o exe deve estar nesta pasta.

Instalação

Execute o arquivo E-Pharma.exe e será aberto o programa da E-Pharma.


Figura 01 - Programa E-Pharma


Quando o programa é executado pela primeira vez, não há nenhuma informação configurada, portanto, será solicitada uma senha para que este processo seja efetuado.

Digite a senha 1234 e  clique no botão , então será direcionado para tela de configurações.


Figura 02 - Configurações terminal E-Pharma


Defina o número do terminal que deve ser informado pela própria E-Pharma.

Este número poderá ser utilizado apenas por UMA máquina, se tentar utilizar em mais de uma, o terminal será bloqueado automaticamente pela E-Pharma.

Informe o CNPJ da loja e  clique no botão  para configurar o servidor E-Pharma.


Figura 03 - Parâmetros de comunicação


Na seção Tipo de Conexão defina o campo Tipo como Direta via TCP  e no campo Endereço TCP informe o número e a porta pos.pbms.com.br:7000 .

 Clique no botão  para que esta tela seja fechada e volte para a tela de configurações mostrada na Figura 02.

Então  clique no botão  para efetuar as configuração de pastas.

Na seção Modo de Operação defina como PDV.


Figura 04 - Modos de operação


Nota


Crie os diretórios destacados na figura acima na seção Diretórios de Comando.


Importante


Para obrigatoriedade da captação da receita do medicamento para o convênio Petrobrás é necessário estar na versão 5 do e-Pharma, somente para lojas que precisam enviar essas informações.


As outras configurações poderão ser mantidas.

Em seguida   clique no botão  para que esta tela seja fechada e retorne à anterior.
Nesta tela pressione a tecla F5 Inicialização ou  clique no botão .

Desta forma o programa E-Pharma estará configurado e iniciado.

Coloque o executável na inicialização do Windows para que seja aberto automaticamente assim que este for iniciado.

Configurações no Linx Farma Big

Vá té o menu Configurações > Filiais > Cartão e PBM e selecione qual a versão do E-Pharma será utilizado.

Figura 05 - Configurações filiais aba cartão e PBM


Acesse o menu Configurações > Configurações Diretórios > P.B.M.'s, na seção E-Pharma informe o diretório de envio e de resposta nos respectivos campos, no campo Tempo (seg.) informe 20.


Figura 06 - Configurações diretórios


Após a configuração  clique no botão , e em seguida vá ao menu Configurações > Fechamento da Venda marque opção E-Pharma.


Figura 07 - Configurações fechamento da venda

Procedimentos na tela de vendas

Na tela de Vendas defina o Usuário, Empresa 0 e Cliente 0 (a vista) e inclua os produtos.


Figura 08 - Tela de vendas - E-pharma


Finalize a venda pressionando a tecla Esc, selecione a opção  e em seguida a opção .


Figura 09 - Digitação de dados E-Pharma


  • Convênio: Defina o convênio que o cliente faz parte;
  • Data Receita: Informe a data da receita que o cliente está efetuando a compra;
  • Tipo de Prescritor: Defina qual tipo de médico CRM, CRMV ou CRO;
  • CRM: Defina o CRM do médico;
  • UF do Profissional: Defina o UF do médico;
  • Cartão E-Pharma: Informe número do cartão do cliente.


Em seguida, depois de ter informado os dados e  clicado no botão  será exibida a tela de captura de receita.


Figura 10 - Captura de receita


Após selecionar a receita  clique no botão  e será exibida a tela com os descontos autorizados para o produto.


Figura 11 - Descontos E-Pharma


Verifique o campo Total a Vista, esse valor é composto pelo Total Líquido - (menos) o Subsídio.

Ao  clicar no botão  será retornado para a tela de vendas para encerrar a venda, com a marcação do produto como PBM: E-Pharma.


Figura 12 - Tela de vendas - PBM E-Pharma


A partir dessa etapa, o fechamento da venda permanece como de costume.

Cancelamento

Ao acessar o menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ou pelo botão  na barra de menu rápido.

Deve-se informar uma operação, no campo "Selecionar a Operação", pois a partir de agora, as consultas serão separadas por operação e de acordo com a que for escolhida as colunas da grade superior serão modificadas para trazer somente as informações necessárias e correspondentes ao registro.

Informe o período de consulta (se for por data/hora), caso contrário, informe o COO/Num.Lanc. e  clique no botão  ou pela tecla de atalho F3.

A operação de cancelamento permanecerá da mesma maneira, tanto para cancelamento total como parcial.

A opção  é outra novidade que possibilitará o cancelamento de vendas PBM que não foram concluídas por algum motivo.

Ao acessar essa opção serão exibidas mais três opções:

Cancelar na Administradora (Ctrl + A);

Esta opção possibilitará que a venda seja cancelada diretamente na operadora correspondente ao PBM.

Se ao tentar efetuar o cancelamento da venda na operadora, não for possível obter retorno da mesma será exibida uma mensagem ao usuário informando que a venda poderá ser cancelada no PBM posteriormente.


Figura 13 - Cancelamento na administradora sem sucesso


Se  clicar em , a venda será marcada como cancelada apenas no sistema, ficando pendente para cancelamento na operadora em outro momento.

Desta maneira o registro será exibido da seguinte forma.


Figura 14 - Cancelamento de PBM pendente


Quando desejar cancelar novamente o registro na administradora, utilize a opção correspondente.

Cancelar Manualmente (Ctrl + M);

A opção Cancelar Manualmente (Ctrl + M) poderá ser utilizada quando por algum motivo o usuário cancelar a venda na própria administradora (site do PBM) e então, apenas quiser marcar no sistema a venda correspondente como Cancelada, não sendo necessário utilizar a opção de cancelamento na administradora, pois, lá consta que a venda já foi cancelada.

Filtrar Pendentes (Ctrl + P).

Caso queira filtrar apenas os registros pendentes para cancelamento de todos os PBM's, utilize a opção Filtrar Pendentes (Ctrl + P) e serão listados apenas os registros nessa condição.

Dados para teste

 Dados para programa E-Pharma:

  • CNPJ:00.000.000/0001-91
  • Terminal:206130

Favor efetuar 3 testes, sendo cada teste com um cartão

Favor utilizar 2 produtos com quantidade 2

Identificador: Benefício Teste

 

Cartões para teste:

Teste 1
1º Cartão - DESCONTO EM FOLHA
Nº: 002870000054801012
Este cartão tem cópia de receita
 
Teste 2
2º Cartão - PAGAMENTO TOTAL
Nº: 002870000054601013
Este cartão tem dependentes.
 
Teste 3
3º Cartão - PAGAMENTO PARCIAL
Nº: 002870000054901017
EAN: 7891268144086 (Quantidade 1)
Prescritor: CRM 30828 - SP
 

  • Produtos:

EAN                           DESCRIÇÃO
7896016804939        LUFTAL MAX CAPS GELAT MOLE 125MG CX 10
7895800457863        ACCUPRIL 20MG
7895800457825        ACCUPRIL 10MG
12345670                  Produto Manipulado
 

Observações importantes

  • O terminal E-pharma é intransferível. Todo terminal é agregado a um CNPJ, não pode ser cadastrado em mais de uma máquina e a máquina não pode ter mais de 13 caracteres no nome;
  • A mensagem de aplicativo desatualizado pode ser apresentada quando o terminal estiver duplicado.
  • Se o terminal for cadastrado na loja errada gerará reposição para o local errado, causando assim prejuízo à loja.
  • Se for instalado em mais de uma máquina, apresentará o alerta de Terminal Duplicado, conforme Figura 15 abaixo, em que "(00.000.000/0000-00)"  representa o CNPJ do cliente.
  • Se a máquina tiver mais de 13 caracteres no nome, apresentará em todas as inicializações o alerta de Terminal Duplicado.
  • O alerta de Terminal Duplicado impossibilita a loja de realizar vendas, gerando assim transtornos para a mesma e para o cliente.
  • Em caso de Terminal Duplicado deve ser informado sempre o CNPJ e o número do terminal ao atendente do E-pharma para a liberação. O contato para liberação deve ser feito pelo número (11) 4002- 1600 custo de uma ligação local.


Figura 15 - Erro: terminal duplicado


Anexos

  • Sem rótulos