Uma devolução ocorre quando, por algum motivo, os materiais devem ser devolvidos. No LinxERP, a devolução de compras de materiais deve ser realizada por meio da tela 100106 - Devolução de Compra de Materiais.
Módulos que exibem a tela 100106
▪ Faturamento
Pré-requisitos
• 009046 - Natureza de Operação para Saída.
• 005002 - Sequencial e Série de Nota Fiscal.
• 001016 - Fornecedores.
Procedimentos
Para incluir uma Devolução através de Romaneio de Saída
Esta tela permite a devolução de compra de materiais, conforme os procedimentos descritos a seguir:
1. Acesse a tela 100106 - Devolução de Compra de Materiais.
2. Clique no botão Inclui (F5) para habilitar os campos da tela.
3. Preencha as informações indicadas conforme o tópico Cabeçalho.
4. Na página Itens Físicos, é necessário selecionar saídas. O sistema irá direcionar para a página Seleção.
5. Na página Devoluções é necessário selecionar uma ou mais notas a serem devolvidas, para isto, clique no botão Localização Automática ou no botão Selecionar Devoluções, e então pesquise as notas.
Só serão apresentadas as notas referentes ao fornecedor que as emitiu, e só será possível selecionar as notas que estiverem vinculadas a um romaneio de saída para devolução.
6. Na página Observações, o campo Observação do Faturamento é preenchido automaticamente pelo sistema em relação as notas relacionadas a devolução, pois, é possível devolver várias notas de compra em uma única nota de devolução.
7. Observe as informações nas demais páginas, e preencha conforme seus tópicos.
8. Clique em Salva (F4).
Para consultar uma Devolução
1. Acesse a tela 100106 - Devolução de Compra de Materiais.
2. Utilize os campos como filtro para refinar o resultado da pesquisa.
3. Selecione o botão Procura Registros (F12).
Verifique as informações disponíveis no tópico detalhamento da tela.
Relatórios
▪ (A) Devolução de Compra de Materiais - Analítico
Detalhamento da Tela
Verifique, a seguir, as principais informações da tela de Devolução de Compra de Materiais:
Detalhamento da tela | ||||||||||||||
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Página CabeçalhoNesta página serão visualizados os dados cadastrais para devolução do material. Verifique, a seguir, o detalhamentos dos principais campos:
Os produtos que possuem Código de Barras com GTIN e valores diferenciados por cor e tamanho, quando faturados, o tipo de agrupamento utilizado na nota, também deve ser produto + cor+ tamanho para que a diferenciação entre os valores sejam mantidas. Subpágina 2- CabeçalhoEsta página exibe as informações adicionais para devolução de materiais. Subpágina 3 - NF-eEsta página apresenta todos os dados de retorno para o uso da NF-e.
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Página Itens FísicosNesta página, serão selecionados os materiais para devolução. Verifique, a seguir, o detalhamento dos principais campos:
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Página DevoluçãoSão apresentadas nesta página as informações referentes à devolução das mercadorias.
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Página ObservaçãoO campo Observação do Faturamento é automaticamente preenchido pelo sistema por informações de notas relacionadas a devolução, pois é possível devolver várias notas de compra em uma única nota de devolução. | ||||||||||||||
Página Itens FiscaisNa página Itens Fiscais serão apresentadas as informações fiscais de acordo com o pedido selecionado. Após a seleção de um romaneio na página Itens Físicos, automaticamente serão carregados os dados dos produtos. | ||||||||||||||
Página ImpostosNesta página serão exibidas as informações de impostos, conforme os materiais selecionados na página Itens Físicos.
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Página FinanceiroNesta página visualiza-se as informações do financeiro. |
As telas dos módulos de Entradas e Faturamento do Linx ERP e Linx ERP Franquia não permitem filtrar notas fiscais específicas a partir do campo Código da Filial e para realizar essa ação é necessário utilizar o campo Descrição. Essa é uma restrição inerente ao produto.